Colaboradores Notícias Postado Junho 7, 2012 Colaboradores Postado Junho 7, 2012 Da Assessoria de Imprensa ON THE ROAD Até 24 de junho de 2012 Pegando carona no lançamento de Na estrada, novo longa-metragem de Walter Salles, adaptado do romance do escritor Jack Kerouac, a Cinemateca apresenta neste mês um ciclo de filmes dedicado aos road movies (filmes de estrada), gênero narrativo frequentemente associado ao cinema americano e ao universo da contracultura dos anos 1960, cujo marco fundamental é Sem destino, de Dennis Hopper. Ainda que seja uma das expressões mais genuínas da cultura americana, o road movie lançou-se para outras cinematografias, servindo aos mais diferentes propósitos estéticos e narrativos. É dentro deste espírito que a Cinemateca promove a mostra ON THE ROAD, reunindo desde clássicos como o longa de Hopper até uma série de produções brasileiras recentes. Filmes de Agnès Varda, Wim Wenders, David Lynch, Jean-Luc Godard, Manoel de Oliveira, Jim Jarmusch, Pablo Trapero, entre outros, compõem a programação ao lado de vários longas nacionais dos anos 2000, captando certa predileção do cinema brasileiro atual por esta forma narrativa. Obras como Diários de motocicleta, de Walter Salles, Cinema, aspirinas e urubus, de Marcelo Gomes, Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, Árido movie, de Lírio Ferreira, Estrada para Ythaca, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diogenes, Ricardo Pretti, A última estrada da praia, de Fabiano de Souza, A fuga da Mulher Gorila, de Felipe Bragança e Marina Meliande, e Além da estrada, de Charly Braun, se apropriam do gênero de forma original, e dentro dos mais diferentes objetivos artísticos. A seleção de filmes brasileiros completa-se com os clássicos Iracema – uma transa amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, e Bye bye Brasil, de Carlos Diegues, e ainda inclui o raro O mentiroso, paródia ao gênero dirigida por Werner Schünemann no final dos anos 1980. Além da programação de longas, a Cinemateca também abre espaço para o curta-metragem. O projeto CURTA CINEMATECA exibe durante todo o mês curtas brasileiros inspirados pelos road movies. Programação 07.06 | QUINTA SALA CINEMATECA PETROBRAS 15h00 DOWN BY LAW 17h00 SEM TETO NEM LEI 19h00 O DEMÔNIO DAS ONZE HORAS 21h00 ESTRADA PARA YTHACA 08.06 | SEXTA SALA CINEMATECA PETROBRAS 19h00 IRACEMA – UMA TRANSA AMAZÔNICA 21h00 SEM DESTINO 09.06 | SÁBADO SALA CINEMATECA PETROBRAS 16h00 ÁRIDO MOVIE 19h00 CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS 21h00 VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO 10.06 | DOMINGO SALA CINEMATECA PETROBRAS 15h00 NO DECURSO DO TEMPO 12.06 | TERÇA SALA CINEMATECA PETROBRAS 19h00 ESTRADA PARA YTHACA 21h00 BYE BYE BRASIL 13.06 | QUARTA SALA CINEMATECA PETROBRAS 18h30 VIAGEM AO PRINCÍPIO DO MUNDO 20h30 CORAÇÃO SELVAGEM 14.06 | QUINTA SALA CINEMATECA BNDES 19h00 A FUGA DA MULHER GORILA 21h00 A ÚLTIMA ESTRADA DA PRAIA 15.06 | SEXTA SALA CINEMATECA BNDES 18h00 CORAÇÃO SELVAGEM SALA CINEMATECA PETROBRAS 19h00 FAMÍLIA RODANTE 21h00 ALÉM DA ESTRADA 16.06 | SÁBADO SALA CINEMATECA BNDES 19h00 A ÚLTIMA ESTRADA DA PRAIA 21h00 A FUGA DA MULHER GORILA 17.06 | DOMINGO SALA CINEMATECA BNDES 14h00 BYE BYE BRASIL 16h00 O MENTIROSO 19.06 | TERÇA SALA CINEMATECA PETROBRAS 19h00 O MENTIROSO 21h00 O DEMÔNIO DAS ONZE HORAS 20.06 | QUARTA SALA CINEMATECA BNDES 18h30 IRACEMA – UMA TRANSA AMAZÔNICA 21.06 | QUINTA SALA CINEMATECA PETROBRAS 19h00 ÁRIDO MOVIE 22.06 | SEXTA SALA CINEMATECA PETROBRAS 17h00 VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO 23.06 | SÁBADO SALA CINEMATECA PETROBRAS 16h00 VIAGEM AO PRINCÍPIO DO MUNDO 19h30 NO DECURSO DO TEMPO 24.06 | DOMINGO SALA CINEMATECA BNDES 14h00 CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS 16h00 ALÉM DA ESTRADA FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES Além da estrada, de Charly Braun Brasil/Uruguai, 2010, 35mm, cor, 86’ Esteban Feune de Colombi, Jill Mulleady, Guilhermina Guinle, Hugo