Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Justiça determina desocupação do Parna do Juruena em MT

Postado
  • Membros

Fonte: Só Notícias

http://www.sonoticias.com.br/noticias/7/152791/justica-determina-desocupacao-do-parque-nacional-do-juruena-em-mt

 

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120601092833.JPG 375 500 Salto Augusto no Parque Nacional do Juruena]No julgamento do recurso proposto pelo Ministério Público Federal, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou a desocupação do Parque Nacional Juruena, sob pena de multa caso as famílias retornem ao local. A decisão do desembargador federal Souza Prudente é do dia 27 de abril.

 

A decisão do TRF 1ª Região foi comunicada para a Justiça Federal de Mato Grosso, com a remessa dos autos da ação civil pública. Para cumprir a decisão judicial e diante da necessidade de organização para a execução da medida, a procuradora da República Marcia Brandão Zollinger requereu à juíza a designação de uma audiência com a presença do MPF, Ibama, Incra, ICMBio e Polícia Federal para estabelecer a logística e as diretrizes executivas de pronto cumprimento da decisão judicial, de forma articulada e pacífica, evitando o acirramento do conflito e garantindo a integridade das pessoas que estão na região do parque e do meio ambiente.

 

O Parque Nacional Juruena foi criado por Decreto Federal no dia 5 de junho de 2000 com o objetivo de conter o avanço do desmatamento e da ocupação, bem como proteger a diversidade biológica da região. Porém, essa unidade de conservação tem sido alvo de invasões, construções fora da lei, desmatamento e funcionamento de madeireiras ilegais constatados pelos órgãos ambientais estaduais e federais e por fiscalizações.

 

Desde 2007 foi identificada a presença de pessoas vivendo sem autorização dentro do parque. O ICMBio constatou a existência de construções e, de acordo com o levantamento feito pela chefia do parque, além das pessoas já identificadas, trabalhadores rurais do projeto de assentamento Nova Cotriguaçu também estão na região fazendo roça, criando suínos, aves e cavalos e fazendo a extração criminosa da vegetação. Áreas de desmatamento foram identificadas pela operação de fiscalização Ponta de Lança II.

 

"O que se verifica é que o Parque Nacional de Juruena está ocupado por pessoas que tem o único objetivo de explorar ilegalmente os recursos naturais, o que demanda pronta resposta por parte do Poder Judiciário", declarou o MPF no recurso proposto contra a decisão da Justiça Federal em Mato Grosso que indeferiu o pedido para imediata retirada dos invasores por entender que não haveria perigo na demora da desocupação.

 

Em sua decisão de desocupação, o desembargador afirmou que o Parque Nacional Juruena por ser uma unidade de conservação de proteção integral não se admite uso direto dos recursos naturais. "Até mesmo a simples visitação pública está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração e àquelas previstas em regulamento. De clareza solar, portanto, que a ocupação dos réus sobre o Parque Nacional do Juruena é destituída de qualquer juridicidade, porquanto não há fundamento legal nenhum que justifique o esbulho de bem afetado a interesse público, mormente quando se trata de interesse difuso referente ao meio ambiente ecologicamente equilibrado."

 

O parque está localizado na Amazônia Meridional, extremo norte de Mato Grosso e sudeste do Amazonas, abrangendo uma área de quase 2.000 hectares nos municípios de Apiacás (MT), Nova Bandeirantes (MT), Cotriguaçu (MT), Apuí (AM) e Maués (AM).[/picturethis]

 

Foto: Salto Augusto no interior do parque nacional/Divulgação

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.