Membros manoeledimilson Postado Abril 2, 2012 Membros Postado Abril 2, 2012 Um grande sonho foi realizado: conheci a GROTA DO ANGICO - local onde a polícia matou Lampião e Maria Bonita. Esse lugar fica situado na antiga Fazenda Angico, município de Poço Redondo, estado de Sergipe, Brasil e foi pra lá que fui. Era manhã do domingo 11 de março de 2012 e eu MANOELEDIMILSON, saí da minha casa em Aracaju-se, destino ao município de Poço Redondo-se, onde fica situada a tal Grota. Passei no posto e abasteci o veículo PALIO com gás GNV e também gasolina. Ainda em Aracaju-se, segui para o bairro Bugio e convidei o meu irmao EDIMUNDO para me fazer companhia na viagem. Ele topou. Passamos pelo municipio vizinho de Nossa Senhora do Scorro-se e seguimos em direção a BR 101 Já seguindo via BR 101 . . . Passamos pela cidade de Maruim-se . . . Rosário do Catete-se . . . E logo a frente deixamos a 101, dobrando a esquerda, sentido Rodovia ROTA DO SERTÃO. Depois daí, logo chegamos ao município de Siriri-se e entramos na cidade. E aí, já estávamos chegando a cidade de Nossa Senhora das Dores-se Dentro da cidade de Nossa Senhora das Dores-se Saindo de Nossa Senhora das Dores-se, paramos numa mercearia para comprar uma água. Enquanto o mano fazia a compra, eu aguardava no carro. O tempo era pouco e ainda faltava muito. Seguimos viagem. Chegamos ao entroncamento da cidade de Cumbe-se, mas nem fomos visitá-la; passamos direto. A viagem tava descontraída E foi assim que chegamos a cidade de Feira Nova-se, já sertão do Estado A próxima cidade é Nossa Senhora da Glória-se, considerada Portal de entrada do sertão sergipano. Próximo passo, Monte Alegre de Sergipe-se Estamos chegando a cidade-fim . . . E não é que tá perto mesmo! Será? Embora a gente viesse parando para tirar fotos durante o trajeto, enfim, chegamos a cidade de Poço Redondo-se Bem, chegamos a Poço Redondo-se e assim vencemos a primeira etapa da viagem. Daqui pra frente são 15 km de estrada de terra, até chegarmos na Sede do Monumento ao Cangaço, um Ponto de Apoio que fica encravado na caatinga, imediações do rio são francisco. Segundo alguns populares, era só seguir as placas indicativas da Grota que a gente ia chegar lá. Assim fizemos: pé na estrada! Pela rodovia Rota do Sertão, nos afastamos uns 2 km da cidade de Poço Redondo-se, sentido a cidade de Canindé de São Francisco-se, e já nos deparamos com a estrada de terra de acesso ao Monumento e consequentemente a Grota do Angico. Eis a primeira placa caminhos por onde passamos Encontramos o sinônimo do sertão: o jegue. De olho nas placas. Olhe a segunda delas aí Lugares por onde passamos Mais uma placa: a terceira Lugares por onde passamos Esta é a quarta placa indicativa do lugar procurado. Lugares por onde passamos. E aja placa. Aí é a quinta delas. Lugares por onde passamos Ai vai outra placa de identificação: essa é a sexta das sete existente. Lugares por onde passamos Sétima e última placa. Ufa! Já estávamos cansados de dobrar a esquerda, direita . . . Mas não chegamos a lugar nenhum ainda. Agora vamos cruzar uma cancela, penso ser de uma fazenda particular, e seguir encontro ao Monumento ao Cangaço - que ainda está um pouco distante. Vale ressaltar que, até a sétima placa, ainda se encontra raros veículos e pessoas circulando pelo lugar. De la por diante, só o visitante e a sorte, pois os turistas preferem visitar a Grota do Angico, indo até lá de barco, a partir das cidades de Canindé de São Francisco-se e Piranhas-al] Passamos a cancela e vamos seguir, a partir de agora, por uma estrada de terra mais estreita e em condições gerais piores do que a anterior. O referencial é uma segunda cancela que fica mais a frente. Então vamos lá! Lugares por onde passamos É . . . passamos a segunda cancela e tínhamos como próximo referencial uma escola(acho que tá abandonada) que fica logo mais a frente, porém no meio do nada. Seguimos pra lá, no curso da mesma estrada. Lugares por onde passamos Eis a escola logo aí. Daqui pra frente não tinha mais referencial; apenas o Monumento Natural, ponto de acesso à trilha que leva até a Grota. Lugares por onde passamos até o Monumento Epa! aí na frente tem um entrocamento sem sinalização. Não tinha a quem perguntar e ficamos com muita dúvida. Decidimos dobrar a direita, acompanhando o roteiro mais consistente da estrada. Continuamos a viagem, pois já estávamos perto Lugares por onde passamos até o monumento E estava perto mesmo. Depois dessa curva da foto anterior, eis o danadinho do Monumento Natural Grota do Angico, ai! Com isso, vencemos mais uma etapa - a segunda, efim. Entramos no Monumento e fomo recepcionados pelo Corpo de Vigilantes do local. Guardaram o nosso carro e nos mostraram as dependência do lugar. Segundo os vigilantes, o Monumento, além de ser ponto inicial de acesso á Grota do Angico, serve também de ponto de apoio a antropólogos, biólogos e outros profissionais da pesquisas dos assuntos relacionados com a região. Particularidades A casa da foto abaixo foi visitada várias vezes por Lampião, sua mulher Maria Bonita e seu bando. A mesma foi totalmente reformada, especialmente o barro antigo, usado na confecção das paredes, devido a proliferação do "barbeiro" Mas algumas peças da casa ainda são da construção antiga, ou seja: da época de Lampião. Portanto, a saber . . . batente da porta . . . Essas madeiras(caibros), etc. Dentro do momento tem