Ir para conteúdo
GUILHERME TOSETTO

PERIGO NAS CACHAÇAS!!!!

Posts Recomendados

Galera, esse tema tem muito a ver com a maioria dos membros aqui do site, hein!!!!???? ::lol4::::lol4::

Mas o assunto é sério...

A matéria abaixo também foi publicada na revista Saúde da Associação Pró-Teste, uma das mais respeitadas do país.

 

"Elas são parte da gastronomia brasileira e fazem muito sucesso também no exterior. As cachaças e aguardentes de cana, porém, podem fazer mal à saúde. E não estamos falando apenas da desagradável ressaca no dia seguinte. Das 10 marcas que foram testadas, 5 apresentaram CARBAMATO DE ETILA - uma substância classificada como provável agente cancerígeno, acima dos níveis aceitáveis. Isso não quer dizer que, se você tomar uma dose ficará predisposto a um câncer, mas é melhor para sua saúde optar por uma marca com baixos teores de carbamato. As marcas que estão acima dos valores permitidos pela Anvisa são PITU, YPIOCA, PEDRA 90, SALINAS E 7 CAMPOS DE PIRACICABA.

 

SACAROSE DISFARÇA AS IMPERFEIÇÕES DA BEBIDA

Segundo a legislação brasileira, cachaças e aguardentes de cana devem conter de 6 a 30 gramas de sacarose (açúcar) por litro para designar-se adoçada. A adição de sacarose pode disfarçar imperfeições da bebida decorrentes de sua produção e torna o produto mais suave.

Entre as bebidas que estampam em seu rótulo que são adoçadas apenas a Pirassununga 51 recebeu o conceito de fraco por denominar-se adoçada. O problema é que, nas análises feitas, não encontrou-se qualquer vestígio de açúcar no produto, o que não afeta a segurança da bebida.

Temos, ainda, o caso dos aldeídos. Sua quantidade deve ser a menor possível, já que eles contribuem para intoxicações e sintomas da ressaca, como náuseas, vômitos, confusão mental e dores de cabeça. Só a cachaça VELHO BARREIRO ultrapassou o limite máximo.

O álcool metílico, mais conhecido como metanol, é indesejável em bebidas por ser tóxico. E caso esteja presente em cachças e aguardentes, sua quantidade não pode ultrapassar 20 mg por litro de alcool anidro. Nos testes feitos, felizmente nenhuma das amostras excedeu o limite máximo.

 

DIFERENÇA ESTÁ NA MATÉRIA-PRIMA

Ao contrário do que pode parecer, aguardente de cana e cachaça não são a mesma coisa. Enquanto a primeira pode ser feita do destilado alcoólico simples da cana, a segunda só pode ser obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo da cana-de-açúcar. Além disso, a denominação "cachaça" é exclusiva da aguardente produzida no Brasil.

A destilação do álcool pode ser feita de duas formas: com um alambique (artesanal), ou pelo sistema contínuo (industrial). E é a escolha desse método que vai diferenciá-las. No entanto, o uso da expressão "artesanal" no rótulo de cachaças é proibido pelo Ministério da Agricultura, já que os critérios e os procedimentos para produção e venda de aguardentes de cana e cachaças artesanais ainda não foram fixados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estão acima dos valores permitidos pela Anvisa são PITU, YPIOCA, PEDRA 90, SALINAS E 7 CAMPOS DE PIRACICABA.

 

CARBAMATO DE ETILA é considerado um contaminante... Ele é gerado durante o processo de produção da cachaça... Ele é produzido por meio de uma ração entre as leveduras, nutrientes adicionados ao mosto, concentração de etanol, temperatura de fermentação entre outros... Infelizmente, até o presente momento, não há resultados de pesquisas divulgados sobre a matéria-prima que produz diretamente o CARBAMATO DE ETILA... Alem da CACHAÇA, está presente em queijos, iogurtes, molhos de soja, pães e outras bebidas alcoólicas (vinhos, saque, uísque, aguardente, vodca, rum, cerveja, cidras, tiquira)... Porem, por apresentar um relevante potencial carcinogênico ( papilomas de pele, linfomas malignos, hepatomas, carcinomas mamários, tumores de ovário, hemangiomas hepáticos, tumores melanóticos de pele e de íris, entre tantos outros), constitui uma questão de saúde pública... Nossa legislação tolera até máximo 150μg/L...

 

VALEU O ALERTA...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×