Membros de Honra filipebond Postado Abril 6, 2009 Membros de Honra Postado Abril 6, 2009 Oi Pessoal, Estou iniciando esse tópico para que possam tirar todas as informações sobre os Lençois Maranhenses.. A melhor opção é sempre ir por Santo Amaro do Maranhão e nunca por Barreirinhas. Segue um breve relato da minha viagem: PROGRAMAÇÃO: Dia 20/02: Saímos de 14:40 de Recife-PE com destino a São Luis-MA, Pegamos um ônibus da Progresso, com a promessa de chegar lá de no Maximo 15:00 do dia 21/02. Dia 21/02: Chegamos a São Luis de 21:20 o ônibus atrasou demais, meu tio foi nos receber na rodoviária e nos levou pra casa dele onde ficamos por lá descansando pois a viagem foi muito demorada e cansativa, o ônibus atrasou mais de 4 horas. Dormimos um pouco, pois de 05:00 teríamos que acordar pra pegar o ônibus e partir pra Santo Amaro do Maranhão-MA. Dia 22/02: Pegamos um ônibus super-confortavel de 06:00 em ponto da Viação Cisne Branco, com destino a Santo Amaro do Maranhão-MA (Valor R$28,00), No caminho esse ônibus deu uma parada numa bela cidade chamada de Morros-MA, o ônibus não chega até o seu destino final que é Santo Amaro do Maranhão-MA, ele nos deixa num pequeno vilarejo chamado Sangue-MA, onde subimos numa Toyota bandeirantes ano 82 estilizada e já fretada pela Viação Cisne Branco pra levar-nos ao resto do nosso destino (isso tudo faz parte da passagem comprada na rodoviária São Luis->Santo Amaro). Santo Amaro não tem violência, as casas dormem abertas, bicicletas dormem na rua, o povo é gentil e humilde, todos são festeiros e tudo é bem familiar. A toyota faz um percurso de 36 km de pura aventura, emoção, areia fofa e passar por vários rios e lagoas. Chegando lá nos instalamos na Hospedaria Lagoa Azul (98) 33691294 – R$45,00 – Suíte com café da manhã e ventilador. Almoçamos na própria pousada um delicioso e farto camarão ao molho de côco, peixe ao molho de côco e um excelentíssimo bode ao moho de côco de babaçu (tem que ligar no mínimo 1 dia antes pra ela fazer a comida). La mesmo eles fazem os passeios pelas dunas e levam até as melhores lagoas dos lençóis maranhenses, tudo de Toyota bandeirantes 4x4 então já combinamos de ir no outro dia com eles e mais umas 15 pessoas. Eles fretam a Toyota por R$200,00/média, então quanto mais gente você arrumar melhor. Passeio acertado, fomos comprar logo e deixar garantida a passagem de volta pra São Luis-MA, pois é nos explicaram que ela costuma encher logo os ônibus. Fomos até o escritório da América Turismo (98)33681180 que é uma representante da Cisne Branco e vende as passagens com tudo incluso (Toyota e ônibus) (Valor R$28,00). Passeio e volta marcada e combinada, fomos conhecer a cidade, e conhecer o Rio Alegre e as Lagoas próximas... Lagoa de Santo Amaro e etc., tudo isso faz parte dos lençóis maranhenses, só não tem as dunas, mas de La de santo amaro já da pra ver as dunas... é muito legal. A noite o pessoal da pousada nos presenteou com um jantar e como era época de carnaval fomos conhecer o baile de carnaval de lá: O povo de lá é bem educado, ninguém meche com você a brincadeira é bem tranqüila e tal. No baile conhecemos o “paredão”(monte de caixas de som barulhentas de todos os lados do clube) e a vitrola (empresa e DJ que leva o paredão), o negocio até que é muito animado e o carnaval mais tranqüilo que já passei. Com muito reggae, axé, marchas de carnaval, brega e forró. Dia 23/02: Ainda em Santo Amaro, café-da-manhã na hospedaria e partimos para fazer o passeio. A ida é incrível com muita emoção e aventura, o tempo pra chegar na lagoa da Gaivota (A maior dos lençóis maranhenses) é de menos de 30 minutos, muito perto mesmo... Da pra ir a pé, mas como estávamos meio “ressacados” do dia anterior e já tínhamos acertado tudo com o pessoal... Vamos nessa !!! Excelente, lindo, maravilhoso. Ao lado da lagoa da gaivota tem outras lagoas a poucos passos dela, cada uma mais bonita, umas azuis, outras verdes, outras com vegetação, outras sem, umas rasas, outras fundas. Você escolhe qual quer ficar. Dia 24/02: Ainda em Santo Amaro, Verificar o horário do transporte para São Luis.(pegar o penúltimo, pra aproveitar ao maximo) e depois fazer passeios pelas localidades. Volta pra São Luis. Dia 25/02: Volta para Recife as 07:00 Agencia de ônibus em Recife (Metro Recife) - 34245648 Recife -> São Luis Ônibus: R$ 183 (progresso) Fortaleza -> Recife Ônibus R$107 (Guanabara) POUSADAS QUE CONHEÇO E QUE POSSO INDICAR: Hospedaria Lagoa Azul Daria R$45,00 c/ café da manhã (98)33691294 Pousada Belas Aguas Tel.(98)33691176 / 81457512 (Aptos Triplos e Casal com ar cond. split, banheiro e muito conforto) reservabellasaguas@gmail.com Passeios e Translados podem ser comprados na propria pousada. "EXCELENTE !" --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- OUTRAS POUSADAS POUSADA AREIAS: Dona Glaucia da pousada de Santo Amaro onde tem a lagoa da Gaivota (a mais bonita de todos os lençois), telefone +55 98 33691182, com certeza poderà te ajudar, aqui vai o link di site: http://www.pousadaareias.com/ Pousada do Porto (98-3349.1910), R$ 35,00 diária para o casal, a pousada fica a beira do Rio Preguiças, pegamos um quarto com vista para o rio sem chuveiro quente e sem ar condicionado, ambos dispensáveis. + POUSADAS: http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/gh ... nses.shtml EM BARREIRINHAS Pousada Giltur (0xx98) 3349-1177 / 3231-7065/6041 / 9974-4608 Pousada do Rio (0xx98) 3349-1255/0056 / (0xx98) 9984 - 0101 Pousada D'Areia (0xx98) 3349-0550 Pousada Lins (0xx98) 3349-1494 / (0xx98) 9112-5905 Pousada Encantes do Nordeste (0xx98) 3349-0288 e (0xx11) 3331-3434 Pousada Igarapé (0xx98) 3349-0641 / (0xx98) 9619-9484 Pousada Sossego do Cantinho (0xx98) 3349-0753 Dunas Flat (0xx98) 3349-0200 / (0xx98) 9903-7089 / (0xx98) 8135-8540 Hotel Pousada do Buriti (0xx98) 3349-1338/1053/1800 Rio Preguiças Hotel (0XX98) 3349-0425 / 349-0615 NO POVOADO DE ATINS Rancho dos Lençóis Pousada (0xx98) 9616-9646 EM CABURÉ Pousada Porto Buriti (0xx98) 3349-1338 - Ramal 201 / (0xx98) 9984-0088 EM PAULINO NEVES Pousada Oasis dos Lençóis (0XX98) 3487-1012 / 9966-1351 .EM TUTÓIA Pousada Jagatá (0XX98) 3479-1551 volta de Barreirinhas para S. Luís, A van q me levou e trouxe é a Van Express (3256-4027) R$ 30,00 e os horários dela começa as 16:30h todo dia (Barreirinhas - S. Luís)... Se seu retorno é as 15:00 vc pode sair de tarde de Barreirinhas (16:30h) e da tranquilo para viajar no dia seguinte de tarde ------------------------------------------------ A programação da lancha é a seguinte.. O passeio (R$ 50,00) q desce o Rio Preguiças vai de Barreirinhas até Caburé, sai as 9:00h e vc conhece Mandacarú (onde tem o farol), Vassouras (onde tem a Toca dos Macacos) e Caburé (q é onde almoçam e de um lado tem o Rio Preguiças e do outro lado de Caburé tem o mar).. Atins fica mais a frente e normalmente o povo nao quer ir até lá.. Entao vc tem q tentar formar um grupo de 5 pessoas q eles levam por mais R$10,00 cada.. No dia anterior eu fiz os passeios em Barreirinhas (Lagoa dos Peixes - R$ 40,00, mas ficou pra mim por R$ 30,00) com uma agência (Santos Transporte Turismo (98) 3349-0463) e por lá conheci um pessoal q queria ir ate Atins entao eles (agencia) deixaram o passeio até Atins por R$ 50,00. ----------------------------------------------------------------------------------------- a tarde já estávamos em uma Toyota com destino a Lagoa Azul (R$ 25,00 / pessoa). Depois de intermináveis solavancos, buracos e