Caros amigos mochileiros,

Quero agradecer a todos pelas informações fornecidas e como prometido, aqui está meu relato. Escrevi um pouco de minha experiência no sul do nosso país. Tinha planejado essa viagem para o segundo semestre, mas como ganhei ::otemo:: as passagens na promoção da Azul, decidi ir logo. Qualquer dúvida estou à disposição.

Chegou o dia, ::hahaha::::hahaha::::hahaha:: QUARTA 17/03/2010,

Saímos de casa meia noite e meia com destino ao aeroporto de Fortaleza.

Fizemos o check-in e fomos para a sala de embarque. Meu vôo era às 02:10 e o de Joseane às 03:20.

Vôo tranquilo... Primeira vez de Azul, uma ótima companhia aérea, fiz uma conexão em Campinas, o vôo era para chegar às 05:40 e chegamos 05:15! : ) Às sete da manhã segui meu rumo para POA.

Cheguei em Porto Alegre às 09:00. Fiquei aguardando Joseane que chegou às 09:40, mas enquanto isso fui no balcão da Citral (Empresa que faz a linha Porto Alegre - Aeroporto X Gramado) ver os horários do ônibus. http://www.citral.tur.br No aeroporto tem uma loja da Citral, é só perguntar onde fica. Mesmo na frente do desembarque tem um balcão de informações turísticas.

Quando ela chegou fomos comprar as passagens para Gramado. :D:D Às 10:15 saímos do aeroporto de POA. O ônibus da Citral é bom e a passagem

custa R$ 26,90 com seguro. Ainda no aeroporto fui numa sala de informações turísticas e peguei os mapas de Gramado e Porto Alegre.

Após 2hrs chegamos em Gramado, logo na entrada da cidade, você fica fascinado com a beleza.

As árvores, a arquitetura das casas, pousadas, lojas... Descemos na rodoviária e fomos

para Pousada Águia Branca, onde já tinha feito a reserva. Uma ótima pousada, muito limpa,

organizada, o café da manhã foi o melhor até hoje, e os funcionários muito atenciosos e prestativos. ::otemo::

Fizemos o check-in e fomos para o nosso quarto. Tomei um bom banho para acordar, pois não consigo dormir no avião. (Passei a noite acordado) ::putz:: Logo em seguida começamos a nossa caminhada em Gramado. Primeiro ponto. O mini mundo, de lá seguimos para o Lago Joaquina Bier,

passamos pela Rótula das Bandeiras, Catedral, Palácio dos Festivais, Rua Coberta, Prefeitura e Vale do Quilombo. Tudo isso andando e em uma tarde apenas!

Mini Mundo

A noite fomos jantar no C'est Mieux a tão falada sequência de fondue! Lá eles servem o fondue de queijo, carne e chocolate uma delícia e um ótimo serviço, eles te pegam e te deixam na pousada no horário combinado, quando eu liguei fazendo a reserva, eles perguntam se foi indicação,

daí eu disse que a dona da pousada tinha indicado então ganhei 10,00 de desconto! (por pessoa) : ) Agora o bom mesmo é o cara que toca lá (kkkk) Ele começou tocando umas músicas estranhas tipo, você tem carta branca nesse meu coração, eu amo você e outra que eu lembro. Amor de verdade eu só senti, foi com você meu bem... kkkkkkkk pqp!!! Pagamos com o desconto R$ 30,00 pelo fondue, fora as garrafas de vinho que tomamos. :P O telefone de lá é 54 3286.3554 fica na Rua Ângelo Bisol, 223.

QUINTA 18/03

Dia reservado para Canela, logo no caminho da rodoviária paramos na igreja do relógio, a vista de lá é muito bonita, de lá seguimos para a rodoviária, compramos a passagem Gramado Canela Saiqui R$1,80 e olha o mico. Entramos no ônibus pela porta da frente e todos ficaram nos olhando. Aí a moça que recebe o bilhete nos disse que a entrada era por trás. ::hãã2:: Descemos e subimos por trás (Rindo pra caralho). ::lol4::::lol4::::lol4::

O percurso é bem rápido, descemos na rodoviária de Canela e caminhamos até a Catedral de Pedra, muito bonita por sinal. Vale a pena a visita, como não tínhamos fechado tour com nenhuma agência, pegamos um táxi até o Alpen Park, lá fizemos os passeios do trenó e o cinema 4D, O Alpen Park fica em um vale com uma vista irada...Lá é oferecida muita diversão e adrenalina, o que mais gostei foi o Cinema 4D, que é espetacular! ::otemo::

O mistério da monga

Seguimos para o Parque do Caracol, O parque abriga o maior atrativo de Canela, a bonita cascata do Caracol, com 130 metros de queda. Para apreciá-la de diferentes formas, vá ao mirante, passeie no elevador panorâmico e encare a escadaria de 927 degraus que leva à base da cachoeira. O espaço oferece ainda quatro trilhas para caminhada em meio à mata nativa e passeio de trenzinho. Ficar no mirante vendo a cascata, não tem preço. Fizemos uma trilha também, lá você tem diversas atividades... Fomos de táxi até a rodoviária e de lá fomos para Gramado.

