Ir para conteúdo

1º Mochilão - Ajuda com roteiro Bolívia-Peru Jan/2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal!

 

Estou planejando meu primeiro mochilão passando pela Bolívia e pelo Peru em Janeiro de 2013.

Juntando algumas informações aqui do fórum, bolei um roteiro mais ou menos parecido com o mais comum de quem vai pela primeira vez:

 

1º dia - Chegar em Santa Cruz e partir para La Paz

(minha idéia é chegar em Santa Cruz e procurar partir para La Paz sem enrolar muito, pois a escolha de descer em Santa Cruz foi somente pelas passagens mais baratas e para aclimatação no trajeto para La Paz)

2º dia - chegar em La Paz, arrumar um hostel e dar uma volta na cidade

3º dia - Comprar roupas de frio/equipamentos (principalmente mochila e um agasalho melhor), andar por la Paz e procurar agências para fechar os pacotes

4º dia - Downhill em la paz

5º dia - chacaltaya + vale de la luna

(partir para copacabana a noite mesmo ou esperar para ir no outro dia cedo)

6º dia - Copacabana / Isla del Sol

(viagem a noite para Puno)

7ºPuno/ Isla de Los Uros

(Viagem a noite para Cuzco)

8º dia - City Tour em Cuzco, fechar passeios

9º dia - Maras, Moray e Salineras (ou outros sítios arqueológicos)

10º dia - Vale Sagrado e Águas Calientes

(Viagem para Águas Calientes a noite)

11º dia - Machu Picchu / Waynna Pichu

(Retorno a Cuzco)

 

O planejamento é fazer o mochilão em 15 dias, contei 11 porque pretendo aproveitar bem o tempo e viajar a noite sempre que possível, mas como não é garantido que isso ocorra, sobram ai uns 4 dias para planejar a volta e para balancear os atrasos que ocorrerem.

 

Agora com relação a volta é que falta decidir.

Pesquisei alguns preços de passagens, e a ida e volta de Santa Cruz pra quem parte de Belo Horizonte, sai com quase R$ 500,00 reais de diferença da volta de Cuzco ou Lima, então pensei em fazer esse roteiro e depois retornar para Santa Cruz (avião ou ônibus, não pensei ainda) para voltar à Belo Horizonte. Porém, algumas pessoas que vão comigo, derão a sugestão de adicionar mais uns 5 dias na viagem, e passar por Uyuni na volta para Santa Cruz, ai ficariam 20 dias aproximadamente para fazer tudo.

Não consegui encontrar nenhum relato de alguém que já fez isso, por isso a dúvida maior é essa, porque pelo que li, normalmente as pessoas vão de La Paz para Uyuni, dai gostaria de uma sugestão de vocês, para ver se essa minha idéia é viável, ou se alguma modificação pode ser feita para melhorar o trajeto em termos de aproveitamento de tempo e menor custo.

 

Abraços a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Pelo que eu sei, vai ter que passar por La Paz impreterivelmente pra ir pro Uyuni... acho que nem tem muita saída (mas posso estar errada, dá mais uma pesquisada, as coisas mudam, rs) mas é meio geográfico, puxa no maps pra vc ter noção..

 

Ah, só uma sugestão, no 6º dia durma e copa, tem hostels bem legais lá e acho que compensa mais viajar pela manhã pra puno, fazer as islas pela tarde e ir a noite pra cuzco, chegando pela manhã na rodoviária...

 

Boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

agora q vc falou não tinha parado para reparar isso..joguei no mapa, e realmente pareçe não ter acesso direto de Cuzco

talvez o melhor seja voltar para La Paz , ir para Uyuni, e de lá ir para Santa Cruz se for possível,rs..

 

bom saber esse esquema de copacabana. até bom pra dar uma pausa nas viagens noturnas,rs..o tempo de viagem para Puno é curto??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Saudações Túlio.

Puno fica bem perto de Copacabana sim.

Dá uma olhada no Google Maps: ROTA COPACABANA - PUNO.

 

Vou tentar te ajudar com o trecho La Paz - Uyuni - Santa Cruz.