Arias Argentino vai ao Uruguai para conhecer um terreno deixado por seus pais, mortos tragicamente. Lá chegando, encontra uma jovem belga que está em busca de um antigo amor. O que seria uma simples carona se transforma numa intensa jornada afetiva, na qual o casal viaja pelo interior do Uruguai, deparando-se com diversas paisagens e personagens. Longa de estreia do cineasta Charly Braun, Além da estrada costura de maneira eficiente sequências documentais e de ficção, retratando liricamente um país pouco conhecido. Prêmio de Melhor direção no Festival do Rio de 2011. Não indicado para menores de 14 anos sex 15 21h00 | dom 24 16h00 Árido movie, de Lírio Ferreira Pernambuco, 2005, 35mm, cor, 115’ Guilherme Weber, Giulia Gam, José Dumont, Mariana Lima Famoso repórter de uma emissora de TV é convocado pela família a regressar à sua terra natal, no sertão nordestino, para acompanhar o enterro de seu pai, que foi assassinado. Lá chegando, é incitado pelos parentes a vingar a morte do velho. Em diálogo com a estética do cinema novo brasileiro dos anos 1960, mas sob olhar atual, Árido movie mergulha nas contradições do país a partir da clássica narrativa do retorno do filho pródigo. Retrata um ambiente em convulsão, assolado por problemas sociais – seca, miséria, guerra de água, extermínio de índios e misticismo. Prêmio de Melhor filme no Cine PE – Festival do Audiovisual. Participação de José Celso Martinez Corrêa. Não indicado para menores de 16 anos sáb 09 16h00 | qui 21 19h00 Bye bye Brasil, de Carlos Diegues Rio de Janeiro, 1979, 35mm, cor, 110’ José Wilker, Betty Faria, Fábio Jr., Zaira Zambelli A bordo da Caravana Rolidei, uma trupe de artistas ambulantes viaja pelo Nordeste do Brasil apresentando espetáculos para camponeses, cortadores de cana, índios, etc. Enquanto passam pelos mais diferentes lugares e paisagens – do sertão nordestino à Rodovia Transamazônica – vivendo diversas aventuras, também procuram fugir da concorrência da televisão. Um dos mais famosos road movies brasileiros, Bye bye Brasil é também uma reflexão sobre as transformações culturais do país durante os anos de ditadura militar. Fotografia de Lauro Escorel. Não indicado para menores de 18 anos ter 12 21h00 | dom 17 14h00 Cinema, aspirinas e urubus, de Marcelo Gomes Pernambuco, 2005, 35mm, cor, 99’ Peter Ketnath, João Miguel, Hermila Guedes, Oswaldo Mil No início dos anos 1940, um alemão, fugido da Segunda Guerra Mundial, perambula pelo sertão do Nordeste vendendo analgésicos. Durante suas viagens, conhece um jovem nordestino que quer escapar da seca e se mudar para a cidade. Juntos, eles percorrem diversos povoados, cruzando estradas empoeiradas e exibindo filmes para promover o “remédio milagroso”. Longa-metragem de estreia do diretor, Cinema, aspirinas e urubus é considerado um dos melhores filmes brasileiros dos anos 2000. Lançado no Festival de Cannes de 2005, sinaliza a maturidade cinematográfica de uma geração de realizadores que começou a filmar na década de 1990. Não indicado para menores de 14 anos sáb 09 19h00 | dom 24 14h00 Coração selvagem (Wild at heart), de David Lynch EUA, 1990, 35mm, cor, 125’ | Legendas em português Nicolas Cage, Laura Dern, Willem Dafoe, Isabella Rossellini Cumprindo pena por homicídio, um malandro fanático por Elvis Presley obtém liberdade condicional e aproveita para embarcar com sua namorada numa viagem rumo à Califórnia. Porém, a mãe da moça coloca no encalço do casal um detetive particular e um gângster que é seu amante. Road movie premiado com a Palma do Ouro do Festival de Cannes, marcado pelo toque surreal típico do diretor. Indicado ao Oscar de Melhor atriz coadjuvante (Dianne Ladd). Não indicado para menores de 16 anos qua 13 20h30 | sex 15 18h00 O demônio das onze horas (Pierrot le fou), de Jean-Luc Godard França/Itália, 1965, 35mm, cor, 110’ | Legendas em português Jean-Paul Belmondo, Anna Karina, Graziella Galvani, Samuel Fuller Baseado numa novela policial do escritor norte-americano Lionel