Cascata Caracol

A noite fomos no Garfo e Bombacha, um restaurante em Canela, que apresenta as danças típicas da região, com mais de 70 pratos da típica comida caseira regional para saborear a vontade. Grande variedade de carnes e saladas, além da famosa costela crioula. Com buffet de sobremesa incluso. Após o show, voltamos para a pousada.

Apresentação das danças da região

SEXTA 19/03

Tínhamos fechado com a MG Turismo um passeio, ir para Cambará do Sul conhecer o Cânion Itaimbezinho, acordamos bem cedo, pois a Vanessa (contato da agência) disse que eles passariam para nos pegar as 08:00. Às 07:40 uma outra pessoa da agência me liga dizendo que o passeio não iria sair. :shock: Fiquei muito puto ::vapapu::::vapapu::::vapapu:: e disse que era uma falta de responsabilidade deles... Não recomendo fazer esse passeio a Cambará com eles. E agora o que vamos fazer? Liguei para JM Expedições e perguntei se eles ainda tinham vagas para o Rafting pela manhã, a moça que nos atendeu disse que sim e que eles iriam nos pegar em 10 minutos. : ) O valor que eu tinha do Rafting era de 65,00 mas quando chegamos na agência só tinha nós dois para o passeio :S daí por esse motivo foi cobrado uma taxa adicional de 10,00. No site diz que as roupas já estão inclusas, mas na hora também foi cobrado 10,00 ::hein: por pessoa. Fomos para o Rio Paranhana, fazer Rafting é muito massa, após todas instruções começamos nossa aventura hehe no começo eu estava um pouco assustado, mas depois da primeira descida já passou tudo, a paisagem é muito bela, o rio também. O Sidney nosso guia tentou fazer com que agente caísse do bote duas vezes, mas nós resistimos, :D como não faço nenhum exercício físico fiquei com muitas dores devido ao esforço feito para remar. No final o guia perguntou se agente queria pular de uma pedra lá com quatro metros de altura, eu fui, Joseane não! Rsrsrsrs ao terminar tudo fomos no vestiário trocar a roupa para voltar para Gramado. O vestiário é tosco! Abandonado, muito sujo e velho, parece que a prefeitura não cuida muito bem daquela área. Ah! Já ia esquecendo. Durante todo o percurso fica um cara fazendo as fotos pela margem do rio. No final se você quiser ficar com as fotos o valor é de 30,00. Então o passeio que era para ser 130,00 saiu por 200,00. (Duas pessoas). Fomos para Gramado, chegamos na pousada e como estávamos muito cansados dormimos a tarde quase toda!

Rio Paranhana

A noite fomos na Rua Coberta que estava rolando a Chocofest, a maior festa do chocolate na serra gaúcha. A programação é bastante variada, e na sexta rolou um musical sobre os animais em extinção, assim que acabou o musical encontramos com o Baldéz e a Mara, um casal lá de Macapá que conhecemos no Garfo e Bombacha. Decidimos ir tomar uma cervejinha, fomos no Skilo Lanches, quando cheguei lá, vi na geladeira a temperatura -6º :) Aí sim é cerveja gelada! Batemos um bom papo, tomamos várias cervejas trocamos os contatos e fomos para nossa pousada, no sábado fechamos também com a MG o passeio da Uva e Vinho, mas esse eles deram certeza que esse saía.

Skilo Lanches "Lanchando" rsrsrsrs

SÁBADO 20/03

Às 07:30 o Luciano (nosso guia) veio nos buscar. Primeira parada. Pórtico, sim, tem que ter essa foto! Rsrsrsrs Seguimos rumo a Nova Petrópolis, no caminho passamos na malharia Nilsi lá tudo é muito barato. Chegamos na Praça das Flores, redeu muitas fotos. Labirinto Verde, a carta de testamento de Getúlio Vargas e um monumento lá que eu esqueci o nome.

