Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá mochileiros!

Estou aqui finalmente para fazer o meu relato de viagem (ou pelo menos iniciá-lo), afinal, acho mais que justo retribuir a grande ajuda que tive ao preparar a minha viagem.

Como já faz quase 2 meses que retornei, e como não tenho tanto tempo disponível para isso, pode ser que não me lembre de todas as informações, mas vou tentar passar ao menos o essencial e depois vou tentando acrescentar se me lembrar de mais coisas. Além disso, não vou conseguir escrever tudo de uma vez, mas se tiverem alguma dúvida que eu possa ajudar, podem me mandar um e-mail priscilla.benites@gmail.com.

No relato de cada cidade vou colocar um resumo geral do que acho mais importante para os mais apressados e embaixo vou escrevendo minha impressão sobre os lugares visitados para os não tem preguiça de ler :P

Tempo total de viagem: 27 dias

Hospedagem: quartos privativos com banheiro ou sem, de acordo com o que o preço nos permitiu.

Total gasto: uns R$ 6.000,00 (incluindo passagens, hospedagens, alimentação, passeios - só não inclui as comprinhas).

Planejamento: uns dois meses de leitura diária de relatos e sites sobre viagem (considerando alguém que, como eu não sabia quase nada sobre os pontos turísticos europeus), é suficiente para fazer um planejamento bem legal. Mas como a minha busca foi paralela a uma corrida contra o tempo para entregar minha dissertação de mestrado e o gato não tem paciência para ler, pelo menos um mês a mais teria sido muito bom pra não ter deixado de fora alguns passeios importantes.

Roteiro: bem variado, com muitas belezas naturais e culturais. Tentamos explorar os mais famosos, aqueles que a gente ouve falar desde criança e sonha em conhecer um dia. Com isso, houve algumas mudanças desde o início do planejamento até a decisão final. Por exemplo, pretendíamos conhecer Madrid, Barcelona, Valência, Roma, Veneza, Athenas e Paris. Mas no fim, concluímos que Barcelona, além de caríssima, não era a nossa cara, afinal, curtimos muito mais o dia, com praias e paisagens, do que baladas, que parece ser o ponto forte da cidade, ao passo que as praias não pareciam grande coisa pelo que vimos nas fotos (obs.: pra quem mora em Angra dos Reis, não é qualquer praiazinha que satisfaz... kkkkk). Então, excluímos a dita cuja e acrescentamos um tempinho a mais em Valência.

Outro ponto difícil foi a Grécia. Queríamos muito conhecer esse país, mas era muito fora de mão no nosso roteiro, então para compensar o grande desvio da rota, cancelamos Veneza (que eu ainda espero conhecer) e acrescentamos Míkonos e Santorini (o Magno bem que tentou me convencer a cancelar Paris pra ficar mais tempo na Grécia, mas essa nem Jesus conseguiria me convencer... kkkkkkkkk – e no fim ele também adorou).

No fim ficou: Madrid, Valência, Roma, Santorini, Míkonos, Athenas e Paris.

1/out - Rio de Janeiro – MadridPassagens: entre R$ 1.800,00 e R$ 1.900,00 ida e volta (não lembro o valor exato), pela TAM. Apesar do preço bom, a viagem foi desgastante, pois fizemos uma escala de 8h em São Paulo (na ida) e não pudemos sair da área de embarque nem para almoçar (não tinha restaurante nem nada descente pra comer – só no Brasil mesmo). O avião da ida era bom, mas o da volta era velho e horrivelmente apertado, com um monitor de péssima qualidade.

********Madrid*********

Linda, organizada, limpa e badalada.

Tempo de estadia: Se você tiver bastante disposição para acordar cedo e andar muito, 1 dia dá pra conhecer os principais pontos turísticos, se não entrar nos museus e se excluir o Parque do Retiro (que particularmente achei bem sem graça, comparando com a beleza da cidade). Se não tiver tanta disposição assim, acho que um ônibus turístico pode resolver... ou ainda se quizer curtir a noite (o que também diminui a disposição para o dia), aí precisa de 2 dias, ou 3...

Feito isso, penso que o ideal é reservar uns 2 dias para conhecer as cidades medievais próximas (não me planejei direito pra isso e me arrependi muito). Agora, se tiver interesse em parques de diversões, shoppings, baladas e outros passeios modernos, isso tem de monte, mas eu não fui pra dizer o que acho.

Hospedagem: tínhamos reservado um hotel de uns 40 euros a diária, perto da Puerta Del Sol, mas uma amiga da minha mãe que mora lá, nos convidou para ficar na casa dela. Então cancelamos o hotel e não tenho como recomendar. Era um pouco longe do centro, mas o metrô em Madrid é excelente e em 15 min. estávamos lá. Além disso, compensou muito pelo custo e pela hospitalidade e companhia dela.

