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Viagem de Férias - Agosto 2012 (Aruba, Sint Maarten e República Dominicana)


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VIAGEM DE FÉRIAS -11 a 23 DE AGOSTO/2012

 

ARUBA (Palm Beach)

SINT MAARTEN (Maho Beach)

REPÚBLICA DOMINICANA (Bávaro Beach - Punta Cana)

 

 

INTRODUÇÃO

Mais uma vez programamos nossas merecidas férias para o Caribe (Aruba, Sint Maarten e República Dominicana). Esta foi a quarta vez que viajamos para a região porque sabemos, por experiência própria, que é garantia de muito sol e calor, praias paradisíacas e água cristalina, e bons serviços e preços.

 

Para organizar a viagem, principalmente no que se refere a Punta Cana, na República Dominicana, que foi um destino novo para nós, recorremos a informações de fóruns de viagens, sendo o Mochileiros (http://www.mochileiros.com) a principal fonte de consulta.

 

No que se refere a hospedagem, nos valemos de pesquisas realizadas no hoteis.com (http://www.hoteis.com), que tem uma série de informações sobre os hotéis disponíveis (valores das diárias, tipos de quartos, fotos, mapas, comentários, ranking, entre outras), além de aproveitarmos um desconto especial oferecido na época, de 10%, denominado “Promodolar”. Em Aruba optamos pelo The Mill Resort & Suites (http://www.millresort.com), onde nos hospedamos no ano passado, pela sua qualidade, localização e serviços oferecidos. Em Sint Maarten nos hospedamos no The Summit Resort Hotel (http://www.thesummitresort.com), onde ficamosem 2008 e o consideramos um ótimo hotel. Este hotel não está no site do hoteis.com. E, finalmente, em Punta Cana, o Caribe Club Princess Beach Resort & Spa - All Inclusive (http://www.princess-hotels.com), que é um dos utilizados nos pacotes da CVC (http://www.cvc.com.br). As informações sobre as hospedagens foram as seguintes:

 

PERÍODO CIDADE NOME TIPO DE ACOMODAÇÃO

 

11 a 13 Agosto Aruba The Mill Resort &Suites Suíte Júnior

13 a 17 Agosto Sint Maarten The Summit Resort Hotel Premium Water View

17 a 22 Agosto Punta Cana Club Princess Beach Resort & SPA Superior All-Inclusive

 

A parte aérea, entre Brasília/Aruba//Punta Cana/Brasília, fizemos com a GOL (http://www.voegol.com.br), uma vez que é a única companhia aérea brasileira que voa para a região, inclusive com saídas de Brasília aos sábados, em voo direto. Além dessa facilidade, duas passagem foram emitidas com milhas (http://www.smiles.com.br), sendo utilizadas 30.000 milhas para cada trecho “smile anyday”, e uma foi comprada. Já os trechos no Caribe foram feitos pela DAE - Dutch Antilles Express (http://www.flydae.com), porém as passagens foram emitidas no site da Travelocity (http://www.travelocity.com), pois os preços estavam pouco mais baixo que no site da mencionada companhia aérea. Os voos foram os seguintes:

 

DATA TRECHO VOO PARTIDA CHEGADA DURAÇÃO

 

11/08 Brasília - Curaçao GOL 9120 15:55 20:10 5:15

11/08 Curaçao - Aruba GOL 9120 21:00 21:40 0:40

13/08 Aruba - Curaçao DAE 0810 09:00 09:30 0:30

13/08 Curaçao - Sint Maarten DAE 0980 10:30 12:00 1:30

27/08 Sint Maarten - St. Domingo DAE 0945 15:15 16:45 1:30

22/08 Punta Cana - Caracas GOL 7625 21:00 22:05 1:05

22/08 Caracas - São Paulo GOL 7625 22:45 06:00 5:45

23/08 São Paulo - Brasília GOL 1668 10:20 11:59 1:39

 

Em Sint Maarten alugamos um Hyundai Atos Prime (completo, automático e quilometragem livre) pela internet. Pesquisamos em sites das principais locadoras das ilhas onde iríamos, sendo que a diária mais barata para o veículo da categoria escolhida por nós foi pela Dollar Rent a Car (http://www.dollar.com). A locadora fica ao lado do aeroporto, bem próximo. Há um shuttle service entre o aeroporto e o escritório da locadora. Já em Santo Domingo, também alugamos um Hyundai I10 (completo, automático e quilometragem livre), também na Dollar Rent a Car. Mas por conveniência e conforto, já que iríamos pegar estrada até Punta Cana, resolvemos fazer um up grade por um Hyundai Accent. O carro é retirado no estacionamento do aeroporto, onde há um agente da locadora esperando. Há de se acrescentar que o pagamento da locação dos carros foi efetuado com cartão de crédito Visa Platinum, pois a sua utilização internacional implica na cobertura dos seguros estabelecidos pela locadora, sem qualquer ônus para o titular do cartão. Os pagamentos foram realizados na retirada do carro da locadora.

