Membros Geraldo Tavares Postado Junho 12 Membros Postado Junho 12 (editado) GOBEKLITEPE E KARAHANTEPE Um dos mais misteriosos sítios arqueológicos que visitei está na Turquia ,a qual tive a oportunidade de conhecer este ano. Se trata de Göbekli Tepe , situado no sudeste do país na fronteira com a Síria. Raramente brasileiros visitam este isolado sítio por motivos que vão do desconhecimento da importância ou por estar fora das rotas turísticas convencionais , assim tive muita dificuldade em conseguir informações detalhadas para chegar ao meu objetivo, por isso resolvi compartilhar minha saga para ajudar futuros viajantes que gostem de conhecer antigas civilizações . Com idade estimada em cerca de 11.6 mil anos antes de cristo, é o mais antigo assentamento humano conhecido com construções. Para se ter uma idéia, as pirâmides egípcias tem 5 mil anos e os círculos de Stonehenge na Inglaterra 6 mil anos . Então, até 1994 quando foi redescoberto pelo arqueólogo alemão Klaus Schmidt, se achava que nesta época o homem era apenas caçador e coletor de frutas e ervas e, não teria organização, motivação ou capacidade técnica de construir estruturas complexas com megálitos pesando toneladas..........,então a história teve que ser reescrita, mostrando que a humanidade é muito mais antiga do que se supunha até então. Os megálitos de várias toneladas em forma de "T" são a principal característica desta arquitetura ímpar. O mais incrível, é que os estudiosos acreditam que por algum motivo essas estruturas foram enterradas pelos construtores em algum momento da história. A 45 km de Göbekli Tepe existe outro assentamento, denominado Karahantepe talvez ainda mais antigo que só começou a ser escavado em 2021 , e tudo ainda está na fase inicial de descobertas. Na visita que fiz pude testemunhar estruturas semelhantes ao outro sítio, mas com um detalhe importante : já foram descobertas estátuas com características humanas .. Principais informações : A cidade de Sanliurfa, na fronteira com a Síria é o ponto de partida para ambos os sítios , distando cerca de 45 km de Goblekitepe e 60 km de Karahantepe . O acesso a sanliurfa pode ser feito via áereo de Istambul com 2 horas de duração , ou de ônibus , distando 1.282 km de Istambul em um percurso de mais de 13 hs de viagem . Eu optei pelo transporte aéreo , onde se pode conseguir bons preços comprando com antecedência . O segundo trecho Sanliurfa – Goreme ( Capadócia ) eu havia agendado fazer pela cia Flexibus , mas infelizmente tive uma péssima experiência , pois a viagem foi cancelada sem aviso prévio por email ou fone, só constando um aviso no site. Para quem chega de avião , o centro da cidade fica a cerca de 22 km e existem dois meios de transporte a partir do aeroporto : Taxis ( cerca de 120 reais ) e ônibus especial ( cerca de 28 reais/pessoa), o ticket pode ser comprado na hora com o motorista. Sanliurfa é uma cidade grande com uma população de cerca de 1.200.000 habitantes , e isso é uma informação relevante pois pode impactar na sua hospedagem. Ao escolher um hotel optem por algum vizinho ao Museu Arqueológico já que é um ponto crucial para se deslocar na cidade . Como eu não sabia dessa informação fiquei em um hotel próximo ao principal bazar da cidade onde veículos / taxis , não tem acesso pelas estreitas ruas , assim tivemos que caminhar um quarteirão com malas por ruelas íngremes até o hotel. Como chegar aos sítios Arqueológicos : O acesso aos sítios podem ser feitos com a contratação de taxi ( 1400 a 1500 liras) , por volta de US$ 38 , por guias com veículos próprio ( paguei 50 euros para karahantepe ) ou ainda por transporte público . Sim, existe um transporte público onde se chega a Goblekitepe por meros R$ 3,75 !!!!! Mas atenção : o pagamento só é feito por cartão de transporte local ou cartão internacional de crédito , o meu cartão WISE neste caso não foi aceito e tive que usar o VISA ourocard, também não aceitam dinheiro em espécie. Um dos pontos deste ônibus de número “ 0” é ao lado do Museo Arqueológico , e passa em intervalos de uma hora . Existem outros sítios que podem ser agendados como Mardin, Nemmut, entre outros mas que exigem deslocamento de carro . Em Sanliurfa existem outros atrativos como as tumbas romanas escavadas nas montanhas próximas ao centro , o Castelo de Urfa, e os Museus arqueológicos e de Azulejos romanos. Para visitar ambos museus se paga 21 euros e vale cada centavo , acreditem. O Museu de Azulejos é um museu aberto com maravilhosos afrescos pintados no solo, já o Museu arqueológico é fundamental para entende Gobeklitepe e as civilizações posteriores que se desenvolveram na região . Confesso, que deveria ter passado 4 a 5 dias na cidade mas não tinha ideia de tantas atrações por isso fiquei apenas dois dias e meio, pois esta é uma das regiões mais interessantes da Turquia. KARAHANTEPE MUSEU ARQUEOLÓGICO m GOBEKLITEPE Editado Junho 12 por Geraldo Tavares 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.