Ir para conteúdo

Manaus x Fortaleza - de carro!!!


Posts Recomendados

  • Membros

Pois é..... fiz essa viagem sozinha! E posso falar? Foi a MELHOR VIAGEM QUE FIZ NOS ÚLTIMOS TEMPOS!!! ::otemo::

 

Sai de Manaus num vôo na madrugada do dia 28 para 29/08, chegando em Belém às 7h30m do dia 29.

Tranquilo, peguei minhas malas e a Leticia (minha gata) na esteira e simbora prum hotel, pq eu já sabia que a balsa que traria meu carro atrasou (de novo). Nessa época do ano, quando começa a estiagem, o rio baixa e as embarcações tem que navegar mais lentamente.

 

Novamente encontrei a Lídia, aquela moça pra lá de simpática e prestativa, que trabalha no balcão da Infraero do Aeroporto de Belém. Eu a conheci em nov/2011, quando viajei pra Ilha do Marajó.

Ela se lembrou de mim e me ajudou a achar um hotel, já que estava tendo um Congresso de Contabilidade na cidade, e os hotéis estavam todos lotados.

Fiquei no Hotel Ver-o-Peso, bem em frente ao Mercado.

Simples, mas limpinho, paguei 60,00 a diária, com café da manhã. E como eu cheguei não eram nem 9 hs e eu estava morta de fome, a recepcionista me deixou tomar café e não cobrou nada por isso.

Ah, o trânsito estava péssimo do aeroporto pra lá, gastei 30,00 de táxi....

Depois do café tomei um banho e dormi até 4h30m da tarde!!!! Liguei na SANAVE e meu carro só estaria liberado depois das 17hs. Como eu não pegaria estrada à noite, dormi de novo...

 

Acordei cedo na manhã do dia 30, tomei café e peguei um táxi com toda minha bagagem pra SANAVE (17,00), que fica na Av Pedro Álvares Cabral, não muito longe dali.

Peguei meu carro, re-arrumei tudo e simbora pra estrada!

Abasteci, peguei dinheiro e bora pra BR-316. Em Belém a gasolina é beeem mais barato que Manaus: R$ 2,55/litro.

Passei por Ananindeua, Castanhal, Capanema, Santa Maria do Pará e outros pequenos vilarejos, até que...... meu carro deu pane em Cachoeira do Piriá.... ::carai::

A minha sorte foi eu ter conseguido chegar até o posto Paco e Pel, e os meninos de lá me ajudaram (Benjamin, Eduardo e outros 2 que - sinto muito - esqueci os nomes...) e a dona da conveniência Léa e mais Jaiane e Liliane.

Queimou a Junta do Cabeçote! Ah, mentira vai.... ::carai::

Era por volta das 14hs. Acionei a Porto Seguro mas o guincho só chegou às 18h30m!!! Ok, não vamos estressar....

Estávamos voltando pra Capanema (retornando 100km.... ::putz:: ) quando nos deparamos com um acidente, o Éberson perguntou se ok parar, claro, e ele ajudou a desvirar a Toyota que tinha capotado.

Enfim, chegamos em Capanema às 21h30m, ele me deixou no Hotel Central e levou meu carro pra Oficina do Marcelo.

Cristiano do Hotel foi super gentil, fiquei num quarto simples mas limpinho por R$ 50 a diária.

Banho e cama.

Acordei cedo na manhã do dia 31, tomei café e fui pra oficina ver a situação. O babado era grande: queimou a Junta e quebrou a carcaça de distribuição térmica.... enfim o carro ficaria pronto somente por volta das 17hs, e como eu não pegaria estrada à noite, bora dormir de novo no Central!

À noitinha fui na lanchonete da dna Fátima, indicada pelo Cristiano, e tomei uma vitamina de abacate sensacional. Tem umas comidinhas gostosas lá, sanduíches, caldos, etc. A um preço razoável.

Na manhã do dia 01/09, levantei às 6hs, tomei café e fui bater na oficina às 7h30m. Peguei meu carro, paguei (370 paus....), passei no hotel, carreguei o carro e bora pra BR de novo! ::hahaha::

Passei pelo posto Paco e Pel, parei pra agradecer o pessoal e fazer um H...

Segui viagem, e uns 30 km depois eu adentro o Maranhão!!!! ::otemo::

Boa Vista do Gurupi é a cidade que faz divisa com o Pará.

No Maranhão, a BR-316 está totalmente esburacada.... um horror! Tomem muito cuidado, ok? E o fluxo de caminhões aumenta vertiginosamente.