White, o filme narra a história de dois amantes que se embrenham numa sinistra aventura envolvendo gangters e a polícia, depois que um misterioso cadáver é encontrado no apartamento da moça. A famosa sequência final, na qual a personagem interpretada por Jean-Paul Belmondo amarra-se a vários explosivos, foi retomada pelo cineasta Rogério Sganzerla num dos maiores clássicos do cinema marginal brasileiro, O bandido da luz vermelha. Não indicado para menores de 16 anos qui 07 19h00 | ter 19 21h00 Diários de motocicleta (Diarios de motocicleta), de Walter Salles Argentina/EUA/Chile/Peru/Brasil, 2004, 35mm, cor, 126’ | Legendas em português | Exibição em DVD Gael García Bernal, Rodrigo de La Serna, Mía Maestro, Gustavo Bueno Em 1952, Ernesto “Che” Guevara, então um jovem estudante de medicina, junta-se ao amigo Alberto Granado para viajar pela América do Sul em uma velha moto, arranjando caronas e fazendo longas caminhadas. Depois de passar por Machu Pichu, chegam a uma colônia de leprosos na Amazônia Peruana, onde começam a questionar o valor do progresso econômico. Baseada no livro homônimo de memórias do líder da Revolução Cubana, esta foi a primeira produção internacional dirigida por Walter Salles. Vencedor do Oscar de Melhor Canção Original para “Al otro lado del río”, do uruguaio Jorge Drexler. Não indicado para menores de 12 anos qua 06 18h30 Down by law, de Jim Jarmusch Estados Unidos/Alemanha Ocidental, 1986, 35mm, pb, 107’ | Legendas em português | Exibição em DVD Tom Waits, John Lurie, Roberto Benigni, Nicoletta Braschi Três malandros vão para uma cadeia em Nova Orleans. Um deles, italiano, que mal fala inglês, resolve apresentar um plano de fuga inspirado por filmes policiais. Juntos, eles irão percorrer os pântanos de Louisiana, cada qual tentando encontrar um caminho para si. Estrelado pelo músico Tom Waits, que também assina a trilha sonora ao lado de John Lurie, Down by law é um dos mais celebrados filmes do cinema independente americano da década de 1980. Indicado a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 1986, conta com a participação do ator Roberto Benigni em início de carreira. Não indicado para menores de 16 anos qui 07 15h00 Estrada para Ythaca, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diogenes, Ricardo Pretti Ceará, 2010, vídeo digital, cor, 70’ | Exibição em Beta digital Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diogenes, Ricardo Pretti Quatro amigos reúnem-se num bar e, entre uma bebida e outra, decidem fazer uma viagem rumo à Ythaca. Durante o trajeto, lidam com a necessidade de amadurecimento e com o luto de um amigo morto. Realizado com um orçamento de menos de 2 mil reais, Estrada para Ythaca pega carona no cinema de Glauber Rocha, Jean-Luc Godard e Rogério Sganzerla, e na obra do escritor grego Konstantínos Kaváfis. Estreia promissora de quatro realizadores que dividem ao mesmo tempo direção e elenco, recebeu os Prêmios de Melhor filme pelo Júri jovem e Melhor filme pelo Júri da crítica na 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Não indicado para menores de 14 anos qui 07 21h00 | ter 12 19h00 Família rodante (Familia rodante), de Pablo Trapero Argentina/Brasil/França/Alemanha, 2004, 35mm, cor, 103’ | Legendas em português Graciana Chironi, Nicolás López, Liliana Capurro, Ruth Dobel Senhora idosa é convidada para ser madrinha do casamento de uma sobrinha que conhece apenas de nome. Para chegar à pequena cidade na fronteira da Argentina com o Brasil onde a cerimônia será realizada, ela convoca toda sua família – filhos, netos, bisnetos e genros. Juntos, eles partem numa curiosa viagem a bordo de um trailer caindo aos pedaços. Terceiro longa-metragem de Pablo Trapero, um dos mais celebrados diretores do cinema argentino contemporâneo, autor de Do outro lado da lei e de Abutres, estrelado pelo ator Ricardo Darín. Família rodante foi indicado ao Prêmio do Júri internacional na 28ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Não indicado