Membros Aline Fujikawa Postado Outubro 8, 2012 Membros Postado Outubro 8, 2012 Há algum tempo consulto o Mochileiros antes de fazer qualquer viagem e isso tem me ajudado muito!!! Já passou da hora de também dar a minha contribuição... Eu e o meu noivo fizemos uma viagem de 9 dias (entre 27/09 e 06/10/12) passando por São Luís, Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba, parque Sete Cidades e Teresina. SÃO LUÍS Ficamos no Hotel Pousada Colonial (98) 3232-2834, localizado no Centro Histórico (R$ 125,00 a diária casal). Chegamos de madrugada e pegamos um táxi que eu já havia reservado com a própria pousada. Pagamos R$ 40. A pousada é bem simples, mas limpinha. Os atendentes são bem atenciosos. No primeiro dia pretendíamos ir para Alcântara. O taxista tinha nos informado que o barco saia do porto às 7 e às 9hs. Chegamos no porto (uns 10 minutos da pousada caminhando) antes das 9hs e surpresa: o barco tinha saído às 7hs e não haveria mais nenhum naquele dia por causa da maré. Somente mais tarde entendemos o quanto este passeio depende da maré: no Maranhão ocorre uma das maiores variações de maré do Brasil. Às 11hs o porto estava completamente seco, sem nada de água!! Perto do Palácio dos Leões há uma espécie de mirante que dá para ver a Praia Grande (onde fica o porto de saída dos barcos para Alcântara). Foi impressionante quando vimos o mar só lá no fundo da paisagem, a cerca 1 km da praia. Fica a dica: se quiser ir para Alcântara, chegue bem cedo no porto e, de preferência, se informe sobre a maré. Diante disso mudamos os nossos planos e fomos dar uma volta pelo centro histórico que foi declarado Patrimônio Histórico pela UNESCO. Os prédios são bem antigos, dos sécs. XVIII e XIX, vários deles com fachada coberta por azulejos portugueses, lindos mas muito mal conservados. Dá uma dor no coração ver aquelas maravilhas completamente abandonadas. Vimos até árvores crescendo e saindo pelas janelas de alguns deles. Fomos a uma exposição de arte (desculpem, mas não lembro o nome do lugar) em frente ao terminal rodoviário que, dentre outras coisas, denunciava o abandono da cidade. Falava também do lixo e da poluição das praias. Parece que 90% do esgoto de São Luís não é tratado e é despejado diretamente no mar. 100% das praias de São Luís estavam impróprias para banho durante a nossa visita. Uma pena de verdade!!!! É incrível o contraste de todo o centro histórico com o Palácio dos Leões e arredores. A sede do governo está super bem cuidada, branquinha, incrível não!? Não entramos porque fomos lá de manhã e a visita só começava a partir das 14hs, assim como o Teatro Arthur Azevedo que dizem que vale a pena conhecer. Fomos na Casa das Tulhas (uma espécie de Mercado Municipal) onde eu provei o famoso Guaraná rosa pink Jesus. À noite pegamos um ônibus no terminal da Praia Grande e fomos para a Lagoa da Jansen. Naquela parte da cidade existe uma outra São Luís: bem urbanizada, rica e bonita! Ao redor da lagoa existe toda uma infra-estrutura para caminhada/corrida além de quadras e diversos bares e restaurantes. Só que sentimos um cheirinho meio desagradável em alguns trechos da lagoa e vimos um cano saindo do restaurante onde comemos. Suspeito que esgoto seja despejado nesta lagoa também. Quando voltamos ao centro histórico já era noite e estava rolando uma badalação (era sexta-feira). Parece que ficam abertos uns bares e tem música nas ruas. Não fomos, mas depois ouvimos dizer que é bem animado. Decidimos que partiríamos no dia seguinte para os Lençóis. Há ônibus na rodoviária de São Luís partindo para Barreirinhas (custa R$ 23 acho, ou perto disso), parece que a viagem dura 4 horas e meia. Mas achamos melhor irmos de tranfer (que nos pegaria na frente da pousada) e já emendaria com o passeio do Rio Preguiças. Fomos em uma agência de viagens na rua da pousada (Encantos