Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Fórmula 1 na Àustria.

Postado
  • Membros

Olá, meu primeiro relato aqui.

Assistir a uma corrida de Fórmula 1 em uma pista clássica sempre foi o meu maior sonho de infância. Em julho de 2023, eu finalmente consegui riscar esse objetivo da minha lista. Eu estava em viagem pelo Oriente Médio e peguei um voo em direção a Viena, fazendo uma rápida escala na Turquia.

A jornada foi intensa, mas cada segundo valeu a pena. Se você quer saber como planejar essa viagem por conta própria, aqui vai o meu relato de como fiz tudo acontecer em apenas um final de semana!

O Ponto de Partida: Viena e a Nostalgia Austríaca

Chegando em Viena, fiquei apenas uma noite para descansar. Me hospedei em um hotel super simples e bem antigo (Hotel Joseph) — daqueles que ainda têm as chaves do quarto penduradas em um painel na recepção —, mas que trazia aquela essência clássica da Áustria: extremamente limpo, organizado e aconchegante.

Como a corrida era no domingo, fui dormir cedo. Meu plano não era passar o fim de semana inteiro na pista, mas sim aproveitar o dia da corrida ao máximo.

A Logística: Desbravando os Trens da ÖBB

Acordei por volta das 5 horas da manhã de domingo e fui direto para a estação. Para me locomover, usei a ÖBB, a famosa e excelente companhia de trens da Áustria.

O meu itinerário foi o seguinte:

1. Peguei o trem em Viena com destino a Graz (uma cidade charmosa do interior da Áustria). (Usei a Rail Europe, paguei 50 eur ida e volta de Vienna a Graz)

2. Cheguei bem cedo em Graz, fiz o check-in no hotel, deixei as minhas malas e tomei um café da manhã espetacular. (Hotel Sud, muito bom e barato com café)

3. Voltei para a estação e peguei o trem sentido Knittelfeld, que é a estação que dá acesso a Spielberg, onde fica o circuito.

Dica de transporte: O trajeto de volta para Graz foi super tranquilo, o trem estava vazio e a passagem foi super barata, custando cerca de 20 Euros.

Chegando ao Red Bull Ring: Organização e Adrenalina

Ao desembarcar na estação de Knittelfeld, a organização do evento disponibiliza vários ônibus gratuitos que fazem o transporte direto da estação até a pista. Na ida, o fluxo foi super tranquilo e sem estresse. O ônibus te deixa bem próximo do circuito e o restante do caminho é feito a pé.

A Experiência na "General Admission"

Como comprei o ingresso muito em cima da hora, garanti o meu bilhete do tipo General Admission (o famoso gramado) diretamente pelo site oficial da Red Bull Ring. Paguei em Euros através de uma remessa internacional, sem intermediários ou agências de turismo.

• A Vista: Fiquei posicionado no final da reta principal, bem na zona de abertura da asa móvel (DRS). A visão dali é espetacular e a pista conta com telões gigantes para você não perder nenhum detalhe da corrida.

• O Clima: Dei muita sorte! Fez um dia lindo de sol e estava bem quente.

• O Grand Finale: No final da corrida, eles abrem os portões e você pode fazer a famosa "invasão de pista", andando pelo asfalto onde os carros acabaram de correr. É emocionante!

💡 Dica de Ouro para Próxima Vez

Se você puder planejar com mais antecedência, vale a pena investir um pouco mais e reservar um assento nas arquibancadas cobertas. Elas ficam próximas a essa mesma área, mas te protegem do sol forte, têm banheiros melhores e contam com lugar marcado.

A Volta: Uma Caminhada pela Vila

Na hora de ir embora, a realidade bateu: a fila para os ônibus gratuitos que voltavam para a estação de trem estava absurdamente lotada. Em vez de mofar na fila, tomei uma decisão: fui a pé.

O trajeto da pista até a estação de Knittelfeld leva cerca de 1h a 1h30 de caminhada. Como na Europa o verão escurece bem tarde (por volta das 22h), fiz tudo com luz do dia e foi uma das melhores partes da viagem.

Fui caminhando pela cidadezinha, conhecendo a região, admirando as casas históricas da Áustria e vendo a rotina daquele povo, que por sinal é extremamente receptivo. Vale muito a pena se você tiver disposição física!

• Pontos de Atenção: A cidade de Graz é pacata e não tem tantas atrações turísticas quando não está rolando o final de semana da F1, mas cumpre perfeitamente o papel de base para a viagem.

• Custo-benefício: Não achei uma viagem excessivamente cara (dentro dos padrões europeus) e tudo funciona perfeitamente bem.

Se você tiver a oportunidade, compre o ingresso para o final de semana inteiro para aproveitar ainda mais os treinos e as corridas sprint. É uma experiência que vou levar para o resto da vida!

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.