Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Austrália terá maior rede de reservas do mar

Postado
  • Membros

Fonte: Band

http://www.band.com.br/noticias/mundo/noticia/?id=100000510312

 

As novas reservas cobrirão 3,1 milhões de quilômetros quadrados, mais de um terço das águas australianas

 

A Austrália anunciou nesta quinta-feira os planos de criar a maior rede mundial de reservas marinhas para proteger a vida aquática, com limites estritos à pesca e à prospecção petrolífera e de gás offshore. As novas reservas cobrirão 3,1 milhões de quilômetros quadrados, mais de um terço das águas australianas, incluindo áreas de reprodução e alimentação significativas.

 

O anúncio, feito após anos de planejamento e consulta, foi realizado antes do início da cúpula Rio+20 de desenvolvimento sustentável, que será realizada na próxima semana no Brasil, e que contará com a presença do ministro do Meio Ambiente, Tony Burke, e da primeira-ministra, Julia Gillard.

 

"É hora de o planeta superar uma nova etapa na proteção dos oceanos", declarou Burke nos preparativos para a reunião, que marca o 20º aniversário da Cúpula da Terra, que declarou o meio ambiente uma prioridade. "E a Austrália hoje está liderando o próximo passo", afirmou. "Esta nova rede de reservas marinhas vai ajudar a garantir que o diversificado ambiente marinho da Austrália e a vida que ele abriga permaneçam saudáveis, produtivos e resistentes para as gerações futuras".

 

Mudanças

A rede vai aumentar o número de reservas de 27 para 60, expandindo a proteção de animais como a baleia azul, a tartaruga verde, além das populações em risco de extinção dos tubarões mangona e dos dugongos (mamíferos marinhos herbívoros). Enquanto alguns limites serão aplicados onde as companhias de energia podem trabalhar, setores da costa oeste da Austrália, onde a Shell e a Woodside Petroleum recentemente receberam licenças, permanecerão abertos para exploração de petróleo e gás.

 

Isso ocorre após alertas da Unesco de que a Grande Barreira de Coral está em risco de ser declarada "em perigo" devido a um boom sem precedentes de recursos que provocará um aumento maciço do tráfego marítimo e das indústrias offshore.

 

Elogio à iniciativa

A Australian Conservation Foundation saudou a iniciativa das reservas, chamando-a de "uma conquista histórica", mas afirmou que estava preocupada de que algumas áreas permanecessem sob ameaça. "Embora a rede de reservas proíba a exploração de petróleo e gás no Mar de Coral, a região noroeste ficou vulnerável a estas ameaças", afirmou o diretor-executivo Don Henry.

 

The Wilderness Society chamou o anúncio de primeiro passo, e disse que estava "evidente que mais santuários marinhos terão que ser colocados em funcionamento. Nossos oceanos estão sob constante pressão de pesca de arrasto, pesca excessiva, desenvolvimentos de petróleo e gás e mineração dos fundos marinhos", afirmou o gerente da campanha marinha Felicity Wishart.

 

Mas os pescadores estavam em pé de guerra, alegando que as comunidades costeiras serão arruinadas, milhares de empregos serão perdidos e os dois bilhões de dólares da indústria aquicultora serão afetados.

 

A Australian Marine Alliance, que realizou uma análise de custo, afirma que 60 comunidades regionais serão afetadas, 36 mil empregos serão perdidos e 70-80 operadores de traineiras serão deslocados, enquanto o custo das importações de frutos do mar aumentará. "Isso é devastador e os que serão os mais afetados serão as comunidades costeiras", afirmou Dean Logan, chefe da aliança que representa os pescadores comerciais e recreativos.

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.