atoleiros de areia finalmente chegamos: a visão é surreal, parece um deserto sem fim. Ao subir a primeira duna, surpresa, a lagoa da Preguiça. Depois de subir outras dunas, a lagoa Azul, depois a Paraíso, depois a do Peixe... todas muito bonitas e excelentes pra tomar banho. Com o Sol descendo, nos colocamos estrategicamente no alto da duna para apreciar o crepúsculo ! Fantástico ! ------------------------------------------------------------------------------------------ Toyota para a Lagoa Bonita, que fica bem mais distante que a Lagoa Azul e também é um pouco mais cara R$ 35,00 / pessoa. O balanço também é maior, a gente bate a cabeça diversas vezes mas tudo é recompensado pela beleza do lugar, a lagoa realmente faz jus ao nome, as dunas parecem maiores e não temos há tanta vegetação ao redor das lagoas como na Azul, isso deixa o lugar muito mais branquinho, parecendo que o deserto é maior. ------------------------------------------------------------------------------------------------- Van para Barreirinhas (R$ 25,00/pessoa (98) 236.1608 / 9976.8734) Se quiser algumas dicas por lá fale c/ o Joberth (98) 99910030. Ele é um guia nativo e trabalha em Barreirinhas e s. Luis. ------------------------------------------------------------------------------------------------ Oi Fabi Uma dica sobre Santo Amaro. Voce pegar uma van em São Luis, com passagem completa até Santo Amaro, pois antes de chegar em Barrerinhas voce dece a pega um Toiotão pois a estrada até Santo Amaro, é no maior balanço é um pula pula sem fim, mais é o maior barato, é muito bonita a estrada. Em Santo Amaro, voce contrata os passeios R$30,00, eu diria que mais opção de lagoas, dunas, rio, do que em barrerinhas, achei mais bonito. Telefone para van com toyota em São Luis São Luis - (98) 3369.1027 - Santo Amaro 3255.3335 lancha para Caburé (R$ 40,00/pessoa) estava nos esperando, embarcamos com a bagagem e a lancha saiu a toda velocidade pelo Rio Preguiças. A primeira parada foi em Vassouras, paramos também em Mandacaru para subir o farol (R$ 1,50 / pessoa), onde se tem uma visão panorâmica da região. Na próxima parada finalmente estávamos em Caburé, passamos a noite na pousada do Paturi (R$ 40,00 / casal, www.pousadadopaturi.com.br ) Parta ao Delta pelo Caburé. Lá há sempre carros 4x4 esperando para levar alguem a Parnaíba. Não pague mais que R$ 80,00 este transfer. Faça o passeio do Delta em Parnaíba. Pegar o barco de Tutóia é furada. Caburé - Fique uma noite na Pousada do Paturí, agora tô sem o número, o rstaurante dele tb é muito bom, Lá naum tem energia elétrica e o gerador é desligado às 10 d noite, vc tem que ver que Céu... Pousada do Paturi: (98)96083032 e 96188363 ----------------------------------------------------------------------------------------- Constatei que quem fizer esses pesseiozinhos de toyota perto de Barreirinhas(tudo caro) e o da lancha ate Cabure, vai sair dos Lençois sem conhece-lo nem 5%, esses roteiros são uma roubada, pura enganação. Cabure nem e lençois, e so praia e rio, nem adianta ir la, e ainda eh tudo caro(afinal quem vai pra la quer ver a imensidão de dunas e as lagoas não eh). Barreirinhas so se vê uma amostra "gratis" (R$30,00) dos Lençois com hora pra ir e pra voltar. Quem quiser conhecer o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses de forma ligh e barata, e melhor nem perder tempo e dinheiro com esses passeios turistão, de Barreirinhas pegue o barco da Prefeitura R$5,00 ou as Toyotas R$8,00 e va para Atins(pousada D. Rita, gente fina, R$15,00 pessoa) e de la para o Canto dos Atins, o melhor dos Lençois, lindo lugar muito sossego.(pousada D. Luzia R$10,00/pessoa). No canto e onde se conhece um pouco mais dos lençois e ande livremente pelas dunas, la tem lagoas maravilhosas bem proximo sem guia. E se quiser conhecer uma lagoa mais distante que bate de longe a "famosa" Lagoa azul, pegue um guia mirim Irland R$10,00 e conheça a lagoa Tropical(Caribe de agua doce) e no caminho o Poço das Pedras e a Lagoa do Mario, e pode ter certeza que conheceu o melhor de forma light. Para os mais ousados, no povoado do Sangue(isso mesmo) no caminho para Barreirinhas, tem toyotas que levam ate Sto Amaro(onde foi feito o filme da Fernanda Montenegro, Casa de Areia). E de la cruzar o parque ate o Canto dos Atins (acampando nas lagoas que ja secaram, possivel so de agosto a novembro, senão vai ter que acampar em cima das dunas que tem o inconveniente do vento com areia) Não e dificil se orientar pois do alto das dunas se vê o mar sempre a esquerda e so ir andando nas dunas margeando o mar, mas essa opção e pra aventureiro experiente, vou fazer isso da proxima vez que eu for la, desta vez perdi tempo e dinheiro em Barreirinhas e Cabure. As saídas de Atins, assim como Barreirinhas, tem horário certo.. Para sair de atins tem o barco de linha (parece q tava R$ 5,00, mas ele demora umas 5 horas para chegar no seu destino) e sai de madrugada de atins (isso vc se informa lá em Barreirinhas ou Atins)... Mas vc pode fazer o trajeto de Toyota (Atins - Barrerinhas e vice-versa), está R$ 8,00 e demora no máximo 2 horas.. Ela vem por dentro das dunas, tem de segunda a sábado e somente em um horário ou de madrugada (4:00 da manhã) ou de tarde (15:30h).. É legal a viagem de Toyota, mas acho q seria melhor vc ir pela lancha de Barreirinhas - Atins e voltar de Toyota.. Ou entao se quiser economizar pode ir de Barreirinhas de barco de linha... Atins é um pequeno vilarejo de pescadores e de lá dá pra conhecer belas lagoas e paisagens maravilhosas que ficam a apenas algumas horas de caminhada. Além das belezas do lugar, o seu povo é simplesmente encantador. Ficamos na Pousada da Dona Rita (15 reais pp, com direito a um pequeno café da manhã), mas existe também a Pousada do Seu Pedro Bruno (25 reais pp, com direito a um farto café da manhã). O peixe e o camarão feitos pela Dona Maria, esposa do Seu Pedro Bruno, é delicioso e muito bem servido, e custa apenas 10 reais. Com todo respeito pela opinião dos que consideram o camarão preparado pela Dona Luzia, em Canto do Atins, como muito bom, fica a minha dica: comam o camarão ou o peixe feito pela Dona Maria na Pousada do Seu Pedro Bruno e não irão se arrepender. A propósito, se quizerem um bom guia para conhecer as lagoas, contatem o Hirlan. Ele é muito simpático e conhece muito bem as redondezas. Em Atins fique na Pousada da D. Rita (9968-6094) ela é maravilhosa, vc vai gostar... Ela aluga uma suite por R$ 15,00 (solteiro)... Se vc for ficar lá diga q a Kelly do Pará (diga q é a Kelly da carta, ela sabe o q é) q lhe falou pela internet... Ela vai ficar feliz.. [] ------------------------------------------------------------------------------------------- Passeio pelo Delta do Parnaíba - Agência Morais Brito (86) 321.1969 - R$25 Nós tinhamos dado os nomes para fazer o passeio no dia anterior a noite com a agência Clip a 35,00, mas na hora que chegamos lá pela manhã, o rapaz da Morais Brito nos pegou na calçada e fez por 25,00. Desconfiei um pouco, mas não me arrependi. O passeio dura o dia todo, e no preço está incluso frutas pela manhã, almoço, e caranguejada. São feitas algumas paradas: a primeira numa praia perto de onde o rio encontra o mar, uma no mangue para o rapaz mostrar como pega-se caranguejo, e a última em uma duna onde serve-se a caranguejada. 1o. dia - São Luiz / Alcântara passeio pelo Mar 2o. dia - São Luiz / Barreirinhas de microônibus e passeio para Lagoa Azul / Lagoa do Peixe e Lagoa da Lua, todas encantadoras. 