Ir para conteúdo

Lençois Maranhenses (por onde ir: Barreirinhas ou Santo Amaro?)


Posts Recomendados

  • Membros

Utilizo o site e as dicas que aqui são colocadas a muito tempo... mas pela primeira vez resolvi relatar minha viagem, espero que seja útil!!!

Na programação da viagem decidi que iria conhecer os Lençóis por Santo Amaro então, mantive contato para conseguir o transporte do aeroporto até Santo Amaro( van do aeroporto até Sangue por R$25,00 e toyota de Sangue a Santo Amaro por R$20,00, o trajeto todo é feito em aproximadamente 5h). Como a chegada em São Luis aconteceria no domingo a única opção era o transporte realizado pela tal JOANINHA, os demais não trabalham no domingo. Liguei 30 dias antes e reservei a vaga para duas pessoas ( viajei com uma amiga), voltei a manter contato 5 dias antes da data para confirmação e recebi a informação da própria que ao chegar no aeroporto telefonasse que ela mandaria a van para nos buscar. Tudo combinado e confirmado viajamos tranquilas.Chegamos em São Luis no dia 24/06/12 a 1h30min, e conforme o combinado com JOANINHA telefonei para avisar. Ela me disse que aguardasse que em POUCO TEMPO a van estaria ali...o motorista tinha meu telefone e me ligaria ao chegar no aeroporto. Ansiosas pela expectativa de conhecer um lugar tão lindo não percebemos que o tempo ia passando, passando, passando....o cansaço começou a chegar afinal já era quase 6h da manhã, então resolvi ligar novamente para JOANINHA que me atendeu com voz de sono e sem nenhuma preocupação me disse:

_ hoje não vai ter van, talvez mais tarde...se vc quiser esperar!!!!

Mais tarde que horas? perguntei

_ talvez lá pelo meio dia... ela respondeu com muita má vontade

Mas vc confirmou comigo, por que não me avisou?

_não consegui... ela disse com muita preguiça!

Na verdade ela não teve o menor interesse... é IRRESPONSÁVEL E INCOMPETENTE, sinceramente não sei como alguém assim trabalha com turismo. Por isso deixo aqui a minha indignação e a dica:

NÃO COMBINE COM JOANINHA, ELA VAI TE DEIXAR ESPERANDO!!! ::grr::

Bem, a viagem está apenas começando...conversamos com um taxista que nos informou que na rodoviária teríamos mais opções, e que por R$20,00 nos levaria até lá e mais uma vez nos sentimos lesadas... a rodoviária fica próxima... no taxímetro não chegaria nem a metade deste valor, então mais uma dica:

AO PEGAR TÁXI, LIGUE O TAXÍMETRO!!! ::putz::

Na rodoviária o ônibus para Barreirinhas estava saindo e tivemos que correr para atravessar a pista e pegar do outro lado e para nossa surpresa logo em seguida estávamos no ponto bem próximo ao aeroporto, o sentimento de ser enganada é muito desagradável! A passagem custa R$28,00 e o trajeto leva em torno de 4h. Ao descer do ônibus fomos abordadas por diversas pessoas oferecendo passeios e pousadas, quase não se consegue caminhar com a aglomeração deles ao redor dos turistas. Conseguimos nos livrar deles e sentamos na praça em frente para decidir o que fazer, um deles que era mais insistente (porém muito educado!) nos convenceu a ir até a Pousada Brisa do Mar que fica bem perto do final de linha e tem acesso ao rio, negociamos com Nazaré e acertamos apenas para uma noite (R$30,00 por pessoa com banheiro fora do quarto). Fomos até a agência São Paulo (098 33490079) e por R$40,00 + R$1,50( taxa) por pessoa contratamos o passeio que nos levaria até os Lençois.

Às 14h a toyota com o guia passou na pousada e com mais 8 pessoas fomos até o parque, ela pára no inicio das dunas e seguimos caminhado até a Lagoa do Peixe.

O nordeste todo está sofrendo com a falta de chuvas por isso, nos avisaram que as lagoas estão secas. Neste dia estavam aproximadamente 15 toyotas com até 12 pessoas em cada... e todo este povo segue o mesmo caminho em direção a lagoa, particularmente não gosto de aglomeração em passeios deste tipo, muito barulho e disputa para tirar foto nos melhores pontos. Mas apreciar a paisagem depois de tudo que havíamos passado para chegar, foi gratificante! O passeio termina no pôr do sol e retornamos para a cidade. Decidimos ficar mais um dia, então passamos na agência para contratar o passeio de voadeira pelo rio Preguiça indo até Caburé ( R$50,00 por pessoa). A noite havia arraiá na cidade mas, cansadas fomos dormir.

