Ir para conteúdo

Companias, comentários e sugestões sobre a minha volta ao mundo em 2013.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá mochileiros,

 

Como o tópico já diz, gostaria da saber o que vocês pensam sobre a minha viagem. Meu roteiro é imenso e tempo é o que não me falta, penso em uma viagem de 3 anos (1.095 dias) e quero fazer jus ao nome "volta ao mundo".

 

Vamos ao meu roteiro: América do Sul (Uruguai - Argentina - Chile - Paraguai - Bolívia - Peru - Equador - Venezuela - Colômbia), América Central ( Bahamas - Costa Rica - Cuba - El Salvador - Guatemala - Haiti - Honduras - Jamaica - República Dominicana - Trinidad e Tobago), América do Norte (México - Canadá - Estados Unidos), Europa (Alemanha - Áustria - Bélgica - Bulgária - Croácia - Dinamarca - Eslováquia - Eslovênia - Espanha - Estônia - Federação Rússia - Finlândia - França - Grécia - Geórgia - Holanda - Hungria - Irlanda - Islândia - Itália - Letônia - Luxemburgo - Mônaco - Noruega - Polônia - Portugal - Reino Unido - Suécia - Suíça - Turquia - Ucrânia - Vaticano), África (África do Sul - Angola - Argélia - Cabo Verde - Camarões - Congo - Costa do Marfim - Egito - Etiópia - Guiné Equatorial - Lesoto - Líbia - Madagascar - Marrocos - Moçambique - Nigéria - Quênia - Senegal - Somália - Sudão), Ásia (Afeganistão - Arábia Saudita - Camboja - Catar - Cazaquistão - China - Cingapura - Coréia do Norte - Coréia do Sul - Emirados Árabes Unidos - Filipinas - Índia - Indonésia - Irã - Iraque - Israel - Japão - Jordânia - Líbano - Malásia - Mongólia - Paquistão - Síria - Tailândia - Turquia - Vietnã), Oceania (Austrália, Fiji, Ilhas Marshall - Ilhas Salomão - Kiribati - Micronésia - Nauru - Nova Zelândia - Palau - Papua Nova Guiné - Samoa - Tonga - Tuvalu - Vanuatu).

 

Resumindo: América do sul: 9 países (100 dias). América Central: 10 países (70 dias). América do Norte: 3 países (130 dias). Europa: 32 países (360 dias). África: 20 países (110 dias). Ásia: 26 países (220 dias). Oceania: 14 países (105 dias).

 

Pretendo fazer essa viagem por final de 2013, mas o meu planejamento já começou.

 

Obviamente, surgiram e ainda surgem várias dúvidas, vou expor algumas no tópico e as outras no decorrer das conversas. Bem primeiramente vamos falar de custo, já pesquisei e li várias vezes sobre custo de "uma volta ao mundo". Todos falam de singularidade, cada pessoa tem um perfil único, é claro que existe uma média e pelo o que eu andei lendo, gira em torno de 70 $/dia, fiz um panorama global do mundo inteiro e o custo médio na estrada foi de 33,21 $/dia sem incluir atividades extras é claro.

Vamos falar do meu projeto, penso em vender tudo que tenho e aplicar todo o meu capital em produtos financeiros que me dêem uma renda mensal vitalícia, com isso, os rendimentos vão me ajudando com o custo da viagem, fazendo com que eu não perca meu único capital e conheça o mundo. Pelos meus cálculos acredito que vou conseguir uma renda em média de 100 $/dia até a data final de 2013.

 

(Observação: Vou finalizar a minha planilha e vou colocar a disposição no site para que todos que sonham com essa viagem, consigam fazer um planejamento eficaz para realizá-la.)

 

Primeira dúvida: Eu consigo viajar com essa média de 100 u$/dia tranqüilo? Minha melhor opção para levar o meu dinheiro durante a viagem será o Visa Travel Money? Porque até onde eu li, acredito que seja a opção certa para o meu perfil. Sugestões?

