Ir para conteúdo

Viagem de carro ao Jalapão em julho de 2012


Posts Recomendados

  • Membros

Eu e um grupo de amigos fomos, em uma TR4 e uma Ranger, para o Jalapão em julho deste ano. Em toda a viagem rodamos 2100 km, desde Brasília.

Na ida, tomamos a estrada que liga Campos Belos a Taguatinga-TO para passarmos pelo RIO DOS AZUIS (40km depois de Combinado-TO). É um lugar fantástico e vale apena uma parada de um dia, desde que seja durante a semana. Pois, nos fins de semana costuma ficar muito cheio. Paramos no bar A21, do Osmane, um cara muito bacana e atencioso que presta um serviço nota 10. Ele tem também uma pequena pousada onde você pode pernoitar para seguir viagem no dia seguinte.

Seguindo viagem, pegamos a estrada com destino a Dianópolis, depois Rio da Conceição (a 20km) onde começa a estrada de terra até Ponte Alta do Tocantins (a 130km).

Em Ponte Alta do Tocantins encha o tanque (R$ 3,00/L) e fique na pousada Veredas das Águas, recomendo. São chalés para 3 ou 4 pessoas, com ar condicionado, bem limpos e você ainda pode pagar com cartão de crédito. No dia seguinte, bem cedo, partimos em direção à Mateiros (Estrada que cruza o Parque Nacional do Jalapão). Na estrada de terra, km 15, tem a gruta de Sussuapara, vale uma parada para fotos.

Passamos a primeira noite acampados na sede do parque (Cachoeira da Velha). Na manhã seguinte, pegamos a estrada com destino a Mateiros. Existe um atalho a 7 km da sede da fazenda que você pode pegar, todo em areia. Em Mateiros, encha o tanque novamente (R$ 3,25/L), mas lembre-se que não aceitam cartão de crédito. Visitamos o fervedouro (das 15h às 18h) e depois fomos para o Camping que fica na rodovia para São Felix. Mas, aconselho que fiquem no camping do RIO FORMIGA, apesar de mais simples, é mais barato e fica ao lado do poço do rio Formiga (para nós, a melhor atração).

No dia seguinte, fomos visitar a comunidade Mumbucas. Vale a pena, lá no campi ng do rio Formigas, tentar agendar um almoço em um dos restaurantes que ficam na comunidade. Eles servem uma comida caseira que é muito gostosa. Visitamos a loja de artesanato em capim dourado e pegamos a estrada de volta para vermos o por-do-sol nas Dunas. Eu recomendo que saiam no máximo até as 15h da comunidade Mumbucas, porque gastamos quase 2 horas até as dunas. Depois das Dunas, retornamos para a estrada em direção a Ponte Alta. Depois da ponte sobre o rio Novo tem uma pequena escola. Neste ponto tem uma entrada de terra que dá acesso às praias do rio Novo, onde acampamos novamente em nosso último dia dentro do parque. Pela manhã, curtimos o sol nascendo, banhamos naquele rio de águas cristalina e depois seguimos viagem de volta para Brasília. Desta vez, pegamos um roteiro diferente, voltamos por Natividade, onde pernoitamos uma noite. É uma cidade que possui um centro histórico muito bonito e preservado. Vale a pena passar uma noite lá para que no dia seguinte restem apenas 600km até Brasília.

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...