 

PERÍODO CIDADE LOCADORA VEÍCULO KM (INÍCIO/FIM)

 

14 a 16 Agosto Sint Maarten Dollar Hyundai Atos Prime 35.961/ 36.030

16 a 17 Agosto Sint Maarten Dollar Hyundai I10 29.416/ 29.455 *

17 a 20 Agosto Punta Cana Dollar Hyundai Accent 15.516/ 15.717

 

 

* Carro trocado devido a um problema elétrico.

 

 

De volta ao relato. A seguir coloco o roteiro que fizemos, dia a dia.

 

 

 

RELATO DIÁRIO

 

 

11/Agosto (Sábado): BRASÍLIA- ARUBA

 

O voo da GOL (G3-9120) partiu de Brasília às 15:55 horas, com destino a Aruba, fazendo escala de 50 minutos em Curaçao. A chegada em Aruba foi às 21:40 horas (duração do voo: 5:55 horas). O equipamento utilizado foi um Boeing 737-800. Há fuso de uma hora em relação aos dois países.

 

Aproximadamente 30 minutos depois da decolagem, teve início o primeiro serviço de bordo. Consistia em um sanduíche frio (presunto e queijo), acompanhado de refrigerantes e sucos. O segundo serviço de bordo, servido aproximadamente uma hora antes da escala em Curaçao, consistia em um pacotinho de waffer de chocolate com refrigerantes e sucos.

 

Enfim chegamos ao nosso primeiro destino no Caribe. Pegamos um táxi para o hotel (25,00 USD) The Mill Resort & Suites (http://www.millresort.com). Fizemos o check in (neste momento você recebe um envelope com algumas informações acerca do hotel e um ticket correspondente a um drink não-alcoólico - fruit punch - de boas vindas, por hóspede). Como estávamos só um pouco cansados, mas ansiosos, descemos para o bar do hotel e tivemos o primeiro contato com o povo, os drinks e as músicas caribenhas.

 

 

 

12/Agosto (Domingo): ARUBA

 

Nosso primeiro e último dia completo em Aruba (Aruba foi apenas nossa porta de entrada no Caribe). Era domingo e acordamos um pouco tarde. Descemos para tomar o café da manhã do hotel, o qual não estava incluso na diária. Pagamos 43,50 USD e nos deliciamos com o autêntico american breakfast (ovo, bacon, linguiça, wafer, etc.). Acredito que a grande maioria dos hóspedes do hotel eram americanos.

 

Em seguida fomos à praia (Palm Beach). Era só atravessar a rua e caminhar uns 350/400 metros e pronto, pés na areia. Enfim, início das férias. Praia longa, melhor estrutura, mais movimentada, mar tranquilo, quase sem ondas, água cristalina, era só relaxar...

 

Palm Beach, em minha opinião, é a melhor praia de Aruba, é onde estão localizados os hotéis altos (high rise hotels). Vários hotéis de uns cinco a oito andares, ou mais, na beira de uma praia linda. Os preços são um pouco salgados. Na barraca de um hotel, lá na areia, um copo, desses nossos de água, de cerveja e um mesmo copo de Coca-Cola, saiu por 11,00 USD. Já no almoço, fomos ao restaurante Salt & Pepper (http://www.saltandpepperaruba.com), que fica na rua atrás da praia. Eu e meu filho comemos e bebemos muito bem por 36,25 USD. Só para se ter uma ideia de preços do que bebemos/comemos, uma long neck da cerveja de Aruba Balashi: 3,75 USD; lata de Coca Cola: 2,00 USD; um cheeseburger com batata frita: 10,50 USD e lunch special (frango grelhado com bacon, molho de queijo Gouda e arroz ou batata frita), 16,25 USD.