 

Segunda dúvida: É claro que vou usar o ônibus, bonde, metro, trem, enfim, transportes públicos, mas como vou conseguir resolver os meus bilhetes no roteiro oeste-leste? Li alguns tópicos com roteiro leste-oeste? Existe? Pesquisei que nenhuma das 3 companhias mundiais conseguem suprir minhas necessidades de locomoção em alguns continentes e também todas tem limites máximos de vôos ou milhas percorridas por continentes. Estou certo? O que fazer, sugestões?

 

Terceira dúvida: Todo mochileiro sabe que a sua mochila é a melhor amiga durante toda a sua viagem, estou tentando fazer uma mochila com itens leves, úteis e compactos para facilitar a minha locomoção, segue abaixo a minha lista:

 

Mochila Deuter Aircontact Pro 70 + 15, Relógio de pulso digital a prova d’agua com despertador e led, Toalha de alta absorção, Canivete, Lanterna, Roupas em geral (cuecas-meias-camisetas-bermudas-calças-casacos-chinelo-tennis), Higiene em geral (shampoo-sabonete-pastadedente-desodorante-perfume), Utensílios (cortadordeunhas-barbeador-escova-pinça-protetores-primeirossocorros), Talheres (garfo-faca-colher), Diário de viagem para anotações, Ipod Touch (calculadora-músicas-videos-filmes), Óculos de sol, Capa de chuva, Camera Digital (cartão-de-memoria-reserva), Cartão de visita, Cartão de estudante internacional, Cartão de vacinação, Cartão de alberguista (YHA), Medicamentos, Guias de viagens (mapas e tradutores), Passaporte (vistos), Passagem aérea, Eurailpass, Travelers, Pen drive, Netbook.

Está faltando algo? Sugestões?

 

Quarta dúvida: Sabendo que em média os vistos são válidos por três meses após a emissão. Obviamente vou tentar pegar em uma embaixada ou consulado antes de partir para o próximo país ou então tentar pegar o visto diretamente na fronteira, sugestões?

 

Quinta dúvida: Para todos os países que necessitam de vacinas, posso tomar todas as vacinas no país de origem (Brasil) e ficar durante 3 anos sem tomar mais nenhuma vacina ou algumas vacinas tem validade menor que 3 anos? Alguém já agendou consulta no Núcleo de Medicina do Viajante do Hospital Emílio Ribas, eles realmente irão mapear todo o roteiro e indicar as vacinas a serem tomadas? É de graça mesmo?

 

Sexta dúvida: Qual é o melhor seguro saúde para uma viagem como a minha? Quanto custo em média? Eu sou viciado em esportes radicais. Sugestões?

 

Sétima dúvida: Li documentários que os mochileiros falavam que se pudessem voltar no tempo e mudar alguma coisa, iriam fazer paradas mais longas (dois a três meses) em um local para trabalhar e ter alguns momentos de rotina, porque acreditavam que essas paradas poderiam prolongar a viagem por mais um tempo e não deixar tão cansativa. Eu pretendo me fixar na Europa por volta do segundo ano da viagem e com isso, ir visitando lugares e voltando para a cidade atual até que consiga finalizar meu roteiro e partir para o próximo continente. O que acham? Também acreditam que uma rotina as vezes pode fazer bem para uma RTW? Sugestões?

 

Oitava dúvida: Quais os melhores guias de viagens? Quais os melhores livros para se aprender outra língua? O que acham da publifolha, é útil? Sugestões de guias e livros?

 

Nona dúvida: Gostaria de saber o que vocês pensam sobre o meu roteiro e o tempo da viagem, é muito longo? A média da viagem vai ser de 9,61 dias/país. Lembrando que eu fixei um tempo estimado, se caso não conseguir visitar todos os países em 3 anos, vou aumentar o período da viagem e finalizar a volta ao mundo custe o que custar, pois estarei viajando sobre a renda do meu capital investido.

 

Vou me formar no final desse ano e já decidi que a hora é essa, meus pais estão calmos quanto a viagem, falam que eu sou do "mundo" e sabem que para mim viajar é viver, mas é nítido que por eles eu não iria e eles me acham um jovem maluco, destemido, desbravador, sei lá... mas é claro, um ótimo filho! rs

 

Antes que alguém me pergunte, fiz 22 anos esse ano (2012). Já visitei a Europa e a Oceania, mas a cada dia que passa sinto mais vontade de viajar, sair dessa rotina e viver como um "peregrino".