3o. dia - Passeio de barco até o vilarejo de Caburé, Mandacaru (subi no Farol a vista é linda) e ninhal dos pássaros. Dormimos na melhor pousada do Caburé. 4o. dia - Passeio de Barco até Atins, e caminhada até o restaurante da Dna. ...(esqueci o nome...rs), mas a comida ´´e show de bola...e tem umas lagoas lindas e deliciosas para banho. Voltamos a tarde para Barreirinhas. 5o. dia - Passeio para a Lagoa Bonita e Lagoa do Clone, esta eu a cheia a mais linda. Sto Amaro só é mais um puquinho complicado que para chegar lá tem que ir de tração 4x4 ou helicóptero e só tinha uma pousada que era do sarney (facada!!) Tem um guia famosão lá chamado Alfonso q foi o guia da Fernanda Torres desse filme q vai estrear(casa de areia) que aluga quatriciclos e vc pode subir e descer as dunas de Lençois... ir nas praia e almoçar em Atins... Fui em Fevereiro, mas as lagoas estavam vazias.. por isso digo q o melhor vai ser quando voltar... depois de julho q elas já estaram cheias... Procurem o Alfonso e não vão se arrepender... O Cara não faz propaganda e só no boca a boca..... ------------------------------------------------------------------------------- Lençóis Maranhenses - Agora é a hora! Por Claudia Severo Faça um tour virtual pelos Lençóis Maranhenses ....O que dizer de um deserto com lagoas de águas cristalinas, onde os peixes brincam de aparecer e desaparecer, "guiados" pelas chuvas? De um lugar especial onde labaredas noturnas parecem beijar o céu, é o Fogo-Fátuo, um raro fenômeno que alguns moradores disseram já ter visto. ...A área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é infinitamente bela e é um destino sobre o qual não se tem a típica dúvida: qual é a melhor época para estar lá? ...Todas. Agora se você quer unir o útil ao agradável pode escolher a época de festejos juninos no Maranhão, onde é forte a manifestação de um dos folclores mais ricos e preservados do país. De quebra vai pegar as lagoas cheias o que além de deixar suas fotos um espetáculo, dará um dos mergulhos mais inesquecíveis de sua vida! Nossa equipe esteve lá quando as lagoas estavam começando a secar (outubro). Depois de um verdadeiro "shake" no jipe rumo ao parque, apanhar caju do pé, bater papo com outros viajantes... descemos com nossas botas, um calor de rachar e o guia diz: é melhor ir descalço! Descalço? Imagine (diz nosso pretencioso pensamento) meu pé vai torrar! Três passos e... bota carregada de areia!!! O negócio foi atolar o pé e seguir pelas dunas do nosso deserto entre o Atlântico e o Maranhão. O acesso e os jegues! .....O principal acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é pela cidade de Barreirinhas (272 Km de São Luís) e foi facilitado (cerca de 3h de viagem em carro ou ônibus), por um estrada nova a MA-402, com sinalização de chão em perfeito estado...encaramos a viagem à noite, mesmo depois de perder duas rodas e três pneus entre Piauí e Maranhão (BR 222). Só faltou a placa indicando "animais na pista", e depois da curva... Dois jegues! Apesar da prudente direção foi inevitável a pancada nas ancas de um do animais que saiu ileso do local como se tivesse sob o efeito de Prozac. Ufa! Passado o susto, nenhum animal morto, sem lanterna e com o capô amassado, seguimos rumo à Barreirinhas. Barreirinhas .....Num primeiro momento a cidade mostra de turístico apenas as placas com a palavra pousada. Fomos para a nossa. Na manhã seguinte outra cidade se revela. Simples, de infra-estrutura modesta, com sua praça, igreja, casas antigas e pequenos comércios, Barreirinhas parece estar passando por uma revolução em obras e investimento, postergadas por muitas gestões, é claro. Um sopro ao léu comenta... é porque a senadora Roseana Sarney está concluindo seu hotel por essas bandas!!! ....."Agora sim Barreirinhas vai virar cartão postal" dizia uma placa informativa. De fato a cidade ainda deve melhorar; a orla às margens do rico Rio Preguiças por exemplo, será reurbanizada e lixo por ali (pasme, deixado por "ecoturistas" e moradores) não pode mais ocorrer. .....Apesar disso, o lugar é um dos mais propícios para sentir de perto o cotidiano do povo dali; no corre-corre das crianças, no lavar panelas e roupas das donas de casa e no vai e vem das voadeiras (pequenas lanchas) que levam os turistas para passear pelo rio (imperdível) e à povoados como Atins, Caburé e Mandacarú (básicos). .....Agito por lá? Só nos barcos ou nos jipes em meio ao areial. Pra se ter idéia do movimento, entre 12h e 15h nada fica aberto na cidade. Você corre o risco de encontrar até restaurante fechado para almoço (brincadeira!). O calor é intenso neste horário. Silnei Laise/Mochila Brasil Passeio à tarde: Calor ameno, menos turistas e por-do-sol inesquecível Passeios básicos - Em barco (voadeira): descer o Rio Preguiças passando por igarapés e mangue. Pedir para o piloto desligar o motor por um momento proporcionará cena inesquecível. Preço: R$ 170. Geralmente levam aos povoados de Mandacarú e Caburé, com possibilidade de estender o passeio até o Atins. Todos estes povoados possuem geradores de energia elétrica. Mandacarú - do alto de seu farol visão espetacular do parque nacional. Caburé - vilarejo com poucos pescadores e meia dúzia de pousadas. É uma faixa de areia entre o rio e o mar. O mais interessante do local além da beleza cênica, é que daqui a alguns anos ele não vai mais existir. As pousadas no local têm funcionários exclusivos para tentar conter a areia movida pelo vento. Atins - uma tarde de descanso no Atins é o tipo de coisa que você pára e pensa naquela frase cômica: "eu me permito..." Dali partem algumas trilhas por dunas. - Em jipe: Barreirinhas tem pelo menos oito receptivos e cinco deles estão na rua principal (Av. Joaquim Soeiro de Carvalho). Todas fazem os mesmos passeios e praticamente nos mesmos veículos, a maioria dos guias são nativos "free-lancers" não exclusivos de X agência, o mesmo ocorre com os carros que são alugados de gente que os comprou para viver disso. R$ xxx ou R$ 35 por pessoa no caso de lotação. - Avião: sobrevôo que proporciona bela vista dos Lençóis, sobretudo com as lagoas cheias. Custa em média R$ 150 por pessoa. Rotas alternativas .....Se está com o orçamento folgado e um certo preparo físico pode encarar uma expedição de uma semana pela imensidão do parque por exemplo. Uma expedição de três dias, a pé, com acampamento, partindo do Atins por exemplo custa cerca de R$ 200 por grupo. Chegando lá procure por Tealbes, 33, nativo que há 20 anos trabalha como guia nos Lençóis. .....No vai e vem deste paraíso se escondem praias desertas, povoados (Santo Amaro, Queimada dos Britos...) e até nômades (pescadores que em determinadas épocas do ano se mudam para as margens do Preguiças na "altura" de Vassouras). + DICAS DO MOCHILA BRASIL 1- Evite os passeios com agências pela manhã. Você estará no centro do "vulcão" em pleno sol do meio-dia! Além disso os carros partem em comboio (tipo 12 jipes com 25 pessoas cada) rumo às lagoas. Os passeios vespertinos seguem com menos pessoas e com o sol mais ameno e você ainda pode contemplar o por do sol de cima das dunas. . 2- Barco "de linha" leva ao povoado de Atins passando por outros pontos. R$7 por pessoa. É para quem não está com pressa. Saídas da orla, no centro de Barreirinhas. 