Ir para conteúdo

Natal e Pipa pela 2a. vez, três anos depois


Posts Recomendados

  • Membros

Três anos depois de uma viagem maravilhosa, volto à Natal (veja o relato Natal, Pipa e João Pessoa em 10 dias. Foram 6 dias inteiros que dividimos assim:

 

07/03/13, qui - Chegada em Natal às 23:00

08/03/13, sex - Pipa

09/03/13, sab - Pipa

10/03/13, dom - Natal

11/03/13, seg - Natal

12/03/13, ter - Natal

13/03/13, qua - Natal

14/03/13, qui - Volta para casa na madrugada

 

Nosso estilo de viagem

A viagem não foi econômica. Eu e minha amiga gostamos muito de praias e como já conhecíamos Natal o único passeio que estávamos certas em repetir seria Punaú. A viagem seria para descansar e não fazer passeios um atrás do outro.

 

 

1° dia: Chegada em Natal. Transfer para Pipa

Chegamos às 23:30 no aeroporto de Natal. Havíamos agendado o transfer direto para Pipa pois queríamos passar o final de semana lá. Demorou praticamente uma hora e meia para chegar em Pipa. Novamente, ficamos na Pousada Rivas (apartamento duplo - R$ 120 - reserva diretamente com os proprietários). Chegamos mortas de fome. Então logo depois do check-in, fomos à rua e comemos um sanduíche por numa lanchonete na praça onde tem a estátua de um pescador.

 

598da0adaec2c_Pipa02Collage.jpg.146176aa933a2f17c00482c99f2bfd13.jpg

 

Fazendo as contas

Transfer aeroporto Natal - Pipa (Pipa Company): R$ 100

Sanduíche: R$ 5

 

 

2° dia: A praia do Centro de Pipa

O tempo em Pipa não estava sol firme. Volta e meia, o céu ficava encoberto e ameaçava cair uma chuvinha fina. Este primeiro dia, resolvemos ficar na praia do Centro. No caminho para a praia, observei bem a vila: as ruas já não estão mais limpas. A passagem pra chegar à praia estava fedendo a urina e confesso que fiquei um pouco decepcionada. Ao chegar a praia, vi que agora tem uma lagoa. Então, agora para chegar à praia, principalmente quem vai pelo caminho da igrejinha, tem que pegar uma pequena balsa para atravessar a lagoa. Apesar dos garçons jurarem que é água do mar e que é limpa, se você caminhar no sentido da praia do Amor, verá que é sujeira sim. Mesmo com uma placa dizendo para não jogar lixo. Uma pena!

 

598da0adb30d2_PipaCentroCollage.jpg.ff0fd06a814c30359bf19652feb1c248.jpg

 

A praia continua agradável. Passamos o dia inteiro lá. Dei um pouco de azar ao escolher a barraca, pedi um prato de batatas fritas e as batatas estavam com cabelo! (argh!). Esqueci de anotar o nome da barraca para que tomem cuidado. Na volta para pousada, ficamos na piscina. Parece que os outros hóspedes da pousada tiveram a mesma ideia.

 

À noite,foi observar o ir e vir das pessoas na rua principal (Av. Baía dos Golfinhos). Agora com várias pessoas te abordando para conhecer o restaurante X, o que me fez lembrar da Passarela do Álcool em Porto Seguro. Escolhemos o restaurante italiano La Terraza. Fabricação própria da massa. Com direito a uma bruscheta de entrada. Comida excelente! Ao olhar as pessoas a nossa volta, descobrimos que éramos as únicas brasileiras do lugar, o restante eram argentinos. Abrindo parênteses, Pipa estava lotada de argentinos. Os nossos irmãos estão visitando bastante o Nordeste. Encontramos um monte em Morro de São Paulo e agora em Pipa. Eles sabem o que é bom! ::hahaha:: A diferença que em Pipa tem muitos argentinos trabalhando. Eu até fiquei meio assim digamos chateada pois na minha primeira visão, achei que estavam tirando emprego do pessoal que mora por ali mas depois o rapaz do transfer me explicou que muitos moradores não querem trabalhar no turismo e blá blá blá. Bom, o assunto pode ser polêmico então eu vou fechar parênteses.

 

Fazendo as contas

Petiscos na praia: R$ 22

Jantar no La Terraza: R$ 22 (espaguete a Carbonara)

 

 

3° dia: praia do Centro, Pipa.

O dia estava nublado. Se o tempo melhorasse até o começo da tarde, faríamos o passeio de barco "Pôr-do-sol na lagoa de Guaraíra", o mesmo que a gente fez na outra viagem. Como não deu sinais que o sol iria aparecer e o mar parecia estar bem agitado, abortamos o passeio e ficamos na praia. O que não foi nenhum sacrifício.