Bom, passei por zilhões de cidades: Junco do Maranhão, Maracaçumé, Gov Nunes Freire, Maranhãozinho, etc. São muitos vilarejos cortados pela BR, mas o Maranhão é uma graça e super colorido!

Obs.: existem muitas fazendas de gado e grandes campos com palmeiras, mas a seca tá feia por aqui.... Vi gado morto na beira da estrada, de sede e fome. Vi acidentes também, então atenção redobrada ok?

Parei pra abastecer em Zé Doca e segui em frente.

Cheguei em Bacabal à 15h40m, foram 489km e eu tava muito cansada. Parei no Hotel São Francisco; R$ 70 a diária.

Acordei cedo no dia 02 e segui pela BR. De Bacabal até Caxias, que é a última cidade maranhense, a estrada está ótima! Mas a seca estava ainda pior... Muitas queimadas, mais gado morto, enfim, uma paisagem desoladora. Posso dizer que passei no meio do sertão maranhense, bem triste....

E até Caxias é deserto, dá impressão de que estamos no meio das filmagens de Blade Runner, substituindo as torres de fumaça por caatinga queimando....

Cheguei em Timon/MA e...... existe uma Ponte que atravessa para entrar no Piauí! Muito legal, e a cidade do lado piauiense já é Teresina! Parece ser uma graça de cidade, mas era domingo e tudo estava fechado.... uma pena.... Parei num posto pra pegar informações e segui viagem pela BR-343. Passei por Altos, Campo Maior *** Lá foi travada a Batalha do Jenipapo. Existe até um Monumento referente a isto. Depois procurei no Wikipedia mais informações sobre esse episódio da nossa história.... sou apaixonada por cultura! ::otemo::

Cheguei em Piripiri/PI. Foram mais 422km, estávamos cansadas (eu e Lelê) e paramos no Hotel Califórnia. R$ 50 a diária.

Tomei um banho gostoso, cai na cama e acordei às 3 da manhã! Putz.... ::quilpish::

Acordei cedo no dia 03, tomei café e fui-me embora pro Parque Nacional das Sete Cidades, que fica 17km de Piripiri, sentido Ceará. SHOOOOOW!!!! O Parque é incrível, dividido em 7 'cidades' de formações rochosas belíssimas. Existem também inscrições rupestres datadas de 3000 a 5000 anos. Paguei R$ 50 pelo passeio completo, fui com o meu carro e a guia Erivânia me mostrou todos os detalhes e contou todas as histórias. A vista do Mirante na 2a Cidade é impagáááável!!! Tem também a Pedra do Beijo na 3a Cidade, cuja lenda diz que dois namorados foram amaldiçoados e viraram pedra, pois iam fugir para se casarem. Mas a lenda diz que as 'pedras' se aproximam a cada período e quando de tocarem novamente eles virarão 'gente' e toda a região será irrigada e o Sertão vai virar Mar! Eu quero voltar lá daqui uns 10 anos, pois medi a distância entre as 'bocas', um palmo meu fechado, e se essa distância realmente retroceder.... maninho...... haja crença nessa história de Amoor!!! ::hahaha::

Tem a Gruta do Catirina, na 4a Cidade, onde morou José Catirina por quase 10 anos, porque seu filho tinha epilepsia. Ele fazia ervas curadoras e em troca o povo lhe dava comida.

Saí do Parque já era quase 1 da tarde! Fui-me embora pra Pedro II, que fica 50 km 'pra baixo' de Piripiri. Lá existem as maiores jazidas de Opala das Américas. E em matéria de qualidade/nobreza, essas pedras são equiparadas às australianas. Fala-se muito pouco sobre opalas, pelo menos o MEU conhecimento era pequeno. As pedras são lindas!!! Existem as leitosas e a matriz (que mistura a opala com pedaços de rocha) - essas são menos valiosas; e a double e a 'extra', que é a mais cara e considerada preciosa. Existem muitas lojas de jóias, a preços mega acessíveis! E é claro que eu fiz uma pequena festinha de anéis, colares e brincos (acho que gastei uns 500 paus..... mas não me arrependo nem um pouco!).

Ah, em Pedro II tem o Festival de Inverno, em junho. Dizem que é maravilhoso! Pq lá é serra, e friiiio! Quem diria né?

Voltei pra Piripiri no fim do dia, banho, pedi uma pizza com refri (13,50) e cama.

Acordei cedo no dia 04, tomei café, voei pra Pedro II buscar um 'presente' do sr José Araújo, artesão de mão cheia! que me fez um anel de prata belíssimo com opala matriz. Bom, comprei mais pecinhas..... ::love::

Ok, bora pegar minhas malas e a Lelê no Hotel, abastecer e BR!!!!