do Lençóis 98 3253-1217) e fechamos o tranfer para Barreirinhas (R$ 40) e passeio Rio Preguiças (R$ 60). O Transfer passou às 5hs da manhã na pousada, o pessoal da pousada muito gentilmente antecipou o café-da-manhã e saímos de São Luís de barriga cheia! BARREIRINHAS – LENÇÓIS MARANHENSES Chegamos em Barreirinhas 8:30 hs (a viagem durou 3hs e meia). Deixamos a bagagem na agência e pegamos a voadeira para descer o Rio Preguiças. A paisagem estava linda, com o rio, mata nas margens, buritis e eis que surge uma duna imensa na beira do rio, contrastando com a vegetação verdinha da mata da outra margem. MARAVILHOSO!!! Havíamos chegado em Vassouras! Lá há muito macaco prego - esta é a principal atração turística do local. No restaurante vendem cestinhas com banana picada para os turistas darem aos macacos. É muito engraçado porque você vê macaco de tudo quanto é jeito, desde os tímidos, até os folgados que sobem nas pessoas para pegar os pedaços de banana. A passagem por Vassouras foi rápida e seguimos para Mandacaru, onde tem o farol Preguiças. Chegando lá, várias crianças com menos de 10 anos de idade abordam o barco para tentarem guiar as pessoas até o farol. Elas têm uma fala decorada e todas falam exatamente a mesma coisa. Eu fiquei com muita dó delas, apesar de não saber se fazem isso por necessidade ou por brincadeira. O vilarejo é bem simples e o caminho para o farol é curto, com algumas lojinhas de artesanato no meio do caminho. É necessário subir uma escadaria com cerca de 500 degraus para chegar ao topo do farol. Se preparem!!!! Mas a vista é recompensadora! De lá de cima dá para ver rio, praia, mar e dunas. Espetáculo! O barqueiro nos ofereceu uma esticada no passeio para vermos a foz do Rio Preguiças, em frente a Atins por R$ 15. Como tínhamos ouvido falar muito bem do lugar, topamos. Realmente valeu a pena! Na foz se formam uns bancos de areia no meio do mar que represam água formando piscinas naturais. Ficamos lá por cerca de 1 hora e então a maré subiu e os bancos de areia sumiram. Esta esticada depende muito da maré, por isso não é sempre que dá para ir para lá. Mas se tiver oportunidade, não deixe passar! De lá fomos para Caburé, comemos um robalo delicioso com baião de dois e provamos o típico arroz de cuxá. Passamos o resto da tarde lá, a beira do rio e ao lado de uma das dunas dos Pequenos Lençóis. Voltamos no porto umas 16hs. O pessoal da agência nos deu uma carona para a Pousada do Rio (R$ 128 diária casal). A pousada é bem bonitinha, com varanda com rede e, no fundo, há uma área com redes embaixo de árvores e uma entrada para o rio Preguiças para você se refrescar. À noite fomos a pé ao centrinho (uns 10 minutos de caminhada) e jantamos por lá em um restaurante na beira do Rio. No dia seguinte de manhã ficamos curtindo o rio atrás da pousada, almoçamos na pousada e à tarde fomos ao passeio dos tão esperados Grandes Lençóis. Fomos pela agência Vale dos Lençóis (98) 8852-5460 e pagamos R$ 50 por pessoa. O passeio é feito em uma jardineira (para quem não sabe é um carro adaptado, aberto na parte de trás com banquinhos e cobertura). A estrada para os Grandes Lençóis é uma aventura a parte: toda de areia, a jardineira vai sacudindo e derrapando, é preciso ter força no braço para se segurar e não cair! Não recomendo ficar nos cantos da jardineira porque ela passa raspando perto das árvores e sempre acaba sobrando um galho no braço ou no rosto. Depois de 40 minutos nesta montanha russa, finalmente chegamos aos lençóis. A caminhada é feita de pés descalços (a areia não é quente). É preciso ter preparo físico para subir e descer as dunas, ainda mais agora que as lagoas estavam todas secas e não havia água no meio do caminho para refrescar. Leve pelo menos 2 garrafinhas de água para beber no meio do caminho. Embora apenas uma lagoa estivesse com água (a