 

À noite, jantamos no Pipa Café. Eu comi um filé ao molho Bernaise e minha amiga, Salmão com molho de camarão. Decoração charmosa e comida excelente! O restaurante é muito elogiado no Trip Advisor e não é à toa. Ele só é muito escondido. Fica rua principal - sentido praia do Amor - em frente a uma quitanda.

 

Fazendo as contas

Jantar no Pipa Café: R$ 35

Água: R$ 1,00

 

 

4° dia: Ponta Negra, Natal

Domingo, agendamos o transfer para Natal com a mesma empresa que nos buscou no aeroporto. A viagem passou rápido pois ficamos conversando a viagem toda sobre o descuido do governo com Pipa, sobre o grande número de argentinos - seja visitando ou trabalhando no lugar, sobre a valorização dos imóveis, Copa do Mundo e por aí vai...

 

Em Natal, não ficamos no mesmo hotel da viagem passada (o Natal Dunnas encareceu demais para os nossos bolsos). Escolhemos o hotel Sol Nascente, na Av. Erivan França, a rua que beira a praia de Ponta Negra (diária R$ 90, apt. duplo). Como chegamos antes do horário previsto para o check-in, deixamos nossas malas na recepção e fomos à praia de Ponta Negra.

 

A praia estava lotada. Escolhemos um local e ficamos até a hora que "o mar resolvia nos expulsar". Um pouco antes das 16:00, a maré enchia e os vendedores já tinham que desarmar as barracas. Em Ponta Negra, a força do mar já fez quebrar alguns trechos do calçadão. Também há um pouco de lixo na areia da praia. O que faz quebrar um pouco do encanto do lugar.

 

598da0adbc491_20130311_101022(800x600).jpg.1866bded779ed0641314dc4fcdb2e3fc.jpg

 

À noite, andamos pela Av. Eng. Roberto Freire até o shopping de Artesanato (É... andamos à beça!). De lá emendamos no Tábua de Carne.

 

Fazendo as contas

Transfer Pipa - Ponta Negra: R$ 120

Consumo na praia:

Crepe gigante R$ 10

água R$ 2,50

aluguel de guarda-sol e duas cadeiras R$ 5

1kg de castanhas no Shopping Artesanato: R$ 15

Rodízio Tábua de Carne: R$ 34,90

 

 

5° dia: Punaú

Alugamos o carro e fomos para o Punaú Praia Hotel. Punaú era o único lugar que eu tinha certeza absoluta que queria repetir em uma nova visita a Natal, pois da outra vez ficamos pouco e Maracajaú se revelou uma decepção para nós. Apesar da maré estar altamente favorável nestes dias (0.1 de seg a qua), apesar dos vendedores jurarem que era imperdível e que a água deveria estar na altura de 1,50m. Não quis fazer o passeio e a altura de 1,50m não me fez achar que valeria a pena dar uma segunda chance a Maracajaú.

 

598da0ae9e59a_PunauCollage.jpg.41857a871997796eba435be60f1c8cc9.jpg

 

Na caminhada à noite, anotamos os telefones de duas locadoras. Ao ligar para a primeira, a Pavel, o vendedor disse que só alugava para o mínimo de quatro dias(!!!) Ok, então liguei para a Mano a Mano Rent a Car, dica de um usuário aqui do fórum. Alugamos por R$ 65 a diária no dinheiro, um Palio com ar e direção. Os trâmites para aluguel de carro são demorados mas deu tempo da gente chegar à Punaú antes das excursões.

 

Uma hora depois chegamos na entrada da fazenda. Uma senhora nos recebe e dá as orientações: "Paga-se R$ 50 de entrada, onde R$ 40 você pode descontar na consumação". Ótimo! Você dá o dinheiro a ela e recebe um papel. Na hora de pagar, é só mostrar o papel para o garçom.

 

Punaú Praia Hotel

Ô lugarzinho agradável! Passar o dia inteiro ali é fácil. Você pode fazer o passeio de caiaque, andar de quadriciclo, usar a tirolesa ou não fazer nada. Eu preferi a última opção. Ora na espreguiçadeira, ora deitada no rio esperando o tempo passar e por último, dei uma caminhada até a praia. Saímos pouco depois das 16:00, hora que o mar nos expulsou (a maré sobe, aumenta o nível do rio e as águas tornam-se mais escuras). Não fomos na onda do GPS (pq na ida ele nos levou a um caminho de terra) e fomos por um caminho bem mais engarrafado (aff!) mas chegamos. Estacionamos em frente ao hotel (no hotel, há 3 vagas disponíveis para estacionar).

