Ir para conteúdo

Marinheiro de primeiríssima viagem - Bolívia/Peru


Posts Recomendados

  • Membros

Saudações!

 

Já acompanho o fórum há algum tempo sonhando com o dia de pegar a mochila e viajar por aí. Bem, parece q o dia está próximo (até demais rs).

 

Preciso de ajuda para montar um roteiro legal. Fiz um esboço bem primário e queria a ajuda dos amigos para os encaixes e possíveis cortes.

 

Como diz o título do tópico, pretendo fazer a viagem pela Bolívia e Peru, partindo do Rio de Janeiro.

 

 

O trajeto q eu pensei olhando os tópicos no fórum é:

 

Rio/Santa Cruz (avião); Santa Cruz/Sucre/Potosí/Uyuni/La Paz/Copacabana/Puno/Arequipa/Nazca/Cuzco/Macchu Picchu/Cuzco. Cuzco/Lima(avião, se necessário for) e Lima/Rio (avião).

 

Não sei se é viável passar por tantos lugares, tendo em vista que terei 17 dias de viagem apenas. A idéia inicial inclusive seria dar uma passada tbm em SP de Atacama, mas já vi q não rola...Pensei também em cortar Arequipa e/ou Nazca, mas pra isso conto com a ajuda dos colegas. Inclusive o trecho Cuzco/Lima de avião ( U$94,00 na TACA) só foi pensado dessa forma justamente para não perder muito tempo. Olhando no fórum vi exemplos diferentes de quantos dias precisaria para cada cidade e fiquei bem confuso. Então pensei em abrir o tópico para juntar o compêndio de informações por aqui!

 

Desde já agradeço bastante e estou aberto a qualquer mudança no roteiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acordei hj pensando numa outra possibilidade:

 

Rio/Santa Cruz (avião); Santa Cruz/Sucre/Potosí/Uyuni/SP de Atacama/La Paz/Copacabana/Puno/Cuzco/Macchu Picchu/Cuzco/La Paz/Cochabamba/Santa Cruz/Rio

 

 

Seria factível? Sendo que o último trecho Cuzco/La Paz seria só de passagem mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Eros

O segundo roteiro é inviável, pois não existe transporte entre San Pedro e La Paz, o volta pelo Salar, e assim não conhece San Pedro, ou vai do Chile para a Bolívia passando antes pelo Peru, mas com o tempo que você tem não vai dar pra fazer isso.

Acho muito corrido só 17 dias pra esse roteiro (o primeiro)... pode até ser que dê, mas vai acabar deixando de aproveitar algumas coisas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Acordei hj pensando numa outra possibilidade:

 

Rio/Santa Cruz (avião); Santa Cruz/Sucre/Potosí/Uyuni/SP de Atacama/La Paz/Copacabana/Puno/Cuzco/Macchu Picchu/Cuzco/La Paz/Cochabamba/Santa Cruz/Rio

 

 

Seria factível? Sendo que o último trecho Cuzco/La Paz seria só de passagem mesmo...

 

 

 

Cara, em 15 dias eu fiz: Sao Paulo/La Paz/Oruro/Uyuni/SP Atacama/Tacna(passagem)/Arequipa/Cusco/Machu Picchu/Puno/La Paz/São Paulo

 

O problema do seu roteiro é que a travessia do Salar já toma 3 dias, e a parte entre Santa Cruz, Sucre e Potosi talvez leve um tempo considerável. Por que na volta você já não vem direto de La Paz para o Brasil?

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fiz hoje aquele "planejamento" por dias.

 

Digo "planejamento", entre aspas, pq pode mudar muita coisa no q eu vou colocar, não sei se certas coisas são factíveis.

 

"Planejamento" A

 

12/05 Chegada em Santa Cruz às 1:10, ida para Sucre

13/05 Dia em Sucre, ida para Potosí no msm dia (Não sei se é possível)

14/05 Dia em Potosí, ida para Uyuni no mesmo dia (Não sei se é possível)

15/05 Uyuni

16/05 Uyuni

17/05 Uyuni e ida para La Paz ( Não sei se é possível)

18/05 La Paz

19/05 La Paz

20/05 Ida de La Paz para Copacabana cedo, Ilha do Sol

21/05 Copacabana cedo para Puno (Aceito dicas para Puno, penso em ir direto para Cuzco no msm dia)

22/05 Cuzco

23/05 Cuzco, ir para Águas Calientes no msm dia

24/05 Águas Calientes para Macchu Picchu e vola no msm dia para Cuzco.

25/05 De Cuzco para Lima

26/05 Lima

27/05 Lima

28/05 Vôo Lima-Rio

 

Nesse roteiro A fica a dúvida se dá para ir de Cuzco para Nazca no dia 25, curtir algo por lá e depois ir para Lima ou se mantenho Lima com 2,5 dias mesmo. Até penso em ir de Cuzco para Lima de avião, se for o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Agora o Plano B rs

 

"Planejamento" B

 

12/05 Chegada em Santa Cruz às 1:10, ida para Sucre

13/05 Dia em Sucre, ida para Potosí no msm dia (Não sei se é possível)

14/05 Dia em Potosí, ida para Uyuni no mesmo dia (Não sei se é possível)

15/05 Uyuni

16/05 Uyuni

17/05 Uyuni e ida para SP de Atacama

18/05 Atacama

19/05 Atacama

20/05 De SP de Atacama para Cuzco (qual o melhor caminho? Tacna? Qto tempo de viagem?)

21/05 Cuzco

22/05 Cuzco, ir para Águas Calientes no msm dia

23/05 Águas Calientes para Macchu Picchu e vola no msm dia para Cuzco.

