Ir para conteúdo

JAPÃO - VINTE DIAS ( SOZINHA)


Posts Recomendados

  • Membros

Foi uma experiência incrível, me aventurar sozinha, virar analfabeta , trouxe ainda na bagagem mil historias divertidas e lembranças maravilhosas...

 

Viajei em maio de 2012 e nunca tinha viajado tanto tempo e para tão longe sozinha antes.

 

Decidi fazer um relato com dicas aqui nesse site que tanto me ajudou . Não vou citar valores porque variam conforme as estações, mas posso dizer que não é uma viagem barata.

 

 

 

Embarquei pela Emirates Airlines do Rio de Janeiro – amei a cia aérea. Aviões novos, um sistema de cinema e entretenimento abordo com mais de 100 ( ou seriam 200?) opções de filmes, seriados documentários.

 

Além disso , uma boa surpresa no aeroporto de Dubai : além de novo, limpo, organizado, tem wifi gratuito. E ainda por cima poderia chegar por Toquio e sair por Osaka ( me poupando de retornar a Tóquio só para ir embora).

 

 

 

No meu caminho para o Japão fazer um pequeno pit stop em Dubai , duas noites , antes de embarcar para Toquio.

 

 

 

Sobre Dubai:

 

 

 

Fiquei no Ibis Deira City Centre Hotel - uma ótima escolha para um pit stop: barato, pertíssimo do aeroporto e em frente a um shopping Center, com ótimas opções de restaurantes, lojas e até supermercado.

 

Cidade 100% segura , inclusive para uma mulher sozinha chegando na madrugada. O taxi do aeroporto até o hotel não chegou a trinta reais. E tem até um taxi com motorista mulher justamente para mulheres desacompanhadas. O teto desses carros exclusivos para mulheres é cor de rosa.

 

 

 

Foram dois dias de muita correria para aproveitar tudo. Fiz um tour para jantar no deserto. É bem turístico, não é muito barato, mas vale a pena. Eles te pegam no hotel por volta das quatro da tarde, te levam para o deserto com direito a show de falcão, depois um passeio com emoção pelas dunas e finalmente te levam para um acampamento beduíno, com um jantar – Buffet super bem servido, dança do ventre e camelos dar uma voltinha com direito a fotos . Gostei bem da experiência . A agência oferece ainda vários outros tours que podem ser interessantes para quem fica mais tempo em Dubai –

 

segue o site http://www.arabian-adventures.com/en/tours-and-safaris/

 

 

 

Também fiz o tour city em Dubai, daqueles em ônibus de dois andares que vc pode descer e pegar novamente durante o dia todo. Valeu porque estava sozinha, mas quem tem companhia talvez valha mais a pena

 

pegar taxi ( são baratos) e escolher os lugares . Parece que tem um metro também. De qualquer forma, vale olhar o site do city tour para imprimir o mapa e escolher algumas atrações para visitar

 

www.bigbus.co.uk

 

 

 

Para quem gosta de fazer compras, o Dubai Mall é mesmo imperdível. Maior shopping do mundo, com lojas internacionais, restaurantes . A dica é comer na varanda e apreciar o balé das águas lá pelas oito da noite.

 

 

 

 

 

Sobre Japão:

 

 

 

Amei a organização, a delicadeza, a limpeza, a estética, a tradição, a natureza belissima. Sem esquecer de pequenos detalhes: os banheiros que só faltam falar, a segurança de largar a bolsa sozinha e ninguem mexer!!!! O povo é gentil, educado e muito engraçado.Quase como caricatura deles mesmos. Fazem interjeições exageradas o tempo todo. Ri muito.As vezes deu a impressão de ser outro planeta, só que parecido com o nosso. E para não dizer que tudo são flores, a multidão pode cansar. É muita gente em todos os lugares. Na verdade dei sorte de vez em quando ir em lugares vazios. Mas no geral temos mesmo que nos embrenhar no meio da multidão ..... E não é uma viagem barata. Mas também não é nenhum absurdo para quem está acostumado com preços europeus.

 

Detalhe importante: quase ninguém fala inglês. Prepare-se para se comunicar com gestos, grunidos, risos e relaxar, porque eles vão fazer tudo para tentar te entender e ajudar. Não adianta ficar impaciente. No final tudo dá certo.

 

COMIDA Comer foi outra aventura. Não me adaptei bem. Cheguei a conclusão que comida japonesa boa é feita aqui no Brasil ( que naturalmente foi adaptada). Fora que volta e meia fui enganada pela aparencia. Achava que era bala, na verdade era um tempero amargo. Achava que era pão saldado, quando era um pão doce enjoativo. Além disso, sou quase vegetariana ( não como carne vermelha, nem aves ) e lá é muito comum misturar porco, franco e peixe no mesmo prato. Mas não é difícil encontrar opções. Só não é o meu lugar predileto para comilanças ( diferente da Itália ou França)....

 

TRANSPORTE:

 

Em relação a transporte, fiz uma decisão que foi contra a dica de várias pessoas: não comprei o passe de trens JR . Fiz meu intinerário, fiz contas, refiz as contas. Para mim, não valia a pena. E não me arrependo.

