Ir para conteúdo

Roraíma - Guia de informações


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[info]Este tópico é um Guia que está sendo construido com informações de viagens realizadas pela equipe do site e também com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com.

Este guia é atualizado periodicamente.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros.

 

Veja como contribuir :

1- Faça perguntas ou deixe suas dicas nos Tópicos das cidades correspondentes[/info]

20100116202952.png

 

 

 

[creditos]Prefeitura de Boa Vista[/creditos]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

20100116203058.jpg

 

Boa Vista é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro de Roraima. Concentrando aproximadamente dois terços dos roraimenses, situa-se na margem direita do rio Branco. É a única capital brasileira localizada totalmente ao norte da linha do Equador.

Moderna, a cidade destaca-se entre as capitais da Amazônia pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, lembrando um leque, em alusão às ruas de Paris, na França. Foi construído no governo do capitão Ene Garcez, o primeiro governador do então Território Federal do Rio Branco. As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde se concentram as sedes dos três poderes — Legislativo, Judiciário e Executivo. Além de pontos culturais (teatros e palácios), hotéis, bancos, correios e catedrais religiosas.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Como chegar.

Por avião

O Aeroporto Internacional de Boa Vista - Atlas Brasil é um aeroporto situado no município brasileiro de Boa Vista, em Roraima, a 3,5 quilômetros do centro da capital. É o mais importante aeroporto de Roraima.

Cias aéreas que operam

TAM – GOL - META

Via rodovia:

BR-174 – Pela Venezuela ou Amazonas

BR 401 – Pela República Cooperativa da Guiana.

Distância rodoviária de Boa Vista para outros municípios

Alto Alegre - 89 Km

Amajari - 154 Km

Bonfim - 120 Km

Cantá - 30 Km

Caracaraí - 155 Km

Caroebe - 358 Km

Iracema - 93 Km

Mucajaí - 55 Km

Normandia - 190 Km

Pacaraima - 220 Km

Rorainópolis - 298 Km

São João da Baliza - 320 Km

São Luís do Anauá - 336 Km

Uiramutã - 306 Km

 

Outras Localidades:

 

Boa Vista – Manaus (Amazonas) 758 Km

Boa Vista – Santa Elena do Uairén (Venezuela) 230 Km

Boa Vista – Caracas (Venezuela) 1.582 Km

Boa Vista – Georgetown (República da Guiana) 641 Km

Boa Vista – Lethem (República da Guiana) 125 Km

 

INFORMAÇÕES DE AEROPORTOS - PERDA DE BAGAGEM - ETC.

http://www.infraero.gov.br/fiquepordentro/#/home

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Pontos turísticos

PRAÇA JOSÉ FELIX CORREA NETO

Conjunto de quadras de tênis, vôlei de areia e futsal, parque infantil, área para ginástica, pista de cooper, banheiro e lanchonete. Localizada no cruzamento das avenidas Mário Homem de Melo e Terêncio Lima, a Praça foi construída no atual mandato da Prefeita Teresa Jucá.

 

PARQUE MUNICIPAL GERMANO AUGUSTO SAMPAIO

Conta com área verde, lagoa, píer, quadras esportivas para vôlei e futebol, pistas para bicicross e skate, anfiteatro, lanchonetes, calçadão e estacionamento. Um Centro de Artesanato e Geração de Renda foi construído dentro do parque,para beneficiar os artesãos do bairro e os jovens do Projeto Crescer. O parque foi inaugurado no atual mandato da Prefeita Teresa Jucá.

* BALNEÁRIOS

No período de seca (outubro a março), o nível das águas do rio Branco diminui em toda a sua extensão, formando belíssimas praias naturais. As mais frequentadas são a Praia Grande e Praia da Água Boa.

PRAIA GRANDE

Localizada a 6 km de Boa Vista, à margem esquerda do rio Branco. É uma ilha de várzea, com 15km de extensão, separada da terra firme por um braço do Branco denominado Panamá do Surrão.

PRAIA DA ÁGUA BOA

Localizada a 15 km do centro da cidade, às margens do rio Cauamé. Suas águas são límpidas. Cercadas por vegetação típica da Amazônia estão as praias do Caçari, Curupira, Polar e Cauamé, todas dotadas de infra-estrutura de apoio e serviços de bare e restaurantes.