 

Do restaurante fomos caminhar um pouco até o Passeo Herencia, um pequeno shopping que fica no final da rua. Como era domingo, as lojas estavam fechadas, nos limitamos a olhar vitrines. Voltamos à praia para nos despedirmos com um último mergulho.

 

No meio da tarde voltamos para o hotel e ficamos na piscina por um tempo, esperando escurecer. A partir das 17:00 horas (até às 19:00 horas, acho) há o happy hour e a cada bebida paga, você ganha outra. Neste dia e nesta hora, um conjunto caribenho estava se apresentando no hotel. É incrível como a música caribenha é contagiante. Foi muito divertido e interessante.

 

Lá pelas tantas voltamos para o quarto pois tínhamos que arrumar a mala, dormir e acordar cedo para a viagem do dia seguinte.

 

 

 

13/Agosto (Segunda-feira): ARUBA - SINT MAARTEN

 

Acordamos cedo, por volta das 6:00 horas, e fomos fazer o check out do hotel. Solicitamos na recepção um táxi para nos levar ao aeroporto (30,00 USD). Fizemos o check in na companhia aérea DAE e fomos direto para a área de embarque, pois queríamos dar uma olhada no duty free e, também, tomar o café da manhã. Merece destacar que há uma taxa governamental para deixar o país, no nosso caso foi de 34,25 USD por passageiro.

 

O saudável e nutritivo café da manhã do meu filho foi na lanchonete Sbarro (Nestea: 3,50 USD e Nathans Hot Dog: 6,00 USD), já o do casal, foram dois cappuccinos e duas roscas de massa folheada com cobertura de creme e geléia de cereja no centro: 18,00 USD).

 

O voo da DAE (9H-0810) partiu de Aruba às 9:00 horas, com destino a Sint Maarten, fazendo conexão em Curaçao, onde há espera de uma hora. É um trecho curto de 30 minutos de voo. O equipamento utilizado foi um ATR-42 (turbo-hélice). O segundo trecho do voo (9H-0980), era para partir de Curaçao às 10:30 horas, entretanto houve um atraso considerável e só partiu às 12:30 horas. Assim que o novo horário foi anunciado, os passageiros foram convocados a comparecer ao balcão da companhia aérea para receberem um ticket no valor de 8,00 USD, para se alimentar em qualquer lanchonete na área de embarque. A melhor, maior e mais concorrida lanchonete é a 5 Star Sports Bar (http://www.5starsportsbar.com). Com dois tickets deu para comprar: um cheeseburger, um pastel de frango e duas Coca-Cola.

 

O voo partiu às 12:30 horas. Vinte minutos depois o piloto anunciou que voltaríamos à Curaçao por problemas técnicos. Imagine o que é ouvir isso a bordo de um Fokker 100. Foram mais vinte longos minutos de volta. O consolo é que abaixo só havia água. O avião pousou normalmente e se dirigiu para o pátio, escoltado por três caminhões dos bombeiros. Deveria ser uma operação padrão, só por garantia.

 

Voltamos para o salão de embarque e toma mais espera. Aproximadamente uma hora depois os funcionários da DAE convocaram os passageiros a comparecerem ao portão de embarque para informar que o voo havia sido cancelado e todos foram alocados no mesmo voo do dia seguinte. Providenciaram táxi e hotel para todos os passageiros. A forma como eles agiram prontamente diante do problema demonstrou eficiência e muito respeito a seus clientes.

 

Fomos hospedados no Clarion Hotel e Suites Curaçao. O hotel era “bonzinho”, o mobiliário era velho e ficava um pouco afastado do centro da cidade, mesmo assim, eu e meu filho nos aventuramos a fizer o percurso à pé. Foram longos minutos. Pena que quando chegamos o comércio já tinha fechado. Assim nos limitamos a tirar algumas fotos e comprar um lanche para levar para o hotel. Passamos na Pizza Hut e compramos uma média de Peperonni (seis pedaços) por 10,00 USD. Em um bar próximo compramos duas long neck da Balashi e duas latas de Coca-Cola por 12,00 USD. Voltamos para o hotel de táxi, pagando 15,00 USD.

