Ir para conteúdo

Relato - Zanzibar


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal,

 

Sempre gosto de consultar o mochileiros quando estou planejando minha viagem, e agora vim dar minha contribuição :)

 

Assuntos gerais

 

- Zanzibar é constituída por duas ilhas, Unguja e Pemba, semi autônomas na Tanzânia, leste africano.

- A língua falada é o Swahili (Hakuna Matata, conhece?). Pelas ruas você vai ouvir bastante "mambo (ou jambo)" e você responde "poa". É educado da sua parte responder.

- 98% dos habitantes são muçulmanos, o que significa que é importante respeitar os costumes locais. Para as mulheres joelhos e ombros cobertos e para os homens bermuda e camiseta é ok. Na praia biquini é liberado.

- Muitos turistas acabam nem conhecendo Stone Town e vão direto para as praias, eu acho uma tristeza! Se estiver passando por aqui reserve um ou dois dias para conhecer a cidade.

- Dala dala é o meio de locomoção local, o "onibus" zanzibari. Se você for um verdadeiro mochileiro vai adorar explorar a ilha com os dala dalas. Taxi é a outra opção não tão aventureira ::lol3::

- A moeda local é o Tshiling, que custa em torno de 2.100tsh para 1usd. A nota mais alta é de 10.000 tsh (5usd) :shock:

- A alta temporada acontece de dezembro à fevereiro e de junho à agosto, quando os preços dos hotéis e passeios estão em preços "normais". Na baixa temporada é possível pegar ótimas promoções! ::otemo::

 

Como chegar:

 

Algumas companhias aéreas fazem o trajeto direto para Zanzibar (com conexões) e outras apenas até Dar es Salaam, em suas pesquisas, lembre de olhar pelos dois destinos e decidir qual compensa mais. A melhor passagem - custo benefício e horas - que eu já encontrei até hoje foi a da South African Airways, voa de São Paulo até Joanesburgo e de Joanesburgo para Dar es Salaam. Você também pode encontrar passagens nas seguintes companhias: Qatar Airways, Ethiopian, Kenya Airways, Emirates.

A LATAM está fazendo vôos até a Africa do Sul, então você pode ir até a Africa do sul e de lá vir para Zanzibar com outro vôo.

 

Vôos locais e trajeto Dar-Zanzibar:

Uma companhia que eu gosto muito é a FastJet, nela há voos de Joanesburgo para Zanzibar, Dar-Zanzibar, Kilimanjaro, entre outros. Então, se estiver em outro lugar pela Africa, vale dar uma olhada.

Caso você tenha optado em ir até Dar es Salaam, de lá você pode pegar um voo de 18min até Zanzibar pela Fastjet, Coastal Aviation, Asalam air e Zanair.

Outra opção é pegar o Ferry boat, apenas fique atento aos horários. Esse é o site da empresa com todas as informações: http://www.azammarine.com/

 

ATENÇÃO: Caso opte por vir de barco, considere no minimo 2 horas de trajeto do aeroporto até o porto onde sai o barco. A distância nem é tanta, mas o trânsito em Dar é intenso!

 

O que fazer além das praias:

 

Prison Island: é uma ilha pequena próxima à Zanzibar, com tartarugas gigantes e com idade acima de 100 anos! Diariamente saem barquinhos para prison island de Stone Town. Você pode encontrar algum vendedor local e negociar, o preço é algo em torno de 15usd.

 

Chumbe Island: esse passeio é um pouco mais caro, mas na minha opinião vale MUITO a pena. Chumbe Island é uma reserva natural com um dos parques de corais mais bem preservados do mundo! O passeio inclui: Barco até a ilha, almoço, bebidas, e mergulho de snorkel. O mergulho de snorkel é impressionante! A diversidade de cores, peixes, corais diversos, tartarugas, uau! Para mim, foi uma experiência inesquecível !! Deixo aqui o site para você ficar com ainda mais vontade de conhecer essa maravilha. Durante a baixa temporada é possível conseguir promoções com a metade do preço -> http://www.chumbeisland.com/

 

Nadar com Golfinhos: Kizimkazi é uma praia ao sul e de lá saem barcos que te levam para o meio do mar para mergulhar com golfinhos. Quase sempre é possível vê-los por ali.

 

Spice tour: Zanzibar foi o centro de comércio de especiarias para o Oriente Médio, Ásia e Europa e é conhecido por ser a "Spice Island". Nesse passeio você conhece uma plantação de diversas especiarias como noz moscada, cravo, canela, cúrcuma, entre outras. A comida Zanzibari também reflete muito essa história. Em Stone Town é possível encontrar pessoas que te levam para o Spice tour.

 

Forodhani gardens: É uma praça em frente ao Museu "house of wonders", em Stone Town, e à noite rola uma feira noturna com comidas locais (muito baratas) e deliciosas. Um ótimo local para conhecer mais da cultura local, os Zanzibaris e aproveitar as noites quentes.

 

Stone Town: Em Stone Town há muito para explorar. Você pode "se perder" pelas pequenas ruas onde não passam carros (cuidado com as motos e bicicletas) e descobrir maravilhas. Ali há restaurantes diversos com cozinhas internacionais e locais, muitas lojinhas, mesquitas, e bastante coisa para ver. Não deixe de tomar um sorvete no Tamu e de ver o pôr do sol na praia ou tomando uma cerveja no Livingstone.

 

Darajani: É o mercado local de frutas, verduras, peixes, carnes e tudo mais que você possa imaginar. Vá lá, compre uma banana vermelha, e se delicie ::cool:::'>

 

É isso por enquanto, vou deixar algumas fotos abaixo. No próximo post falarei sobre as praias e mais algumas dicas :P

Chumbe.jpg.55b7e411b56626bd6eae1228456ec90b.jpg

598ddb88321f3_2015-08-2216_14_39.jpg.b36dc189fb2275009fb70914dbf3ad57.jpg

598ddb8851f23_2015-08-2217_52_35.jpg.690efe94ae0574f3cea4edb662118ccc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...