 

Mas cada caso é um caso. Faça as suas contas . Fiz apenas três viagens de trem : ( ida e volta Tóquio- Nikko e somente ida Tóquio –Kioto). Para ir e voltar dos aeroportos, preferi pegar transfer , daqueles que fazem ponto a ponto em alguns hotéis ( o que me poupou pegar taxi até a estação de trem, subir escadas com mala grande ...). E para andar de metro em Toquio comprei um passe chamado Suica , que é na verdade um cartão pré-pago que vale para todas as companhias de metro na cidade. Ah, sim são varias companhias de metro, cada uma cobra um preço diferente e é bem difícil saber a diferença. Não passei nenhum estresse com o cartão suíca . http://www.japan-guide.com/e/e2359_002.html E para entender melhor o sistema de metro em Toquio , olhem http://www.japan-guide.com/e/e2017.html

 

 

 

Ah, dica importante: no Japão ninguém leva bagagem porque eles despacham um dia antes as malas grandes através de firma transportadora. Confiavel e barato. Claro que usei para mandar minha mala de Toquio para Kioto e paguei menos que vinte euros pelo serviço. Contratei o serviço no balcão do meu hotel e a mala chegou na recepção do hostel em Kioto. Sem estresse. Comigo só levei uma troca de roupas.

 

http://www.kuronekoyamato.co.jp/english/

 

 

 

Sobre Tóquio

 

Minha porta de entrada foi o aeroporto de Narita ,onde muitos falam inglês bem, então aproveitei para trocar dinheiro, comprar o passe do metro, uma passagem de trem de Toquio para Kioto e finalmente embarquei no onibus que eles chamam de limusine bus – faz várias paradas em hoteis no centro de Tóquio http://www.limousinebus.co.jp/en

 

Fiquei num hotel caro, por opção, em Ginza, um bairro chique. O hotel é Mitsui Garden Hotel Ginza Premier e valeu cada centavo gasto ali. Um luxo. Os quartos são pequenos, mas como estava sozinha, não fez diferença. Uma vista sensacional, que tem tempos sem nuvens dava até para ver o Monte Fuji. Banheiros hi-tech, super bem localizado em frente a uma loja de conveniência 24 horas.

 

Mas melhor e mais importante dica para quem vai a Toquio é procurar o serviço de guias voluntários. Foi a melhor coisa que fiz. Estaria perdida sem a ajuda de três guias , que além de saírem comigo, passaram a me orientar por e-mail com dicas preciosas. São varias organizações, a que me inscrevi se chama Tokyo Free Guide http://www.tokyofreeguide.com/ ( tem no facebook também). Você não paga pelo serviço, mas fica encarregado de todas as despesas com transporte, alimentação e ingressos. E como não são guias profissionais, não estão presos a interesses comerciais, comissões em lojas. Super recomendo.

 

Troquei correspondência com tres guias antes de viajar e acertamos qual seria minha programação com elas . No primeiro dia pedi para passear em Ginza, bairro onde fiquei hospedada e cheia de lojas caras, mas que valhem a pena passear ( não necessariamente comprar). No segundo dia fui ao templo de Asakusa ( o mais antigo de Toquio), depois no Edo Museum e finalmente assistir lutas de sumo ( amei, divertidissimo). No terceiro dia fui fazer uma peregrinação numa rota budista no Mt Takao. É bonito, mas esperava mais. E no quarto dia de guia voluntário fui passear em vários bairros: harajuko, Shibuya, Shinjuku . Roppongi

 

 

 

Sobre Nikko

 

Amei, dei sorte dos templos estarem vazios, tive um contato maior com a natureza, que é linda. Mas a comunicação foi bem difícil, fiz amizades com estrangeiros e acabei me divertindo muito.

 

Primeiro fui para Oku Nikko, um micro vilarejo perto de um lago lindo. Fiquei hospedada uma noite num Ryokan Okunikko konishi Hotel Ryokan, estilo de hotel tipicamente japonês, com SPA de termas naturais (osen). Onde te servem um jantar com vários pratos. Não foi barato, mas valeu a pena. No dia seguinte fui para o centro de Nikko, onde passei pelos templos e dormi no hostel Nikko Park Lodge Tobu Station , que fica exatamente em frente da estação. O hostel é limpo, confortável, e bem localizado, mas não tinha ninguém na recepção. Apenas um aviso pedindo para entrar em contato por telefone com alguém. Mas não tinha telefone. Foi um certo estresse, acabei descobrindo alguém que falava um mínimo de japonês , que teve a gentileza de telefonar para mim. Só então apareceu o responsável pelo hostel. Eu recomendo escrever um e-mail antes para acertar um horário e garantir que terá alguém na hora do check in

 

Sobre Kioto

 

É uma cidade maior do que eu imaginava. Mas gostei do astral. Visitei vários templos lindos – mas prepara-se para encontrar excurssões colegiais e muitos turistas. Fiquei hospedada no Kyoto Hana Hostel , que eu super recomendo. Um lugar barato ( para padrões japoneses) , bem localizado, gente simpática , wifi gratuito, aluguel de bicicleta. Sim, eu aluguei uma bicicleta e também recomendo. A cidade é facílima para passear de bike. Também fiz uma aula de meditação zen – no templo templo Myoshin-ji temple complex . http://www.shunkoin.com/direction.html Fui a uma cerimônia do chá, assisti a um espetáculo de geishas e um walking tour em gion . Fui também a Nara onde tem um templo com cervos e veados, que comem biscoito na nossa mão.

 

Quem quiser alguma dica especifica, me escreva que responderei com prazer. Sayonara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Parabens pela trip Marians em nome da nossa comunidade mochileiros.com agradeço o tempo que vc dedicou a nos fornecer essas

preciosas informações, tenho certeza teram utilidade para todos nos !

PS; Estamos aguardando as fotos !

Assim como voce foi ajudada por nos e esta nos ajudando esperamos que muitos outros mochileiros (as) façam o mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...