Então na segunda-feira dia 25/06 ás 8h o barco passa na pousada e vamos com mais 10 pessoas pelo rio até Vassouras, parada para ver os pequenos Lençois e ver os macaquinhos que são atração do local. Passamos pelo mangue e paramos novamente em Mandacaru para visitar o farol, próxima parada em Caburé , outras voadeiras com até 14 pessoas também estão por lá, encomenda-se o almoço e existe a possibilidade de por mais R$15,00 seguir adiante até o encontro do rio com o mar, próximo a Canto de Atins. A esta altura já conhecia a galera e foi muito fácil montar um grupo de 11 pessoas que toparam seguir adiante, negociamos e conseguimos pagar apenas R$10,00 por pessoa e o passeio até lá valeu a pena, água limpa e uma linda paisagem! Retornamos em 40-45 min e o almoço já estava pronto e delicioso. O lugar oferece redes para descansar após a refeição... que são muito bem vindas para um cochilo revigorador! Por volta das 16h30 já estávamos na pousada.

Ainda tentava conseguir um transporte para Santo Amaro, saímos para negociar com táxi, moto táxi ou ônibus e optamos por este último mas, era preciso ter a certeza que em Sangue haveria uma toyota nos esperando e depois de diversas ligações consegui com CACAU (098 99640211) esta confirmação.

Então as 6h do dia 26/06 pegamos o ônibus que nos levaria até Sangue( R$ 5,00 por 1 hora de viagem), a toyota segue "sacolejando" por 2 horas ( R$20,00) até Santo Amaro e nos deixa na Pousada São José ( 098 33691074) quartos amplos, limpos e arejados (R$ 40,00 por pessoa) e com a ótima recepção de Marineide ::otemo:: que é atenciosa e interessada, ela ligou para as outras pousadas procurando pessoas para dividir passeio mas não conseguimos ninguém. Negociamos com Sansão ( 098 87459614 ) os passeios para lagoa Bethania e Queimada dos Britos ( não vou declarar o valor, mas posso dizer que conseguimos um bom preço), incluso o guia Edilon ( 098 88193865), ás 14h

saímos com a toyota e depois de 40 min chegamos na lagoa da Bethania... UAU!!!! em lugar lindo e tranquilo e o melhor de tudo... só havia mais um casal com o guia, completamente diferente de Barreirinhas... podemos desfrutar das dunas e da lagoa com liberdade para fotos e banho e com o tempo livre! Maravilhoso!!!

Na quarta-feira dia 27/06 as 6h seguimos para Queimada dos Britos e foi quando tive a certeza que ir aos Lençois valia a pena.... o percurso leva em torno de 1 hora e o visual é fantástico... ver a imensidão das dunas é indescritível, mesmo com pouca água... me emocionei!!! Chegar na casa de S.Raimundo e D. Joana é uma alegria, pessoas simples e agradáveis. Encomendamos o almoço e saímos para caminhar e " banhar" na lagoa próxima, ao voltar o almoço já estava servido, minha amiga se deliciou com a galinha caipira e a conversa rolou solta até que o calor e a barriga cheia nos fez cochilar na rede... um luxo!!! Voltamos a tempo de ver o pôr do sol nas dunas! A noite lanche e picolé na praça central.No dia seguinte as 4h da manhã seguimos para São Luis.

O guia Edilon comentou sobre uma caminhada de 4 dias saindo de Santo Amaro e chegando em Barreirinhas, fiquei muito interessada e pretendo voltar para fazê-la.

Se JOANINHA não tivesse furado, teríamos mais tempo aqui e poderíamos ter ido ao Espigão e curtido mais a Bethania.

Na nossa opinião Santo Amaro é o lugar para conhecer os Lençóis Maranhenses, sem tumulto , com pessoas simples mas interessadas em ajudar e orientar o turista, o acesso é difícil mas vale a pena pela liberdade e tranquilidade.

Espero que meu relato possa ser útil para os novos visitantes.Estou a disposição esclarecer dúvidas ou outras informações.

 

 

 

20120702234727.JPG

20120702234727.JPG

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120702234727.JPG 500 375 Legenda da Foto]Escreva seu texto aqui. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

Link para o comentário
  • Membros

Olá,

 

Estou tentando arranjar minha ida de Atins a Santo Amaro e talvez você possa me ajudar. Pegarei uma 4x4 de Atins a Barreirinhas às 4hs com previsão de chegada às 06:30. Assim, perderei o ônibus até Sangue, mas já consegui um contato que me deixaria em Sangue. O grande problema é a locomoção até Santo Amaro.

 

Este contato, Cacau, te levou de Sangue a Santo Amaro? Saiu de Sangue que horas?

 

Obrigada!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá Rose,ano passado estive em São Luís e em Barreirinhas.Sou de Belo Horizonte/MG.

Amei o passeio,mas também achei Barreirinhas muito cheia,e sem muita estrutura.Tenho planos de voltar lá agora em set/Out,mas lendo vários relatos aqui no site,percebo que as lagoas já estão secando(Puxa...choveu tanto no Ma esse ano)Você esteve lá recentemente e pelo que percebo não conheceu a Lagoa da Preguiça(a 1a logo que se chega noa dunas,indo em direção à Lagoa dos Peixes!