Transporte: andamos sempre de metrô. É perfeito! Rápido, limpo, vai pra qualquer canto da cidade e passa em curtíssimos intervalos de tempo. Não me lembro direito, mas acho que se comprar acima de 10 bilhetes fica mais barato.

Alimentação: coma todos os tipos de pães em Madrid. São deliciosos! Refrigerante, água e suco são caríssimos, mas cerveja e chop são bem baratos e com um sabor bem diferente daqui (até eu que não bebo cerveja gostei mucho). Um amigo me recomendou o Cochinillo (um porquinho assado), mas não encontrei na hora que queria comer e depois descobri que tem nos restaurantes da Plaza Mayor (parece que a um preço não muito modesto, mas não sei qto pq me esqueci de voltar lá para isso). Os bocadilhos são bem gostosos e as tapas não provei :shock: .

02/10 – Chegamos na hora do almoço, mas dormimos até as 11h da noite e não conseguimos fazer nada além de dar uma volta de carro pra ver a cidade.

03/10 – Conhecemos os principais pontos turísticos da cidade:

- Puerta Del Sol - Fomos de metrô e descemos na estação de Puerta Del Sol – lá tem o Urso (uma estátua símbolo de Madrid ou da Espanha... não sei ao certo) e o marco zero da Espanha. A praça em si não tem nada demais, mas é bem cheia de turistas e comércio e tem uma cafeteria que vende pães e doces sensacionais (comi um chamado mug, que é um pãozinho com uma calda maravilhoso).

- Plaza Mayor – fica no caminho entre a Puerta Del Sol e o Palácio Real, à esquerda da Calle Mayor. É uma praça bem diferente, cercada por uma construção que abriga vários restaurantes e comércio, cheia de turistas e aqueles caras fantasiados que querem ganhar uns trocos para tirar foto com vc (se vc não quizer tem que ser firme, pq eles entram na foto sem pedir, são bem insistentes e depois ficam de cara se vc não der dinheiro).

- Plaza Villa – é uma pracinha bem pequena também à esquerda da Calle Mayor, com um jardinzinho lindo.

- Catedral de Almudena: fica em frente ao Palácio Real. A entrada custou 6 euros. Tem um museu com algumas obras de arte, jóias e roupas doadas à igreja pela realeza e peças históricas. A igreja é muito bonita, com estátuas e tal, mas acho que o que realmente vale a entrada é a capela eucarística é a mais linda que eu já vi, com a parede toda decorada com mosaico em amarelo branco e dourado (ouro, acredito eu). Na parte de cima, externa, tem uma bela vista da cidade e as esculturas são lindas.

- Palácio Real: não entramos, mas assistimos a troca da guarda por um tempo (uma parte lá de cima da igreja e uma parte lá embaixo). É interessante e diferente, mas eu particularmente não tive paciência pra ver tudo... digamos que uns 20 min. é o suficiente pra matar a curiosidade. Ao lado direito do palácio tem uma escada que dá para um jardim bem bonito também.

- Plaza de Oriente – fica em frente ao Palácio Real e é linda. Tem um jardim lindíssimo, várias estátuas e uns barzinhos e restaurantes bem aconchegantes. Numa das ruazinhas que saem dela, à direita do Teatro Real tem uma lanchonete “100 Montaditos”, uma rede que na quarta e no domingo vende bocadilhos (baguetinha deliciosa recheada com frios em diversas combinações) a 1 euro, canecão de chop a 1 euro e umas saladinhas muito boas a 2 euros (pra duas pessoas).

- Templo de Debot – na mesma rua do Palácio Real, quase em frente à Plaza de Espanha (um pouquinho pra frente), tem uma espécie de parque pequeno com grades onde fica o Templo de Debot, que é um monumento dado de presente à Espanha pelo Egito (não me lembro o porquê... rsrs).

- Plaza de España - praça bonita, com uma estátua equestre e uma fonte bem maneiras. Fora isso, nada demais. Mas como está no caminho, não custa parar para tirar umas fotos.

- Gran Via – avenida muito badalada, cheia de comércio (de coisas bem caras), com prédios lindíssimos. Muitas opções para lanche, almoço, jantar. Eu fui caminhando por ela da Plaza de España até a Calle de Alcalá (que passa pela Plaza de Cibeles, cruza o Passeo Del Prado e passa pela Plaza Independência). Um passeio super agradável para quem gosta de ver vitrines, movimento e gente de todos os tipos (em Madrid tem muitos tipos mesmo!).

- Plaza de Cibeles – na verdade é uma rotatória com uma fonte lindíssima, rodeada de prédios também lindíssimos e antigos (acho que prédios públicos, não me lembro mais). A noite especialmente, fica muito bonita com a iluminação.