para menores de 12 anos qua 06 21h00 | sex 15 19h00 A fuga da Mulher Gorila, de Felipe Bragança e Marina Meliande Rio de Janeiro, 2009, vídeo digital, cor, 82’ | Exibição em HD Cam Flora Dias, Morena Catonni, Alberto Moura Jr., Pedro Freire Duas irmãs atravessam as estradas do Rio de Janeiro apresentando um espetáculo circense. Rodado em 8 dias, com equipe mínima e baixo orçamento, A fuga da Mulher Gorila é uma experiência exemplar de produção independente no Brasil. Longa-metragem de estreia dos cineastas Felipe Bragança e Marina Meliande, recebeu diversos prêmios, incluindo o de Melhor filme pelo Júri Oficial na 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Participou também da mostra competitiva Filmakers of the Present, no 62º Festival de Cinema de Locarno, na Suíça. Não indicado para menores de 14 anos qui 14 19h00 | sáb 16 21h00 Iracema – uma transa amazônica, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna São Paulo, 1974, 35mm, cor, 90’ Edna de Cássia, Paulo César Pereio, Conceição Senna, Rose Rodrigues Menina do interior vai a Belém para participar das comemorações do Círio de Nazaré. Levada para a prostituição, ela deseja mudar para o Sudeste. Num cabaré, conhece um motorista de caminhão, que transporta madeira. Sonhando com a cidade grande, ela pede carona e os dois partem em viagem pela Rodovia Transamazônica. Em tensão com a propaganda oficial do governo militar, o filme também documenta diversos aspectos da tragédia social amazônica – queimadas, trabalho escravo e prostituição infantil. Premiado em diversos festivais internacionais, Iracema – uma transa amazônica foi proibido pela censura. Anos depois, finalmente liberado, foi o grande vencedor do Festival de Brasília de 1981. Prêmio Jeune Cinéma no Festival de Cannes de 1976. Não indicado para menores de 16 anos sex 08 19h00 | qua 20 18h30 O mentiroso, de Werner Schünemann Rio Grande do Sul, 1988, 35mm, cor, 95’ | Exibição em DVD Angel Palomero, Lila Vieira, Vicente Barcelos, Xala Felippi Quatro jovens amigos partem em viagem rumo a Florianópolis. Uma discussão com a polícia rodoviária leva o grupo a acreditar que está sendo perseguido. Enquanto isso, sem dinheiro, tentam viver de pequenos furtos. Curiosa produção gaúcha dos anos 1980, impregnada pela atmosfera da época, O mentiroso investe comicamente sobre a tradição do filme de estrada, acrescentando à sua narrativa paródia e sequências que nos remetem às pornochanchadas. Prêmio de Melhor filme pelo Júri oficial e pelo Júri popular, direção, ator (Angel Palomero) e atriz coadjuvante (Xala Felippi) no Festival de Brasília de 1988. Participação especial de Paulo José, Sérgio Mamberti e Patrícia Travassos. Não indicado para menores de 16 anos dom 17 16h00 | ter 19 19h00 No decurso do tempo (Im Lauf der Zeit), de Wim Wenders Alemanha Ocidental, 1976, 35mm, pb, 175’ | Legendas em espanhol | Exibição em 16mm Rüdiger Vogler, Hanns Zischler, Lisa Kreuzer, Rudolf Schündler Técnico de projeção de filmes conhece, na estrada, um rapaz recém-separado que tenta se matar atirando seu carro nas águas de um rio. Juntos, eles resolvem partir em viagem pela Alemanha. Diálogos escassos, crise existencialista, personagens em trânsito, incomunicabilidade e a discussão sobre a própria arte do cinema marcam a narrativa de No decurso do tempo. Aqui, Wenders explora as mitologias do cinema americano, assentando a narrativa na Alemanha da Guerra Fria. Destaque para a trilha sonora embalada por canções de rock americanas. Prêmio Fipresci no Festival de Cannes de 1976. Não indicado para menores de 16 anos dom 10 15h00 | sáb 23 19h30 Sem destino (Easy rider), de Dennis Hopper Estados Unidos, 1969, 35mm, cor, 95’ | Legendas em português | Exibição em Blu-ray Dennis Hopper, Peter Fonda, Jack Nicholson, Phil Spector Dois motoqueiros viajam pelos Estados Unidos. Após levarem drogas do México até Los Angeles, partem numa jornada rumo a Nova Orleans. Um dos mais célebres road movies da história do cinema, Sem destino