Agora vou rever meu roteiro,pois os lençóis sem as lagoas perde 98% de sua graça!Abração!

Link para o comentário
  • Membros

Planejei um fds agora em agosto para conhecer os lençóis maranhenses. Chego no aeroporto de sao luis de sex/sáb às 02:45 (10/11 agosto) e retrono de dom/seg tb às 02:45 da madrugada (12/13 agosto). Estou mais perdido que cego em tiroteio...então se puderem me ajudar com dicas...o que sei é que não pretendo conhecer São Luis. A minha idéia é conhecer ao máximo os lençóis... já estou tendo dificuldades para montar meu roteiro pq só tenho encontrado transfer saindo de são luis de manhã... queria adiantar o trajeto rumo a barreirinhas já na madrugada...todas as agencias q entrei em contato me responderam q os passeios só saem na tarde do sáb pq faz muito sol de manhã...como assim? até no deserto do atacama se anda de manha...gostaria de fugir do roteiro cvc e conhecer atins/lagoa das gaivotas/lagoa bonita e queimada dos britos/lagoas emendadas/lagoa do reflexo... mas, sinceramente, não sei como fazer rs...dentro do parque existe roteiro noturno tb? a pé? sobrando disposição e faltando informação pessoal... abração!!! ::sos::

Link para o comentário
  • Membros

Olá Rose!

 

Amei suas dicas. Estou começando a montar um roteiro para fazer a Rota das emoções em Janeiro e suas dicas são valiosas! Estava pensando em ir para Barreirinhas, mas pelo que você falou é melhor por Santo Amaro, então acho que reservar 1 dia para ficar em São Luis e conhecer o Centro Histórico e 2 dias para ficar em Santo Amaro, depois sigo o roteiro.

 

Abraços,

Josiane

Link para o comentário
  • Membros

leobsb26 ,Bom Dia

Aqui no site vc encontrará inúmeros relatos,passo a passo,a maioria com preços e muitas dicas.

Estive ano passado(Out) em São Luís e nos Lençóis...Vale muito a pena.Estarei voltando em Set desse ano,porém farei uma rota bem maior,indo de São Luís ate o Recife,passando pelo Delta do Parnaíba/Pi,Jericoacoara,Fortaleza e Recife!

Só se certifique que vc ainda encontrará algumas lagoas ''cheias''nos Lençóis,pois já li aqui notícias recentes de que a maioria já secou devido à seca extrema que assolou o Ne esse ano.Sem as lagoas não vela a pena ir!Abração e boa viagem...E se tiver tempo não deixe de conhecer o belo centro histórico de São Luís e Alcântara(1h de barco)

Link para o comentário
  • Membros

Josycristy ,

Bom Dia!

Também estou me organizando e planejando(diariamente)minha tão esperada viagem fazendo a rota da emoção.O que tenho percebia dia após dia é que o principal é nos organizar o quanto antes e nos cercar de todas as informações e dicas possíveis.Eu já fiz e refiz meu roteiro umas 3x;e ainda ñ bati o martelo de como será o ''oficial''.Ainda estou à espera de um ''milagre de passagens aéreas por um preço bem legal''.Enfim,tudo dará certo se Deus quiser,e eu postarei toda a minha viagem aqui,até como forma de retribuição à tantas dicas valiosas que em muito me servirão.

Irei na segunda quinzena de Set...Separei de 13 a 15 dias.Conto os dias,aliás,as horas!

Abração,

Att,Jeann

Link para o comentário
  • Colaboradores

Rose e demais...

 

Em meus relatos sempre falo das pessoas confiáveis e responsáveis e definitivamente se vc tivesse lido os relatos sobre Maranhão Santo Amaro vc não teria caído em Joaninha essa mulher é extremamente INRRESPONSÁVEL. Mais o q te salvou foi vc ter ficados em boas mãos como o Cacau e Marineide na hospedaria são josé todas essas dicas vcs encontram em roteiros de viagens com Mauro, a vinda dele p/ São Luis Santo Amaro foi toda baseada em relatos meus e outras referencias de pessoas q passaram por aqui.

 

Mais o melhor roteiro é São Luis - Santo Amaro - Barreirinhas - Paulino Neves - Tutóia - Parnaíba - Camocim - Jijoca ....

 

Esse roteiro é sempre pelo litoral conhecendo os lençóis em Santo Amaro q é muito mais belo seguindo p/ Barreirinhas pelo Atins segue p/ o caburé, de quadricículo ou toyota p/ Paulino neves, p/ Tutóia de táxi moto táxi, toyota de linha ...( esse trecho já tem asfalto) Parnaíba.... de lá p/ camocim é apenas 1:40.

 

Olhem em relatos de viagens Maranhão, lá tem tudo todos os transportes desde vans com saída em São Luis hospedagens em Santo amaro Barreirinhas... passeios..

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...