3- Toyota "de linha" leva ao Atins. R$6 por pessoa. Saída da praça na Av. Joaquim Soeiro de Carvalho. Não pode faltar na mochila: Bermudas, camisetas, chinelos, chapéu e roupa de banho, repelente, protetor solar e óculos escuros. Lanches leves e muuuuuuita água devem acompanhá-lo nos passeios. Onde ficar Barreirinhas é o local onde há mais opções de hospedagem. A maioria das pousadas é simples, porém têm o mínimo de conforto para quem quer uma boa noite de sono. O preço delas varia de R$ 50 a R$ 70 o casal ou quarto para duas pessoas (alta temporada). As que já possuem o famoso "trio-elétrico": frigobar, TV e ar condicionado, podem chegar até a R$ 100 o casal ou quarto para duas pessoas. Já o padrão "trio elétrico + piscina", você pode encontrar por R$ 140 (duplo na alta). Em nosso guia, trazemos por exemplo a opção de flat para até 5 pessoas, que sai por R$ 150 a diária (cozinha, piscina, churrasqueira etc) Para conhecer as melhores opções de hospedagem em Barreirinhas, Caburé, Atins e Paulino Neves, clique aqui! Todos os estabelecimentos deste link foram visitados por nossa Redação. Onde comer Pizza Nômade: Tudo que você pede no local, tem qualidade. Pizzas deliciosas, porções e pratos do dia (no horário do almoço - R$ 7). Fica na orla. Restaurante do Carlão: Famoso, faz jus. Pratos simples e exóticos como peixe ao molho de manga. Fica na Pousada Victória do Lopez. Rua Coronel Godinho, s/n. Restaurante Bela Vista: Com deck sobre o Rio Preguiças vale pela vista. Restaurante do Hotel Pousada Buriti: Cardápio internacional, com pratos e doces regionais. Rua Rua Inácio Lins, s/n. Restaurante do Hotel Rio Preguiças: Cardápio internacional. Av. Brasília, 80 - Pça da Matriz. Experimente Tiquira - no Maranhão você encontrará a Tiquira, super-aguardente feita da mandioca. Jesus - sim, não há dúvidas de quanto Ele é Bom, mas estamos falando do refrigerante. Criado em 1920 tem gosto de canela é cor-de-rosa e vende como água por todo o Estado. Arroz com tarioba - arroz com uma espécie de fruto do mar. Especialidade do restaurante da Pousada Rancho dos Lençóis, no Atins. Arroz de cuxá - Camarão seco e gergelim fazem parte da receita da iguaria africana que se instalou de vez no Maranhão. ....No Maranhão você pode experimentar várias frutas como o murici, o sapoti, o bacuri, mas só não peça açaí, porque lá ele é conhecido como juçara! Como chegar .....A partir de São Luís pela MA 402 chega-se em Barreirinhas em cerca de 3 horas de viagem. Caso alugue um carro ou esteja no seu, cuidado com os animais na pista. .....Ônibus partem diariamente do terminal rodoviário da capital. A empresa que faz a linha é a Cisne Branco. A passagem custa R$ 21 (ida) R$ 22 (volta). .....Para quem quer chegar vislumbrando os Lençóis de cima, pode utilizar um bimotor ou monomotor; a viagem dura cerca de 50 minutos. Serviços Banco: há apenas uma agência na cidade; a do Banco do Brasil. Internet: Cyber-café Lençóis na Avenida Joaquim Soeiro de Carvalho, próximo à única duna no centro de Barreirinhas. Lavanderia: não há profissional, mas algumas pousadas e/ou hotéis oferecem o serviço ou indicam pessoas que o fazem. Receptivos: Santur - Av. Joaquim Soeiro de Carvalho, s/n. Centro - Barreirinhas - MA. Tel: 98 349-0199 ou 98 246-1393. E-mail: santurma@terra.com.br Lopez Turismo - Travessa Marcelino Almeida, 85 - Praia Grande - Centro - São Luís. Tel: 98 221-0942. E-mail: reservas@lopezturismo.com.br Aluguel de carros 4x4: Locaventura - E-mail: locaventura@locaventura.com.br Para fazer os passeios convencionais é melhor ir com os receptivos, que saem mais barato. Caso tenha autorização do IBAMA, um motorista experiente à bordo e um pouco de dinheiro sobrando pode alugar um carro para fazer alguma rota alternativa. SANTO AMARO Hospedaria lagoa azul (98)3369-1294 R$45, neuza e antonio, refeiçao R$10,. Passeios com agencia america turismo (98)3369-1143/9153-6550 jacson e fabia america_turismo@hotmail.com (lagoas gaivota, espigao, betania, sonda, lagoa america com passeio de barco); tem pousada pontal (98)3369-1112; guia valter biziquinho de santo amaro (98)9134-7221 e 3369-1005 em santo amaro). De santo amaro tem passeio de 1 dia e meio, indo até a lagoa da betania, dorme e volta Se quiser algumas dicas por lá fale c/ o Joberth (98) 99910030. Ele é um guia nativo e trabalha em Barreirinhas e s. Luis. Localizado no coração dos Lençóis Maranhenses à aproximadamente 243 quilômetros de São Luís, o município de Santo Amaro do Maranhão é o mais novo destino de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Brasil. Caracteriza-se pelas lindas paisagens de suas praias, dunas, campos, rios, lagos e lagoas, situadas em meio à mata de restinga e manguezal. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é a expressão máxima dessa paisagem, que anualmente, entre os meses de maio a setembro serve de base para alimentação e reprodução de inúmeras espécies de aves coloniais e migratórias. Por sua diversidade de recursos naturais é o local ideal para os amantes da natureza e perfeito para os que gostam de aventura. Os atrativos são muitos, todos voltados para a pratica do ecoturismo, podendo ser visitados em qualquer época do ano. Tudo é mar, céu, areia e uma população simples de um município que nasceu no século XVII, pelas mãos de jesuítas que estavam em fuga devido às reformas protagonizadas pelo Marquês de Pombal. O líder, um padre de nome Amaro, deu o nome ao lugar que misturou povos indígenas, mercadores de diversas partes do mundo e negros trazidos da África como escravos. No período chuvoso que se estende janeiro a julho, as visitas ocorrem no sentido da margem esquerda do Lago Santo Amaro e são realizadas em pequenos barcos. O visitante pode apreciar a rica e diversificada flora e fauna aquática da região. Já no período seco, que vai de agosto a dezembro, as áreas mais visitadas situam-se à margem direita do Lago Santo Amaro e os passeios são feitos através de carros tracionados. Informações Turísticas: Cooperativa de Serviços Turísticos de Santo Amaro do Maranhão Praça Nossa Senhora da Conceição, s/nº - Centro CEP - 65.195-000 Tel: (98) 3369 1190 Fundação Pró Biodiversidade Maranhense - BIOMAR Projeto Guardas da Morraria (Preservação de aves e animais do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses) Praça Nossa Senhora da Conceição, s/nº - Centro, salas 01 e 02 – Mercado Público Municipal – Santo Amaro do Maranhão – CEP - 65195-000 Tel: (98) 3369 1190 Informações Úteis Órgãos Públicos: Secretaria de Meio Ambiente e Turismo Praça Nossa Senhora da Conceição, s/n – Centro. CEP– 65195-000 Fone/Fax: (98) 3369 1186 Hospital Municipal Monsenhor Amaral Rua das Palmeiras,s/n – Centro. CEP– 65195-000 Fone: (98) 3369 1182 Destacamento da Polícia Militar Praça Nossa Senhora da Conceição, s/n – Centro. CEP – 65195-000 Fone: (98) 3368 1033 Banco Postal do Bradesco Praça Nossa Senhora da Conceição, s/n – Centro. CEP – 65195-000 Fone: (98) 3369 1124 Posto da Caixa Econômica Federal Praça Nossa Senhora da Conceição, s/n – Centro. CEP– 65195-000 Lojas de Artesanato: Comercio Turístico Praça Nossa Senhora da Conceição, s/n – Centro. CEP – 65195-000 Condutores Turísticos: José Marinaldo Bezerra da Luz Praça da Bíblia, s/n – Centro. CEP - 65195-000 Santo Amaro do Maranhão – MA. Fone: (98) 3369 1156 Jeorge Willean Silva Rua Figueiredo Campos, 44 – Atim. CEP– 65195-000 Santo Amaro do Maranhão – MA. Fone: (98) 3369 1192 Valternário dos Santos Praça Nossa Senhora da Conceição, s/n – Centro. CEP– 65195-000 Santo Amaro do Maranhão – MA. Fone: (98) 3369 1005 Paulo César de Menezes Santos Rua Figueiredo Campos, s/n – Atim. Cep – 65195-000 