 

À noite, fomos à pizzaria Cipó Brasil. A rua do Salsa na segunda-feira a noite é muito deserta! Minha amiga da outra vez não havia conhecido a Cipó e adorou! Segunda tem 35% de desconto. Pedimos uma pizza de 8 fatias, com dois sabores (Napolitana e Nordestina) e ao contrário das pizzarias do Rio, que cobram o maior valor, eles cobram a metade de cada sabor. Justo!

 

Fazendo as contas

Entrada no Punaú Praia Hotel: R$ 50 (R$ 40 convertidos em consumação)

Pizzaria Cipó Brasil: R$ 18 (com bebida)

Diaria do carro na locador Mano a Mano Rent a Car: R$ 65, pago em dinheiro

 

 

6° dia: Lagoa do Carcará, Nísia Floresta

Dias antes da viagem, em uma dica de um usuário do Férias Brasil, li sobre a lagoa do Carcará. Joguei no Google e fiquei encantada com as imagens! Coloquei na cabeça que tinha que conhecer. Consultamos um taxista e uma agência e estes cobraram R$ 200 para ir e voltar à Lagoa. Decidimos conhecê-la, alugando carro.

 

Como chegamos até a lagoa

De Ponta Negra para a Lagoa do Carcará: Seguir a rota do Sol (a mesma que passa no Cajueiro de Pirangi) até a rotatória de Barra de Tabatinga. Entrar a direita. Depois haverá uma segunda rotatória, entre à direita. Nesta rotatória, tem uns guias que se oferecem para mostrar o caminho para a lagoa. Passamos direto. Mais adiante, haverá uma estrada de terra larga à direita. Entrar por ela é o caminho curto. Nós ficamos conversando e não vimos esta estrada de terra (!!!!), seguimos direto por Nísia Floresta até que teve uma hora que paramos e perguntamos a um morador. Ele disse para seguir até uma barraca que tinha um pau-brasil a frente. Achamos a tal barraca e a senhora deu as informações de como chegar.

 

Finalmente chegamos à Lagoa! Ela é ótima e linda. Tem pedalinho, caiaque e restaurantes. Mesmo com o céu encoberto e com a lagoa mais vazia do que vimos nas fotos, não tira a beleza do lugar. Vale muito a pena ir! A lagoa é muito mais bonita que a de Arituba e a de Pitangui. O rapaz do transfer de Pipa tinha recomendado ir à lagoa em dia de semana pois no final de semana, fica muito cheio. Realmente, estava bem tranquilo. O que todo mundo fazia ali é ficar por horas na lagoa conversando. Foi o que fizemos.

 

598da0ada9b91_LagoadoCarcarCollage.jpg.a34542cdc59b3326751ae0acfab2fc80.jpg

 

À noite, jantamos no tão falado Camarões. A comida é ótima mas se forem em dois e a outra pessoa não comer camarões, meu caso, economicamente não vale muito a pena. Ah, se quiserem comer lagosta, vocês tem que ir ao Camarões Potiguar, que é a filial que oferece pratos com lagosta.

 

Fazendo as contas

Diaria do carro na locador Mano a Mano Rent a Car: R$ 65, pago em dinheiro

Gasolina para os dois dias: R$ 70

Pedalinho na lagoa do Carcará: R$ 10 por meia hora

Jantar no Camarões: R$ 60

 

 

7°dia: Passeio de bugue nas dunas de Genipabu

Estávamos na dúvida se íamos para Galinhos ou se repetia o passeio para Genipabu. Vimos as fotos de Galinhos e não nos encheu os olhos ter que deslocar por mais de duas horas e voltar no mesmo dia. Então, decidimos fazer o passeio de bugue.

 

Dividimos o passeio com um casal de argentinos muito simpáticos. O bugueiro é o simpático Alexandre. Desta vez, não foi com tanta emoção. Sol a pino. o roteiro é o mesmo com as paradas no Aquário, Lagoa de Genipabu, Dromedários, Lagoa de Jacumã, Lagoa de Pitangui e almoço. Parece que há tempos não chove na região pois tomamos um susto ao ver as lagoas de Genipabu e de Pitangui. Estavam bem mais vazias que há três anos. Desta vez, não fiz nenhuma das brincadeiras aventureiras (estou ficando velha e medrosa!). Mas fiquei um tempão observando os outros se divertirem e gritarem com a altura, hahaha!

 

Mais uma vez, durante o caminho, reparamos no lixo. Também em uma das praias, o bugueiro nos mostrou um homem que sozinho recolhia o lixo. Sem receber nada em troca. o bugueiro disse que todos os dias, o homem fazia isto.