lagoa do Peixe – pouca água, profundidade máxima 1,30m e água turva), valeu a pena estar lá. É duna que não acaba mais e elas são imensas, me senti no meio de um deserto. Fechamos com um incrível pôr-do-sol nas dunas. Disseram que esta foi a maior estiagem dos últimos 18 anos. Êê sorte a nossa hein!! A melhor época para visitar os lençóis é logo após as chuvas, entre os meses de junho e agosto, quando as lagoas estão cheias. Este ano, como choveu muito pouco no “inverno” (o inverno para eles é a época das chuvas, que equivale ao nosso verão) as lagoas estavam secas mesmo na época das cheias. Antes de esquematizar a sua viagem aos lençóis procure se informar se as lagoas estão cheias (ligue em uma pousada ou agência de turismo). DELTA DO PARNAÍBA (DELTA DAS AMÉRICAS) É possível sair de Barreirinhas e seguir para o Delta de ônibus, mas dá trabalho! Como a estrada de Barreirinhas para Paulino Neves é de areia, é preciso pegar uma jardineira que sai em frente ao Banco do Brasil (não sei informar sobre horários, preço, nem tempo de viagem) e de Paulino Neves seguir para Tutóia (estrada asfaltada) e de lá para Parnaíba (estrada asfaltada), disseram que a viagem leva umas 12 horas. Diante disso resolvemos alugar um transfer para Tutóia (R$ 150) e de lá seguiríamos para Parnaíba de ônibus. O Alex (extremante gente boa) da Vale Turismo (98) 8852-5460 nos levou até Tutóia (menos de 3 horas de viagem – passamos por lugares lindos, a própria viagem já era um passeio) e nos deu a dica de ficarmos lá mesmo ao invés de seguirmos para Parnaíba. Tutóia já fica dentro do Delta e segundo ele, o passeio por lá é bem mais bonito. Ele nos levou até a Pousada Jagatá (98) 3479-1551. Foi uma bela surpresa! A pousada é uma graça, fica de frente para o mar (Praia da Andreza), com varanda com rede e tem piscina! Tudo isso por R$ 120 diária casal. Perfeita! Nesta praia, ao lado da pousada há restos de um navio encalhado há mais de 30 anos que é outro atrativo. Combinamos o passeio para o dia seguinte com o Josias (98) 9601-5540 e (98) 3479-7007. No dia seguinte fomos para o Porto encontrar com o Josias. Pagamos R$ 15 no táxi para nos levar da pousada até lá. Como não conseguimos ninguém para rachar o passeio com a gente, pagamos o preço do barco fechado (R$ 200). O passeio começou às 8:30 e acabou às 19hs. Foi “O PASSEIO”. O Josias não pôde ir e fizemos o passeio com o Carlinhos, que é mega atencioso, muito gente boa mesmo! Recomendo que peçam para fazer o passeio com ele! Não é preciso se preocupar com os melhores lugares para visitar pois eles já tem um roteiro prontinho! Tutóia fica no Maranhão e Parnaíba no Piauí. Embora grande parte do delta esteja no Maranhão (82% das 72 ilhas), grande parte do turismo do Delta é realizado a partir de Parnaíba. Eu mesma só fiquei sabendo que era possível visitar o Delta por Tutóia através do Alex. O Josias nos contou que não há incentivo governamental algum para desenvolver o turismo em Tutóia. Assim espero que este relato os ajude e leve mais gente para Tutóia porque vale muuuuito!!! O Delta do Parnaíba é o único em Mar aberto das Américas e se divide em 5 braços sendo 4 (Tutóia, Melancieiras, Caju e Canárias) no Maranhão e 1 (Igaraçu) no Piauí. É o terceiro maior delta do mundo, só perde para o Nilo (Egito) e o Mekong (Vietnã). Li um relato aqui dizendo que o Delta era o elo fraco da Rota das Emoções. Discordo completamente!!! O Delta é incrível! Os lugares por onde passamos estavam praticamente intocáveis. Fomos em praias desertas, subimos em dunas (muito parecidas com os lençóis) de onde era possível ver o mar de um lado, o rio do outro e o encontro de ambos adiante. Se não estivessem secas, para completar, veríamos lagoas no meio das dunas. Tem muito mangue (branco, preto e vermelho). Havia momentos ainda, quando navegávamos no meio das ilhas, que eu