uma espécie de mirante, através do qual o visitante tem uma visão geral da região, inclusive, de lá, é possível ter uma breve visão do rio são francisco ao fundo. Fomos até lá acompanhados de um dos seguranças Mas aventura ia começar mesmo a partir daqui. Segundo os segurança do Parque, o local onde mataram Lampião e Maria Bonita ficava as uns 40 a 50 minutos de caminhada dali. Informaram se tratar de uma trilha - hoje um caminho - no meio da caatinga de mato fechado, caminho de pedras, inclusive com subidas e descidas íngremes. E nós tínhamos que devorar esse "refresco", ainda mais ao sol do meio dia, em pleno sertão, não bastasse ser eu, manoeledimilson, um cinquentão, inclusive com o coração já acometido de cardiopatia grave. Mas topamos a parada, pois voltar dali, nem pensar! O segurança recomendou levar água e nos acompanhou até o início da trilha.Disse, por fim, que a gente fosse sempre olhando para o lado direito da trilha que não ia haver erro. Seguimos e daqui pra frente somente nós - eu e eu irmão - e a caatinga. Em mim a sede já chegou, mas seguimos caatinga a dentro. A câmera troca de mão. Caminho fechado e de pedras Mais caminhos de pedras Vamos que vanos. Seguimos e logo vem a sede. Caminho de pedras e cactus E seguimos Passe a frente, mano, vamos descer uma ladeirinha A máquina troca de mão Chegamos a esse lugar cheio de pedras e que pelas informações que tínhamos, parecia ser aí o local exato onde Lampião foi morto, juntamente com a sua companheira Maria Bonita. Mas não vimos nada ligado ao fato. Seguimos e pelo tempo de caminhada e o cansaço que já tomava conta da gente, imaginávamos estar próximo. Essa árvore da próxima foto, mostra o local exato onde fica situada a Grota do Angico. Não indica ser aí o ponto, mas se o visitante olhar para a direita, já é possível vê, cinco metros abaixo, uma placa de bronze, encravada numa grande pedra, na qual consta algumas informações do acontecido. Nas imediações dessa árvore a gente demorou um pouco, apreciou o local, tirou foto e, por incrível que pareça, não olhamos para a Grota, a qual estava a cinco metros do nosso nariz; era só olhar para o lado direito, recomendação feita pelo segurança do parque logo no inicio da caminhada. O resultado disso, foi que passamos direto e fomos parar um lugar que vocês verão a seguir. Enganos, seguimos e logo paramos para descansar. Achando que a Grota estava a frente, continuamos . . . porém paramos mais adiante para um novo descanso Mesmo desolados por não encontrar o local procurado, não desistimos. Apesar do cansaço, seguimos em frente, e num breve intervalo debaixo de uma árvore, paramos um pouco para analisar a situação; decidimos seguir. seguimos mais um pouco pra frente Acho que já era perto de uma hora da tarde, quando avistamos isso que você vê nessa foto ai abaixo: o rio são francisco. Foi então que descobrimos que deixamos a Grota para trás; passamos do ponto Demos mais algumas pernadas . . . E, com a visão da foto abaixo, concluímos que se tratava de um lugar diferente do procurado, mas que me fez lembrar do mirante no qual subimos lá no Monumento, de onde tivemos uma visão do citado rio. Já ouviu dizer que "perdido por um, perdido por mil"? Foi isso que pensei e como estava num lugar bonito como é o rio são francisco resolvi, mesmo que muito rápido, desfrutar da beleza e dos sabores desse lugar. Vejam as fotos da mordomia Estava ficando tarde e por isso já era hora de voltar para a sede do Monumento, local onde deixamos o carro, no início da trilha. Tínhamos que fazer de volta o mesmo percusso da vinda - osso duro de roer -, Além de localizar e visitar a Grota do Angico, a qual havia ficado para trás. Pagamos as despesas por conta do almoço a base de um gostoso tucunaré(trata-se de um restaurante na beira do rio), tiramos as dúvidas de como chegar à Grota com a proprietária do estabelecimento e, pança cheia, partimos. Mais uns passos por trás do restaurante, no encontro da saída, dei de cara com essa casa velha aí, de taipa, e segundo informações a mesma pertenceu a mãe de Pedro de Cândido, nada mais nada menos que o coiteiro que denunciou Lampião à polícia. Sendo assim, trata-se de uma casa que foi muito frequentada pelo cangaceiro e sua tropa. Da beirada do rio até a Grota tem uma distância de uns setecentos metro, quase toda extensão de subida. Subimos . . . E vinte e cinco minutos depois, chegamos nessa árvore aí da foto abaixo e começamos a pequena descida até o ponto exato da morte de Lampião. A chamada Grota do Angico nada mais é que um amontoado de pedras cortadas por um perene riacho, o qual deságua no rio são francisco. Ás margens da trilha, porém numa pequena depressão, o local criava no grupo de cangaceiros aires de esconderijo e segurança. Fizemos uma séries de fotos do local e mostramos abaixo algumas delas. Encerrada a visita, deixamos a Grota(subimos essa ladeirinha aí) e tomamos o caminho de volta Enfim, chegamos de volta na Sede do Monumento, assinamos o Livro de Presença e depois partimos destino Aracaju-se Estou aqui: http://www.manoeledimilson-manoeledimilson.blogspot.com.br Citar
Membros EnricoNeto Postado Novembro 12, 2012 Membros Postado Novembro 12, 2012 puxa vida cara que figura vc se meteu numa puta furada e acabou sendo agraciado com um banho de rio só p/ vc e um rango dahora belo relato parabens! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.