Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Fala pesssoal, eu e uma amiga(Bianca) realizamos a travessia da juatinga iniciando no dia 28 de dezembro de 2012 até o dia 31/12/2012. FIzemos a travessia com bastante calma e parando para curtir as praias Segue um breve relato da aventura, espero que ajude o pessoal que quer realizar a travessia :)

Paraty-Laranjeiras

Chegamos a rodoviária de paraty por volta das 21hrs e esperamos o último ônibus que se nao me engano sai as 22:30, infelizmente o ônibus atrasou por uma hora e chegamos em laranjeira por volta de 00.

Laranjeiras-sono(1 hora)

Seguimos a tradicional trilha de laranjeiras até o sono que agora possui até corrimão! A trilha é bem simples e demarcada, impossível se perder. Demoramos uma hora para concluir a trilha.

Sono- Ponta Negra(2hrs 40 min)

Começamos essa trilha antes das 9hrs da manha,estávamos com medo de pegar muito sol na subida do morro para praia de antigos. A trilha começa no final da praia, atravessando o rio que corta a praia. Conseguimos concluir a subida em 30 minutos e começamos a descida para antigos.

Chegamos em antigos e paramos para pegar uma praia e descansar, como planejado. Após 30 minutos arrumamos as coisas e seguimos. A trilha começa no final da praia a esquerda, numa entrada um pouco coberta, caso tenha dificuldade ande bem junto da vegetação que fica mais facil achar a entrada

A trilha apresenta uma bifurcação após alguns minutos, a direita leva para antiguinhos e a esquerda para ponta negra. Pegamos a esquerda. A trilha seguiu bem demarcada e sem problemas até chegarmos em galhetas. Decidimos passar pela ponte e depois seguimos caminho pelas pedras. Continuando a trilha na praia passamos por uma casa de caiçara e seguimos a trilha da direita, continuando a trilha bem demarcada após uma subida leve podemos avistar a praia de ponta-negra. Durante essa trilha encontramos muitas pessoas andando pra lá e pra cá, então foi bem tranquilo chegar até ponta negra

Ponta negra - Martins de sá(7 horas)

Começamos a caminhada por volta das 9hrs da manha. Tinha chovido na noite anterior e aproveitamos pra dormir um pouco e pensar se iríamos seguir a travessia. Decidimos por seguir a travessia então arrumamos as coisas e seguimos em frente. Estávamos no camping logo na praia, na parte de trás de um bar do pessoal da agência olhar caiçara.

A trilha começa passando um portão e passando por casas de moradores, passamos por uma ponte e como nos foi indicado perguntávamos para todas as pessoas que encontrávamos onde era a trilha para cairuçu das pedras/martins de sá o morador nos disse para seguir a direita após a ponte e logo passamos por mais uma casa de moradora que parecia ser a última casa, eu chamei a moradora e ela me colocou no caminho da trilha, que diga-se de passagem passa por dentro da “lavanderia” dela, eu indico ao pessoal perguntar. Ela disse que iríamos atravessar uma cachoeira e logo num clarão tomar a esquerda pois a direita iria dar um nada então seguimos em frente. Após 5 minutos vimos a cachoeira e eu ainda fiquem em dúvida se deveria atravessar mas era esse mesmo o caminho, tiramos as botas e atravessamos a cachoeira até o outro lado.

A trilha nessa parte é bem demarcada e não teve erro, chegamos ao clarão e tomamos a esquerda como foi indicado. Continuamos com um caminho bem demarcado e começamos a subir o morro! Encontramos uma bifurcação e num lance de sorte escolhemos seguir a direita, não fazíamos ideia para onde deveríamos ir, eu escolhi a direita somente porque a vegetação continuava a mesma e dava a “impressão” de continuar a subida. Após uns 10 minutos nesse caminho escutei um barulho na trilha e era um morador cortando um tronco de árvore que estava no meio do caminho, ele nos informou que estávamos no caminho certo e que iríamos subir bastante.

Começamos a subida que durou horas, com a trilha bem demarcada sem problemas. Após quase 2 horas de subida chegamos ao mirante da toca da raposa(se não me engano) e começamos a descida que demorou mais de duas horas com trilha bem demarcada. Durante a descida encontramos um grupo pegando água numa fonte e nos informou que estávamos a aproximadamente 30 minutos de cairuçu e mais ou menos duas horas de martins de sá, sendo assim enchemos nossas garrafas(essa foi uma decisão muito importante) o grupo nos indicou perguntar pela trilha numa casa que iríamos passar.

Continuamos descendo e nada de achar uma casa, então começamos a subir um outro morro, após um tempo de subida chegamos numa área aberta e a trilha tinha uma bifurcação para direita(nesse ponto tinha uma faixa do ICMBIO pouco mais a frente da bifurcação) aprendi que geralmente essas faixas indicam o caminho certo! Nós ficamos com medo de atravessar o rio e voltamos para seguir a bifurcação a direita. A bifurcação dava na casa de um morador mas não tinha ninguém, para nosso azar. Nesse ponto da trilha existem pequenas bifurcações que não dar em lugar algum, então tome cuidado.

Após quase uma hora sem saber o que fazer decidimos atravessar o riacho acreditando na faixa do ICMBio e deu certo.Após atravessar o rio achamos a casa de uma senhora que nos indicou seguir a trilha para martins de sá, ela disse que era apenas atravessar um morro. Seguimos a trilha e em 5 minutos encontramos mais uma bifurcação e umas pedras gigantes com uma ponte feita com troncos de árvores bem improvisados. Mais uma vez seguimos caminho e passamos pela “ponte”, estávamos mais uma vez no caminho certo! A partir desse momento atentamos bastante para as faixas do ICMBio mas a trilha seguiu mais fácil e após uma visão do mirante para praia do cairuçu começamos a descer o morro para martins de sá. A trilha segue fácil e até com algumas placas nesse momento, a trilha dá algumas voltas, parece ser estranho mas é normal. Após seguir as placas encontramos um pessoal perto de um poço mergulhando e eles nos informaram que martins de sá estava bem próximo. Eu parei para um mergulho no poço, já que tínhamos que atravessar mesmo, e continuamos a trilha que continuou bem demarcada até que chegamos ao camping do seu maneco. Após 7 horas de trilha.

As minhas dicas básicas são: levar bastante água, perguntar para todas as pessoas que encontrar e sempre seguir a faixa da ICMBio.

Martins de Sá - Pouso do cajaíba(1 hora)

A trilha começa passando por um portão no camping do seu maneco, A trilha é bem demarcada com uma subida leve e uma boa descida sentido martins de sá. A trilha é bem frequentada e é bem simples continuar no caminho. Vale a pena fazer a trilha que é bem simples, nem que seja para comprar umas cervejas :)

Valores pagos nos campings

Camping na praia do sono: R$ 10,00

Campig na praia de ponta negra: R$ 20,00

Camping em martins de sá: R$15,00

Mapa:

http://www.cairucu.org.br/associacao/wp-content/uploads/2011/05/mapa_cairucu.jpg

Fotos:

https://picasaweb.google.com/113377591508838772855/TravessiaJuatingaRelato?authuser=0&authkey=Gv1sRgCNabw6fT7LKL-wE&feat=directlink

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...