Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Embaixador do turismo sem licença para viajar

Postado
  • Membros

Fonte: Yahoo/Agência O Globo

http://br.noticias.yahoo.com/embaixador-turismo-licen%C3%A7a-viajar-011239340.html

 

LONDRES - O novo embaixador do turismo escolhido pela ONU pode enfrentar algum grau de dificuldade para exercer o cargo a contento. Sob sanções que o impedem de visitar os EUA e os países da União Europeia por violações de direitos humanos, Robert Mugabe, de 88 anos, presidente do Zimbábue, foi honrado com o título de líder do turismo, junto com um de seus aliados políticos, o presidente da Zâmbia, Michael Sata.

Com um time de embaixadores que inclui nomes como Celine Dion, Ricky Martin, Shakira e Angelina Jolie, a inclusão de Mugabe causou não só estranheza como indignação a organizações de direitos humanos e questionamentos sobre os critérios da Organização Mundial de Turismo. Acusado de praticar limpeza étnica no país e de levar a economia local rumo ao colapso, ele assinou um acordo com o secretário-geral da organização, Taleb Rifai, e com Sata em Victoria Falls, na fronteira. No documento, ele se compromete a sediar um encontro do órgão em agosto do próximo ano, junto com a Zâmbia. A decisão da ONU revoltou opositores do presidente.

- Não vejo justificativa para que o homem seja um "embaixador". Ele tem sangue nas mãos. Querem que os turistas vejam este sangue nas mãos? - disse Kumbi Muchemwa, porta-voz do Movimento por Mudança Democrática , ao "Guardian".

Para a Coalizão de Crise no Zimbábue, uma organização de grupos da sociedade civil, o presidente jamais poderia ter sido considerado uma pessoa apropriada para o cargo.

- Isso envia a mensagem errada de que Mugabe agora é aceitável para a comunidade internacional. Este é o mesmo cara que na semana passada estava atacando gays e lésbicas, que ele diz serem piores do que cães - disse Dewa Mavhinga, ativista do grupo.

De acordo com o jornal estatal do Zimbábue, o secretário-geral da Organização Mundial de Turismo afirmou que sua presença na fronteira com a Zâmbia era um sinal de reconhecimento, uma espécie de endosso de que o país é um destino seguro. "Fui informado da maravilhosa experiência e da calorosa hospitalidade deste país", teria dito Rifai, segundo a imprensa local.

Não é essa a avaliação de EUA e Canadá, que já lançaram alertas sobre os perigos de viajar para o Zimbábue. Com uma taxa de desemprego local de 95%, segundo a CIA, as autoridades aconselham turistas a evitar aglomerações e adotar atitude de cooperação com a polícia. Segundo jornais canadenses, "moradores e visitantes podem ser alvo de detenções arbitrárias ou prisões e devem carregar seus documentos de viagem (passaporte e vistos) o tempo todo".

O órgão da ONU afirma que Mugabe não recebeu um título oficial, e sim uma carta aberta que pede o apoio ao turismo como uma maneira de promover o desenvolvimento sustentável.

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.