Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Turquia

A Turquia é um país que tem uma cultura riquíssima e muito diferente do Brasil. Eu estive em uma viagem de 20 dias em outubro de 2010 por alguns países da Europa como Alemanha, Suíça, França e Turquia. Na Turquia eu passei apenas por Istambul em 2010.

Agora retornei em junho de 2011 para conhecer melhor várias partes da Turquia que eu não tive tempo de ver antes. Esse meu relato é uma mistura de vários passeios que já fiz, com sugestões de roteiros a seguir. Espero dar uma visão ampla sobre esse país que já conquistou meu coração.

O post é dividido em 3 partes: Istambul, Capadócia e o Cruzeiro (Blue Cruize) que não é um roteiro comum aos brasileiros.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110628075524.JPG 375 500 Legenda da Foto]Bandeira da Turquia.[/picturethis]

Istambul

Istambul e a única cidade onde você pode jantar em um restaurante maravilhoso entre os continentes da Ásia e Europa. E uma cidade diferente, não é como as outras cidades da Europa onde e tudo arrumadinho e certinho. Eles falam alto, tentam conversar com os turistas o tempo todo, e é impossível voltar daqui sem fazer muitos amigos.

Localização: Para escolher onde ficar, o ideal e ficar em Sultanahmet se você quiser ficar do lado da Europa, na parte antiga. Do lado da Ásia o interessante e estar bem perto da grande rua Taksim. Tem várias opções de hotéis, ou até mesmo albergue para quem quer economizar. Escolha bem onde ficar, pois da primeira vez fiquei em um hotel que não gostei muito. Era um pouquinho longe, e depois descobri que tinham opções do mesmo preço mais bem localizadas.

Roteiro para 4 dias: Como já fiquei vários dias aqui, vou falar um pouquinho sobre cada lugar que são imperdíveis. Acredito que é possível conhecer bem Istambul em 4 dias, para quem tiver mais ou menos tempo, basta adaptar-se.

Istambul - Primeiro dia: Sultanahmet

Sultanahmet e o nome de uma região da cidade antiga. Tem vários lugares inesquecíveis para conhecer. Comece observando o Hipódromo, e dois lindos monumentos que são a Hagia Sophia (entrada = 20 liras) e a mesquita azul.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110628080814.JPG 500 375 Legenda da Foto]Mesquita azul - Leve um lenço e entre[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110628080949.JPG 375 500 Legenda da Foto]Santa Sophia - Reformada recentemente[/picturethis]

Para almoçar tem vários restaurantes bem próximos. Convido a todos para conhecer uma rua muito charmosa, com restaurantes deliciosos, bar e café que não são caros e que não fica no meio da bagunça. É bem atrás da Hagia Sophia e o nome da rua e Akbıyık Cad.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110628081256.JPG 500 332.386363636 Legenda da Foto]Ótimos restaurantes - Na Akbıyık Cad. durante o dia e ótimo para almoçar com calma. Durante a noite, pra quem quer experimentar Narguile... é uma baladinha de turistas super animada...[/picturethis]

Logo depois do almoço, vá para o Topkapi Palace (entrada = 20 liras), que fica ao lado. Conhecer o Palácio Topikapi não é apenas entrar e tirar fotos (até por que não é permitido tirar fotos dentro das galerias). Você tem que curtir o jardim… Pra quem gosta de ler, sente, leve algumas cerejas frescas que são vendidas em todos os mercados (ou no restaurante do museu, com um preço mais alto) sinta o vento e observe os piqueniques que as pessoas fazem. Tire a tarde para caminhar, tirar fotos, visitar as salas e no final se encante com a vista maravilhosa, das duas pontes sobre o Bosforo, e o encontro da Ásia com a Europa. Para visitar o Harém são cobradas 20 liras a mais. Cuidado, se passar das 5 da tarde não é possível entrar mais. Isso foi o que aconteceu comigo… sniffffff…

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110628092340.JPG 375 500 Legenda da Foto]Palácio Topkapi - Os lindos jardins do palácio Topkapi[/picturethis]

Ainda de tarde visite a Cisterna. Se der tempo, conheça o Grande Bazar, que fica bem próximo, 10 minutos de caminhada e aberto ate as 7.

Aproveite para passar a noite em Sultanahmet e jantar na rua dos peixes. Tem vários restaurantes que servem peixes como prato principal. Isso depois das intermináveis entradas e saladas. Aprecie a música e Dança gratuita, diversão garantida que vale muito a pena.

Istambul – Segundo dia: Bosforo

Contrate um passeio no Bosforo através de uma agencia de viagem. Eles pegam na porta do hotel e fazem um roteiro que seria muito difícil fazer sozinho.

Eu indico a agencia que eu contratei, e fiquei super amiga deles. Um dos sócios fala português e eles adoram clientes brasileiros. O nome da agencia é bonita tour (http://www.tourbonita.com).

O passeio inclui: 30 minutos no Bazar de especiarias, passeio de barco no Bosforo durante toda a manhã, almoço, passeio no lado da Ásia, entrada no palácio e vista do mirante çamlıca hill.

Istambul – Terceiro dia: Comprinhas

Tire um dia apenas para fazer compras. Os homens que me desculpem, mas tenho certeza que as mulheres concordam que precisamos de um dia inteiro pra isso. Como a moeda é equivalente ao real, onde 1 lira é quase igual a 1 real, vale a pena trazer muitos enfeites e lembranças.

O metro liga os principais roteiros de compra: Grande bazar, Bazar de especiarias (Spice Bazar) e a rua Taksim. Percorrendo nessa ordem, o dia acaba na rua mais movimentada e democrática da cidade. Lá tem diversos restaurantes, além de baladinhas turcas com música ao vivo no estilo voz e violão. Para os mais animados, tem também night club. Eu fui em alguns lugares e adorei...

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110701112010.JPG 332.386363636 500 Legenda da Foto]Gran Bazar – Os turcos adoram negociar e os preços iniciais caem bastante. Pechinche o máximo que puder e o tanto que sua cara de pau permitir. Em geral os preços caem 30%.[/picturethis]

Istambul – Quarto dia: Princes Island

Eu sinceramente não fiz esse passeio, mas queria muito ir. São umas ilhas perto de Istambul que tem como ir e passar apenas o dia. Ou ainda dormir lá pra quem animar.

Comida

Ainda falando sobre comida, tem vários restaurantes nos terraços dos prédios. Vá em pelo menos um para jantar ou tomar café da manhã, é muito bacana.

Tem várias opções de lanches baratinhos para comer durante o dia. As lojas de doce são uma perdição (acredite, engordei na viagem e acho que a culpa toda são dos doces).

Por fim, tem vários lugares que servem jantares durante a apresentação de shows com música e dança tradicional turca. Eu fui e amei!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...