Conheço as seguintes opções:

De La Paz até Uyuni você pode ir de duas formas: direto de ônibus leva aproximadamente 12 horas, mas as 4 horas finais o ônibus balança que é uma desgraça devido ao péssimo estado da estrada. Ou de La Paz até Oruro de ônibus (4 horas) e de Oruro para Uyuni de trem (7 horas), porém não são todos os dias que saem trens;

De Uyuni para Potosí são de 6 a 8 horas de ônibus;

De Potosí para Sucre são mais ou menos 3 horas de ônibus;

De Sucre até Santa Cruz são mais 12 horas de ônibus passando por Cochabamba (porém este trecho é o pior trecho de estrada na Bolívia). Ou de Sucre até Santa Cruz de avião (40 minutos).

 

Você também pode voltar de Uyuni até Oruro e seguir para Cochabamba de ônibus ou de "rapidito" (van), 4 a 5 horas e de Cocha seguir para Santa Cruz de van ou ônibus que saem a toda hora.

 

::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cheguei de lá no começo de agosto lá e vou te dizendo: não dá pra você cruzar a fronteira da bolívia com o peru a noite. Infelizmente a viagem de copacabana pra puno tem que ser de dia, porque só se passa pela fronteira com os carimbinhos e tal (aliás, fila gigantesca, muita demora).

 

No meu trajeto, de Cuzco eu fui até Arequipa e depois voltei pra La Paz, mas acho que compensa você voltar de Cuzco pra La Paz, ir pra Uyuni direto (o trem não sai todos os dias, é pessimamente conservado e tem muitos, muitos atrasos. Pra você ter uma ideia, eu fui tentar comprar pras 15:30 e o cara me avisou que ele não sairia antes da meia - noite, talvez umas 2 da manhã) e Oruro é uma cidade que não possui nada turístico, muito pelo contrário.

A estrada de La Paz pra Uyuni é quase a mesma que o trem passa, então compensa você nem ir pra Oruro. Faça os passeios de 3 dias em Uyuni, que compensa muito, e vá pra Potosi (acho que dá pra conhecer Potosi, fora as minas, em uma tarde), depois Sucre (também dá pra conhecer em uma tarde) e vá pra Santa Cruz.

 

Esse é um caminho quase que "geograficamente retilíneo" e você vai conhecer cidades fantásticas. Acho que em uns 5 dias dá pra fazer tudo isso, chegando em Santa Cruz.

 

No mais, boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa!

 

Bom saber dessas dicas..o problema de passar em Oruro também, é ter a disponibilidade de horários que batem com a chegada..e como pretendo economizar um pouco de tempo, talvez a viagem direto para Uyuni seja uma boa saída apesar da estrada paulera no final,hehe.

E o retorno para Santa Cruz, o avião partindo de Sucre achei uma boa, como já terei q inserir Sucre e Potossi para a volta, passar por Cochabamba consumiria mais um dia de viagem..e como não quero extender demais o prazo, fazer corrido não rola.

 

Quanto ao trem da morte nem tinha pensado na possibilidade, não é longe, mas tb nem tão perto,hehe

O problema maior é o tempo msm..como pretendo fazer um roteiro em 20 dias, inserir o trem ja ficaria muito corrido..

 

Dando uma reformulada e corrigindo a partida para Puno na manhã, ficaria mais ou menos assim:

 

1º dia - Chegar em Santa Cruz e partir para La Paz

(minha idéia é chegar em Santa Cruz e procurar partir para La Paz sem enrolar muito, pois a escolha de descer em Santa Cruz foi somente pelas passagens mais baratas e para aclimatação no trajeto para La Paz)

2º dia - chegar em La Paz, arrumar um hostel e dar uma volta na cidade

3º dia - Comprar roupas de frio/equipamentos (principalmente mochila e um agasalho melhor), andar por la Paz e procurar agências para fechar os pacotes

4º dia - Downhill em la paz

5º dia - chacaltaya + vale de la luna

(partir para copacabana a noite mesmo ou esperar para ir no outro dia cedo)

