Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Este projeto foi inspirado em uma caneca de aço inox da Guepardo http://www.guepardo.net/web/produto/utilidades/caneca-adventure .

Ela tem uma alça de mosquetão, é bem prática, da pra pendurar na mochila. O preço dela varia de R$30,00 a R$40,00. Existe uma similar no Dealextreme por uns US$5,00.

O custo para produzir foi de 3,90 ( o preço da caneca inox) o restante do material, parafusos, broca, arruelas e o mosquetão eu ja tinha e não precisei comprar. Alem da economia, vale pela experiência. E foi bem rápido para fazer.

 

Os materiais utilizados são os seguintes:

- 1 caneca de inox (pode ser de alumínio também)

- 1 mosquetão, de preferência um que tenha a parte de tras reta, (o modelo que utilizei é um pouco diferente, tem uma parte redonda, mas também da pra usar)

- 2 parafusos pequenos com porca e arruela (utilizei parafusos de fenda, mas pode ser cabeça sextavada, cabeça philips não recomendo, como você vai parafusar por dentro da caneca fica complicado.

 

A caneca também não pode ser menor que o mosquetão.

 

As ferramentas nescessárias foram: furadeira, broca 2mm (varia dependendo dos parafusos que você utilizar), uma morsa, uma lima, chave de fenda e uma alicate.

 

01.jpg

Mosquetão, parafusos, porcas e arruelas

 

02.jpg

Caneca em inox

 

1º PASSO

 

O tipo de mosquetão que eu utilizei possui uma saliência na parte de baixa o que torna um pouco mais complicado, ja que ele precisa ficar perfeitamente encostado na caneca, para evitar vazamentos. Então tive que lixar um pouco para alinhar com a caneca. A forma mais facil de lixar e apoiar a lima sob a mesa e ir raspando o mosquetão, no meu caso, de forma que as dois pontos de contato com a caneca, lixem ao mesmo tempo.

 

03.jpg

Mosquetão lixado

 

2º PASSO

 

Depois de lixado, é preciso furar o mosquetão, para isso o prendi na morsa. É importante que a broca fure reta num angulo de 90º.

 

04.jpg

Mosquetão com os furos feitos

 

3º PASSO

 

Agora é preciso marcar os furos da caneca. Para isso coloque o mosquetão na posição desejada, e marque através dos furos, com um lapís ou um preguinho.

 

05.jpg

Marcas para a furação

 

4º PASSO

É hora de furar a caneca. Se for de alumínio a tarefa se torna mais fácil, no inox é um pouco mais difícil. É importante ter cuidado para não amassar a caneca. No meu caso, prendi um martelo na mesa, de forma que o cabo ficasse para fora, ae foi só apoiar a caneca nele e fazer os furos.

 

06.jpg

Caneca apoiada no cabo do martelo para fazer os furos

 

5º PASSO

Agora é hora de parafusar o mosquetão na caneca, o parafuso é colocado por dentro da caneca, com uma arruela. Ae do lado de fora, o mosquetão e colocado rente a caneca, sem nenhuma arruela entre eles, e depois vai a porca, pra apertar coloquei uma chave de fenda de lado na fenda do parafuso, só pra segurar, enquanto eu apertava a porca com uma alicate. Como o mosquetão que utilizei tinha uma saliência na parte de baixo, mesmo apertando bem a porca, vazou um pouco de agua, solucionei colocando uma arruelinha de borracha com o parafuso, do lado de dentro da caneca .

 

09.jpg

O mosquetão precisa ficar perfeitamente encostado na superficie da caneca para evitar vazamentos

 

Abaixo umas imagens da caneca depois de pronta:

 

07.jpg

 

08.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...