Chegando na divisa do Ceará existe uma serra, a Grande ou Ibiapaba. É muito louco, a temperatura cai meeesmo, vc passa um tempo por cima da montanha, vendo tudo lá de cima, muito bonito!

A primeira cidade cearense é Tianguá, e depois tem a descida da serra, que lembra um pouco a descida da Anchieta, em SP, com muitos penhascos e curvas fechadas.

Depois, Sobral. Depois..... buracos, muitos deles.....

Geente, uma BR nesse estado é crime meeeu!!! A 222 depois de Sobral está intransitável! São mais de 100km de crateras.... ok, já estão recapiando, mas jamais poderia ter chegado no ponto em que chegou! ::carai::

Parei pra abastecer em Itapagé e fui chegar em Fortaleza já era quase 7 da noite!!!! Um absurdo!!!!

Bom, o importante é que cheguei em caaaaasa!!! E foi uma das melhores viagens que já fiz na vida!

E se vc quer fazer, sozinho ou sozinha, vai tranquilo/tranquila. De dia, ok? Pq os caminhoneiros são malucos e a estrada tem seus trechos esburacados no MA e no CE.

 

Tempo: 7 dias, mas deveriam ser 3 ou 4, pq perdi 1 dia esperando a balsa que atrasou, em Belém; e mais 1 dia e meio em Capanema, pq o carro quebrou.

Gastos:

R$ 330 hospedagem

R$ 420 gasolina

R$ 20 água mineral

R$ 50 comida

R$ 500 jóias de Opala em Pedro II

 

Se vc fizer o normal, sem percalços, vai gastar metade com hospedagem e gasolina.

E se quiser fazer em 7 dias, pode alterar seu roteiro para os Lençóis (que era meu projeto inicial).

 

Bom, foi uma viagem perfeita, fascinante, descobri coisas lindas desse Brasil enoorme, e descobri que SE EU QUERO, EU POSSO E EU CONSIGO!!!

 

Provavelmente, num feriado qualquer ai pela frente, minha nova viagem será Fortaleza x Aracajú, pelo litoral! Mas pode deixar que eu posto aqui! ::lol4::

 

Bjs,

Paulinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá Paula,

 

Gostei muito do seu post, e gostaria de algumas dicas suas.

No próximo mês de abril/2013 estarei fazendo o trajeto inverso do seu. Esterei de mudança para Boa Vista/RR a partir de Juazeiro do Norte/CE, e pretendo levar meu carro.

E é nesse ponto que começam meus problemas, pois pretendo levar ir até Belém/PA e embarcar o carro em alguma transportadora e seguir o resto do trajeto de avião. E pegar o carro, ou em Manaus ou em Boa Vista.

 

Você poderia me informar o contato do pessoal que fez o transporte do seu carro? Você ficou satisfeita com o serviço?

 

Aguardo as dicas,

grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Paula,

 

Bela viagem ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Uma perguntinha, quanto você pagou pelo transporte do carro de Manaus até Belém ? ? ? Que carro é o seu ? ? ? O valor é por modelo/peso/percurso ? ? ? Tem o telefone da SANAVE em Belém ? ? ?

 

É que estou querendo ir visitar a família em Belém no mês de julho e fazer o percurso : Cuiabá x Santarém (via rodovia) Santarém x Belém (via aquática) e na volta Belém x Cuiabá, via Tocantins e Goiás.

 

Maria Emília

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Maria Emilia!

Desculpa a demora...

Não sei como é a cobrança do transporte; se é por tamanho, ano, etc....

Falei com o Heitor, na SANAVE de Manaus. Não sei se ele é dono, filho do dono ou o quê, só sei que ele é mega atencioso, e de tanto apurrinhar o bichinho ele me fez por R$ 700,00, pagos antecipado.

Meu carro é um Ford Ká, e foi entregue na SANAVE Manaus em 23/08/2012.

 

Seguem contatos:

(92) 3625-4101

heitor@gruposanave.com.br

 

Pode falar que fui eu quem indicou, se ele lembrar, né?

 

O pessoal da SANAVE em Belém é meio casca grossa, mas segue telefone de lá: (91) 4005-6400.

 

Espero ter ajudado!

 

Bjs,

Paulinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

Ótimo relato! Faz tempo, mas deve me ajudar muito! Pretendo ir no início de 2017, ficar uma noite em Belém, passar em Barreirinhas (2 dias) para conhecer os Lençóis e em Meruoca (1 ou 2 dias) para curtir a serra. Planejo 5 ou 6 dias de Belém até chegar em Fortaleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...