Ir para conteúdo

Definindo Roteiro Argentina/Chile - Janeiro 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá! Inicio hoje meus planejamentos para fazer minha primeira mochilada pra fora do país. Primeiramente, moro em Belém do Pará, o estado mais Norte do Brasil! Vou atravessar o país saindo de Belém, dia 04/01, diretamente para Buenos Aires. A volta ficou para 22/01, de Buenos Aires para Belém. São 18 dias e eu gostaria muito que alguém pudesse me ajudar a definir o percurso dessa viagem.

Sendo asim, meus planos inicialmente eram de fazer o circuito Andino, mas olhando uns relatos aqui no mochileiros.com, ví que tem outros lugares que são no caminho e poderiam ser vistos.

Então aqui o roteiro:

 

04/01- Buenos Aires -2 dias

06/01- Cordoba -2 dias

08/01 -Mendonza -3 dias

11/01 - Santiago (Valparaiso + Vina del mar ) -4 dias

15/01 - Pucon e Puerto Varas (escalada no vulcão Villarica) -2 dias

17/01 - Bariloche (nao sei se vai rolar, uma vez que em janeiro não é frio) -3 dias

20/01 - San Martin de Los Andes -1 dia

21/01 - Mar Del Plata -1 dia

22/01 - Buenos Aires (resto de dia)- Belém

 

Pretendo fazer o transporte entre cidades de ônibus, pra sair mais barato e conseguir dar uma apreciada no ambiente. O planejamento é pra casal, então aceito sugestões de albergues e lugares bons e baratos para fazer as refeições, companhias de transporte de uma cidade para outra e claro, se o roteiro está adequado para fazer em 18 dias.

 

Obrigada! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Layse!

Bem vinda ao fórum.

 

Bom, com relação ao seu roteiro...

 

eu gostaria muito que alguém pudesse me ajudar a definir o percurso dessa viagem. [...]Então aqui o roteiro:

Sobre alguém te ajudar a definir seu percurso, é o primeiro erro. A viagem é sua, e só vc conhece seus gostos, suas exigências e suas limitações físicas. Outra pessoa definir sua viagem é usar a roupa do outro, que mesmo bonita à primeira vista, muito provavelmente não será a melhor coisa para vc.

Sobre o seu roteiro, vc ainda não tem um roteiro, somente uma sequencia um pouco questionável de cidades. Para montar o roteiro, além das cidades e dias, vc tem que definir o que vc vai fazer lá. Exemplo: "Mendoza, 3 dias, City tour" é bem diferente de "Mendoza, 3 dias, city tour+vinicolas+Uspallata+La Payunia". Então pra gente te ajudar minimamente vc tem que definir o que quer fazer.

 

04/01- Buenos Aires -2 dias

2 dias em BsAs são quase que inúteis. Vc vai chegar cansada de uma longa viagem, e mesmo se for freneticamente andar pela capital, não vai passar nem perto de conhecer Buenos Aires. O máximo que vai fazer é tirar algumas poucas fotos nos principais cartoes postais, mas não vai ter tempo de rodar por uma cidade que é melhor conhecida quando rodada a pé e com calma, passando pelos mil diferentes e dispersos atrativos.

 

06/01- Cordoba -2 dias

Cai num problema parecido com BsAs. Córdoba, em si, pode até ser percorrida em um dia, se vc, novamente, andar freneticamete. Mas com dois dias, não será possível ir para as igualmente interessantes Sierras de Cordoba, La Cumbrecita, Alta Gracia, Jesus Maria, vinhedos de Colonia Caroya... enfim, vc vai passar batida por um mundo de coisas. É bom repensar se é isso que vc quer mesmo.

 

15/01 - Pucon e Puerto Varas (escalada no vulcão Villarica) -2 dias

Pucon é a capital chilena de esportes de aventura, e junto com Puerto Varas possuem o segundo maior complexo de trekking do Chile, que só perde pra Torres del Paine. Além das cidades em si, que tem uma beleza cenica ímpar. Além disso, vc ainda vai subir o Villarica, que não é qualquer morrinho... e vai fazer isso tudo em 2 dias?