- Plaza Independência – também uma rotatória e rodeada de prédios antigos e lindos, como a de Cibeles. Porém, nesta em vez da fonte tem um arco muito bonito. Rende belas fotos.

- Passeo Del Prado – é um passeio cheio de jardins lindos, mas tão pouco movimentado que chega a ser monótono.

- Museo Del Prado – nos programamos para chegar lá no horário de entrada gratuita. A fila era imensa e como estávamos muuuuuiiiito cansados, ficamos sentados em frente descansando e conversando com um casal de brasileiros que conhecemos e já íamos desistir, mas como a fila acabou super rápido, aí entramos, demos uma volta rápida até encontrar o famoso “As Meninas” de Velásquez e fomos embora.

- Depois passamos em frente o Museo Reina Sofia, mas nem cogitamos a possibilidade de entrar. Ali pertinho mesmo, jantamos em um restaurante de esquina, na Calle Dr. Drumen, bem em frente ao MC Donalds ou Burguer King, ou algo do tipo (não lembro). Era um pouco caro e comida nada demais. E então, fomos embora descansar do longo passeio do dia.

04/10 –

Pretendíamos conhecer Toledo nesse dia, mas acabamos perdendo o último trem da manhã e desistimos, pq o outro seria apenas 2 h depois. Nos arrependemos muito depois, pq acabamos gastando nosso precioso tempo no Parque do Retiro e no outro dia já fomos para Valência.

- Parque do Retiro: é bonito e agradável, mas em vista da beleza das milhares de praças de Madrid, esperávamos muito mais. O Palácio de Cristal estava vazio e em reforma ou manutenção, algo do tipo. Em frente tem um lago pequeno com umas árvores dentro... bem bonito. O Monumento a Afonso XII é maneiro e o lago em frente (muito maior que o outro) tem pedalinhos (pra quem gosta...).

- Passeo de Recoletos: é menos bonito e mais movimentado que o Passeo Del Prado. Estava tendo uma feira de livros, mas não sei se era fixa ou temporária. Fomos andando até o Museo de Cera que não entramos pq achamos muito caro (17 euros) e vimos por fora a Biblioteca Nacional, um prédio bem bonito (não me lembro pq não entramos).

- Calle Montera: andamos um pouco e entramos em uma rua que liga a Gran Via com a Puerta Del Sol. Acho que era a Calle Montera. É uma rua que não passa carros e é cheia de lojas, barzinhos, restaurantes, com as mesinhas todas ao ar livre... bem legal. Nesse dia fomos embora cedo e a noite fomos no barzinho onde trabalha o filho da amiga onde me hospedei. Muito legal. Fica na Ciudad de los Angeles, mas não me lembro o nome.

******Valência*********

Não substimem essa cidade! É linda, aconchegante, moderna, organizada. Eu me surpreendi e queria ficar mais. A noite tem vários barzinhos e restaurantes cheio de idosos. Os jovens são basicamente turistas.

Tempo de estadia: eu acho que tem que ter pelo menos 2 dias para conhecer os principais pontos turísticos do Centro Histórico com tranquilidade, pq é um lugar muito gostoso, mas 1 dia com muita disposição também acho que dá, pq é tudo muito perto. Pro Oceanógrafo 1 dia inteiro (e chegue o mais cedo possível, pq vc não vai querer que o dia acabe!). Se quizer conhecer a

Cidade das Artes e das Ciências, precisa de mais 1 dia (mas essa escolha é questionável!). E se quizer conhecer os parques da cidade , aí já vai precisar de mais tempo, só que não sei quanto pq não tive tempo de conhecer (eu só fiquei sabendo da existência deles quando já estava lá e não deu tempo de ir, mas acho que compensa). Acredito que uns dois dias seja suficiente, já que são longe. A praia não compensa! É longe e bem sem graça.

• Membros
Postado

Priscilla! Eu tava precisando de um relato assim, explicadinho do jeito que eu entendo! hahahahaa Mas do seu roteiro eu só vou pra Mikonos, Atenas e Paris! Agora estou super curiosa pra ler sobre essas cidades... Acho que vou te mandar um email! hehehehe

Mas, me diga uma coisa... Eu vou em Novembro... Vc foi em Outubro então creio que não tenha taaaanta diferença em algumas coisas... Como tava o clima quando foi?! Você reservou hospedagem e comprou as passagens com quanto tempo de antecedência? E outra coisa... Mais ou menos 6 mil reais por pessoa, né?!!! Na minha simulação isso tá dando só de passagem (SP-Paris-Atenas-MIkonos-Atenas-SP).

Vou te mandar mesmo um email! hehehe

Um beijo e obrigada!

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Oláaa Talita!

