Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Maceió-Piranhas (Cânions/Canindé do São Franciso/SE - FOTOS) - NOV. 2012

Postado
  • Membros

CHEGANDO EM MACEIÓ

Bem, tinha pouco tempo na cidade (cheguei na madrugada de quinta pra sexta e voltaria no domingo), mas queria muito conhecer Piranhas.

Pra minha sorte, reservei um transfer do aeroporto – R$ 50,00 (estava com uma amiga com mala grande e chegamos por volta de 01:00h – impossível pegar bus!) com a empresa Translado Maceio (http://www.transladomaceio.com) que me salvou a vida, pois o Fábio (82 – 8810-0449 – oi/ 9997-5000 - tim), dono da empresa e também professor de Turismo, foi quem me buscou. Gente finíssima, um anjo da guarda! Foi graças a boa vontade e simpatia dele que consegui ir a Piranhas (mais abaixo explico como!) O cara, além de muito simpático, é altamente responsável e profissional. Ele também é dono do Hostel Maceio (http://www.maceiohostel.com.br), mas como estava tendo um concurso público em Maceió, não consegui vaga de quinta pra sexta (fiquei no http://www.hotelcaliforniadream.com - antigo Hostel Alagamar- 95,00 pra 2 pessoas – ok!), mas acabei ficando lá de sábado pra domingo, quando voltei de Piranhas.

20121115135516.JPG

20121115140101.JPG

INDO DE BUS PRO HOSTEL

A linha Ponta Verde x Aeroporto custa R$ 2,50 e serve para todos que vão pro “circuito das praias”, inclusive para bem perto do Hostel Maceió. O inconveniente é que demora muito (mais do que as outras linhas), passa sempre cheio e dá muita volta. Portanto você não pode estar com pressa para chegar. Ah, e pra quem chega de madrugada também é inviável, pois os ônibus funcionam só a partir das 05:00h, sendo que o último carro dessa linha passa por volta das 23:00h (sim, por volta, porque não são nada pontuais!). E aos domingos: precaução dobrada, porque demoram mais ainda e a rota até o aeroporto gasta uma hora e meia fácil... sem trânsito! É muito longe, em torno de 27 km... Portanto, é importante se planejar e sair com BASTANTE antecedência (tipo 3 antes do horário que tem que estar no aeroporto), se não quiser correr o risco de perder o avião...

A VIAGEM A PIRANHAS/AL

Então, quando comentei com Fábio despretensiosamente que queria ir para Piranhas, ele logo me explicou tudo: como eu tinha pouquíssimo tempo, o esquema da van que sai de Maceió pra Piranhas não compensaria pra mim, já que elas só partem em dois horários: 12:00h e 13:00h (Alexandre é o motorista de 12:00h – (82) 8888-0071), da Rua da Praia (final da praia, bem depois de Pajuçara), sendo que sua vaga é mais garantida com agendamento prévio, não sendo totalmente impossível chegar lá e ter uma vaguinha pra vc (dois pontos de referência: um posto, perto da Rua Dias Cabral e Pousada Sol e Mar). Não sei se eles pegam direto no hostel/pousada, mas não custa ligar e tentar, aliás, inclusive para tirar dúvidas em relação ao “ponto”. Outra coisa importante: não há vans aos domingos (nem ida, nem volta), e não é aconselhável voltar de Piranhas no mesmo dia do seu vôo, pois o Fábio me alertou que principalmente a van de volta é “pinga-pinga” e demora muito. Elas partem de Piranhas entre 4:00h e 5:00h da manhã e o motorista é o Ricardo – as próprias pousadas agendam com ele, que te busca diretamente onde vc estiver hospedado, pois Piranhas é pequenininha (R$ 30,00). Mas qualquer atraso ou imprevisto, poderia fazer você não chegar a tempo, até porque o aeroporto de Maceió fica a 27km do centro. Então, no meu caso, por exemplo, teria que dar um jeito de ir na sexta de manhã mesmo, pra aproveitar todo o dia, dormir lá e voltar a Maceió no sábado. Eis que o super Fábio surgiu na minha vida com o maravilhoso plano B, e me permitiu essa façanha! =)

A VAN PRA DELMIRO GOUVEIA

A sugestão de Fábio foi que eu pegasse a van que vai pra Delmiro Gouveia (R$ 40,00) e pedisse que o motorista me deixasse no trevo de Olho Dagua do Casado, sendo que de lá, eu pegaria um moto-taxi (R$ 15,00) até Piranhas, que fica aproximadamente a 17km dali. Seria o jeito mais fácil de chegar mais cedo e aproveitar o dia. Essa é a vantagem da van pra Delmiro, já que a que vai direito pra Piranhas só sai 12:00h e 13:00h... O melhor, o Fábio foi tão solícito, que em plena madrugada, ligou pra Elenildo (82- 8858-9755), o rapaz da van, e já reservou minha vaga, sendo que me pegou direto no Hotel California Dream, onde estava hospedada (http://www.hotelcaliforniadream.com), antes das 05:00 da manhã.