Pórtico

Após as fotos fomos para Caxias do Sul. Começamos na igreja de São Pelegrino. A igreja mais bonita que já vi, pura arte! Dentro dela têm várias pinturas de Aldo Locatelli, pintor italiano que em 1948 veio para o Brasil  a convite de Dom Antônio Záttera, bispo de Pelotas, no Rio Grande do Sul, para pintar a Catedral São Francisco de Paula de Pelotas. Naquela época ele estava trabalhando na Catedral de Gênova, na Itália. Acabou sendo reconhecido como um grande artista e foi convidado para pintar em paredes e painéis, nas cidades de Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e inclusive fora do estado do Rio Grande do Sul a Igreja de São Pelegrino em Caxias do Sul, que levou dez anos para ser concluída, e que são consideradas suas maiores obras. Locatelli, que tinha intenção de retornar para a Itália, acabou gostando do Brasil e fixou residência no estado do Rio Grande do Sul. Fonte: Wikipédia. Delá fomos para a Cantina Tonet he :) Conhecemos o processo de como são feito os vinhos e espumante. Uma aula de enologia ::otemo:: após as explicações fomos para a degustação ::hahaha:: vinho de todo tipo, tomamos todos! ::otemo:: Após um longo período de degustação fomos para o almoço que é servido na própria cantina, o almoço foi só o filé (como diz o cearense) rs polenta, churrasco e mais umas coisas lá que não me lembro do nome. De sobremesa tinha pudim e sagu.

Seguimos para Carlos Barbosa, paramos no varejo da Tramontina, uma loja que fica próximo a fábrica e as mercadorias são com 20% de desconto, de lá seguimos para a última etapa desse dia tão cheio de atividades. A maria fumaça, o passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho. Ao soar o sino, todos embarcam nesta viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas. A recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam filtrado doce e suco de uva. Novo embarque, com destino ao final do passeio. A Giordani Turismo recepciona os turistas na cidade de Carlos Barbosa com um show de música italiana. Neste momento, todos se encontram e confraternizam embalados pela música, alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno. As reservas devem ser feitas com antecedência na Giordani Turismo pelo fone 0XX 54 3455-2788, email:mfumaca@giordaniturismo.com.br Fonte: http://giordaniturismo.tempsite.ws/mfumaca/passeio.htm

Embarcamos em Carlos Barbosa na entrada do trem recebemos uma taça.:) Vi isso como um bom sinal hehehe, paramos em Garibaldi, a animação já estava formada, fica um homem cantando e tocando LA BELA POLENTA (essa música não sai da minha cabeça) kkkkkkkkkk e umas mulheres servindo espumante. Tomamos umas cinco taças huahuahuahua : ) Após o toque de saída do trem, voltamos para nossas poltronas, aí começa as apresentações musicais do trem. Primeiro vem um senhor tocando acordeon, depois uma encenação de um casal italiano em discursão de relacionamento, depois vem mais dois grupos tocando pra galera. No final já em Bento Gonçalves é servido mais vinho, vinho, vinho, vihno, vionh, vioo... chegando assim o final do passeio e o início do retorno a Gramado. Chegamos na pousada, tomamos apenas um chocolate quente e fomos dormir, o cansaço não nos deixou aproveitar a última noite em Gramado.

DOMINGO 21/03 Meu Aniversário \º/ ::otemo::

Último dia em Gramado, acordamos cedo, tomamos o super café da manhã da pousada, bolo de nozes e de maçã verde (espetacular) e caímos na rua. Faltava ir no Lago Negro, andamos até lá, chegamos um pouco cansado, tem umas ladeiras que tira o fôlego. ::mmm: O lago é muito bonito como tudo em Gramado, não andamos no pedalinho porque estava cedo e fechado. Na frente do lago tem umas lojinhas, comprei uma cuia pro chimarrão, uns ímãs, chaveiros... Voltamos para a pousada para arrumar as malas. Fizemos o check-out e seguimos para a rodoviária. Como já tinha comprado as passagens ficamos no bar da rodoviária, pedimos lá um sanduíche com salame, queijo e coca-cola. Esse foi nosso almoço. Nosso ônibus chegou na hora certa 14:15. Seguimos para Porto Alegre com uma saudade imensa da serra,Todos os lugares muito bonitos, as pessoas receptivas, paisagens que vão sempre ficar em nossa memória, a aula sobre os vinhos, uma bela explicação que nosso guia Luciano nos deu na igreja de São Pelegrino em Caxias do Sul, as comidas deliciosas, as pessoas que conhecemos e muitos outros fatos que fazem desta a melhor viagem que já fiz. Ah! Não posso esquecer de agradecer a Azul Linhas Aéreas por fazerem promoções espetaculares, essa viagem estava programada para o segundo semestre, mas como ganhei as passagens, antecipei logo para março. ::otemo::

Chegamos no aeroporto de Porto Alegre e fomos despachar as malas de Joseane que foi embora no domingo mesmo, eu voltei para Fortaleza apenas na segunda, como ganhei a passagem não dava pra viajar no domingo. Joseane foi para a sala de embarque e eu fiquei decidindo o que eu iria fazer.