 

 

 

 

 

 

[picturethis=http://www.boavista.rr.gov.br/imagens/conheca_orla.jpg 266 177 orla]ORLA TAUMANAN

Localizada às margens do Rio Branco, a Orla Taumanan é um espaço de convivência e lazer que realça ainda mais as belezas naturais de Boa Vista. Abriga 11 quiosques com lanchonetes, restaurantes e dois palcos para shows ao ar livre.

 

Lá é possível provar as delícias da culinária típica roraimense e também comida japonesa, pizzas, sanduíches, chopp, grande variedade de petiscos, crepes, doces e sorvetes.

 

Além de tornar Boa Vista mais bela e acolhedora, a Orla Taumanan tem impacto positivo na economia, criando novas frentes de trabalho ligadas diretamente ao turismo e à prestação de serviços.

 

A iniciativa soma-se a outras obras de revitalização do centro histórico, iniciadas no primeiro mandato da Prefeita Teresa Jucá.

 

No idioma macuxi, Taumanan significa paz. A Orla foi inaugurada em 02/07/2004.[/picturethis]

[picturethis2=http://www.boavista.rr.gov.br/imagens/centro_turismo.jpg 266 177 Centro turismo]CENTRO DE TURISMO, ARTESANATO E GERAÇÃO DE RENDA VELIA SODRÉ COUTINHO

O local conta com amplo espaço onde são realizados shows e eventos com capacidade para mais de 8 mil pessoas, além de núcleo permanente de exposições artísticas, lanchonetes e restaurantes com vista panorâmica para a Praça das Águas.

 

Inaugurado no aniversário de 113 anos de Boa Vista, o Centro de Turismo, Artesanato e Geração de Renda é a principal área de lazer cultural e esportivo da capital. No local, funciona o projeto Academia Aberta, com atividades físicas abertas à população, sempre a partir das 19h, de segunda à sexta-feira.[/picturethis2]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[picturethis=http://www.boavista.rr.gov.br/imagens/conheca_monte1.jpg 213 288 roraima]Uma paisagem recortada por rios, cachoeiras e formações rochosas compõe o cenário que abriga mais de 400 espécies de bromélias. Essas são algumas das surpresas reservadas a quem aceitar o desafio de chegar ao Monte Roraima, uma das montanhas mais antigas da Terra que fica na fronteira entre Brasil, Guiana e Venezuela.

 

Com 2.875 m de altitude, essa formação teve início há cerca de 150 milhões de anos, e há séculos vem povoando a imaginação de aventureiros dispostos a tudo para chegar a seu platô. Inspirado nesse universo exótico que fica no Parque Nacional do Monte Roraima, o criador de Sherlock Homes, o escritor Conan Doyle, escreveu “O Mundo Perdido”.

 

Até chegar ao Monte Roraima, o turista enfrentará vários obstáculos: são rios, rochas e ventos de até 100 km/h, além de uma variação de temperatura entre 5° e 35°. Em 1991, três alpinistas brasileiros, depois de cinco dias e meio de escalada, subiram pela primeira vez a face leste, no lado do Brasil, o mais difícil e perigoso caminho para atingir seu cume.[/picturethis]

[picturethis2=http://www.boavista.rr.gov.br/imagens/conheca_monte2.jpg 218 153 monte]No platô há uma vasta mesa de arenito de aproximadamente 40 km², coberta de blocos e montes de até 30 m que se elevam em todas as partes. Dali é possível ter a dimensão do poder do tempo, ao observar as fendas e abismos formados pela ação do vento e das chuvas. É aí que fica o vale dos cristais, onde ocorrem formações de pequenas esculturas pontiagudas de cristais.[/picturethis2]

[picturethis=http://www.boavista.rr.gov.br/imagens/conheca_monte3.jpg 218 138 chegar]Para chegar ao Monte Roraima, o turista deve ir até Santa Helena de Uairém (VEN), a 250 km de Boa Vista. Em seguida, passa por São Francisco de Yuruani até chegar à aldeia indígena Pémon de Paray Tepuy, o ponto de partida para essa aventura.[/picturethis]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

ILHA DE MARACÁ

A Ilha de Maracá é uma reserva biológica localizada a 100 km ao norte de Boa Vista, no município de Amajari.