Santo Amaro do Maranhão – MA. Fone: (98) 3369 1066 José Maria Medeiros da Silva Rua Figueiredo Campos, s/n – Atim. Cep – 65195-000 Santo Amaro do Maranhão – MA. Fone: (98) 3369 1066 Pousadas: Pousada Água Doce Rua Osvaldo Cruz, 27 – Centro. CEP– 65195-000 Santo Amaro do Maranhão – MA. Fone: (98) 3369 1105 Pousada Rio Alegre Rua 28 de Julho, s/n – Centro. CEP– 65195-000 Santo Amaro do Maranhão – MA. Fone: (98) 3369 1137/1007 Pousada Solar das Gaivotas Rua Oswaldo Cruz, 33 – Centro. CEP– 65195-000 Santo Amaro do Maranhão – MA. Fone: (98) 3369 1064 Pousada Pontual Pç. Nossa Senhora da Conceição, s/n – Centro. CEP – 65195-000 Santo Amaro do Maranhão – MA. Fone: (98) 3369 1112 Chalé Beira Rio Rua Osvaldo Cruz, s/n – Centro. CEP– 65195-000 Santo Amaro do Maranhão – MA. Fone: (98) 3369 1103 ------------------------------------------------------------------ Fonte: lencois-maranhenses-jericoacoara-t8730.html Lençóis Maranhenses – Delta do Parnaíba – Jericoacoara – Fortaleza Pessoal segue um resumo da minha viagem entre Maranhão e Ceará, feita em setembro de 2004. Fiz um resumo na seguinte ordem: data, local (de onde para onde), empresa/agência/pousada com telefone ou site, preço e uma descrição/explicação do lugar/passeio. Espero que seja útil !! 01/set - São Paulo/São Luiz pela BRA (www.voebra.com.br)- Agência Mondial com Juliana (11) 3259.6922 - mais ou menos R$500 Vôo Cansativo com duas escalas. Uma em Brasilia e outra em Teresina. Avião lotadasso, mas vale pelo preço. Comprei a passagem com a agência Mondial em SP com a Juliana. Ótimo atendimento. 01 e 02/Set - São Luiz - Albergue Solar das Pedras (www.ajsolardaspedras.com.br) - R$17,00 diária com café Bom. Não é maravilhoso mas fica bem localizado, no Centro Histórico de São Luiz. No site tem a explicação de como chegar de ônibus saindo do aeroporto ou da rodoviária. É fácil de chegar. O Centro Histórico é bem legal, os casarões são lindos, mas alguns 03/set - São Luiz/Barreirinhas - Van Expressa(98)256.4027/256.0007 - R$25,00 Ótimo. Eles vão te pegar na porta 5h00 da manhã para dar tempo de chegar e Barreirinhas e fazer o passeio pelos Lençóis, por volta das 9h00. Tem parada de 15 minutos para tomar café da manhã. O ônibus comum custa 19,00, demora mais e vc ainda tem que pegar um ônibus comum para chegar na rodoviária. Ligar um dia antes e marcar para eles irem buscar. 03/set - Barreirinhas - Passeio nos Lençóis Maranhenses - Agência Barratur (www.barratur.com.br) 98) 227.7878 - R$30,00 Não tem jeito de fugir das agências que fazem o passeio pelos Lençóis. Eu gostei dessa Barratur. O pessoal é bem legal e te dá várias dicas e alternativas para ir para outros lugares, mesmo que não seja com eles, pegando carros de linha, etc. É só pedir para a Van deixar na porta da agência que eles já conhecem. Sobre o passeio, as lagoas estavam secas e só vi algumas. Se seu principal objetivo é ver os Lençóis, vá em outra época, como julho, que as lagoas estão todas cheias. De qualquer forma valeu a pena, pq afinal eu ainda tinha outros lugares para conhecer. http://www.deltadorioparnaiba.com.br/locois.htm 04/set - Barreirinhas/Caburé - Barco Voadeira - R$30 Ir direto até o porto de Barreirinhas para subir de barco o Rio Preguiças até Caburé. Existem duas opções: os barcos voadeiras que sobem o rio Preguiças em uma hora e custam caro, e o barco de linha que demora por volta de 4 horas e custa R$7,00. Eu preferi gastar mais para sofrer menos. Tive que chorar bastante para pagar R$30,00. O preço normal é R$40,00 e tem que esperar formar um grupo para o barco sair. Está incluso no passeio duas paradas para visitar Vassouras (dunas e macacos nas árvores) e Mandacaru (Farol). Caburé é um braço de areia que de um lado fica o mar e do outro o rio Preguiças. Tirando essa localização interessante, o local não tem muitos atrativos. As construções são mal feitas e dá um ar de abandono ao local que de qq forma é previlegiado pela natureza. Existem algumas pousadas por lá, mas não dormi pq fui para Atins no mesmo dia. Conheci pessoas que ficaram na pousada do Mirante por R$25,00 (98) 9962.1247, mas o incoveniente é que todos reclamaram de acordar cobertos de areia. Venta muito por lá e durante a noite a areia invade os chalés. Conheci outra pessoa que ficou na Pousada do Paulo (todos conhecem por lá) e não teve esse problema. 04/set - Caburé/Passeio para ver Revoada dos Guarás/Atins - Barco Voadeira - R$10 O barco leva para um lugar entre o Caburé e Atins para ver o pôr-do-sol e a revoadas dos Guarás que estão se recolhendo para dormir. São pássaros lindos bem vermelhos. Eles vão adquirindo essa cor porque se alimentam de caranguejos. Quando jovens a pelagem é preta e branca e vai ficando vermelha com o tempo. Vale a pena fazer esse passeio. Também precisa juntar um grupo para fretar o barco é sempre com chorar bastante o preço (10,00 por pessoa tá bem pago). Aproveitei o passeio da revoada dos Guarás e pedi para o rapaz da lancha me deixar em Atins que ficava bem pertinho de onde fomos. Existe uma forma de ir direto de Barreirinhas para Atins com um carro de linha que leva por volta de 3 horas. O caminho é bem sofrido, mas parece ser mais barato que subir o rio de voadeira. Os caras da voadeira não gostam muito de ir até Atins, e se levarem vão cobrar mais caro com certeza. 05/set - Atins - Dormitório da Tia Rita (98) 9968.6094 - R$15,00A tia Rita é uma fofa !! Se chorar ela cobra 10,00, mas eu fiquei com pena pq eles são muito simples e não tive coragem de pechinchar. Em Atins as pessoas são muito simples. É um vilarejo sem nenhuma infra-estrutura para turismo. Com excessão de duas pousadas melhores, mais caras e que oferecem passeios de carro: a do Rancho, também conhecida como a pousada do Buna (o cara é gente boa!!) e a Filho dos Ventos. Se for ficar na Pousada do Buna, liga para avisar que está chegando, que ele manda um toyota buscar na praia. A caminhada até a pousada dele debaixo do sol quente é comparável a uma participação de "No Limite". Por Atins é possível visitar o outro lado dos Lencóis Maranhenses e também tem a praia que é maravilhiosa para fazer caminhadas. Mesmo que não se hospede na Pousada do Buna, é possível fechar com ele o passeio para os Lençóis. Todo mundo conhece ele a tia Rita por lá, e em Caburé também. 06/set - Atins/Caburé - Barco Simples c/ Israel - R$10 Foi meio difícil conseguir um barco para volta para Caburé, uma vez que quase ninguém vai até Atins, mas a tia Rita tem o telefone de um cara chamado Chico da Fia que vem te buscar com voadeira. É só ligar e combinar. Neste caso leve o celular ou um cartão telefónico (tentei comprar o cartão e tinha acabado) para ligar de orelhão. Como ele queria me cobrar 30,00, chorei, ficou 20,00 e por fim acabei indo com um barquinho a motor diesel por 10,00 com o Israel (todo mundo conhece ele por lá também). O barquinho é bem lento e vc chega completamente encharcado em Caburé. Ele só me cobrou 10,00 pq estava indo para lá. No dia anterior tinha pedido 30,00 também. 06/set - Caburé/Paulino Neves - Bugue - R$30 Pode-se pegar carros de Caburé para Paulino Neves, mas também precisa formar um grupo de quatro pessoas para não ficar muito caro. De Caburé para Paulino Neves leva mais ou menos 1 hora pela praia. O visual é legal. Não existem carros de linha, e vc tem que ficar esperando aparecer alguém. Sempre aparece mas não dá pra ter certeza de horário, a não ser que você peça para o pessoal das pousadas mandar vir alguém buscar, e neste caso deve ficar bem caro. Se der sorte de pegar algum carro que está vindo trazer alguém de Paulino Neves para Caburé, eles vão cobrar menos pq afinal estão voltando para Paulino Neves de qq forma. Caso contrário, será cobrado o valor do frete normal que é 40,00. Depois de muita conversa, paguei 30,00. 