Ir para conteúdo

Europa - 7 países em 22 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, o "Mochileiros" foi fundamental no planejamento da minha viagem à Europa, que fiz com a minha mulher em março de 2012. Por isso, ainda que tardiamente, gostaria de deixar aqui o meu relato com o intuito de ajudar outras pessoas que estejam pensando em fazer um tour parecido. É o seguinte:

 

- Quanto mais cedo você garantir as passagens áreas, melhor será o preço. O site http://www.melhoresdestinos.com.br divulga ótimas promoções das companhias aéreas. Foi a partir de um post deles que a gente definiu o período da viagem, devido ao valor das passagens;

 

- Para a hospedagem, a regra é a mesma: quanto antes você fizer a reserva, melhor será o preço. Atualmente, muita gente recorre aos famosos hostels (albergues), que contam com quartos privados para casais, com banheiro. No nosso caso, como adiantamos a data da viagem, ficou difícil encontrar esse tipo de acomodação disponível. Como não gostamos da ideia de ficar em quartos com quatro, cinco ou seis pessoas (além do banheiro coletivo), optamos pelos hotéis mesmo. Surpreendentemente, os preços não ficaram muito altos. Sites para consulta: http://www.decolar.com / http://www.hoteis.com / http://www.booking.com;

 

- Nosso critério para os hotéis sempre foi segurança, conforto (apesar de só dormirmos no hotel, é sempre bom evitar dor de cabeça), localização (com a ajuda do Google Maps, comparávamos os endereços com os principais cartões postais das cidades) e café da manhã (não parece, mas é uma possibilidade de economizar uma grana). Também levávamos em conta internet e portaria 24 horas, além das avaliações de ex-hóspedes (no site de compra e também no http://www.tripadvisor.com.br);

 

- Antes de definir o roteiro com os países e as cidades visitadas, o ideal é pesquisar bastante. Além de confirmar a sua vontade de conhecer determinados lugares, é uma forma de você se antecipar em relação a transporte, locomoção, hospedagem etc. Apesar de fazer muito isso e levar em consideração as dicas de tempo mínimo de permanência nas cidades, nós mudaríamos algumas coisas em nosso roteiro. Fizemos França (Paris), Inglaterra (Londres), Bélgica (Bruges e Bruxelas), Holanda (Amsterdam), Suíça (Zurique, Lucerna e Engelberg), Áustria (Viena) e Itália (Veneza);

 

- O que mudaríamos: Viena, apesar de fantástica, ficaria para uma próxima viagem. Assim, colocaríamos mais dois dias em Paris (que eu subestimei, mas que é realmente fantástica); Cortaríamos Bruxelas, na Bélgica, e Zurique, na Suíça, por não terem muitos atrativos que justifiquem uma diária; Na Bélgica, eu ficaria hospedado apenas em Bruges, uma cidade medieval fantástica e imperdível, dando apenas uma passada em Bruxelas (fizemos o inverso). Na Suíça, lugares como Berna, Interlaken, Lucerna e Engelberg são imperdíveis. Eu só consegui conhecer as duas últimas cidades. Hoje, cortaríamos Zurique, que é muito industrial e sem tantas belezas naturais, e exploraria Berna e Interlaken, que pelas fotos e vídeos parecem ser realmente fantásticas;

 

- Em relação aos meios de transporte de um país para o outro, tem para todos os gostos: trem, ônibus ou avião. Depois de pesquisarmos muito sobre isso, optamos pelos trens e ônibus. A segunda opção é muito, mas muito barata. Os aviões também são, mas no quesito conforto e localização ele perde um pouco (embora seja a melhor opção no que diz respeito ao tempo da viagem). Já o trem pode ser uma excelente opção dependendo do tipo de acomodação que se escolhe. No caso das viagens noturnas, você ainda economiza na diária do hotel;

 

- Informações importantes a serem pesquisadas: trajetos do hotel para as rodoviárias/estações/aeroportos (evita estresse e economiza tempo), o que levar para a viagem (mala, roupas, quantidade de dinheiro etc.) forma da quantia a ser levada (papel ou cartão), língua, moeda e cultura geral de cada país, cartão de crédito, seguro saúde (quem é cliente Visa Platinum tem direito a um gratuitamente), documentação necessária, telefonia, pontos turísticos, restaurantes, bares etc;

 

- No mais, é só curtir essa fase de planejamento e ainda mais a viagem - que, infelizmente, passa muito rápido! :wink:

 

OBS.: O Robson Franzoi, nosso colega aqui do Mochileiros, me passou uma planilha em Excel que foi super útil na organização da viagem. Anexei a minha neste relato. Quem quiser, é só baixar. Ah, e quem quiser também conferir algumas fotos da viagem, é só me encontrar no Instagram: orafaelcoelho

 

Abraços!

 

:wink:

Planejamento da Viagem.xls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Marcos. O cronograma está mais detalhado no arquivo anexo ao post. Fizemos o seguinte:

 

Paris - 5 dias

Londres - 5 dias

Bélgica (Bruxelas e Bruges) - 3 dias

Amsterdã - 2 dias

Suíça (Zurique, Lucerna e Engelberg - Monte Titlis) - 2 dias

Viena - 2 dias

Veneza - 3 dias

 

Como disse, se eu fosse fazer uma viagem parecida hoje, deixaria Viena para uma próxima oportunidade, adicionando dois dias à Paris. Além disso, não teria ficado hospedado em Bruxelas, que quase não tem atrativos interessantes - diferentemente de Bruges, que merece uma pernoite. Também não voltaria a Zurique e exploraria mais Lucerna, que fica a caminho de Engelberg, onde fica o incrível Monte Titlis. Enfim, na próxima, para o Leste Europeu, pretendemos fazer apenas 5 países em aproximadamente 20 dias. Tudo para evitar arrependimentos!