 

Numa faixa de transição entre a selva amazônica e o cerrado, Maracá abrange cerca de 100. 000 ha de superfície com um relevo basicamente plano que apresenta algumas elevações no centro da ilha. O clima é tropical úmido, com uma estação de chuvas entre abril e setembro e temperatura média de 26° C.

 

Onça pintada, anta, ariranha e guariba são algumas espécies supostamente ameaçadas de extinção que vivem no local, atraindo a atenção de pesquisadores de várias partes do mundo.

 

A Ilha possui uma infra-estrutura que dispõe de alojamentos, laboratórios, biblioteca e refeitório para os estudiosos que fazem pesquisas no local. A visitação depende de autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

 

 

Ibama: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 1332. Boa Vista -RR

 

 

[picturethis=http://www.boavista.rr.gov.br/imagens/conheca_caburai.jpg 218 331 monte]MONTE CABURAÍ

O ponto extremo norte do país, onde nasce o rio Ailã, impressiona pela beleza de suas corredeiras, além da fauna e flora riquíssimas. A cachoeira do Garã Garã é a mais linda de todas, com queda de 200 metros. Outro verdadeiro tesouro desta serra é uma flor que só pode ser encontrada em suas matas: a Clusia grandiflora.

 

O Monte Caburaí fica no município de Uiramutã, dentro do Parque Nacional do Monte Roraima. Sua altitude é de 1.465 m e faz fronteira com a República Cooperativista da Guiana. Fica a 80 km do Monte Roraima.

 

História

 

Em 1930, o Marechal Cândido Rondon organizou uma expedição ao Monte Caburaí e chegou a afirmar que se tratava do extremo norte do Brasil. Mesmo assim, aquelas terras permaneceram por muito tempo esquecidas e o Oiapoque, no Estado do Amapá, ficou sendo considerado o ponto onde começaria o Brasil. Há alguns anos, descobriu-se que o Caburaí fica ao norte exatamente 84 km a mais do que o Oiapoque.[/picturethis]

 

Fone: (95) 3224- 4011:

 

Fax: (95) 3224-4847

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[picturethis2=http://www.boavista.rr.gov.br/imagens/conheca_tepequem.jpg 218 145 monte]SERRA DO TEPEQUEM

Além de uma aventura ecológica por trilhas que levam a várias cachoeiras, visitar este local é conhecer também um pouco mais de perto as modificações sofridas pela natureza ao longo dos anos, devido à iintensa exploração de diamantes. A Serra fica no município de Amajarí, a 250 km de Boa Vista.

 

Com 1.100 m de altura, o Tepequem tem seu topo cortado por um vale onde ficam as cachoeiras do Paiva e Sobral. É mais uma região rica em ecossistemas, onde se encontra grande quantidade de frutas, além de raízes, cascas e folhas.

 

Outra atração que vale a pena conferir é a cachoeira do Funil, que ganhou esse nome pelo formato que adquiriu depois que foi dinamitada pelos garimpeiros durante a perseguição pelos diamantes. Aos pés do Tepequem está o vale onde há milhares de anos existia um vulcão.

 

O acesso é pela rodovia BR- 174, com entrada à esquerda no km 100, seguindo pela RR-014, passando pela Vila Brasil – Município de Amajarí[/picturethis2]

[picturethis=http://www.boavista.rr.gov.br/imagens/conheca_pintada.jpg 218 146 pedra]PEDRA PINTADA

Na reserva indígena São Marcos, um imponente rochedo guarda lembranças de civilizações antigas. Em suas paredes, desenhos e símbolos pintados em cor ocre e vermelha atraem a atenção de turistas, pesquisadores e arqueólogos.

 

Analisando a tinta utilizada, foi possível comprovar que estas pinturas e inscrições devem ter sido feitas há milhares de anos. Representam figuras de animais, seres humanos, astros e outros sinais ainda indecifrados.