06/set - Paulino Neves/Tutóia - Pau-de-arara - R$5,00 Cheguei a tempo de pegar o pau-de-arara que saía 14h00, e levou mais ou menos 1 hora para chegar em Tutóia. Aventura total: sentada nas madeiras atrás do caminhão, engolindo poeira pela estrada de terra. Divertidíssimo para quem não faz isso todo dia. Dei sorte e não peguei o horário do rush. Os carros que estavam vindo de Tutóia vinha lotados com as pessoas amontoadas: tenebroso !! 06/set - Tutóia/Parnaíba - Ônibus - R$9,50 Todo mundo prefere pegar o barco que sai de Tutóia para Parnaíba, que leva 8 horas, lotado, e custa 20,00 (acho) para fazer a travessia do Delta do Parnaíba. Mas como descobri que existia em Parnaíba um passeio de barco pelo Delta, resolvi me polpar das 8 horas na rede e peguei o ônibus que levou 3,5horas. 07/set - Parnaíba - Pousada Tia Mana 86) 323.9752 - R$20/diária com café No ponto final do ônibus tem uns taxistas que te levam para alguma pousada perto do porto para fazer o passeio do Delta. No nosso caso ele nos levou para a Pousada da Tia Mana por R$5,00, que tinha um preço bom e o lugar é simples e bem cuidado com um bom café da manhã. Tome muito cuidado com as dicas do pessoal de Parnaíba. Deu para perceber que existe acordos entre pousadas, agências de turismo e taxis: um indica o outro e fala mal dos que não estão no mesmo grupo. A tal da tia Mana por exemplo, insistiu que fizéssemos o passeio pelo Delta pela agência Clip no fim a outra agência foi ótima também. Senti isso em várias pessoas que conversei para pedir informação. Eles são todos acordados e só pensam em tirar vangatem do turista. Não caia na lábia do povo de lá !! 07/set - Passeio pelo Delta do Parnaíba - Agência Morais Brito (86) 321.1969 - R$25 Nós tinhamos dado os nomes para fazer o passeio no dia anterior a noite com a agência Clip a 35,00, mas na hora que chegamos lá pela manhã, o rapaz da Morais Brito nos pegou na calçada e fez por 25,00. Desconfiei um pouco, mas não me arrependi. O passeio dura o dia todo, e no preço está incluso frutas pela manhã, almoço, e caranguejada. São feitas algumas paradas: a primeira numa praia perto de onde o rio encontra o mar, uma no mangue para o rapaz mostrar como pega-se caranguejo, e a última em uma duna onde serve-se a caranguejada. INFO e PASSEIOS DO DELTA DO PARNAIBA: http://www.deltadorioparnaiba.com.br/delta.htm MAPA DO DELTA DO PARNAIBA: 08/set - Parnaíba/Camocim - Viação Guanabara - R$12,5 É só ligar empresa Guanabara que eles entregam a passagem na pousada. Pegamos o ônibus da 7h00 para chegar cedo em Camocim e pegar algum transporte para Jericoacoara. A viagem demorou mais ou menos 4 horas e o táxi cobrou 10,00 para levar na rodoviária. 08/set - Camocim/Lagoa da Tatajuba - Land Rover com Daniel (88) 9961.8292 - R$30 Em Camocim foi o lugar que realmente me revoltou a máfia dos tranportes para o turista !!! Chegando na rodoviária um taxista nos cobrou 10,00 para levar até a agência que leva para Jericoacoara. O Michel da agência Solaris queria nos cobrar 160,00 e a outra agência (Koala) no cobrou o mesmo valor. Por sorte encontramos na balsa um rapaz muuuuito legal, o Daniel, que faz fretes de Land Rover, voltando de um frete de Fortaleza para Jeri. Como ele estava voltando de um serviço pelo qual ela já tinha sido pago, ele concordou em nos levar por 30,00 cada um (o preço de Land Rover normalmente é 100,00/pessoa!!!). Fiquei extremamente irritada com o cara-de-pau desse cara da agência que quando viu que ele nos daria carona, ficou pertubando a vida do Daniel pq ele estava levando a gente, e para não arrumar confusão, o Daniel precisou dar 50,00 para o cara !! O fdp ganhou 50,00 sem fazer absolutamente nada !!! Voltei na agência e avisei que ia relatar o acontecido na internet, para que as pessoas nunca utilizassem o serviço deles. Aliás tive péssimas referências da Koala em Jericoacoara também. Na verdade, se vc quer mais conforto, é melhor negociar um carro direto de Parnaíba (lá eles haviam cobrado 75,00) ou contratar esses pilantras em Camocim mesmo. A outra opção bem mais barata, é pegar o pau-de-arara que vai até Jeri por 20,00 que demora mais de 4h!!! por caminhos bem tortuosos. A viagem é bem sofrida, mas pra quem tá sem grana é a única alternativa. 08/set - Lagoa da Tatajuba/Jericoacoara - Land Rover com Daniel (88) 9961.8292 Daniel foi muito legal com a gente e até parou no caminho na lagoa de Tatajuba para a gente almoçar. Se fóssemos fazer este passeio saindo de Jeri pagaríamos uns 20,00. Ele faz fretes com a Land Rover de Jeri para Fortaleza, de Jeri para Caburé. Nos passeios maiores ele providencia pousada e tudo. Apesar do preço de fretes em Land Rover ser bem salgado, quem estiver disposto a pagar eu recomento o Daniel sem pestanejar. O cara é super gente boa, do bem a ainda por cima e amigo da Paulinha e do Baratão (veja abaixo quem são eles). 08/set - Jericoacoara - Pousada Vila Paúba (junto com a Pousada do Véio) "Paulinha e Baratão (88) 669.2101 (88) 9962.8955" - R$26 diária com café no quarto simples Eu tinha recebido referências da Pousada do Véio, apesar de já ter ficado outros lugares em Jeri (terceira vez que fui para lá). Mas a Pousada da Paulinha e do Baratão que fica junto com a Pousada do Véio (pai do Baratão) tem os melhores preços agora. Paguei no quarto simples (ventilador) 26,00 com café da manhã. Você pode optar por pagar 20,00 sem café da manhã. O café não é servido na pousada e sim num café que eles tem convênio do lado da pousada. A Paulinha te dá o ticket de manhã e você vai comer lá. É um belo café da manhã, super bem servido. Não posso deixar de comentar que a Paulinha e o Baratão são pessoas maravilhosas e super do bem !!! Me senti como se estivesse em casa!! Bom, em Jeri tem algumas coisas tradicionais para se fazer: ver o pôr do sol na Duna do Pôr-do-Sol, passeio de bugue pelas Lagoas do Paraíso e Azul (30,00 p/ pessoa se conseguir fechar grupo de 4 pessoas), passeio de bugue na lagoa de Tatajuba, comer os pães de queijo, banana e côco na padaria Santo Antonio que abre 3 da manhã, comer crepes no Naturalmente (imperdível!!!), tomar café no Café Brasil ouvindo um som super bom, andar até a Pedra Furada e o Mangue Seco e passar um dia todo sentado vendo o pessoal velejar no Clube dos Ventos; Tenho que confessar que Jeri não é mais a mesma: ficou eletizada, tudo está mais caro (em 2003 paguei 15,00 na pousada com café!!), está lotada de pousadas e restaurantes. Mas a beleza natural não deixa que Jeri perca seu charme. Eu simplesmente amo Jeri. 14/set - Jericoacoara/Fortaleza - Redenção - R$30 Dia de ir embora é muito triste !!! Compre a passagem de ônibus na Casa do Turismo. Fora de temporada existem dois horários: saindo 22h00 e chegando por volta da 6h00 em Fortaleza e saindo 14h00 chegando 21h00 em Fortaleza. O ônibus tem ar condicionado bem gelado !!!! Leve blusa. Eu sempre prefiro o horário da noite para ir dormindo. 