 

Qualquer dia desses eu posto algumas fotos. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Suas impressões confirmam não só o que eu constatei por experiência própria, mas do tanto que leio os relatos dos outros. Espero que sirva de exemplo para os roteiros que vejo no fórum, tão corridos e espremidos. É assim mesmo, vivendo e aprendendo. Hoje eu também teria feito meu roteiro diferente. Mas acho que deu para aproveitar bem, né ?

 

Não deixe de colocar algumas fotos, se puder.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal, boa noite!

 

Estamos programando (eu e 2 amigas) nossa primeira viagem a Europa entre março/abril de 2013. Tenho lido bastante aqui no Mochileiros os relatos postados, mas ainda sim surgem dúvidas a todo momento. A ideia da viagem sera neste roteiro, a maior dúvida é o deslocamento de uma cidade à outra, em muitas situações não é muito vantajoso passagens de avião muito baratas e translado caros, como então seria a melhor forma de se deslocar de uma cidade pra outra? Trem, ônibus, avião, ferry...

 

Quem puder/souber dê dicas, e até no roteiro...

 

Brasil/Irlanda/Dublin

Inglaterra/Londres

Holanda/Amsterdã

Alemanha/Berlim

República Tcheca/Praga

Áustria/Viena

Hungria/Budapeste

França/Paris

Irlanda/Dublin/Brasil

 

No aguardo,

 

Karol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Suas impressões confirmam não só o que eu constatei por experiência própria, mas do tanto que leio os relatos dos outros. Espero que sirva de exemplo para os roteiros que vejo no fórum, tão corridos e espremidos. É assim mesmo, vivendo e aprendendo. Hoje eu também teria feito meu roteiro diferente. Mas acho que deu para aproveitar bem, né ?

 

Não deixe de colocar algumas fotos, se puder.

 

Abraços.

 

 

Marcos, deu pra aproveitar muito! Foi uma correria só, e algumas coisas acabaram ficando corridas demais... Mas, em geral, a viagem foi ótima. Nenhum dia de chuva, nenhuma viagem perdida, nenhum problema com comunicação (mesmo só tendo um inglês básico), nenhum prejuízo financeiro. Que venha a próxima!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá pessoal, boa noite!

 

Estamos programando (eu e 2 amigas) nossa primeira viagem a Europa entre março/abril de 2013. Tenho lido bastante aqui no Mochileiros os relatos postados, mas ainda sim surgem dúvidas a todo momento. A ideia da viagem sera neste roteiro, a maior dúvida é o deslocamento de uma cidade à outra, em muitas situações não é muito vantajoso passagens de avião muito baratas e translado caros, como então seria a melhor forma de se deslocar de uma cidade pra outra? Trem, ônibus, avião, ferry...

 

Quem puder/souber dê dicas, e até no roteiro...

 

Brasil/Irlanda/Dublin

Inglaterra/Londres

Holanda/Amsterdã

Alemanha/Berlim

República Tcheca/Praga

Áustria/Viena

Hungria/Budapeste

França/Paris

Irlanda/Dublin/Brasil

 

No aguardo,

 

Karol

 

 

 

Oi, Karol. O primeiro passo para definir o roteiro é se debruçar sobre o mapa da Europa, para você visualizar melhor a posição dos países. Depois, é importantíssimo que você entre nos sites das companhias de trem, ônibus e avião e veja se eles fazem os trajetos que, inicialmente, você traçou. Alguns países, apesar de ficarem aparentemente próximos, não contam com conexões (às vezes contam, mas não com muita frequência). Com isso, além de analisar melhor a questão do tempo de locomoção, você vai poder orçar melhor o custo com as passagens. O ideal é cotar todos os cenários possíveis: só trem, só avião, só ônibus e misto. Na minha planilha, anexada ao primeiro post, tem alguns nomes dessas empresas para consulta.

 

Uma dúvida: quantos dias vocês pretendem ficar lá? Percebi que você optou por países que ficam um tanto quanto distantes um do outro (por ficarem em regiões diferentes da Europa). Não vejo problema, caso você tenha pelo menos 35 dias disponíveis para um roteiro como o seu, até pela riqueza e complexidade de alguns países. Enfim, espero ter ajudado. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá, inicialmente passaremos 30 dias, não fechamos a data ainda, mas entre 09/03/13 a 09/04/13...a escolha dos países foi por consenso para aproveitar/explorar ao máximo.

Vi sua planilha e achei ótima, estou pesquisando pelos sites indicados.

 

Alguma outra informação pertinente??

 

Obrigada,

 

Ats,

 

Karol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá, inicialmente passaremos 30 dias, não fechamos a data ainda, mas entre 09/03/13 a 09/04/13...a escolha dos países foi por consenso para aproveitar/explorar ao máximo.

Vi sua planilha e achei ótima, estou pesquisando pelos sites indicados.

 

Alguma outra informação pertinente??

 

Obrigada,

 

Ats,

 

Karol

 

 

Bacana, Karol! Se você já está com o roteiro fechado, as passagens compradas (inclusive entre os países), os passaportes "ok", os seguros-saúde contratados (alguns clientes Visa têm direito), tente agora ver os detalhes, como itens necessários para a viagem, idioma e línguas faladas nos países, lugares especiais para conhecer e comer, quantidade de dinheiro necessária, passeios que precisam ser comprados com antecedência etc. Enfim, quanto melhor o planejamento, mais chances da viagem ser inesquecível. :wink:

 

Abraços e boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...