Eram 17:00 e ficar no aeroporto seria fods!!! Meu vôo era às 07:00. Decidi então ligar para o Hostel Porto do Sol. Já tinha entrado em contato com o Thiago antes, mas não tinha fechado nada com ele. Eles tem o serviço de pegar e deixar no aeroporto, como eu estava com muita bagagem pedi pra ele ir me buscar no aeroporto. O hostel é bem bacana, novo, agradável, limpo, fiquei no quarto coletivo 23,00 a diária, tinha só um cara lá, não sei nem de onde ele era, acho que da França. Trocamos uma idéia até tarde, daí fui “dormir”, quase não dormi preocupado de perder a hora do vôo. Saimos do hostel umas 05:20. Cheguei no aeroporto, fui embalar uns vinhos para despachar, levei outros na mochila mesmo. A volta foi muito cansativa, mas cheguei bem em Fortaleza.

Minha viagem foi muito susse! Conhecer o sul de nosso país foi uma ótima experiência. A serra é fantástica.

Estou pensando na próxima viagem ir para o sul novamente, estou entre a Oktoberfest ou Cambará do Sul. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Abraço a todos e estarei sempre à disposição.

Todas as fotos estão em http://www.atilaximenes.multiply.com

Vou colocar aqui alguns valores que lembro.

Mini Mundo 12,00

Trenó duplo (Alpen Park) 25,00

Cinema 4D (Alpen Park)15,00

Parque do Caracol 10,00

Observatório do parque do caracol 6,00

Fondue 30,00

Garfo e Bombacha 70,00

Tour Uva e vinho 150,00 (Visitando: Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Cantina com almoço e degustação, Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, ingresso da Maria Fumaça e transporte)

Rafting 100,00 JM Expedições

Atila

Que viagem bonita!

Relato bem informativo e as fotos ficaram show de bola!

Show o cinema 4D hein? Quando fui, peguei a história de um carinha que sobrevoa uma selva e o avião cai, bem Indiana Jones mesmo!

Muito bom esse lance das pessoas gostarem de passear por aqui, no meu amado Rio Grande do Sul!!! Melhor ainda, é saber que a maioria pensa em voltar!!!

Uma dica que deixo: não deixe de visitar Cambará do Sul, você vai adorar!

Uma observação: o cara que toca acordeon na Maria-Fumaça é meu tio :D

Abraço

Edy

Fala aew edver carraro.

Obrigado pelo comentário. Pois é, vi esse mesmo filme rsrsrsrsrs os efeitos do 4D são muito massa! ::otemo::

Com certeza voltarei para visitar Cambará do Sul, vou ver se vou ainda esse ano e que legal, o cara da Maria Fumaça é teu tio! hehehe

Abraço.

Átila

eu tinha certeza que vc iria aprovar a viagem e querer voltar.

Eu fico muito chateadas com essas agências, sabe?

E volte mesmo, tem muita coisa pra fazer no Rio Grande, podes crer!!! ::otemo::::otemo::

Edy

Não conta que aquela simpatia de pessoa é teu tio?

Vc não usa bigode, né?

::lol4::::lol4::::lol4::

Pessoal, esqueci de colocar no relato.

Em canela, você pode fazer um city tour na cidade com a empresa de ônibus Citral.

O valor é R$ 25,00. (Compra na rodoviária mesmo)

No dia que fomos visitar Canela, gastamos muito com táxi e não visitamos todos os pontos turísticos,

quando chegamos na rodoviária para voltar para Gramado, foi que vimos o cartaz informando do city tour ::dãã2::ãã2::'>

Fiquei muito puto! Gastei muito mais e não visitei tudo.

Abraço!

OIe...muito legal tua viagem....estou planejando ir agora em junho no feriado....estou lendo e aprendendo com vcs sobre gramado e canela pra não fazer feio por la...rs

vcs tem dicas de hoteis onde eu possa ficar q seja BBB...bom bonito e barato???? hauahauahau