Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bahia - Guia de Informações

Postado
  • Membros

Aqui você encontra informações gerais sobre o estado da Bahia.

 

 

A BAHIA

 

A Bahia é o maior e o mais rico estado da região nordeste e com o litoral mais extenso do Brasil. Possui ainda a maior baía do país, a de Todos os Santos. Estado com muitos dias de sol o ano todo e chuvas de maio a agosto, a Bahia é conhecida como a “terra da felicidade”. Na Bahia também está a cidade que foi a primeira capital do país e da América Latina, Salvador, que possui um dos carnavais mais famosos do país e guarda um conjunto arquitetônico tombado pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade, com sobrados, solares e igrejas. Dizem que na cidade há uma igreja para cada dia do ano. A Bahia se destaca ainda pela atividade petroquímica e automobilística, além da produção de frutas.

 

A Bahia foi o local que recebeu os primeiros escravos africanos no Brasil, com isso se tornou o centro da cultura afro-brasileira. Com eles vieram costumes presentes até hoje na música, na culinária e na religião do país. Atualmente, 15 milhões de pessoas habitam o estado.

 

Foi também na Bahia onde chegou Pedro Álvares Cabral, na região de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália, que marcou o “descobrimento” do Brasil. Em Ilhéus é possível reviver os tempos da época cacaueira e conhecer trechos de mata atlântica. De Caravelas, partem barcos para ver a baleia-jubarte em Abrolhos. De abril a setembro é o período ideal de se conhecer a Chapada Diamantina.

 

No estado ocorrem várias festas o ano todo. As principais são a Lavagem do Senhor do Bonfim, o Carnaval, o São João e a Vaquejada de Serrinha. Há ainda festivais como o Festival de Verão e o Festival de Inverno. As tradicionais festas religiosas acontecem de dezembro a março.

 

Salvador, a capital do estado, está localizada a 325 km de Aracaju, 670 km de Porto Seguro, 1.372 km de Belo Horizonte, 1.446 km de Brasília, 1.649 km do Rio de Janeiro e 1.962 km de São Paulo. É a cidade mais populosa do estado, seguida por Feira de Santana.

 

A Bahia possui 69% do seu território em região semi-árida. Seu relevo é caracterizado por planícies, planaltos e depressões. Seu ponto mais alto é o Pico do Barbado, com 2.033 m, e 90% de seu território está acima de 200 m em relação ao nível do mar.

 

Devido à sua latitude, o clima tropical predomina em todo o estado, apresentando temperaturas elevadas com média acima de 26°C. Quanto a precipitação, há diferenças entre as regiões da Bahia, com média alta de chuva em Ilhéus e baixa no interior, com exceção do Vale do Rio São Francisco.

 

Há três grandes formações vegetais no estado – a caatinga, a floresta tropical úmida e o cerrado. Seus principais rios são o São Francisco, que corta o estado, o Paraguaçu, o maior rio genuinamente baiano, e o de Contas.

 

Há 36 áreas de proteção ambiental com 128 unidades de conservação. Há ainda 46 unidades particulares de proteção e conservação. Entre os parques nacionais, estão Abrolhos, Chapada Diamantina, Descobrimento, Grande Sertão Veredas (com MG), Monte Pascoal, Nascentes do Rio Paraíba (com PI, MA e TO) e Pau Brasil. Entre os parques estaduais, estão Serra do Conduru, Morro do Chapéu e Sete Passagens. Ainda podem ser encontradas tribos indígenas no estado, como os Pataxós e os Tuxás, todos no norte da Bahia.

 

Na literatura, destacam-se a literatura de cordel e autores como Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro e Castro Alves. Na culinária, destaque para pratos como o acarajé, o abará, o vatapá, o caruru, a moqueca e o quindim.

 

A Bahia é dividida em sete mesorregiões: centro-norte; centro-sul; extremo oeste; nordeste; sudoeste; sul; metropolitana de Salvador; e vale são-franciscano. Turisticamente, podemos dividi-la em dez regiões turísticas, como no mapa abaixo:

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Na Costa das Baleias, estão cidades e atrações como Caravelas, Prado e Abrolhos. Na Costa do Descobrimento, destaca-se o Parque do Monte Pascoal e cidades como Caraíva, Trancoso, Arraial D’Ajuda, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. Já na Costa do Cacau, encontramos Canavieiras, Ilhéus e Itacaré. Na Costa do Dendê, estão Maraú, Camamú, Boipeba, Valença e Morro de São Paulo. Na região da Baía de Todos os Santos, destacam-se Salvador, Itaparica, Cachoeira e São Félix.

