Membros Mariane Andrade Postado Abril 13 Membros Postado Abril 13 (editado) Expondo aqui o esqueleto do meu mochilão sem data para voltar.... Lembre-se que os destinos são escolhidos conciliando as vagas disponíveis pela Workpackers. Primeiro destino Rio de Janeiro, saindo de Curitiba. Pretendo ficar um mês pela cidade, dependendo dos custos (que eu ainda venho calculando). De lá saio para Minas Gerais, em direção a cidade de Capitólio, pela região quero conhecer Pimenta, uma cidadezinha de Minas gerais com uma vida badalada nas margens do rio, apelidada de litoral mineiro. Ainda não decidi qual das duas irei ficar, provavelmente em Pimenta e tire um role por Capitólio por um dia, para realizar o famoso passeio de lancha, mas aceito sugestões, tanto de passeios e experiências quanto de cidades Mineras legais de se conhecer! Para quem me acompanha por aqui, viu que eu não consegui incluir o Mato Grosso no meu roteiro, infelizmente fica muito fora de rota do meu destino final. Então deixei esse lugar para conhecer em uma viagem posterior com meu pai ❤️ Dito isso, sigo de Minas Gerais para o litoral Bahiano. A ideia é passar por Caraíva, Trancoso, Itacaré, Ilha de Biopéba, Lençois e finalizar a Bahia na Chapada Diamantina. Aceito dicas de outras cidades que finalizem perto de Lençois ou da Chapada, mas, acredito eu, que esse estado esteja com o roteiro final ja bem esquematizado, apesar de eu ainda não ter finalizado as cotações dos transportes entre as cidades (SIM GIRLS, planejamento muito importante pra economizar grana no mochilão). Da Bahia seguiremos para o Alto Paraiso de Goias - GO, na famosa Chapada dos Veadeiros. Aqui eu ainda não sei se não vou incluir uma cidade antes, porque acredito que eu não gostaria de sair de uma Chapada e ir para outra, mesmo que as duas sejam muito diferentes, ainda não sei se seria coloca-las uma logo após a outra, bom de príncipio é isso. Essa parte do roteiro fica meio incerta, porque não quero colocar os bois na frente da carroça, longe de mim querer ter um roteiro enraizado e não aproveitar as regiões como elas merecem, claro que tambem verifico as melhores datas e as previsões para esquematizar o roteiro, mas não quero que vire uma "obrigação". Pensando nisso deixei esse "final de roteiro" mas leve e sem muitos prazos. Me despeço da Chapada dos Veadeiros e dou um pulo por Palmas, no objetivo de tirar uns dias pelo Jalapão. Do Jalapão para Álter do chão, depois Itacoatiara e Manaus, afinal, o objetivo era sair em uma viagem de barco de 7 dias pelo rio Amazonas, finalizando em Tabatinga, atravessando por Leticia, a cidade mais ao sul do meu primeiro destino internacional: COLÔMBIA. Deixo aqui o espaço aberto para sugestões que possam melhorar a logística, ou o custo dessa aventura. Editado Abril 13 por Mariane Andrade 1 Citar
Membros Toshio Tuboi Postado Abril 25 Membros Postado Abril 25 Não sei qual é exatamente seu objetivo nesse mochilão, mas como vc está indo pro norte, se der pra encaixar mais uma cidade eu recomendaria muito passar por Belém do Pará. Eu sou nômade digital e viajo de carro com objetivo de conhecer o nordeste (e inclui Belém/PA (norte) depois q soube q dá pra ir de carro de "boas"). Eu curti mto a cidade e até estendi minha permanência nela para aproveitar melhor, pois é uma cidade grande atípica do resto do Brasil, devido a mistura de muita natureza, uma mistura histórica e cultural muito grande, sem contar a comida diferenciada que não achamos fácil no sul, como maniçoba, tacacá, açaí puro, pato no tupuci e outros. Também tive sorte de achar um bom "guia turístico", nesse caso foi o cara do airbnb q me levava pra conhecer os locais, e sem contar q fiz amizade com o pessoal daqui. Ah, como em qqr cidade grande tem seus problemas, acho q o q vc pode sentir mais impacto em Belém é o custo de vida alto. Bom, é só uma sugestão. No final eu curti mto Belém, mas talvez nem seja tão vantajoso pq como vc vai passar por Álter do Chão e Manaus, talvez tenha coisas parecidas por lá (tirando o contexto cultural) e sem contar que tem q ver se aparece algo no Worldpackers. Uma coisa q tbm recomendo dar uma olhada é ver o transporte, pois dependendo do local, talvez seja até válido viajar de barco do que avião (qndo estiver no norte). Recomendaria os lençóis maranhenses tbm, q é do lado do Pará, mas é mto fora da sua rota. Porém é um local bem diferente do que vimos pelo Brasil afora, é uma coisa própria do litoral nordestino aqui na parte superior do Brasil. A época recomendada é de maio a agosto, onde os lagos estão cheios. Bom, depois pode pesquisar melhor se achar interessante. Tem outros menores, mas os lençóis maranhenses é o mais conhecido e popular. 2 Citar
Membros Mariane Andrade Postado Abril 26 Autor Membros Postado Abril 26 @Toshio Tuboi Muito legal sua recomendação!! Eu fiquei muito feliz em ler seu comentário, e consegui sentir que você realmente gostou do lugar! Espero que você esteja gostando de viajar por essa região maravilhosa do nosso Brasil! Viajei com meus pais pelo litoral do Brasil em 2008, e com eles tive a oportunidade de conhecer os Lençois Maranhenses, claro, eu ainda era criança, mas consigo me lembrar da região e de como era lindo!! Mais velha tive o prazer de conhecer as chamadas fronhas maranhense, que acredito ser o que você mencionou. Por ja ter passado na região, acho que deixarei esse destino para uma próxima. Mas gostei muito das recomendações, ja estou estudando maneiras de encaixar Belem do Pará no roteiro, realmente imagino que o lugar desse ser exuberante. A culinária então, meu deus, me deixou com água na boca. Obrigada pelas suas sugestões, foram muito pertinentes para o meu roteiro! Espero que possamos compartilhar mais dicas juntos! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.