me sentia percorrendo os rios do Amazonas! No fim da tarde vimos o pôr-do-sol e a chegada dos guarás (aves bem vermelhas) nos seus dormitórios. PARQUE NACIONAL SETE CIDADES No dia seguinte pegamos o ônibus para Parnaíba saindo de Tutóia às 9:30 (passagem R$ 16 - 2hs de viagem) tem ônibus a cada 2 hs mais ou menos, mas parece que não há ônibus à noite. Em Parnaíba pegamos um outro ônibus para Piripiri (R$ 29 a pasagem – 3hs de viagem) viação Guanabara. Os ônibus também são freqüentes porque são os mesmos que vão para Teresina. Tente reservar a passagem com antecedência porque eles lotam. Depois que estávamos em Teresina descobrimos que há uma praia muito boa perto de Parnaíba – chama-se Barra Grande. Dizem que é a nova Jericoacoara e tem muita gente praticando kitesurf por lá. Se tiver um tempinho, dê uma passada por lá também! Em Piripiri pegamos um táxi para o Hotel Fazenda Sete Cidades (R$ 40). Uma outra forma de ir para lá seria de moto-táxi ou talvez, se tiver vaga, pegando carona no ônibus que leva os funcionários do parque de manhã bem cedo (infelizmente não sei informar o horário nem de onde ele sai). O “Hotel Fazenda” não faz jus ao nome. É bem simples, tem uma piscina meia boca meio suja, os quartos são meio caidinhos, mas é perto da entrada do parque e a comida é imperdível – coma a carne de sol com paçoca e arroz Maria Isabel. O celular não pega por lá. Pagamos R$ 135 na diária. Estávamos planejando visitar o parque de bicicleta, mas logo soubemos que todas as bicicletas estavam quebradas e só daria para fazer o passeio a pé ou de carro. Como o calor por lá é insuportável, não pensamos duas vezes – passeio de carro. Combinamos com o taxista o passeio pelo parque e depois ele nos levaria na rodoviária. Tudo por R$ 80. De manhã o taxista nos pegou no hotel e fomos ao centro de visitantes do parque para buscar um guia. Eles ficam lá de plantão, não é preciso agendar com antecedência. Os guias oferecem as opções de visitar 3, 5 ou as 7 cidades, sendo a última opção R$ 50 de carro. Se for a pé cobram R$ 80 (preço por grupo). As cidades são formações rochosas no meio da transição cerrado-caatinga. São muito diferentes, muitas delas são formadas por placas poligonais que lembram o casco de uma tartaruga. Na minha opinião a 2ª cidade é a mais linda! Em todas elas você chega de carro até a entrada da cidade e faz um percurso a pé dentro delas. A 2ª idade tem o percurso mais longo (cerca de 40 minutos), com um mirante de onde é possível avistar todo o parque. Não me lembro agora qual cidade tem o que, mas algumas delas possuem pinturas rupestres bem interessantes. Para mim que sou leiga em geologia, as formações rochosas são parecidas e após ter visto umas três cidades, parece tudo meio igual. Nós fizemos o passeio completo, com as sete cidades, mas acho que visitar umas 3 cidades já é o suficiente (desde que inclua a 2ª cidade e algumas pinturas rupestres). Fiquei decepcionada com a guia. Ao invés de explicar sobre o local, as formações, vegetação, animais, população, etc ela ficava só falando com o que pareciam cada uma das formações. Tipo: “aquela ali parece um boi, a outra uma mão fechada, mais adiante olhem a cabeça de D. Pedro”. Ahhh pelo amor de Deus!!! Se preparem para o calor que é de matar!!! No parque devia estar fazendo pelo menos uns 40ºC. Dei graças a Deus de não ter ido de bicicleta, porque senão com certeza não iria agüentar. No final do passeio tem uma lagoinha (na verdade é uma nascente com a água represada) que dá uma aliviada no calorão. Parece que há também uma cachoeira no parque, mas ela estava seca. No total, o passeio durou só umas 3 horas. Voltamos para o hotel, o taxista nos esperou tomar um banho e nos levou para a rodoviária. De lá pegamos o ônibus para Teresina (passagem R$ 32). Ônibus Guanabara – 3 horas de viagem. TERESINA Chegamos