 

 

 

14/Agosto (Terça-feira): SINT MAARTEN

 

A motorista do taxi ficou de nos pegar às 8:30 horas no hotel (o que ocorreu). Assim, tomamos o café da manhã bem cedo (diga-se de passagem que foi fraquinho, só tinha pão de forma, sucrilhos, queijo, presunto, café, leite e suco) e ficamos a sua espera no saguão do hotel. Alguns dos outros passageiros também estavam lá esperando seus respectivos táxis. Na chegada ao aeroporto, observei em um dos monitores que informam as partidas e chegadas e, infelizmente, o voo fora remarcado para às 13:00 horas (a decolagem seria às 10:30 horas). No momento do check in recebemos, de cara, outro ticket no valor de 8,00 USD, por passageiro, para fazer um lanche. Então, lá fomos nós, de novo, ao 5 Star Sports Bar (comemos/bebemos: um burrito, um bbk burger, duas Coca-Cola e um suco de maçã). Agora era torcer, mais do que nunca, para que tudo desse certo pois tínhamos perdido um dia das férias.

 

O voo partiu na hora, ou seja, às 13:00 horas. Pela pintura da fuselagem, deu para perceber que era outro Fokker 100. Pelo menos foi um alívio. Com aproximadamente meia hora de voo, teve início o serviço de bordo, muito simples, que consistia em um saco de batatas Ruffles, suco ou refrigerante. Bom, agora nada poderia dar errado. O voo prosseguiu normalmente e chegamos em Sint Maarten às 14:30 horas (duração do voo: 1:30 horas).

 

No aeroporto de Sint Maarten nos dirigimos ao guichê da Dollar Rent a Car (http://www.dollar.com) e retiramos o Hyundai Atos Prime (amarelo), completo e automático, que havíamos locado via internet, por 4 dias, ao custo total 92,26 USD (já com as taxas), porém, com o cancelamento do voo, só pagamos 3 diárias, ao custo total de 72,60 USD (também já com as taxas). Há um shuttle service entre o aeroporto e o escritório da locadora. É muito perto, são uns dois/três minutos de van. Há de se acrescentar que o pagamento da locação do carro foi efetuado com cartão de crédito Visa Platinum, pois a sua utilização implica na cobertura dos seguros estabelecidos pela locadora.

 

Como já conhecíamos a ilha, foi fácil chegar ao The Summit Resort Hotel (http://www.thesummitresort.com). Havíamos nos hospedado lá da última vez (em 2008), no apartamento 6B. Dessa vez ficamos no 3B.

Destaco que, no caminho entre o escritório da locadora e o hotel, passamos em um mercado (Maho Market) e compramos comidas e bebidas para o café da manhã, num total de 87,53 USD (alguns preços em dólar: batatas Pringles, 2,60; cerveja long neck Heineken 330ml - embalagem com seis -, 5,99; achocolatado Energy Drink - tipo Toddynho, mas em lata -, 1,15; lata de Coca-Cola, 0,60; caixa de um litro de suco de maçã, 2,70; caixa de um litro de suco de abacaxi, 2,00; Cup Noodles, 0,85; garrafa de água mineral com 5 litros, 2,89; salsicha para hot dog, 2,61; Nescafé instantâneo, 1,75; queijo emmental, 8,95; 260 gramas de uva, 2,38; 870 gramas de banana, 3,42 e 630 gramas de maçã vermelha, 2,77). Como o hotel segue tendência americana, os apartamentos tem uma cozinha equipada com geladeira, fogão elétrico de duas bocas, microondas, liquidificador, torradeira, pratos, talheres e copos.

 

Nos instalamos e em seguida saímos para Maho Beach, aquela praia famosa que fica na cabeceira da pista do aeroporto, onde turistas passam o dia admirando os pousos e decolagens de pequenos e grandes aviões. Imperdível. Demos uns mergulhos, bebemos umas Heinekens...

 

 

 

15/Agosto (Quarta-feira): SINT MAARTEN

 

Resolvemos ir caminhar no centro de Philipsburg, capital do lado holandês. A beira mar é muito bonita e agitada, principalmente pelos passageiros de dois transatlânticos atracados lá no pier. A praia, apesar de urbana, é ótima para banho. Hiper calma e com águas claras. Também é um ótimo lugar para compras pois é um porto livre. Tem, inclusive, melhores preços que Aruba (alguns preços em dólar: Kindle Fire, 249,00; iPad 3 com 32GB, 790,00; Samsung Galaxy SIII, 650,00; jogos para Nintendo 3DS, 65,00; whisky JB, 16,00; whisky Johnnie Walker Red Label, 17,00; Hugo Boss Botted Night 100ml for men, 69,00 e Bulgari 50ml Vidro Azul for men, 50,00).