 

17/01 - Bariloche (nao sei se vai rolar, uma vez que em janeiro não é frio) -3 dias

Janeiro não é muito frio, e exatamente por isso é a melhor época de trekking em Bariloche, pq todas as trilhas estao liberadas. Se é esse seu objetivo, é sim uma boa. Além do que a cidade está bem mais vazia e com preços um pouco melhores que no inverno.

 

20/01 - San Martin de Los Andes -1 dia

1 dia em San Martin? Pra fazer o que? Novamente, o circuito de trekking de San Martin-Junin é espetacular, exige alguns dias, e ir lá ficar um mísero dia é como fazer um day tour no Salar de Uyuni. Vc roda, roda, roda, pra chegar lá e não aproveitar direito.

 

21/01 - Mar Del Plata -1 dia

Não sei se vc percebeu, mas reservou um dia pra atravessar a argentina de oeste a leste e ainda conhecer o principal balneário do país. Ok, tranquilamente te digo: não dá tempo.

 

Pretendo fazer o transporte entre cidades de ônibus, pra sair mais barato e conseguir dar uma apreciada no ambiente.

Não conte com isso. Desde o início da nova crise, o transporte na Argentina ficou mais de 400% mais caro que os preços-base do início de 2009, última época de estabilidade. Por isso, prepare para gastar metade - ou mais - do seu dinheiro, em passagens de onibus. Não há nenhum guia turístico com valores atualizados. Use esse site para achar valores, empresas, horários e tempo de viagem, e vc entenderá o que digo: http://www.plataforma10.com/

 

Bom, minhas impressões:

Sua sequencia é apenas um apanhado dos maiores destinos turísticos da região, mas naturalmente não observa pelas pequenas cidades ou atrações fora do caminho principal. Obviamente, aqui somente os guias de viagem podem te ajudar, por conter uma boa relação do que fazer em cada região. Para essa área específica, eu recomendo Guia O Viajante - versão "Argentina" do Zizo Asnis, o GTB-Guia do Turista Brasileiro - versao Argentina, e o Rough Guide Argentina, que já está disponível em português.

Sua sequencia de cidades obviamente não observa tempos de viagem entre os destinos. Meus comentários foram todos assumindo que vc fará viagens noturnas, mas há cidades aí que demoram mais e 10 horas para se chegar.

O 'Circuito Andino' que vc citou começa na Terra do Fogo e termina na Venezuela. Não entendi bem o que vc quis dizer com isso, mas pensando que seja Circuito de Montanhismo, ele foi muito subaproveitado na sua sequencia de cidades. Nao vi Malargue, Junin de los Andes, El Bolson, Aconcagua e tantas outras boas atrações - pra citar só a Argentina - que permitem montanhismo, enquanto que mais da metade do tempo vc vai estar em "llanuras''.

Não sei se o Chile é algo primordial pra vc. Pq eu achei o ''roteiro'' muito esticado, corrido, para poder ir tão longe. Com o tempo que vc tem, eu não iria para o Chile, pois como vc mesma observou, há um mundo de atrações no caminho. Coisas que demandam um ou dois dias de estadia. E, afinal, se vc insistir com alguns dos pontos mais turísticos do continente, lembre-se que eles têm esse status por alguma razão, e não são 2 ou 3 dias, sem contar tempos de traslados, que serão suficientes para conhecê-los.

 

Monte seu roteiro e volte aqui pra gente discutir sobre ele;

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Gui! Nossa, muitíssimo obrigada por todas as críticas! Irei começar a corrigir o roteiro e deixar ele adequado, estou pensando seriamente em fazer os 18 dias somente na Argentina mesmo, de forma que consiga ver tudo com mais calma e não tenha muitos imprevistos nos transportes. Vou melhorar os dias, as cidades e ler os livros que vc recomendou e ainda por esses dias posto as mudanças.

Obrigadão!

 

Abc!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...