na rodoviária de Teresina sem saber onde nos hospedar. Enquanto procurávamos na Internet com aquele calor de matar (Teresina é ainda mais quente que Piripiri dizem até que lá os urubus voam com uma asa só porque com a outra eles se abanam! rs) só sabíamos de uma coisa: o lugar tinha que ter uma piscina! Encontramos então o Gran Hotel Arrey. Novinho, bem aconchegante e com uma piscina coberta enorme aberta 24hs. Perfeito! Não tivemos dúvida apesar do preço salgadinho: R$ 190 a diária casal. No dia seguinte curtimos a piscina mais um pouco e fomos no restaurante São João (em frente à Universidade Estadual do Piauí) por indicação de uma paulista que mora lá. Comemos carne de sol com paçoca, baião de dois e uma mandioca na manteiga de dar água na boca!!! Depois fomos no pólo cerâmico do Poty Velho, uma rua com várias lojinhas vendendo cerâmica a preço de banana! Compramos 2 mandalas de uns 50 cm de diâmetro com pinturas rupestres e pagamos R$ 25 em cada! Na volta o taxista se perdeu (ninguém lá conhecia o hotel que estávamos) e ficamos rodando, mas depois de muito nos perder por Teresina, finalmente chegamos. Teresina é uma cidade bem bonitinha, com um rio que corta a cidade (Rio Poty), bem arborizada, só que é extremamente quente. RESUMINDO Em 9 noites e 8 dias visitamos 5 cidades: São Luís, Barreirinhas (Lençóis Maranhenses), Tutóia (Delta do Parnaíba), Piripiri (Parque Nacional Sete Cidades) e Teresina. Se tiver com o tempo apertado, recomendo eliminar as capitais. A melhor época para visitar os Lençóis é no período entre junho e agosto, quando as lagoas estão bem cheias. Nesta viagem gastamos (o casal): - hospedagem: R$ 1.250 (pagamos entre R$ 120 e R$ 190 a diária) - transporte (ônibus, táxi, transfer – avião não entrou): R$ 680 - passeios: R$ 500 - alimentação: R$ 600 MÉDIA de gastos por dia por pessoa: R$ 168 [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121008000913.jpg 375 500 ]São Luís - Rua do Centro Histórico[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121008001126.jpg 500 375 ]São Luís - Palácio dos Leões: sede do governo. Quanta diferença![/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121008001304.jpg 500 375 ]São Luís - Maré baixa Praia Grande. Note o mar lá no fundo.[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121008001504.jpg 500 375 ]Barreirinhas - Rio Preguiças, chegando em Vassouras.[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121008001624.jpg 500 375 ]Barreirinhas - Foz do Rio Preguiças: bancos de areia delimitando piscinas naturais.[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121008001814.jpg 500 375 ]Barreirinhas - Grandes Lençóis Maranhenses.[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121008001941.jpg 500 375 ]Barreirinhas - Lagoa do Peixe, Lençóis Maranhenes[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121008002136.jpg 500 375 ] Delta do Parnaíba[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121008002310.jpg 500 375 ]Delta do Parnaíba[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121008002452.jpg 500 375 ]Delta do Parnaíba[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121008002557.jpg 375 500 ]Parque Nacional Sete Cidades[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121008002657.jpg 500 375 ]Parque Nacional Sete Cidades[/picturethis] [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20121008002929.jpg 375 500 ]Parque Nacional Sete Cidades[/picturethis] Citar
Membros Raphael Parra Postado Janeiro 6, 2015 Membros Postado Janeiro 6, 2015 vou pro nordeste agora no final de janeiro e um dos focos é conhecer o delta do parnaíba. se alguém puder me informar sobre algum camping ou hostel barato em Parnaíba ou em Ilha Grande seria de grande ajuda, pois não encontro na internet. grato desde já (: Citar
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