 

O único inconveniente é vaga para estacionar. Imagine achar vaga no Setor Comercial Sul às 11:00 horas. Quem é de Brasília sabe de que estou falando. Só fui arrumar vaga no estacionamento pago em frente ao prédio da sede do Governo, e mesmo assim fiquei lá dentro esperando por uns dez minutos alguém sair. Quando você sai pela guarita do estacionamento, a pessoa responsável lhe dá um ticket (anotado à mão) com a data e a hora de entrada. Paguei 3,00 USD (não sei exatamente quanto tempo deixei o carro lá).

 

Percorremos a Front Street de ponta a ponta. Há de tudo, bancos, hotéis, cassinos, restaurantes, joalherias, tabacarias, perfumarias, lojas de eletrônicos, vestuário, etc.

 

Quando a fome bateu, paramos no Barefoot Restaurant. Estava muito cheio devido ao grande movimento de turistas, principalmente os que, aparentemente, estavam em cruzeiro, nos dois transatlânticos atracados no píer, bem próximo dali (preços em dólar: long neck cerveja Presidente, 2,95; lagosta grelhada 1lb, 26,95 e Coca-Cola em lata, 1,95).

 

Na volta para o hotel paramos em Maho Beach e Mullet Beach, onde vimos o por do sol mais belo da viagem. A praia é muito bonita, talvez a mais bela do lado holandês.

 

 

 

16/Agosto (Quinta-feira): SINT MAARTEN

 

Saímos cedo porque queríamos tomar o café da manhã no Mc Donalds, que fica no caminho para Philipsburg. Entretanto surgiu um imprevisto. O carro demorou a pegar (creio eu por problema na parte elétrica), o que veio acontecer somente na quita tentativa. Já havia observado o problema no dia anterior. Como o escritório da Dollar Rent a Car fica no caminho de Philipsburg, resolvemos passar lá para relatar o problema. De imediato eles trocaram o carro, dessa vez um Hyundai I10 (branco). Muita eficiência e preocupação em satisfazer o cliente. Tudo resolvido, seguimos para o Mc Donalds (preços em dólar: um breakfast De Luxe Combo, 3,65; dois Egg Mc Muffin, 5,30; um suco de laranja, 1,40 e dois cafés, 2,80).

 

De lá fomos para a praia em Philipsburg. Como chegamos relativamente cedo, não tivemos problema em encontrar vaga naquele mesmo estacionamento do dia anterior. Paguei 6,00 USD USD (também não sei exatamente quanto tempo deixei o carro lá, só sei que chegamos pela manhã e saímos à tarde).

 

Praia muito tranquila, de um azul incrível e sem ondas. Um atendente do bar/restaurante Big Wood Grill, que fica em frente ao ponto onde resolvemos “acampar”, nos ofereceu duas espreguiçadeiras e cinco bebidas (a nossa escolha) por 25,00 USD. No almoço resolvemos prestigiar o estabelecimento (preços em dólar: cocktail de frutas, 7,00; long neck Heineken, 2,00; lagosta grelhada 2lbs, 60,00 e Coca-Cola em lata, 2,00). No meio da tarde, compramos mais umas coisas na Front Street (bebidas e perfumes) e fomos para o hotel, aproveitar um pouco a piscina e o bar, mas antes passando por Maho Beach, como de costume, para ver alguns pousos e decolagens.

 

 

 

17/Agosto (Sexta-feira): SINT MAARTEN - SANTO DOMINGO - PUNTA CANA

 

Último dia em Sint Maarten. Nosso voo era no meio da tarde. Tiramos a manhã para aproveitar a Maho Beach. Valeu uns bons banhos de despedida, e mais algumas fotos de aviões pousando. O ponto negativo foi que a manhã estava nublada, com uma leve chuva vez ou outra.

 

Às 12:00 horas tivemos que fazer o check out do hotel. Passamos em um Posto Texaco no caminho (fica a uns setecentos metros da Dollar Rent a Car) e enchemos o tanque por 27,90 ANG (Antilles Guilder), ou 15,60 USD. Na correria, esqueci de fazer as anotações de litros colocados e preço por litro.

 

Rumamos à Dollar Rent a Car para devolver o carro. Como a locadora não fica dentro do aeroporto, nos ofereceram um shuttle service até lá, sem custo adicional. Como não estávamos com muita fome, fizemos apenas um lanche (36,50 USD).

