Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Palestrante cadeirante critica condições de acessibilidade no turismo

Postado
  • Membros

O último dia da ABAV 2011 – Feira das Américas, 21, contou com a participação do Consultor de Turismo, Acessibilidade e Inclusão, Ricardo Shimosakai. Durante a palestra “Adaptabilidade: Um Viajante Diferenciado”, Shimosakai demonstrou, de acordo com suas próprias experiências, a ineficiência da acessibilidade no turismo brasileiro.

 

De aeroportos até museus, o turismólogo não poupou críticas às condições oferecidas aos portadores de deficiência no Brasil e ainda afirma “acabaremos perdendo esses turistas para o exterior, já que as condições são muito melhores e as viagens estão cada vez mais baratas”.

 

Shimosakai defende que os portadores de deficiência fazem parte de um nicho de mercado promissor. Esse público já corresponde a 10% da população mundial, enquanto no Brasil a 14,5%, o equivalente a 14,5 milhões de pessoas. Os turistas norte americanos gastam em média U$S 13,6 bilhões por ano.

 

Com esses dados, Shimosakai ressalta “este não é um público pequeno, pequeno é quem oferece”. Além da infraestrutura, há outros apontamentos negativos. Uma das falhas é a falta de informação sobre o que é de fato acessibilidade. “Muitos hotéis expõe no site que são acessíveis, mas na realidade possuem apenas um tipo de acessibilidade”. Ele ainda afirma que o Selo de Acessibilidade Internacional não é confiável.

 

Eventos Esportivos - Com as Olímpiadas e Copa do Mundo 2014, que estão por vir, a preocupação é ainda maior. “O Panamericano no Rio foi um fiasco em relação à acessibilidade. Só colocaram rampas para ônibus”, exemplifica Shimosakai.

 

Hotelaria - “Pouquíssimos hotéis oferecem quartos para todos os tipos de portadores de deficiência”, afirma. O consultor ainda declara que é necessário se verificar o que já existe nos hotéis, obrigados a oferecer no mínimo 5% de quartos acessíveis, e inserir a concepção dessa necessidade em todas as empresas, inclusive nas grandes redes.

Fonte : http://www.diariodoturismo.com.br/materia.asp?mtr=Palestrante_critica_condi%C3%A7%C3%B5es_de_acessibilidade_no_turismo&codid=18|16|42|30|20|

 

::essa::

Featured Replies

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.