24/05 Cuzco para Puno (continuo aceitando sugestões rs), daí para Copacabana/Ilha do Sol

25/05 De Copacabana para La Paz

26/05 La Paz

27/05 Dia em La Paz; La Paz para Santa Cruz

28/05 Vôo Santa Cruz-Rio

 

Acho q a grande dúvida aqui, além da factibilidade do trajeto, é o trecho Atacama/Cuzco.

 

Marco, a questão da volta por Santa Cruz seria pelo preço da passagem aérea mesmo (Fica 450 as duas pernas por Santa Cruz pela Gol). Aliás, a de Lima para o Rio está bem cara e só devo fazer isso se usar as milhas mesmo, senão fica meio pesado!

 

Se eu não fro a Cochabamba perco muita coisa? Sucre e Potosí estão com tempo mto apertado? Se for pra esticar o tempo posso até ir de avião de Santa Cruz para Sucre, não achei a passagem mto cara.

 

Sugestões, por favor! rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom, primeiro do seu "Plano A", só posso falar de onde andei, então só sei entre os dias 15 e 25 do seu plano:

 

"Planejamento" A

 

15/05 Uyuni

16/05 Uyuni

17/05 Uyuni e ida para La Paz ( Não sei se é possível)

18/05 La Paz

19/05 La Paz

20/05 Ida de La Paz para Copacabana cedo, Ilha do Sol

21/05 Copacabana cedo para Puno (Aceito dicas para Puno, penso em ir direto para Cuzco no msm dia)

22/05 Cuzco

23/05 Cuzco, ir para Águas Calientes no msm dia

24/05 Águas Calientes para Macchu Picchu e vola no msm dia para Cuzco.

25/05 De Cuzco para Lima

 

 

Primeiro, sobre o salar, não sei se existem passeios que saem da cidade de Uyuni, ficam 3 dias no salar, e voltam para a cidade. (o passeio de 3 dias que fiz acabou em SP do Atacama). Se houver, tá beleza seu plano. Daí, só precisa ver se no dia 17/5 tem trem de Uyuni para Oruro (parte do caminho até La Paz). Eu fiz esse trecho por trem e acho que vale a pena. A alternativa é ir de onibus, direto para La Paz, que acredito ter todo dia.

Dois dias em La Paz eu considero arriscado, se você pretende fazer o passeio ao Chacaltaya, devido ao pouco tempo para se acostumar com a altitude. Provavelmente você não sentirá nada e fará o passeio tranquilamente. Porém, se o "soroche" te pegar, daí até conhecer La Paz poderá ser uma tarefa das mais complicadas. Recomendo 3 dias para La Paz, para você se garantir.

Em Puno o negócio é chegar lá cedo, fazer o passeio para as ilhas flutuantes (que dura 3 horas, se não me engano), e já continuar a viagem, dado que não tem nada mais na cidade. ( uma dica é você deixar sua mala nos armários da rodoviária de Puno, pegar um "ciclo-táxi" ou ir a pé até o lugar onde se pega o barco para as ilhas, conhecer, voltar e já ir direto pra rodô.).

A parte de Cusco tá beleza. Prepare-se para rodar bastante no dia 23, pois você terá apenas um dia para conhecer as atraçoes de Cusco, que são muitas. Não vai dar para você fazer tudo, então pesquisa antes o que mais te interessa para você não perder tempo.

Outra coisa: procure fazer o trajeto Cusco - Aguas Calientes de trem. Além de ser mais rápido, de carro a estrada é (muito) perigosa, e eu não recomendo, a não ser que você procure fortes emoções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Agora sobre seu "plano B":

 

Se você terminar o passeio do Salar por SP Atacama no dia 17, no mesmo dia você já pode seguir viagem para o Peru. Afinal, você vai ter passado 3 dias vendo o deserto, e os passeios em SP são só para conhecer mais partes do deserto. Já basta de areia, né? heheh. Porém, a cidade de SP é bem diferente e interessante. Se tudo correr bem, você chegará a SP na hora do almoço. Aproveite o resto do dia para conhecer a cidade e compre uma passagem para Arica (norte do Chile) no onibus da noite. Assim você aproveita a noite para se deslocar, e no outro dia de manhã bem cedo já estará perto da fronteira do Peru.

Em Arica você pode decidir se vai direto para Cusco (conforme seu roteiro) ou se passa por Arequipa. Eu gostei bastante de Arequipa, acho que vale a pena ficar uns 2 dias lá. Tenta dar uma pesquisada, se curtir, reserve esses dias pra conhecer. Indo ou não direto para Cusco, prepare-se pois a viagem é desgastante. Paradas prolongadas em vilarejos minusculos são constantes, poeira do deserto entrando pela janela, e cholas carregando os produtos comprados em Tacna irão te acompanhar por toda a viagem. Até Arequipa a viagem foi de 7 horas. Imagino que até Cusco seja quase o dobro.

 

O resto da viagem valem as dicas da primeira resposta.

 

Espero ter ajudado você a montar o roteiro. Saiba que qualquer caminho que escolher, vai ser muito da hora, com paisagens bem diferentes das brasileiras. Só esteja preparado para imprevistos com o cronograma. Nunca se sabe onde será o proximo protesto ou deslizamento de terra. heheeh

 

Ah, outra coisa. Tenha sempre alguns trocados em moeda local, principalmente na Bolivia. Se inventarem alguma "taxa" lá na hora, voce pelo menos tá precavido. Por exemplo, quando fui atravessar a fronteira para o Chile, o oficial boliviano tava cobrando 20 Bs de cada turista. Quem estivesse "liso" na hora, ia ter que conversar bastante para conseguir ser liberado.

 

boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...