 

O voo da DAE (H9-0945) partiu de Sint Maarten às 15:15 horas, com destino a Santo Domingo, onde chegou às 16:45 horas (duração do voo: 1:30 horas). O equipamento utilizado foi um Fokker-100 (o mesmo avião do trecho Curaçao-Sint Maarten). No aeroporto de Santo Domingo, quando do desembarque, há que se pagar uma taxa de turista no valor de 10,00 USD por pessoa. O caixa da Dirección General de Impuestos Internos para pagamento tinha três atendentes e foi bem rápido.

 

Em seguida nos dirigimos ao guichê da Dollar Rent a Car (http://www.dollar.com). Havíamos reservado, via internet, um Hyundai I10, completo, automático e quilometragem livre, por 3 dias, ao custo total de 152,46 USD (já com as taxas). Por sugestão do atendente, já que iríamos dirigir até Punta Cana, distante uns 200 km, fizemos um up grade para um Hyundai Accent completo, ao custo total de 176,29 USD, pagando uma diferença de 23,83 USD. O carro foi retirado no estacionamento do aeroporto, cujo atendente nos prestou informações acerca da rodovia que teríamos que pegar com destino a Punta Cana.

 

A rodovia passa ao lado do aeroporto que, por sua vez, fica afastado da cidade. Logo, nada de trânsito pesado e congestionamentos. Muito fácil. Estrada muito boa, bem sinalizada e mão-dupla em quase todo o percurso, a exceção de uns poucos e curtos trechos que passam por obras. A velocidade permitida varia de 80 a 100 km. Fizemos o trajeto em 3:10 horas pois tivemos que cruzar a cidade de La Romana no final da tarde (trânsito lento), ficamos retidos por uns vinte minutos em um certo trecho da rodovia em virtude de um acidente (infelizmente não era trecho de mão-dupla) e por trechos em que pegamos chuva forte. Apesar de tudo, a viagem foi tranquila.

 

O único inconveniente é que chegamos à noite e sem muitas referências. Só sabíamos que o hotel ficava em Bávaro, então seguimos a sinalização. Como tivemos dificuldade de achar o hotel, resolvemos recorrer aos serviços de um moto táxi para nos conduzir ao hotel (5,00 USD). Enfim chegamos ao Caribe Club Princess Beach Resort & Spa - All Inclusive (http://www.princess-hotels.com)

 

No momento do check in são passadas as informações básicas sobre o funcionamento do resort, aluguel da fechadura/chave do cofre (4,00 USD por dia), e um mapa detalhado das instalações. Também há a colocação de uma pulseira que identifica os hóspedes para acesso aos restaurantes e bares (a pulseira roxa é para adulto e a verde para criança, em um bom português, alcóol e não-alcool). Pronto, a partir desse momento é tudo free.

 

Isso feito, fomos levados ao prédio em um “trenzinho”, que fica circulando no complex hoteleiro o dia todo (é uma distância considerável entre a recepção e os prédios). Lá chegando, fomos conduzidos ao apartamento. O nosso, especificamente, tinha duas suítes e uma varanda. Que coisa boa! Frigobar com água e refrigerantes free.

 

 

 

18/Agosto (Sábado): PUNTA CANA

 

Nosso primeiro dia no resort all inclusive.

 

Fomos para o café da manhã no restaurante principal (Higüero), que é muito grande e bem dividido as posições onde os alimentos são colocados (dois pontos de preparo de alimentos na hora - exemplo: omeletes e ovos fritos, balcão de alimentos quentes, balcão de alimentos frios, balcão de frutas, balcão de pães, balcão de pizzas, balcão de sucos e água). Leite e café são servidos pelos vários garçons e garçonetes que ficam circulando entre as mesas.

 

São três piscinas, sendo que a principal (a maior) conta com bar molhado. Nela são realizadas as atividades recreativas ao longo do dia (hidroginástica, volley e pólo).

 

Na praia, espreguiçadeiras e guarda-sol com folhas de coqueiro para os hóspedes. Praia já com ondas e não tão azul quanto às de Aruba ou Sint Maarten, porém muito bonita (é bem verdade que eu esperava mais. Fiquei com aquela sensação de uma praia “normal”, quase igual algumas que a gente tem por aqui).

