Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Helicópteros resgatam dois alpinistas no K2

Postado
  • Membros

Helicópteros resgatam dois alpinistas no K2

K2 é considerada por alpinistas a montanha mais difícil do mundo

Helicópteros do Exército paquistanês resgataram nesta segunda-feira dois alpinistas holandeses que faziam parte de um grupo que escalou o K2, a segunda maior montanha do mundo, e teve 11 de seus integrantes mortos depois de uma avalanche.O acidente no pico de 8.611 m, localizado na fronteira entre o Paquistão e a China, ocorreu na sexta-feira. A avalanche destruiu as cordas utilizadas pelos alpinistas quando eles desciam após terem alcançado o cume, e parte dos 22 montanhistas ficaram presos na montanha sem conseguir descer. Os organizadores das expedições só receberam a notícia no sábado, quando membros do grupo que conseguiram escapar da avalanche voltaram ao acampamento-base. Os dois alpinistas holandeses que estavam presos a sete mil metros de altitude. O mau tempo prejudicou o resgate e impediu que o helicóptero também levasse um terceiro alpinista, o italiano Marco Confortola, que estava em outro local, de difícil acesso. No entanto, Confortola, que está ferido, foi alcançado por um grupo de resgate que escalou a montanha e estão acompanhando-o a um campo-base avançado. Em segurançaSegundo o alpinista sueco Fredrick Streng, que estava na montanha, mas decidiu não escalar até o cume, nove alpinistas morreram congelados depois de passar a noite no topo da montanha, a céu aberto. Outro alpinista morreu ao sofrer uma queda, e outro, ao tentar resgatar uma das vítimas.Segundo o correspondente da BBC em Islamabad Syed Shoaib Hasan, um porta-voz do governo paquistanês informou que entre os 11 mortos estão nepaleses, um irlandês, um espanhol, um francês, sérvios, noruegueses, paquistaneses e coreanos. A avalanche atingiu o grupo na parte da montanha conhecida como "Gargalo de Garrafa", localizada acima de 8 mil metros de altitude. Essa altitude é chamada pelos alpinistas de "Zona da Morte", por causa da escassez de oxigênio.O K2 é considerado por muitos montanhistas o pico mais difícil de escalar do mundo. A taxa de mortalidade para os que se arriscam a subir a montanha é de 27%, três vezes maior do que o índice de fatalidade do Monte Everest, o mais alto do mundo.

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

05/08/2008 - 11h06

Último alpinista sobrevivente de avalanche no K2 chega a acampamento-baseDas agências internacionais

"Foi um inferno lá em cima. Durante a descida, acima dos 8.000 metros, devido à altitude e ao cansaço, eu dormi na neve e quando acordei não sabia mais onde estava", disse ao irmão, por um telefone via satélite, o alpinista italiano Marco Confortola, sobrevivente da avalanche que matou 11 alpinistas no Monte K2, no Paquistão, na última sexta-feira. "Nunca desisti de nada na minha vida. Não vou desistir agora", disse ele.

O italiano de 37 anos, último sobrevivente da avalanche que atingiu a segunda maior montanha do mundo, após o Monte Evereste, chegou nesta terça-feira ao acampamento-base que fica a 5.300 m de altitude, na fronteira entre China e Paquistão.

BBC

Bastante debilitado, Confortola ainda terá que passar mais uma noite no monte à espera do resgate - que será feito por um helicóptero - por causa do mau tempo. O alpinista já não corre risco de morrer, segundo médicos da equipe de resgate e declarou que está "muito feliz por estar vivo".

O italiano teve os dedos dos pés congelados. "Meus pés estão machucados, eu não sei como consegui protegê-los no acampamento 1", contou ele. "Agora eu só quero tirar meus sapatos".

A descida do alpinista italiano, que começou na segunda-feira com ajuda de outros montanhistas, teve de ser lenta porque ele possui vários ferimentos pelo corpo causados pelo frio.

Três sul-coreanos, dois nepaleses, dois paquistaneses, um sérvio, um irlandês, um norueguês e um francês morreram no acidente. O número de vítimas é o maior já registrado em um mesmo dia na montanha.

O acidente ocorreu na sexta-feira, mas os organizadores da expedição só receberam a notícia no sábado, quando um grupo conseguiu voltar ao acampamento base. Segundo o alpinista sueco Fredrick Streng, que estava na montanha mas decidiu não fazer o ataque ao cume, 25 integrantes de diferentes expedições chegaram ao topo na sexta-feira, aproveitando as condições climáticas favoráveis. Mas, segundo ele, eles se demoraram no topo, e no momento da avalanche estavam exaustos.

A avalanche destruiu as cordas utilizadas pelos alpinistas, e um grupo deles ficou preso no topo da montanha sem conseguir descer. Streng declarou à BBC que nove alpinistas morreram congelados depois de passar a noite no topo, a céu aberto. Outro alpinista morreu ao sofrer uma queda, e um ao tentar resgatar uma das vítimas.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Morreram fazendo o que gostavam... Ach q pelo menos isso serve de consolo...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.