Ir para conteúdo

Universidade dos EUA devolverá relíquias de Machu Picchu


brasildemochila

Posts Recomendados

  • Membros

A Universidade de Yale, nos Estados Unidos, concordou em devolver ao Peru milhares de relíquias incas retiradas de Machu Picchu em escavações feitas entre 1911 e 1915 por um historiador ligado à instituição, Hiram Bingham.

 

O Peru exigiu que os objetos fossem devolvidos no ano passado, dizendo que havia autorizado sua retirada sob a condição de que fossem devolvidos.

 

Mais de quatro mil peças, incluindo múmias, objetos de cerâmica e ossos foram levados à universidade americana.

 

Como parte do acordo, a universidade e o Peru vão patrocinar juntos a primeira exposição itinerante da coleção.

 

Museu

 

A Universidade de Yale também vai agir como consultora para um novo museu na cidade andina de Cuzco, onde a exposição vai ser instalada permanentemente após a mostra itinerante.

 

A inauguração do museu está planejada para coincidir com o centenário da redescoberta de Machu Picchu por Bingham, em 1911.

 

Em três viagens a Machu Picchu, Bingham desenterrou milhares de objetos, incluindo estátuas de prata, jóias, instrumentos musicais e ossos humanos.

 

O acordo entre o Peru e a universidade foi precedido de meses de negociações.

 

Inicialmente, a universidade tinha se oferecido para dividir as relíquias com o país, mas agora reconhece o direito do Peru de receber de volta todos os objetos retirados das ruínas.

 

Segundo os termos do acordo, no entanto, algumas das peças permanecerão na universidade americana temporariamente para pesquisas.

 

Novo modelo

 

A Yale também vai ajudar a criar um programa de intercâmbio escolar que vai continuar por pelo menos três anos.

 

"Nós queremos criar um novo modelo para resolver conflito de interesse em propriedade cultural", disse o presidente da universidade, Richard Levin.

 

"Isto pode ser alcançado com a construção de uma relação de colaboração - um que envolva acadêmicos e pesquisadores da Yale e do Peru - que sirva à ciência e à compreensão humana", ele acrescentou.

 

Machu Picchu, conhecida como "a cidade perdida dos incas", foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1981.

 

------------------------------------------------------------------------------------

Marcelo Victor

http://www.brasildemochila.com

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...