 

O complexo hoteleiro conta com seis restaurantes: Higüero, Sombrero (cozinha mexicana), Shangay (cozinha asiática), Mamma Mia (cozinha italiana), La Cava (cozinha dominicana) e El Pescador (peixes e frutos do mar).

 

A exceção do primeiro, que funciona praticamente o dia todo com café da manhã, almoço e janta, nos demais é necessário fazer reserva nos balcões de Relações Públicas, situados nos halls dos prédios, das 8:30 às 15:00 horas. Os restaurantes são pequenos, talvez umas vinte mesas, então para melhor atender aos hóspedes, são disponibilizados três horários: 18:00, 19:30 e 21:00 horas. São servidos a entrada, o prato principal, a sobremesa e bebidas a escolha. Serviço muito bom.

 

São quatro bares, estrategicamente posicionados, que servem bebidas à vontade, alcóolicas (rum, vodka, whisky, vinho, champanhe, Mama Joana - uma bebida típica de lá, que dizem ser afrodisíaca - e outras que nem sei o que é!) e não-alcóolica (sucos, refrigerantes e cocktails), pena que em copos de plástico, mas é compreensível. Um localizado no lobby do hotel, dois nas duas maiores piscinas, um no teatro e um na praia.

 

Bom, neste dia o almoço foi no espaço entre a piscina e a praia. Foi montada uma estrutura linear para a colocação de pratos/talheres plásticos, frutas, pães, saladas, arroz colorido, feijão, peixe cozido, frango, carne (assada em churrasqueira, no carvão). As bebidas tinham que ser pegas nos bares próximos.

19/Agosto (Domingo): PUNTA CANA

 

Dia de comer, beber, sol e praia.

 

Jantamos no restaurante mexicano.

 

 

 

20/Agosto (Segunda-feira): PUNTA CANA

 

Manhã de praia e parte da tarde na piscina.

 

No início da tarde fomos passear de carro pela cidade. Nesse passeio estava incluída a devolução do carro às 18:00 horas. Na recepção perguntei onde era o escritório da Dollar Rent a Car. O atendente me solicitou algum telefone de contato e fez a ligação. Eles ficaram de ir ao hotel buscar o carro às 17:30 horas, sem taxa adicional. Pediram até para eu não me atrasar. É bom deixar registrado que o atendente é um “careca” (esqueci o nome dele) que fica no corredor, entre o balcão do check in e a área de desembarque, muito atencioso que resolve quase tudo para você. Trata-se de uma ótima pessoa.

 

Fomos a um lugar próximo ao Bávaro Shopping (de shopping só tem mesmo o nome. É muito pequeno e não vale à pena) que tem muitas lojas/barracas de artesanato, roupas, bebidas, charutos e outras coisas mais. É algo como a Feira da Torre em Brasília. O ruim é que os vendedores são muito chatos, colam em você e querem que entre na loja deles de qualquer jeito. Juram que amam o Brasil e o povo brasileiro. Haja saco! Compramos algumas lembranças e fomos para outro lugar.

 

Ao final do passeio, fomos ao Posto Texaco. Creio que é um dos poucos daquela região (se não for o único). Tínhamos que encher o tanque para a devolução do carro. O sistema métrico de lá é diferente do nosso. A medida é por galão (1 galão = 3,785 litros). Colocamos 1.000,00 Pesos Dominicanos (ou 30,68 USD - câmbio: 1,00 USD = 32,60 PRD), que deu 4,65 galões (ou 17,58 litros). Percorremos 201km com 17,58 litros de gasolina, o que dá 11,44 km/l.

 

Quando chegamos ao hotel, não deu dez minutos e a dupla da Dollar Rent a Car chegou para pegar o carro. Fizeram a checagem geral, me deram o recibo e fim da locação. Como é simples.

 

Jantamos no restaurante chinês.

 

 

 

21/Agosto (Terça-feira): PUNTA CANA

 

Manhã na praia e parte da tarde na piscina.

 

No meio da tarde fomos ao Palma Real Shopping Village (www. palmarealshoppingvillage.com). Nos informamos na recepção sobre um ônibus gratuito que passa em alguns hotéis da região, em horários determinados (escolhemos o das 16:40), que leva os hóspedes para as compras, trazendo-os em horários também determinados. O shopping não é grande (são 62 lojas, entre elas as famosas: Hard Rock Café, Adidas, Puma, Guess, Diesel, Nautica e Tommy Hilfiger) e em meia hora vimos tudo. Há muitas lojas de roupas em promoção. Fomos à loja da Adidas e compramos um bermudão clima cool (35,50 USD) e uma camisa clima cool (26,80 USD). Se pensa em eletrônicos, esqueça. Não há nada.