20121115140421.JPG

(A parada no caminho pro café da manhã teve direito a queijinho de coalho com pão francês, tudo pesado, num buffet delicioso e muito barato (R$17,00/kg), que incluia cuscuz com leite e outras delícias nordestinas).

POUSADAS E PASSEIOS EM PIRANHAS

O Fábio me indicou duas pousadas em Piranhas, Maria Bonita (82 - 8832-0329 – falar com Bode, muito gente boa!) e Nosso Lar, (82- 8864-7420 – falar com Conceição), sendo que eu fiquei na Maria Bonita (R$ 70,00 - individual). Achei um pouco cara, mas além de ser a média de preço de lá, a vista exuberante do lugar faz compensar.

20121115140727.JPG

(Vista do terraço da Pousada Maria Bonita)

20121115141036.JPG

(Quarto bastante espaçoso!)

20121115141235.JPG

(os janelões são um charme a parte...)

20121115140901.JPG

(vista panorâmica lá de cima de pousada)

Pena que não consegui falar com o Bode no caminho, se não já teria reservado o passeio para os Cânions com antecedência e me esperariam uns 10 minutinhos... Moral da história: quando cheguei já tinha partido fazia uns 10 min (geralmente partem entre 09:00/10:00h) e tive que ir sozinha. Pra minha sorte, consegui um do mesmo preço (R$ 60,00 – com a agência O Pioneiro), por uma rota alternativa, que não ia de catamarã, mas a maior parte por terra. Mesmo assim valeu a pena, porque fui direto aos cânions, saindo em um barco do restaurante “Show da natureza”.

20121115141759.JPG

("Porto" do restaurante Show da natureza, de onde saiu o barco pros Cânions).

20121115141937.JPG

(O lugar é uma gracinha, e tem alguns aperitivos para pedir. Mas como estava sozinha nem animei de pedir nada, portanto, não sei dos preços...)

20121115142134.JPG

(Visual saindo do porto...)

20121115142239.JPG

(Santuário em meio a rocha, que segundo o Lourival (barqueiro) é fruto de uma promessa que um engenheiro que trabalhou no local fez há algum tempo).

20121115142537.JPG

(Chegando na gruta, o lugar mais bonito... tive que pagar R$ 5,00 pra ir até lá... Não sei se pelo fato de eu estar sozinha ou se a taxa é cobrada para todos...)

20121115142722.JPG

(A cor da água é mágica, assim como as curvas que as rochas fazem. Pena que lá não podia mergulhar).

O mais seguro mesmo é já amanhecer lá, mas digo que não ia me perdoar se não tivesse ido, mesmo com todas as dificuldades de acesso e correria...

Nem preciso dizer que foi impossível eu fazer a rota do Cangaço, né?! Ficou pra próxima... . Mas só a vista e um mergulho no velho chico e o centrinho histórico já valem a viagem! Piranhas é linda, charmosa e bucólica, parece uma cidade cinematográfica, em que você volta ao tempo. Ah, importante lembrar que não há bancos lá na parte histórica (só na chamada nova Piranhas – e apenas Banco do Brasil e Bradesco, portanto, vá prevenido!). Algumas fotos, pra se ter uma noção da beleza da cidade...

20121115142916.JPG

(vista do alto)

20121115143132.JPG

(As casinhas coloridas são um charme)

20121115143230.JPG

20121115143349.JPG

(tava amanhecendo, as 4:30h da manhã a vista é mágica!)

20121115143548.JPG

(Por do sol, visão do deck dos barzinhos de frente pro Velho Chico).

O deck, apesar de ter a vista impagável pro Rio, concentra os barzinhos mais caros e turísticos, claro. Já a rua central, perto da ponte, oferece boas opções mais em conta, e geralmente são frequentados pelos próprios moradores de Piranhas. O Bar e Restaurante Velho Chico (perto da ponte, onde a noite todas as "budegas", como eles chamam, abrem e enchem a rua de mesas e cadeiras, muitas com música ao vivo (na verdade eu preferiria sem), o que deixa a cidade movimentada... No Velho Chico tomei um caldo de feijão, comi um escondidinho de carne seca e tomei uma caipirinha. Tudo muito delicioso! Paguei menos de R$ 20,00 por tudo isso, já incluso 10%. Só para dar água na boca:

20121115144256.JPG

(caldinho de feijão - R$ 3,00).

20121115144401.JPG

(Escondidinho de carne seca delicioso! R$ 7,50)

20121115144537.JPG

(caipirONA de limão, feita com uma cachaça deliciosa do sertão! R$ 7,00)

BOA VIAGEM E DIVIRTAM-SE!

Piranhas é tudo de bom, e já vou me planejar pra voltar com mais tempo e calma... :P

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.