Que bom que está gostando do relato. Infelizmente não vou poder concluir hoje, mas vou tentar ao menos responder suas perguntas agora.

1 - Se há diferenças entre outubro ou novembro? Sim, eu diria que consideráveis em vista dos lugares que vc pretende visitar. E a temperatura é uma delas. Cheguei em Madrid em 2/0ut e retornei ao Brasil, tbm de Madrid no dia 27/out. Na chegada, com excessão do começo da manhã, não foi necessário mais do que um casaquinho para mim que sou bastante friorenta... e no restante do dia passávamos calor e tínhamos que ficar carregando os ditos cujos. Na volta porém, já estava beeeemmmmm frio. E dois dias depois de estarmos de volta ao Brasil, minha amiga disse que nevou em Madrid (nossa única falta de sorte... queríamos taaaaaaaantoooo ter visto a neve =( ). Em Paris foi a mesma coisa. Chegamos lá no penúltimo domingo (ou segunda?) de novembro e o tempo estava agradabilíssimo. Muuuuito sol e céu azul (que dizem ser raro em Paris) e casaquinho na mão. Já nos 2 últimos dias um frio do inferno (pq o inferno obviamente é congelante e não quente como dizem.. hehehe). Já em Mikonos, assim como em Athenas e Santorini, a temperatura é bem quente (sol escaldante), mas como venta pra caramba (muito mesmo!), o clima foi super agradável o tempo todo (não se esqueça do protetor solar, dos óculos escuros e dos prendedores de cabelo... todos essenciais). Contudo, a questão chave para vc decidir se visita esta linda ilha em novembro, não é a temperatura, mas sim seus objetivos. Se vc quer curtir as paradisíacas e cristalinas praias, sem se preocupar com mais nada, assim como o gato e eu, acredito que não haja problema em ir em novembro. Porém se estiver afim de curtir as famosas baladas, nem mudando sua viagem para outubro vc teria isso, pois qdo estivemos lá (meados de outubro), não vimos nem a cor do agito nem mesmo na famosa Paradise Beach, onde tbm estava tudo paradíssimo. Pra vc ter uma idéia, no nosso último dia na ilha (que foi adiado em um dia devido a uma greve das barcas), só havia 1 (um) restaurante aberto em todo o centro e tbm era o seu último dia de funcionamento - além de uma ou outra lanchonetezinha. De acordo com os simpáticos Mikonianos (???), tudo fecha qdo acaba a temporada de férias dos europeus. E a temporada acaba em outubro (ou final de setembro, visto que tbm não vimos mto movimento na ilha). De qq forma, ainda que seu interesse seja só nas praias, acho bom vc dar uma pesquisada sobre a temperatura média em novembro... acho que não é mto baixa, pq lá é uma região quente, mas não sei se é boa o suficiente pra curtir praia, apesar que isso depende um pouco de onde vc mora (SC pra baixo ou Angra dos Reis - onde eu quase derreto atualmente).

De qq modo, sugiro que considere passar por Santorini. É linda, maravilhosa, estonteante, emocionante!!! E lá, o clima não faz tanta diferença, pois o que importa mesmo é o que vc vai ver (mas é bom pesquisar tbm, pq não sei se tudo fecha como em Míkonos).

Veja o site http://www.guiagrecia.com.br

2 - Reserva das passagens com aproximadamente 2 meses e meio de antecedência; e dos hotéis com 1 mês e meio de antecedência.

3 - Quanto ao valor, nós conseguimos passagens muito baratas com companhias low cost. Fizemos Roma-Athenas-Santorini de avião, com passagens compradas separadamente e uma penosa pernoite no aeroporto de Athenas, pois só tina vôos para Santorini pela manhã e hotéis pagáveis a zilhões de km do aeroporto. Santorini-Míkonos e Míkonos-Athenas foi de barca e Athenas-Paris de avião.

Tem sites tipo o decolar pra encontrar vôos low cost (alguém ajuda aí que não me lembro o nome). E as companhias low cost que mais usamos foram Ryanair e a Aegean (essa na Grécia).

Além disso, comer pouco tem vantagens além de uma silhueta esbelta - na Grécia 1 salada e 1 prato dava com folga pra mim e pro gato, embora em Paris isso não se aplique. Porém, os gastos foram bem equilibrados com a hospedagem já que gastamos um pqnho mais por pegar quartos privativos.

Dica: dá pra economizar na bagagem das companhias low cost, pois a bagagem de mão permitida é bem grande... então se as meninas abrirem mão dos 30893894859829082938 pares de sapato, dá pra selvar só as bagagens de mão pra poucos dias e se estiver em casal, por exemplo, e quizer levar um pouquinho mais, pagar para despachar apenas uma mala para os dois.

Espero ter ajudado e qq dúvida estamos aí.

Bjos.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...