6º dia - Copacabana / Isla del Sol

(viagem para Puno na manhã seguinte)

7ºPuno/ Isla de Los Uros

(Viagem a noite para Cuzco)

8º dia - City Tour em Cuzco, fechar passeios

9º dia - Maras, Moray e Salineras (ou outros sítios arqueológicos)

10º dia - Vale Sagrado e Águas Calientes

(Viagem para Águas Calientes a noite)

11º dia - Machu Picchu / Waynna Pichu

(Viagem para La Paz preferencialmente a noite)

12º dia - Chegar em La Paz e já procurar partir para Uyuni

(viagem direto para Uyuni a noite)

13º dia - Uyuni

14º dia - Uyuni

15º dia - Uyuni

16º dia - Potossi

17º dia - Sucre

18º dia - Santa Cruz

19º dia - Belo Horizonte

 

Bom, ficou um dia sobrando para o caso de atrasos e imprevistos, o q acho pouco..creio q uns 3 dias de sobra seria bom para não perder o voo de volta..dai meus 15 dias iniciais passariam para 22..hehe, e os R$2000,00 creio q ja não serão suficientes também para esse passeio =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Na minha opinião, troca maras e moray deixa no dia depois de MP... vc vai voltar bem tarde esse dia de aguas calientes, acho bem arriscado pegar o onibus pra Puno-Copa-La Paz... mais fácil depois de maras e moray...

 

Fora isso, é o risco de ser apertado... acende uma vela e vai.. hahaha

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Opa! Tá arredondando Túlio. 8)

 

Eu concordo com a Camila, mas mesmo que você volte tarde de Águas Calientes em setembro passado eu peguei um ônibus em Cuzco meia noite e ao raiar do dia estava chegando na rodoviária de Puno, apenas precisa comprar esta passagem noturna no máximo pela manhã do dia que se pretende viajar, de preferência compre um dia antes pra garantir, pois acabam rápido.

Uma opção pra você ganhar mais um dia no tempo de deslocamento e um pouco de conforto em um dos trechos mais longos é fazer Santa Cruz - La Paz de avião, mas aí vai de quanto você vai poder gastar. Vôos neste trecho pela BOA estão saindo em torno de 150 reais.

O trecho Sucre - Santa Cruz pela BOA também está saindo por volta de 94 reais, mas só há um vôo por dia, precisa planejar com cuidado os horários entre Potosí - Sucre e Santa Cruz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ufa! ::tchann::

 

vamo q vamo q ta saindo!hehe!!

 

vou colocar só a parte alterada para não ficar muito extenso, contando agora a partir no nono dia:

 

9º dia - Vale Sagrado, Águas Calientes e compra de passagem noturna para Puno com antecedência

(Viagem para Águas Calientes a noite)

10º dia - Machu Picchu / Waynna Pichu

(Retorno para Águas Calientes / Cuzco)

11º dia - Maras, Moray e Salineras (ou outros sítios arqueológicos)

(Viagem para Puno a noite)

12º dia - Puno/Copacabana/La Paz

13º dia - Chegar em La Paz e já procurar partir para Uyuni

(viagem direto para Uyuni a noite)

14º dia - Uyuni

15º dia - Uyuni

16º dia - Uyuni

17º dia - Potossi

18º dia - Sucre

19º dia - Santa Cruz

20º dia - Belo Horizonte

 

Potossi e Sucre pretendo fazer tudo de uma vez, só passar pelas cidades sem visitar nada mesmo, mas como isso depende da disponibilidade dos horários, coloquei um dia em cada para prevenir de algum atraso..

 

No início eu até tinha pensado em fazer o trajeto de Santa Cruz/La Paz de avião msm, so que como os passeios iniciais q vou fazer em La Paz são mais desgastantes fisicamente (Downhill e subida ao Chacaltaya), pensei no trajeto de ônibus para ja ir acostumando com a altitude e chegar la com um risco menor de sofrer com a aclimatação. ::essa::

Na verdade não sei se será tão puxado assim ao ponto da altitude pegar pesado,rs mas pensei a título de prevenção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...