Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Dicas sobre o roteiro para o meu primeiro mochilão: CHILE - BOLÍVIA - PERU // SET - 2026.

Postado
  • Membros

Estou me organizando para o meu primeiro mochilão, por enquanto tenho esse roteiro em mente:
Está ainda bem sólido, sem muitos detalhes, queria dicas para essa trip, ou outros possíveis roteiros para outros países, pretendo gastar no máximo 7.000, e tenho até 20 dias livres para viajar

• Dia 1: SP ✈️ Calama ➔ San Pedro | Atividade: Chegada, transfer

• Dia 2: San Pedro de Atacama |

• Dia 3: Atacama ➔ Bolívia (Uyuni) | Atividade: Dia 1 da Expedição: Cruzar fronteira, Lagunas Coloradas

• Dia 4: Expedição Salar de Uyuni | Atividade: Dia 2 da Expedição: Deserto de Siloli, Geysers

• Dia 5: Salar de Uyuni ➔ La Paz | Atividade: Nascer do sol no Salar, fim do tour, ônibus para La Paz

• Dia 6: La Paz |

• Dia 7: La Paz ➔ Copacabana | Atividade: Ida para Copacabana, barco e bate volta Isla del Sol

• Dia 8: Copacabana ➔ Cusco | Atividade: Retorno de barco e ida a Cusco

• Dia 9: Cusco |

• Dia 10: Cusco |

• Dia 11: Cusco ➔ Águas Calientes | Atividade: Rota da Hidrelétrica

• Dia 12: Machu Picchu ➔ Cusco | Atividade: Subida de madrugada, ruínas, retorno a pé e van para Cusco

• Dia 13: Cusco (Laguna Humantay) | Atividade: lagoa

• Dia 14: Cusco (Vinicunca) | Atividade: Montanha das 7 Cores

• Dia 15: Cusco ✈️ São Paulo

Editado por gustavoroque

Featured Replies

Postado
  • Membros

Você vai até ao Atacama apenas para fazer a travessia até o Uyuni? Não faz muito sentido (me parece coisa de ChatGPT 🙄).

Particularmente, não sei se existe uma forma alternativa para chegar ao Uyuni a partir de San Pedro, até onde eu sei, é apenas através da contratação de tour (que custa mais caro contratar em San Pedro)

É mais econômico chegar ao Uyuni a partir de Santa Cruz de la Sierra (BOL), passando por Sucre.

Com 20 dias, refinaria melhor o roteiro e exploraria apenas a Bolívia e Peru. Tem centenas de relatos aqui no fórum, com detalhes bem interessantes sobre esses lugares que você mencionou e dicas bem melhores que do ChatGPT. Se fizer questão do Chile, considere pelo menos 3 dias inteiros em San Pedro.

Outra coisa, sobre Humantay e Vinicuña, atente-se que você estará no fim da viagem e tudo começa a pesar. Esses passeios são bem puxados e cansativos por conta dos deslocamentos a partir Cusco, ter algum dia de descanso é importante também. Embora Machu Picchu pareça tranquilo por não ter altitude, a viagem de van até a hidrelétrica leva + de 3 horas, geralmente em um veículo não muito confortável 🫠

Editado por SilviaAlves

Postado
  • Autor
  • Membros
13 minutos atrás, SilviaAlves disse:

Você vai até ao Atacama apenas para fazer a travessia até o Uyuni? Não faz muito sentido (me parece coisa de ChatGPT 🙄).

Particularmente, não sei se existe uma forma alternativa para chegar ao Uyuni a partir de San Pedro, até onde eu sei, é apenas através da contratação de tour (que custa mais caro contratar em San Pedro)

É mais econômico chegar ao Uyuni a partir de Santa Cruz de la Sierra (BOL), passando por Sucre.

Com 20 dias, refinaria melhor o roteiro e exploraria apenas a Bolívia e Peru. Tem centenas de relatos aqui no fórum, com detalhes bem interessantes sobre esses lugares que você mencionou e dicas bem melhores que do ChatGPT. Se fizer questão do Chile, considere pelo menos 3 dias inteiros em San Pedro.

Outra coisa, sobre Humantay e Vinicuña, atente-se que você estará no fim da viagem e tudo começa a pesar. Esses passeios são bem puxados e cansativos por conta dos deslocamentos a partir Cusco, ter algum dia de descanso é importante também. Embora Machu Picchu pareça bolinho por não ter altitude, a viagem de van até a hidrelétrica leva + de 3 horas, geralmente em um veículo não muito confortável 🫠

Opa, muito obrigado pelas dicas, ajuda demais!

E sim, confesso que realmente usei o ChatGPT para montar um 'esqueleto' inicial e ter um ponto de partida para a viagem! 😂 Mas a inclusão de San Pedro do Atacama não foi um delírio da IA não, foi um pedido meu mesmo. Eu tenho muita vontade de conhecer o deserto, é uma das minhas grandes prioridades. Vi alguns relatos que ir por Santa Cruz de la Sierra faria mais sentido logístico e financeiro para o Uyuni, mas faço muita questão de passar pelo Atacama. Vou tentar seguir o seu conselho e ajustar para ter pelo menos mais 1 dia inteiro em San Pedro para valer a pena.

Sobre a reta final no Peru, agradeço muito pelo alerta sobre o cansaço acumulado para Humantay, Vinicuña e o trajeto da hidrelétrica. Vou revisar o ritmo do roteiro nessa parte para tentar encaixar um tempo de descanso e não terminar a viagem completamente destruído.

Postado
  • Membros
1 hora atrás, gustavoroque disse:

Eu tenho muita vontade de conhecer o deserto, é uma das minhas grandes prioridades

se é sua prioridade, dedique mais tempo ao lugar. o deserto é encantador, não vale pena visitá-lo correndo, apenas para dizer que foi lá.

em um dia inteiro, você conseguirá no máximo visitar o Valle de la Luna e fazer o tour Astronômico, com dois dias, pode fazer o passeio de bicicleta pela garganta del diablo e visitar a laguna cejar ou as termas de puritama.

Postado
  • Membros

É um pecado você ir a San Pedro pela primeira vez e não visitar Salar de Tara, as Lagunas, e tantos outros passeios legais. Vai se arrepender, pois vai ficar mais difícil encaixar em uma viagem futura.

Eu deixaria Machu Picchu para o grande final, a cereja do bolo. Tudo fica meio sem graça depois que se visita MP.

Um conselho que eu te dou, é nao deixar seu mochilão muito corrido. Nos meus primeiros mochilões foi meio corrido e percebi que não estava legal. Eu passei a deixar um tempo livre para descanso e fazer uns rolês aleatórios, conhecer um pouco dos locais, interagir com outros viajantes, isso enriqueceu muito meus mochilões.

Editado por JoseEduardoAmaral

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.