 

Espero que tenham gostado do meu tópico, conto com a ajuda de todas as almas "mochileiras" para agrupar idéias sobre o nosso sonho de ser livre e viajar.

 

Segue meu msn: fehbarros@hotmail.com

 

Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

To achando mto corrida sua viagem.

América do Sul tá bom, vai ser um overview

América Central, pouco tempo

América do Norte, tá bom, mas remanejaria uns dias para outros lugares

Europa, o tempo tá mto bom, mas vai elevar seus gastos diários

África, tempo mto, mto escasso. Sem chance. Lembre-se dos transportes no continente

Ásia, tempo curto

Oceania, tempo curto

 

Pretendo iniciar a minha viagem atw no próximo ano tb. Quem sabe não nos topamos nesse mundão?

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi Felipe, viagem legal hein?

Minhas ideias:

Primeira dúvida: 100 u$/dia é bem tranquilo, (tem dias que vc gastará mais e outros que vc pode gastar muito menos (depende mais do espírito da viagem). Visa Travel Money é bem legal e vc pode recarregar pela internet e sacar o dinheiro em caixas eletrônicos na moeda local. Melhor que cartão de crédito, que é bom para emergências ou para compras que acumulem milhas.

 

Segunda dúvida: Essa não sei bem, mas já ouvi falar que o melhor "sentido" de viagem é de leste para oeste.

 

Terceira dúvida: Bom, mochila é pessoal mas vamos lá: Eu acho que falta um saco de dormir/sleeping, conpacto e leve. Vc pode achar que não precisa disso pq vai ficar hospedado e nao acampado, mas o trânsito entre as cidades pode demorar, vc pode perder uma conexão, ter que dormir na rodoviária, na praçå ou na casa de alguém, etc. Já que vc está levando talheres, leve uma caneca plástica grande (400ml, cabe um miojo pronto...). Outra coisa, eu não levaria o netbook nem o ipod touch; um bom celular (android ou iphone) é mais compacto e funciona melhor, e existem muitos aplicativos para viajantes que são gratuitos e ótimos de consultar durante a viagem.

 

Quarta dúvida: Essa eu também passo de volta pra vc. Vai na sua pesquisa.

 

Quinta dúvida: Se não me engano vc toma as vacinas uma vez a cada dez anos, confirme no Núcleo de Medicina do Viajante do Hospital Emílio Ribas. Eu nunca fui (tomei vacina de febre amarela uma vez no aeroporto de congonhas), mas uma amiga se consultou no emilio ribas e disse que os caras são demais, ótimo atendimento, o médico leu alguns formularios dela em ingles, e quase tudo foi de graça.

 

Sexta dúvida: World nomads: http://www.worldnomads.com/. Bom e barato.

 

Sétima dúvida: Ficar dois ou tries meses numa cidade é o que eu gosto de fazer. Vc vive o lugar. Se fosse a minha viagem, eu ficaria mais tempo em cada lugar, mesmo que isso significasse um menor número de países visitados. Vc estará viajando para curtir e não para um concurso de carimbos de passaporte... questão de gosto.

 

Oitava dúvida: Eu viajei para a Europa em março e curti muito o aplicativo trip advisor, e usei o booking.com para reservas nos abergues que fiquei.

 

Nona dúvida: Como eu falei na sétima dúvida, acho mais legal ficar mais tempo. Viajar sozinho é ótimo pela indepêndencia, por poder mudar o rumo ou estancar em qq ponto por semanas, de acordo com o que vai acontecendo. É bom ter um plano, mas tb é legal mudar tudo no caminho...

 

Abrax, boa viagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Blz, tb estou planejando uma viagem como essa mas meu desafio é fazer em 30 dias, durante as férias :P

Seu roteiro é bem grande, será que não seria melhor aumentar o tempo então para cobrir todos os destinos mencionados? Ou Cortar alguns destinos?

Está difícil de encontrar materiais atualizados em português de brasileiros que fizeram esse tipo de viagem.

Parabéns pela iniciativa dos comentários, quando poder irei dar meu pitacos também.

 

PS.: Já fiz intercambio em Londres e isso me instigou a conhecer o resto do mundo.

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...