 

Partindo para a Costa dos Coqueiros, encontramos inúmeras cidades com belas praias como Lauro de Freitas, Arembepe, Barra do Jacuípe, Itacimirim, Praia do Forte, Imbassaí, Porto Sauípe, Massarandupió e Mangue Seco. Na região do Sertão, encontram-se Euclides da Cunha e o Parque de Canudos, e na região dos Lagos do São Francisco, Paulo Afonso. A Chapada Diamantina é um parque que tem como cidades principais Rio de Contas, Andaraí, Lençóis e Palmeiras. E, por fim, nos Caminhos do Oeste, temos a cidade de Bom Jesus da Lapa.

 

Quando estiver planejando uma viagem à Bahia, lembre-se que o dia 2 de julho é feriado estadual, quando se comemora a Independência da Bahia.

 

A divisão do litoral da Bahia é a seguinte:

-Costa das Baleias: Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas e Alcobaça...

-Costa do Descobrimento: Prado, Comuruxatiba, Corumbau, Trancoso, Arraial, Porto Seguro, Sta Cruz de Cabrália...

-Costa do Cacau: Belmonte, Canavieiras, Ilhéus, Itacaré...

-Costa do Dendê: Morro de São Paulo, Valença, Boipeba...

-Salvador.

-Litoral Norte: Costa do Sauipe, Praia do Forte, Itacimirim. etc.

Postado
  • Autor
  • Membros

LINKS ÚTEIS

 

Disk Turismo

131

 

Ferry Boat Salvador-Itaparica

http://www.travessiasonline.com.br

 

Governo da Bahia

http://www.bahia.ba.gov.br

 

Site oficial de turismo da Bahia

http://www.bahia.com.br

 

Empresa de Turismo da Bahia

http://www.bahiatursa.ba.gov.br

 

Dicionário de Baianês

http://www.ibonfim.com.br/portal/site/conteudo/dicionarios/dicionarioBaianes.php

 

Wikitravel Bahia

http://wikitravel.org/pt/Bahia

 

Secretaria do Turismo da Bahia

http://www.setur.ba.gov.br

 

Locadoras de veículos:

Avis - http://www.avis.com.br

Hertz - http://www.hertz.com.br

Localiza - http://www.localiza.com

Unidas - http://www.unidas.com.br

 

Principais Jornais de Salvador

Jornal A Tarde - http://www.atarde.com.br

Correio da Bahia - http://www.correiodabahia.com.br

Tribuna da Bahia - http://www.tribunadabahia.com.br

Jornal o Centro - http://www.ocentro.com.br

Gazeta dos Municípios - http://www.gazetadosmunicipios.com.br

Postado
  • Autor
  • Membros

HOSPEDAGEM

 

Albergues e Campings em Salvador:

Albergue Barra - http://www.alberguebarra.com.br

Albergue Brasil - http://www.hostelbrasil.com.br

Albergue Cancun - http://www.pousadacancun.com.br

Albergue Casa da Barra - http://www.casadabarra.kit.net

Albergue da Amizade Hostel - http://www.hotelamizade.com

Albergue da Juventude do Pelô - http://www.alberguedopelo.com.br

Albergue das Laranjeiras - http://www.laranjeirashostel.com.br

Albergue do Bispo - http://www.alberguedobispo.com

Albergue do Passo - http://www.passoyouthhostel.hpg.com.br

Albergue Dive Bahia - http://www.divebahia.com.br

Albergue do Carmo - http://www.alberguedocarmo.com.br

Albergue do Porto - http://www.alberguedoporto.com.br

Albergue Hostel São Jorge - http://www.saojorgehostel.com

Albergue Pousada Meson - http://www.pousadameson.com

Camping Ecológico Stella Mares - (71) 3374-0102

Hostel Praia de Piatan - http://www.hostelpraiadepiatan.com.br

Salvador Hostel - http://www.salvadorhostelbahia.com.br

 

Albergues e Campings em Morro de São Paulo:

Camping D. América - campingamerica@hotmail.com

Camping da Gamboa - http://www.gamboa.com.br

Hostel Morro de São Paulo - http://www.hosteldomorro.com.br

 

Albergues e Campings em Arraial D’Ajuda:

Arraial D’Ajuda Hostel - http://www.arraialdajudahostel.com.br

Camping do Caju - http://www.campingdocaju.com.br

Maloca Hostel - http://www.malocahostel.com.br

 

Albergues e Campings na Chapada Diamantina:

Albergue Pé no Mato - http://www.penomato.com.br

Camping Solar dos Moraes - solardosmoraes@backpacker.com.br

Hostel Chapada - http://www.hostelchapada.com.br

Camping e Quiosque Horizonte - (75) 3344-1165

Camping Beira Rio - (75) 3344-1057

Camping Sempre-Viva - (75) 3344-1081

Pousada e Camping Lumiar - http://br.geocities.com/pousadaecampinglumiar

 

Albergues e Campings em Ilhéus:

Camping Jairí - (73) 3269-1299

Camping Stac - (73) 3269-1001

Tororomba Hostel - http://www.fazendatororomba.com.br

 

Albergues e Campings em Itacaré:

Albergue O Pharol - http://www.albergueopharol.com.br

Camping Dunas - http://www.pousadadunas.com.br/Camping.htm

Camping Rai & Luc - railuc.camping@bol.com.br

Camping Sitio Fadul - isaxilept@hotmail.com

Hospedaria e Camping Guaiamum - http://www.hospedariaguaiamum.com.br

Itacaré Hostel - http://www.itacarehostel.com.br

Navio Pousada Camping Pop - http://www.pousadanavio.com.br

 

Albergues e Campings na Praia do Forte:

Albergue Praia do Forte Hostel - http://www.albergue.com.br

Camping Reserva de Sapiranga – campingreservadasapiranga@yahoo.com.br

Postado
  • Autor
  • Membros

FOTOS

 

139843734_bbf25b6824.jpg?v=0

Pelourinho, Salvador – foto de Ricardo Kuehn em flickr

 

2355298275_de80cf0229.jpg?v=0

Museu da Cidade e Fundação Casa de Jorge Amado, Salvador – foto de André di Lucca em flickr

 

317070631_3daeaf12a6.jpg?v=0

Farol de Itapuã, Salvador – foto de Ricardo Kuehn em flickr

 

2299645787_c845b984a5.jpg?v=0

Farol da Barra, Salvador – foto de Ricardo Kuehn em flickr

 

12835517_c5dd972259.jpg?v=0

Baiana, Costa do Sauípe – foto de Riama em flickr

 

395613062_964efebfa7.jpg?v=0

Praia do Forte – foto de Gerald Zinnecker em flickr

 

756902853_ded65e479b.jpg?v=0

Poço Encantado, Chapada Diamantina – foto de Basílio Boarin Neto em flickr

 

2427131936_33efb2b0ab.jpg?v=0

Vale do Pati, Chapada Diamantina – foto de Isy e Markos (Markisy) em flickr

 

244050069_caeeb6ce07.jpg?v=0

Vista do Morro do Pai Inácio, Chapada Diamantina – foto de Andrea dal Max em flickr

 

352819555_5be9c48c54.jpg?v=0

Cânion do Buracão, Chapada Diamantina – foto de João Vicente em flickr

 

2241772757_fa3abb793c.jpg?v=0

Bar Vesúvio, Ilhéus – foto de José Gustavo Abreu Murta em flickr

 

2111159135_04b771bd1e.jpg?v=0

Casa de Jorge Amado, Ilhéus – foto de Hugo Acevedo em flickr

 

452636325_6a904f8875.jpg?v=0

Praia do Resende, Itacaré – foto de Leninha Ferreira em flickr

 

2453583532_810fd9da83.jpg?v=0

Praia de Itacarezinho, Itacaré – foto de Armando Resende em flickr

 

512838823_0ae5353858.jpg?v=0

Vista das praias Primeira, Segunda e Terceira, Morro de São Paulo – foto de alordelo em flickr

 

290984873_ca499a70c5.jpg?v=0

Rio São Francisco, Paulo Afonso – foto de Fernando Menezes em flickr

 

2080959909_bfa1ae12fc.jpg?v=1204316020

Porto Seguro – foto de Marcia Rosa em flickr

 

2425151707_70c24c8106.jpg?v=0

Índia Pataxó, Porto Seguro – foto de Claudio Marcio em flickr

 

2334093622_5382eca103.jpg?v=0

Caraíva – foto de Juan Pablo Gallo em flickr

 

356212023_74eccb430f.jpg?v=0

Trancoso – foto de Carlos Quandt em flickr

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.