15/set - Fortaleza/Albergue Atalaia (www.alberguedajuventudeatalaia.com.br) - R$30,00/diária com café Como eu já conheço o lugar, eu fico em uma parada que o ônibus faz na praia de Iracema e vou a pé até o Albergue. Para quem pegar o ônibus que chega em Fortaleza de madrugada (5h) e não conhece direito o lugar, recomendo ir até a rodoviária e pegar um táxi. Como meu vôo pela BRA era 13h, eu paguei meia diária, só para dormir um pouco, tomar café e tomar um banho. O café da manhã é muito bom !! O táxi até o aeroporto custou 20,00 e o pessoal do albergue chama para você. 15/set - Fortaleza /São Paulo - BRA (www.voebra.com.br) - Agência Mondial - Juliana (11) 3259.6922 - mais ou menos R$450 Vôo direto. Chegada em SP mais ou menos 16h00. A BRA tem ônibus executivos novinhos em folha que leva gratuitamente passegeiros de Congonhas para Guarulhos e vice e versa. Os horários dos ônibus dependem do horários do seu vôo. Informe-se diretamente com eles. PS: Despesas com refeição: considere uma média de 10,00 a 15,00 por refeição na viagem toda (almoço e jantar) DELTA DO PARNAIBA ATÉ TUTÓIA: Relato: navegando-pelo-delta-do-parnaiba-t19967.html Navegando pelo Delta do Parnaíba Ir de barco ou de busao? Eis a duvida cruel q tive ao decidir como me trasladar os quase 150km q distam da cidade piauiense Parnaíba até sua vizinha maranhense, Tutóia. Já haviam me alertado q de busao a viagem era breve - em torno de 2hrs - e cômoda, enquanto q de barco era tediosa e demorada. Algo de 10hrs! Com desvantagens tão obvias assim, ir de barco tinha apenas a seu favor o fato de percorrer um trecho significativo dos 2700 km2 do Delta do Parnaíba, espetáculo natural resultado do derradeiro suspiro no mar do Rio Parnaíba, ilustrado por 77 ilhas, milhares de igarapés labirínticos, manguezais, dunas, praias desertas, fauna riquíssima e um povo com cultura singular. Ir de barco ou de busao? Sempre contrariando o bom senso, a resposta era mais q óbvia, ainda mais em se tratando de uma rara oportunidade - antropologicamente falando - de conhecer este trecho selvagem da costa entre o Piauí e Maranhão. São 10hrs da manha de quinta-feira e o sol abafado castiga a pele no Porto das Barcas, simpático píer cercado de um casario colonial decadente, hj transformados em bares ou agencias turísticas q fazem do porto seu pto de partida p/ passeios pelo Delta. Já não tão movimentado qto inicio do séc passado, o Porto das Barcas ainda continua sendo porta de entrada do Delta. Enquanto aguardo minha amiga Dani, observo o pouco movimento do local - inferior ao da noite, bem mais agitado - mesmo sendo dia de saída do "Cidade Tutoia", único barco de linha q faz o trecho Parnaíba-Tutoia (e vice-versa), em dias alternados. Por sorte, minha amiga mochileira chegou um pouco antes da barca partir. A mineira Rosa já estava bem acomodada numa rede bem no meio da embarcacao, onde haviam outras sobrando p/ nós e outros gringos q logo chegaram. Os demais passageiros eram locais repletos de pacotes, principalmente gente idosa. A barca (ou gaiola, chalana, recreio, etc) lembra muito seus similares na Amazônia. É simples e não muito gde, com 2 andares básicos, sendo o de baixo reservado às maquinas e, impregnado de cheiro de oleo queimado, havia tb um diminuto "bar" q se resumia a um balcão de madeira e um enorme isopor no chao. Felizmente, tínhamos algo pra lanche alem de nossa própria água p/ consumo, imprescindível! Assim, deixamos devagar a pequena cidade pelas águas mansas - ora barrentas ora escuras- do Rio Igaraçu, um braço maior do Parnaíba. O calor é um estimulo à preguiça e td mundo parece se espreguicar em suas redes afim de passar morosamente o tempo; enquanto Rosa e Dani lêem um livro, apenas me resigno a deitar na rede e apreciar a paisagem q se descortina diante mim, ilustrada de campos de pastagens sem-fim e pipocadas de algumas casinhas aqui ou acolá. Forrando os mesmos, milhares de carnaúbas se destacam da horizontalidade da paisagem. Esta palmeira nativa já teve seu apogeu no passado, afinal dela se aproveitava tudo, desde seu palmito, tronco, folhas e ate seu óleo. Alguns bois transitam por este quadro, assim como lavadeiras e pescadores exercem seu duro oficio rente o leito do rio. Logo, as gdes e pequenas fazendas ficam p/ trás e parece estarmos entrando definitivamente em terreno selvagem, onde se destacam varias praias fluviais e algumas belas dunas, cuja coloração alaranjada contrasta com o esmeralda da densa mata ao redor. Aqui, Dani dá uma dura bronca nos gringos - dois suíços de meia idade - q fumavam freneticamente e jogavam as bitucas no rio, havendo um cesto de lixo bem na frente deles. No leito, peoes lavam seus cavalos a contragosto dos bichinhos, enquanto no rio algumas canoas e jangadas com velas remendadas, feitas de retalhos, cruzam pela barca, sentido contrario. O aceno aos pescadores é sempre gentilmetne retribuído pelos seus ocupantes, voltando quiçá de mais um dia de batente do mar. Por volta do meio-dia a barca encalha num banco de areia. O rio aqui é raso e a hábil manobra de Seu Joao não bastou p/ fugir à esse imprevisto. Tb pudera, em alguns trechos a derrubada de arvores (e mangue) por fazendeiros próxima a margem proporciona o assoreamento dos rios e, conseqüentemente, seu alargamento, tornando-os rasos. E pelo q ouvi dos passageiros, barca encalhada parece ser rotina, assim como a embarcacao sair da rota apenas p/ buscar algo na margem. Haja paciência de Jó. O jeito foi esperar quase uma hora, pacientemente, a maré subir p/ voltar a andar. Enquanto isso, deito na rede onde tiro um breve cochilo. Novamente em movimento, não demorou e já estamos no Rio Parnaíba, já bem mais largo e amplo. É a maior "avenida" daqui e por onde transitavam outros poucos barcos de diferente calado. Não é a toa q é o 2º maior rio do nordeste depois do São Francisco. A medida q descemos o rio, os horizontes se ampliam de tal forma q a impressão q se tem é estar quase proximo do mar devido as enormes ilhotas q vão surgindo. Mas não, e é exatamente esta particularidade q faz deste rio o q é. Todo rio deságua no mar numa foz, já o Parnaíba deixa de ser um rio só bem antes de chegar ao Atlantico e se ramifica em 5 braços principais q são Igaraçu, Canárias, Caju, Carrapato e Tutoia, e seu leito multiplica-se em dezenas de ilhas, igarapés, manguezais, dunas, praias e fauna abundante. Visto de cima, o formato deste conjunto se assemelha a um triangulo invertido, ou à letra grega Delta. Similares no mundo? Apenas o Nilo, no Egito, e o Mekong, no Vietnã. Logo adentramos um dos muitos braços de rio no meio deste labirinto vegetal, agora com paisagem de puro mangue, onde garças e outras aves descansam nos galhos da densa mata ao redor. Bem acomodaddos nas raízes altas sob a lama espessa, curicacas, gaviões e colhereiros observam atentamente nossa passagem. E assim a viagem prossegue, calma e tranqüila, onde apenas o ruído intermitente do motor quebra o silencio q paira no ar. A ansiedade toma conta de mim, pq não dá pra ficar somente deitado na rede, é ate angustiante. Mas tb não dá pra transitar constantemente num emaranhado de redes e cargas naquele espaço exíguo. O jeito é as vezes se trasladar "por fora", ou seja, se agarrando pelas laterais da embarcação, com o risco de cair no rio. A maioria dorme, mas eu fico ora apreciando a paisagem, ora batendo papo com minhas amigas, ora batendo fotos. Destaque pro "banheiro", q é uma coisa de louco: q não passa de uma precária cabine c/ um vaso de plástico furado onde se vê o rio abaixo. Estando bem acima do motor do barco, me pergunto como as mulheres conseguem ficar mais tempo p/ suas necessidades dentro daquele cubículo q mais parecia microondas, devido ao calor