 

A pedra tem 60 m de diâmetro por 40 m de altura. As pinturas ficam em três áreas: na caverna (leste), painel principal (sul) e mesa de pedra (sudoeste-oeste).

 

Um dos principais sítios arqueológicos do Estado, a Pedra Pintada fica à margem esquerda do Rio Parimé, à 140 km ao norte de Boa Vista. O acesso é pela BR 174, sentido Venezuela.[/picturethis]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

PRAÇA BARRETO LEITE

Capitão do Exército, Fábio Barreto Leite foi um militar designado pela Presidência da República para ser o superintendente do antigo território de Roraima, em 1886. Em homenagem a ele, a praça Barreto Leite, que no início do século passado concentrava a maior parte das casas e comércios da cidade, ganhou seu nome.

 

Ela teve grande importância na história, pois foi ali que o primeiro governador do antigo território aportou: Ene Garcez, em 1944, quando a cidade tinha aproximadamente 550 moradores.

 

A praça é composta pelo Porto das Lavadeiras, o Depósito de Sal, a igreja, a prefeitura (superintendência), a aldeia e, mais adiante, fora da área delimitada como Centro Histórico, a Charqueada.

 

Abriga a Casa do Coronel Bento Brasil e o Monumento aos Pioneiros. A praça foi restaurada no primeiro mandato da Prefeita Teresa Jucá.

 

MONUMENTO AOS PIONEIROS

Construído em 1995 pelo artista plástico Luíz Canará, o monumento aos pioneiros reproduz o perfil do Monte Roraima e conta sobre o largo período da história do antigo território, com os elementos étnicos que formam o povo roraimense, suas tradições e costumes locais.

 

A obra retrata as primeiras famílias que vieram para o Estado. Situado no berço histórico do Município, às margens do Rio Branco, na Praça Barreto Leite, este monumento integra o marco zero da colonização do Vale do Rio Branco.

 

Diz a lenda que o nome Boa Vista deriva das belas impressões que os pioneiros tiveram da região há mais de 100 anos.

otf_pic.php?pic_cat=users_pics&pic_id=user_19194_conheca_pioneiros.jpg

Link para o comentário
  • Membros de Honra

[picturethis2=http://www.boavista.rr.gov.br/imagens/conheca_matriz.jpg 218 145 igreja]IGREJA MATRIZ/ PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO

A Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo foi construída em 1909 por padres beneditinos da Alemanha, em substituição à pequena capela levantada pelos missionários franciscanos em 1892.

 

A Prefeitura de Boa Vista está investindo na restauração da Igreja, que voltará a ter o estilo original do início do século XX, com seus arcos plenos e abóbadas centrais. A iniciativa representa um resgate do patrimônio histórico, cultural e religioso de Roraima.

 

Para a obra, foi necessário um minucioso levantamento histórico. Por ser a primeira igreja construída em Roraima e por já ser tombada como patrimônio histórico de Boa Vista, a restauração está sendo acompanha pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional - IPAHN.[/picturethis2]

Link para o comentário
  • Membros de Honra

PRELAZIA

Construída em 1907, em estilo neoclássico, o prédio preserva sua arquitetura original, e representa um marco na arquitetura e na cultura de Boa Vista. De 1924 a 1944, funcionou como hospital e residência de padres e bispos.

 

Em 1946, funcionava como sede do governo. Após a criação da Prelazia, desvinculando-se da Diocese de Manaus, esta foi confiada aos monges beneditinos, subordinados ao Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro. Estes permaneceram aqui de 1909 até 1948.

 

Para os índios a Prelazia mantinha dois colégios, onde as meninas e moças aprendiam com as madres, trabalhos caseiros, costurar, ler e escrever. Atualmente é prédio da Diocese de Roraima. Foi restaurada na primeira gestão da Prefeita Teresa Jucá.

[picturethis=http://www.boavista.rr.gov.br/imagens/conheca_garimpeiros.jpg 218 145 monumernto]MONUMENTO AOS GARIMPEIROS

Faz parte do complexo arquitetônico do Centro Cívico, que abriga outros pontos turísticos importantes da cidade. O Monumento aos Garimpeiros foi feito em homenagem ao grande período em que o garimpo movimentava a economia local, na década de 70 e 80.[/picturethis]

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...