é também um marco da contracultura dos anos 1960. Estrelado por Dennis Hopper e Peter Fonda, rendeu indicação ao Oscar para Jack Nicholson. Não indicado para menores de 18 anos ter 05 19h00 | sex 08 21h00 Sem teto nem lei (Sans toit ni loi), de Agnès Varda França, 1985, 35mm, cor, 105’ | Legendas em português Sandrine Bonnaire, Macha Méril, Yolande Moreau, Stéphane Freiss Uma jovem andarilha morre congelada no frio do inverno francês e sua trajetória errante é contada pelas pessoas que cruzaram seu caminho. Viajando por diversos lugares, e desconectada da realidade de seu tempo, ela não encontra mais espaço para sustentar seus ideais de liberdade. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, dentre outros prêmios internacionais, o filme também é conhecido no Brasil como Os renegados. Não indicado para menores de 14 anos ter 05 21h00 | qui 07 17h00 A última estrada da praia, de Fabiano de Souza Rio Grande do Sul, 2011, vídeo digital, cor, 93’ | Exibição em Beta digital Rafael Sieg, Marcos Contreras, Miriã Possani, Marcelo Adams Três amigos partem em viagem pelo litoral gaúcho e conhecem um estranho personagem – um rapaz calado, que passa a acompanhá-los na jornada. Enquanto os três vivenciam as situações oferecidas pela viagem, o amigo se guarda em silêncio, acometido por seus temores. Adaptação de O louco do Cati, de Dyonélio Machado (1895-1985), também autor de Os ratos, clássico da literatura brasileira. Exibido na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Não indicado para menores de 14 anos qui 14 21h00 | sáb 16 19h00 Viagem ao princípio do mundo, de Manoel de Oliveira Portugal/França, 35mm, cor, 97’ | Legendas em português Marcello Mastroianni, Jean-Yves Gautier, Leonor Silveira, Isabel de Castro Diretor português contrata um ator francês para trabalhar em seu filme. Apesar de ter nascido na França, o ator é descendente de portugueses e decide visitar, durante as filmagens, o vilarejo onde morou seu pai. A equipe e o cineasta resolvem acompanhá-lo nesta jornada pelo interior de Portugal e, enquanto viajam, revivem antigas memórias. Último filme do ator Marcello Mastroianni, que faleceria logo depois das filmagens. Clássico da filmografia do mais velho cineasta em atividade no mundo (Manoel de Oliveira nasceu em 1908), Viagem ao princípio do mundo recebeu o Prêmio Fipresci no Festival de Cannes de 1997. Não indicado para menores de 14 anos qua 13 18h30 | sáb 23 16h00 Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes Pernambuco, 2009, vídeo digital, cor, 75’ | Exibição em Beta digital Irandhir Santos Recém-separado da mulher, geólogo é enviado ao Nordeste para realizar uma pesquisa de campo. Seu objetivo é avaliar as condições do terreno e estudar a viabilidade da construção de um canal na região. Viajando de carro, toma contato com a paisagem e com diversas personagens do sertão nordestino, revelando aos poucos seu abismo existencial. Todo filmado a partir de uma câmera subjetiva, Viajo porque preciso, volto porque te amo reúne imagens documentais colhidas pelos diretores nos anos 1990, articuladas a uma narrativa ficcional contada em primeira pessoa pela voz do protagonista. Brilhante exercício de montagem, foi premiado em diversos festivais brasileiros e internacionais, entre os quais o Festival do Rio de 2009 (Melhor direção e fotografia). Não indicado para menores de 14 anos sáb 09 21h00 | sex 22 17h00 Já foram exibidos: 05.06 | TERÇA SALA CINEMATECA PETROBRAS 19h00 SEM DESTINO 21h00 SEM TETO NEM LEI 06.06 | QUARTA SALA CINEMATECA PETROBRAS 18h30 DIÁRIOS DE MOTOCICLETA 21h00 FAMÍLIA RODANTE A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, próxima ao Metrô Vila Mariana. Outras informações através do (11) 3512-6111 (ramal 215) ou no http://www.cinemateca.gov.br Ingressos: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada) Maiores de 60 anos e estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação de documento.
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