infernal em seu interior. O enorme igarapé se amplia em meio à mata e, numa curva de rio, eis q surge no meio do verde um sinal de civilização, traduzido em pequeninas e simples casas de madeira. Eram 16:20 e chegávamos a Carnaubeiras, onde faríamos uma breve parada. Parece q o povoado td se aglutinou p/ receber o barco, enquanto algumas crianças brincam no rio, pulando do q restou de antigos e rusticos trapiches. Todos os passageiros descem aqui p/ esticar as pernas, mas a gde maioria vai ficar por aqui mesmo. Muitos pescadores exibem ou embarcam seus "engradados de carangueijos", principal fonte de renda do povo daqui, afinal o q não falta aqui é mangue. O chão do pequeno cais esta forrado destes bichos ainda vivos, amarrados de 4 em 4, no q se chama de uma "corda", e pelo q recebem menos de 50 centavos!! Vida dura de um trabalho insalubre, se levarmos em conta o duro q é passar o dia chafurdando na lama e encarando pernilongos p/ apanha-los. Nesse breve pit-stop, eu e as meninas damos uma rápida volta pelo vilarejo, mas não há muito o q ver. Carnaubeiras é um ovo sem atrativo algum no meio da mata. Tomamos um refri num casebre improvisado como bar, p/ logo retornarmos à barca q anuncia sua partida. Com menos passageiros, temos o convés praticamente livre de redes e fica mais fácil transitar. Melhor assim. E assim a viagem prossegue sinuosa em meio aquela avenida aquática. O verde denso q margeia todos os percursos fluviais mais os próprios rios e igarapés formam uma paisagem linear, q não sofre alterações ao longo dos kms. Como o horizonte é quase imutável, tem-se a impressão de não sair do lugar. Parece q o tempo pára, não há motivo pra pressa, restando somente o relativo prazer de apreciar a paisagem. Tanto q o tempo e distancia são medidos em dias/barco. Eu e Dani vamos p/ frente da barca, onde temos a oportunidade de conversar com o "motorista" , Seu João, q direciona o leme do barco numa cabine tão apertada qto àquela na qual descansa, logo atrás da primeira. Nesta, uma pequena cama se espreme junto uma escrivaninha ornada com uma enorme arcada de tubarão, Seu João nos conta da vida no Delta, e q o fluxo de barcos por ali já foi bem maior, q mesmo sendo o único q agora faz o trajeto já não compensa como antes. Mas como é o único q sabe fazer, não saberia viver de outra maneira. So não sabe precisar ate quando. Conhecedor da região como ninguém, sabe precisar cada meandro do delta e distinguir cada ilha pelo nome. Ilhas do Manguinho, Mangue Seco, Barracoa, do Papagaio, do Enforcado, do Carrapato, da Desgraça, e muitas outras q p/ mim não passavam de amontoados enormes de verde no meio do rio, Seu João diferenciava cada uma com a argúcia inata de quem já perdeu a conta de qtas vezes navegou ali. A famosa Ilha do Caju, cobiçado de$tino ecoturista, teria passado desapercebida p/ nos não fosse pelo aviso dele. Assim como nos falou da abundante fauna nas águas do rio, onde espécies como o peixe quatro-olhos, pescada amarela, cações, baiacus e muitos outros convivem com tartarugas e ate jacarés, mangue adentro. Como um espelho, as aguas límpidas refletem o ceu equatorial azul e a floresta, densa e majestosa, se apresenta sem pressa, a cada curva do caminho, onde novamente o rio parece se ampliar. No alto das arvores bandos de guarás rasgam o céu com sua coloração escarlate, fruto de sua dieta exclusivamente de crustáceos. Fora isso, apenas alguns botes davam o ar da graça, escondidos no meio dos igarapes. Abarrotados de catadores de carangueijos, deviam estar retornando p/ suas respectivas vilas após mais um dia exaustivo de serviço. Enquanto isso, no barco, um jovem da tripulação passa recolhendo os R$30 da passagem. Por volta das 17:30 há uma breve parada em Barreirinha, mais um daqueles povoados perdidos na mata. Aparentemente atracamos numa margem no meio do nada, sem sinal de civilização nem habitacao alguma, onde muitos restos de crustáceos e ate algum lixo deixavam claro ali ser pto de encontro de pescadores. De repente, do meio da mata e por meio de uma trilha enlameada, aparece o único senhor q deixou uma carga p/ ser levada. Pra depois se embrenhar novamente na mata, onde o vilarejo de Barreirinha quiçá se mostrasse maior. E prosseguimos a viagem, já com temperatura mais amena, habitual de final de tarde. As margens dos barrancos deste trecho estão forradas de uma planta q consiste num caule grosso e termina numa gde folha, a uninga, típica de mangue. Somente as 18:40 tivemos nossa ultima parada, desta vez no rio mesmo, proximo de uma enorme ilha. Pois é, aquele era o vilarejo de Barrinha, enfiado ilha adentro, onde famílias nativas de pescadores levam a vida no balanço dos rios. Na margem da mesma, uma canoa se aproxima embarcando duas mulheres com crianças no colo. E a viagem prossegue calma, sem pressa alguma, em meio a uma avenida de água q ora se afunila ora se alarga. Enquanto as pessoas se distraem jogando dominó ou batendo papo, eu, Dani e Rosa deitamos nas redes, no ócio mais justificado do mundo e em plena contemplação da revoada de bandos de marrecos, garças e socós rasgam o ceu naquele final de dia iluminado de tons alaranjados. Escurece, finalmente. Navegar no escuro é uma experiência meditativa e fascinante, ainda mais qdo surge uma enorme lua cheia q se reflete no majestoso e calmo espelho dágua. Sons da algazarra promovida por macacos-prego oriundos da mata tornam a experiência única. Uma brisa mais forte toma conta do convés, indicando q estamos num trecho mais amplo e aberto, provavelmente bem proximo do mar onde as águas doce e salgada se mesclam. O vento traz o frio q nos obriga a vestir agasalhos, assim como traz algumas pequenas marolas q fazem a embarcação sacolejar, balançando as redes. Subitamente, eis q surgem a nossa frente pontos faiscantes de luz em meio a total escuridão. É Tutoia, nosso destino final, onde o emaranhado de ilhas do delta se desfaz. E onde finalmente atracamos quase as 21hrs. A pequenina cidade parecia festejar algo dada a movimentação dos locais em meio aos quiosques e o belo casario dali. Todos descem no cais, onde um borburinho já se formara antes mesmo de atracarmos e q ganha volume com o alvoroço de meninos esperançosos de ganhar algum troco carregando bagagem ou indicando hospedagem. E é justamente com um deles q conseguimos dica de pousada, a Pousada dos Guarás, proximo dali a um precinho bem camarada. Assim, eu, Rosa, Dani e os suíços dávamos inicio a uma curiosa trupe q, simbioticamente, perduraria pelos dias sgtes rumo Rio Novo, Caburé e Barreirinhas. Mas ate ali era fim de viagem pelo delta. Atualmente, barcas como o Tutoia, q singram o Delta do Parnaíba de cabo a rabo, estão cada vez mais vazias, levando em sua maioria turistas. As recentes estradas trouxeram uma alternativa mais rápida a seus moradores da região. Mas como disse Seu João, quiçá haja ainda esperança pra estas outrora tradicionais embarcações, sustentando-se mais como barcos de passeio q de turismo. Mas mesmo assim, segundo ele, não compensa. Ele apenas mantem sua barca no suave balanço dos rios por estar irremediavelmente ligado ao passado, e fica difícil tecer previsões otimistas de sua existencia futuramente. Essa aparente falta de rumo traduz o espírito aventureiro de quem decide singrar esse labirinto de natureza tão intensa, múltipla e singular q é o encontro do Parnaíba c/ o mar, o único delta em mar aberto da América. Citar
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