 

Sendo assim, perguntamos ao atendente no balcão de informações onde havia um shopping (mall) onde poderíamos comprar eletrônicos (dei o exemplo de computador). Em nossa chegada à Punta Cana visualizamos um que, infelizmente, não havíamos gravado o nome. Ele nos indicou o San Juan Shopping Center. Pegamos um táxi (15,00 USD) e fomos lá. Combinamos com o motorista de nos pegar uma hora depois. Que decepção. Eram dois andares. No térreo havia uma loja de móveis, um supermercado, uma loja estilo Ricardo Eletro, umas poucas lanchonetes (nenhuma de rede famosa). No andar de cima, muitas lojas que nem foram abertas ainda. Em meia hora vimos tudo, isso porque ainda fomos gastar tempo no supermercado. Ainda bem que o motorista do táxi estava lá no estacionamento conversando com um amigo, suponho. Voltamos para o hotel (18,00 USD).

 

Jantamos no restaurante Higüero. Havíamos feito reserva, no dia anterior, no Restaurante Mamma Mia, mas como resolvemos passear nos shoppings, acabamos retornando tarde ao hotel.

 

 

 

22/Agosto (Quarta-feira): PUNTA CANA - BRASÍLIA

 

Apesar de ser o nosso último dia no Caribe, nosso voo seria à noite, de modo que teríamos o dia todo para aproveitar. Entretanto tínhamos que acertar na recepção o late check out (79,00 USD), pois pretendíamos ficar no hotel até às 18:00 horas.

 

Hora de ir embora. Na recepção, depois do check out, solicitamos um táxi para nos levar ao aeroporto. Achei muito distante e a corrida custou 35,00 USD. Creio que fomos os primeiros a chegar no guichê da GOL para o check in. Foi tudo muito rápido e como não tinha nada para ver lá fora, nos dirigimos imediatamente para o salão de embarque para andar no duty free. Fizemos as últimas compras (preços em dólar: um Hugo Boss Botted Night 100ml for men, 60,00; um Bulgari 100ml Vidro Azul for men, 69,00; e um saco sortido de Chocolate Ghirardelli de 590gr, 21,00).

 

O voo da GOL (G3-7625) partiu de Punta Cana às 21:00 horas, com destino a São Paulo, fazendo escala de 40 minutos em Caracas. A chegada em São Paulo foi às 6:00 horas (duração do voo: 6:55 horas). O equipamento utilizado foi um Boeing 737-800.

 

Veio, então, a pior parte da viagem, 4:20 horas de espera da conexão no Aeroporto de Guarulhos. É muito tempo para poucas opções naquele que é o maior e principal aeroporto do País.

 

O voo da GOL (G3-1668) partiu de São Paulo às 10:20 horas, com destino a Brasília, cuja chegada foi às 11:59 horas. O equipamento utilizado foi um Boeing 737-400.

 

Finalmente, espero que as informações colocadas aqui possam auxiliar alguém no planejamento de sua viagem ao Caribe.

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Muito legal o seu relato!!

 

E quais as suas impressões sobre cada lugar? Qual praia você achou mais bonita? E dentre os hotéis,qual te atendeu melhor? vale mesmo a pena o all inclusive em punta cana?? Se puder,poste umas fotos também pra ilustrar um pouco pra gente!!

 

Parabéns pela viagem!!

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  • Membros

As praias de Aruba são lindíssimas, ficamos em Palm Beach por considerarmos a mais bonita e a com melhor estrutura (hotéis, restaurantes, bares, passeios de barco). Ademais nos programamos para ficar lá só um dia (já tínhamos visitado a ilha em 2011, por uma semana). Vale muito a pena conhecê-la. St. Maarten também é um show a parte, isso em Maho Beach, aquela que fica apinhada de turistas fotografando aviões o dia todo. Também tem ótimas praias, tanto no lado holandês, quanto no lado francês que, ao meu ver, não é tão badalado. Já Punta Cana, em Bávaro Beach, deu aquele aspecto de "praia comum", apesar de, também, muito bonita. Tudo se resume em resorts all inclusive. Em todos os hotéis mencionados no relatório, o atendimento foi muito bom, pessoal simpático e prestativo. Recomento.

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