Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

KARAHANTEPE(1).thumb.jpeg.a5e03948d32504a432fc28b59bc068c6.jpegGOBEKLITEPE(3).thumb.jpeg.333c2b639032a2f8a76a8d7216d27571.jpeg     

GOBEKLITEPE   E  KARAHANTEPE

Um dos mais misteriosos sítios arqueológicos que visitei está na Turquia ,a qual tive a oportunidade de conhecer este ano.

Se trata de Göbekli Tepe , situado no sudeste do país na fronteira com a Síria. Raramente brasileiros visitam este isolado sítio por motivos que vão do desconhecimento da importância ou por estar fora das rotas turísticas convencionais , assim tive muita dificuldade em conseguir informações detalhadas para chegar ao meu objetivo, por isso resolvi compartilhar minha saga para ajudar futuros viajantes que gostem de conhecer antigas civilizações .

Com idade estimada em cerca de 11.6 mil anos antes de cristo, é o mais antigo assentamento humano conhecido com construções. Para se ter uma idéia, as pirâmides egípcias tem 5 mil anos e os círculos de Stonehenge na Inglaterra 6 mil anos . Então, até 1994 quando foi redescoberto pelo arqueólogo alemão Klaus Schmidt, se achava que nesta época o homem era apenas caçador e coletor de frutas e ervas e, não teria organização, motivação ou capacidade técnica de construir estruturas complexas com megálitos pesando toneladas..........,então a história teve que ser reescrita, mostrando que a humanidade é muito mais antiga do que se supunha até então. Os megálitos de várias toneladas em forma de "T" são a principal característica desta arquitetura ímpar. O mais incrível, é que os estudiosos acreditam que por algum motivo essas estruturas foram enterradas pelos construtores em algum momento da história.

A 45 km de Göbekli Tepe existe outro assentamento, denominado Karahantepe talvez ainda mais antigo que só começou a ser escavado em 2021 , e tudo ainda está na fase inicial de descobertas. Na visita que fiz pude testemunhar estruturas semelhantes ao outro sítio, mas com um detalhe importante : já foram descobertas estátuas com características humanas ..

Principais informações :

A cidade de Sanliurfa, na fronteira com a Síria  é o ponto de partida para ambos os sítios , distando cerca de 45 km de Goblekitepe e 60 km de Karahantepe . O acesso a sanliurfa pode ser feito via áereo  de Istambul  com 2 horas de duração ,  ou de ônibus , distando 1.282 km de Istambul em um percurso de mais de 13 hs de viagem . Eu optei pelo transporte aéreo , onde se pode conseguir bons preços comprando com antecedência .  O segundo trecho Sanliurfa – Goreme ( Capadócia ) eu havia agendado  fazer pela cia Flexibus , mas infelizmente tive uma péssima experiência , pois a viagem foi cancelada sem aviso prévio por email ou fone, só constando um aviso no site.

Para quem chega de avião , o centro da cidade fica a cerca de 22 km e existem dois meios de transporte a partir do aeroporto : Taxis ( cerca de 120 reais ) e ônibus especial ( cerca de 28 reais/pessoa), o ticket pode ser comprado na hora com o motorista.

Sanliurfa é uma cidade grande com uma população de cerca de 1.200.000 habitantes , e  isso é uma informação relevante pois pode impactar na sua hospedagem. Ao escolher um hotel optem por algum vizinho ao Museu Arqueológico já que é um ponto crucial para se deslocar na cidade .

Como eu não sabia dessa informação fiquei em um hotel próximo ao principal bazar da cidade onde veículos / taxis , não tem  acesso pelas estreitas ruas , assim tivemos que caminhar um quarteirão com malas por ruelas íngremes até o hotel.

Como chegar aos sítios Arqueológicos :

O acesso aos sítios podem ser feitos com a contratação de taxi ( 1400 a 1500 liras) , por volta de  US$ 38  , por guias com veículos próprio ( paguei  50 euros para karahantepe  ) ou ainda por transporte público . Sim, existe um transporte público onde se chega a Goblekitepe por meros R$ 3,75 !!!!!  Mas  atenção : o pagamento só é feito por cartão de transporte local ou cartão internacional de crédito , o meu cartão WISE neste caso não foi aceito e tive que usar o VISA ourocard, também não aceitam dinheiro em espécie.  Um dos pontos deste ônibus de número  “ 0” é ao lado do Museo Arqueológico , e passa em intervalos  de uma hora .

Existem outros sítios que podem ser agendados como Mardin, Nemmut, entre outros mas que exigem deslocamento de carro .

Em Sanliurfa existem outros atrativos como as tumbas romanas escavadas nas montanhas próximas ao centro , o Castelo de Urfa, e os Museus arqueológicos e de Azulejos romanos. Para visitar ambos museus se paga 21 euros e vale cada centavo , acreditem. 

O Museu de Azulejos é um museu aberto com maravilhosos afrescos pintados no solo, já o Museu arqueológico é fundamental para entende Gobeklitepe e as civilizações posteriores que se desenvolveram na região .

Confesso, que deveria ter passado 4 a 5 dias na cidade mas não tinha ideia de tantas atrações por isso fiquei apenas dois dias e meio, pois esta é uma das regiões mais interessantes da Turquia.  

KARAHANTEPE

KARAHANTEPE (1).jpeg

KARAHANTEPE (2).jpeg

KARAHANTEPE (3).jpeg

KARAHANTEPE (4).jpeg

KARAHANTEPE (5).jpeg

KARAHANTEPE (6).jpeg

KARAHANTEPE (7).jpeg

KARAHANTEPE (8).jpeg

KARAHANTEPE (9).jpeg

GOBEKLITEPE  (1).jpeg

MUSEU ARQUEOLÓGICO

mGOBEKLITEPE  (2).jpeg

GOBEKLITEPE

GOBEKLITEPE  (4).jpeg

GOBEKLITEPE  (5).jpeg

GOBEKLITEPE  (6).jpeg

GOBEKLITEPE  (7).jpeg

GOBEKLITEPE  (8).jpeg

GOBEKLITEPE  (9).jpeg

GOBEKLITEPE  (10).jpeg

GOBEKLITEPE  (11).jpeg

GOBEKLITEPE  (12).jpeg

GOBEKLITEPE  (13).jpeg

Editado por Geraldo Tavares
  • Obrigad@! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...