Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bicicleta se torna meio de transporte importante para o turismo

Postado
  • Membros

Que europeu adora pedalar, todo mundo sabe. Mas também o que não falta é incentivo. Anualmente o continente tem diversas competições para ciclistas, entre pagas e gratuitas, longas e curtas, para amadores ou profissionais. O que não falta é opção para agradar todos os gostos. O esporte tem grande destaque em diversos países como Itália, Alemanha, Inglaterra, Irlanda, França (que possui a corrida mais famosa do continente a "le Tour de France") entre muitos outros. Tem até uma corrida pela Europa, “The Race Across Europe”, que cobre um total de 47 km.

 

O percurso começa em Calais, segue para a Alemanha, Áustria, Eslovênia, Itália e volta para o sul da França. Por fim, continua na Espanha e segue para seu trecho mais longo em Gibraltar. Embora o evento seja aberto a participação de todas as pessoas, essa corrida é especialmente difícil. Os corredores precisam fornecer sua própria equipe de apoio e estabelecer um plano para se mover rapidamente de forma eficiente pelos países. A corrida teve sua primeira edição em 2011.

 

Bike se torna meio de transporte importante para o turismoPorém não só de competições compreende o esporte. Aqueles que gostam de praticá-lo por lazer ou como meio de transporte tem igual estímulo. Os países europeus são conhecidos por seus parques e ciclovias. Além da disponibilidade de aluguel de bicicletas tanto para moradores como para turistas. Um dos países mais conhecidos por bikes é a Holanda. Sua capital, Amsterdam, é uma confusão de bicicletas estacionadas em todos os cantos da cidade. Os bicicletários são insuficientes, por isso é muito comum vermos o veículo preso a postes,grades, pontes, cercas, umas nas outras, e até em posições estranhas como de ponta cabeça sobre um corrimão. Essa fama das bicicletas atrai mais do que nunca turistas que querem provar um pouquinho dessa experiência.

 

No Brasil, o movimento vem ganhando cada vez mais destaque. Em São Paulo, a Ciclofaixa de Lazer, aumentou no início desse ano de 10 para 30 km, unindo o Parque Vila Lobos aos parques da Bicicleta, do Ibirapuera, do Povo e a Cidade Universitária USP. O Rio de Janeiro também aderiu a iniciativa com o lançamento do BikeRio, um projeto de sustentabilidade da prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com o banco Itaú e o sistema de bicicletas SAMBA.

 

Com 60 estações com 600 bicicletas ao redor da zona sul da cidade até a praça XV, no centro e em Madureira, o projeto visa instalar novas estações pela cidade, beneficiando todos os moradores e turistas. Atualmente as bicicletas laranjas são usadas mais para lazer do que transporte, entretanto o objetivo do plano é promover um meio de transporte ecológico, além do combate ao sedentarismo, redução do engarrafamento e promover responsabilidade social das pessoas.

 

Outra organização realizada pela prefeitura do Rio de Janeiro foi o recente lançamento de um mapa, que contém todas as ciclovias e rotas da cidade, além de dar dicas de segurança, legislação do trânsito e oferecer opções de serviços ligados aos usuários, como oficinas, lojas e delegacias. Segundo a prefeitura, a proposta é alcançar, até 2014, 450 km de ciclovias integradas ás estações de metrô e ônibus. Hoje em dia, o município conta com 190 km de ciclovias, distribuídas entre a zona sul, centro e Tijuca. O mapa pode ser encontrado em redes hoteleiras, pontos de informações turísticas e no site da prefeitura, além de um aplicativo que foi projetado para smartphones.

 

Bike se torna meio de transporte importante para o turismoDiversos Estados brasileiros, também incentivam a prática. Cidades como Santos, Sorocaba, Aracaju e muitas outras, possuem vias especiais para bicicletas, além de parques e infraestrutura especial. O município de Afuá (PA) é um exemplo de sustentabilidade. Todo o transporte da cidade é feita através de bicicletas, não há carros. Conhecida como “Veneza da Ilha de Marajó”, a cidade tem apenas 40 mil habitantes e é repleta de canais e palafitas. Quando o Rio Afuá enche, a cidade alaga e fica impossível o trânsito de carros. Por isso, todo o transporte urbano é feito com bicicletas. Uma das atrações da cidade é o “bicitáxi”, veículo de quatro rodas não motorizado construído a partir da junção de duas bicicletas, que serve como transporte local.

 

Fonte : http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/47450-bicicleta-e-esporte-de-destaque-no-brasil

 

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.