 

Na Lagoa de Pitangui que estava bem mais vazia que na primeira vez! Em todas as mesas há um aviso de R$ 30 a consumação mínima. Então, melhor se juntar ao restante do pessoal do bugue e dividir a mesa. A parada para almoço é em Muriú. Confesso que preferia o restaurante Malemar que é self-service e vc tinha muita opção para escolher. Agora, neste restaurante em Muriú minha amiga conseguiu uma façanha que eu falei para ela que tão cedo se repetirá: ela comeu lagosta por R$ 15, que pechincha!

 

Voltamos ora pelas praias ora pela estrada e nos despedimos de Natal. Desta vez, sem aquela tristeza mas já imaginando uma terceira visita. Da primeira vez, escolhemos o último dia para ficar em Ponta Negra. Foi uma deprê total no final do dia. Então, definimos que a melhor coisa é fazer um passeio para afastar a tristeza, e assim o fizemos na segunda vez. Nada melhor do que um passeio de bugue :wink:

 

598da0adb7902_GenipabuCollage.jpg.faa676a5ef5bf4406e174ac02bfdee7d.jpg

 

Quando voltamos do passeio do bugue, nos despedimos dos simpáticos argentinos e ainda deu para um banho de mar em Ponta Negra. Mais tarde já no hotel, ligamos a TV e descobrimos que no Vaticano já havia saído a fumaça branca e mais tarde, o anúncio do novo papa: um argentino!

 

À noite, preferimos comer no restaurante Rio, na orla. Boa música ao vivo e bons preços. Fim do tour gastronômico (e começo de uma dieta restrita para os próximos dias). Voltamos ao hotel e deu tempo de tirar um cochilo para 01:40 da madruga partir para o aeroporto rumo ao Rio de Janeiro.

 

Fazendo as contas

Passeio de bugue: R$ 70 + R$ 5 da balsa

Almoço no restaurante em Muriú: R$ 40 (carne de sol e bebidas)

Jantar no restaurante Rio: R$ 54 (bruschetta, file ao molho Bernaise e bebidas)

Táxi Ponta Negra - aeroporto: R$ 54 no taxímetro (eu tenho cá por mim que o motorista foi bem lento! Talvez seja mais barata a corrida.)

 

 

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

 

*** Amo Natal e voltarei em breve para conhecer as praias mais ao sul como a do Cotovelo. Também quero voltar ao RN e deixar uns dias para conhecer São Miguel do Gostoso, Galinhos e praias próximas;

 

*** Achei a parte turística de Pipa e a orla de Natal meio abandonadas no que diz respeito ao lixo. Como não moro lá, não sei se há campanhas sobre consciência ecológica. Acho um pouco de descaso do Governo, Ponta Negra não ter uma orla decente como a de Maceió. É pouco iluminado à noite, as caçambas de lixo são uma quebra no visual. Fica com aspecto de abandono. Deveria ter garis específicos para as praias como no Rio.

Estamos bem próximo de um evento mundial que é a Copa do Mundo e a sensação que eu tive é que a cidade no sentido turístico piorou! Conversando com moradores e as pessoas que trabalham com turismo, a diferença entre 2010 e 2013 foi um período de descaso político que culminou com este ar de abandono que eu senti dos dois lugares.

 

*** Recomendo a Pousada Rivas e o Hotel Sol Nascente.

 

Pousada Rivas: Fica em uma rua com ladeira (bom avisar pois isso pode ser um entrave para pessoas com limitações), ao lado do Pipa Hostel. A pousada tem piscina, quartos amplos com ar condicionado split e frigobar. O café da manhã é ótimo: bolo, tapioca, 3 tipos de sucos naturais, café e leite, rabanada, torta salgada e pudim de pão. O hóspede pode pedir para fazer ovos mexidos. A única coisa "negativa" que eu falei para o filho da Dona Rivas como sugestão é ter uma iluminação na piscina à noite, para quem que curte piscina depois da praia e também para quem deseja ali ficar nas mesas, seja escrevendo ou seja acessando a internet. Por falar nisso, o sinal wifi é melhor na área externa.

 

Hotel Sol Nascente: O hotel tem a ressalva de que ficamos em um quarto enorme, voltado para hóspedes cadeirantes. Também na hora de fechar a conta, é opcional o valor de 10% a mais a título de taxa de serviço que é distribuído aos funcionários. Isso deve ser avisado na hora da reserva. Eu já sabia pois havia lido as opiniões sobre o hotel no Trip Advisor. O wifi foi excelente, em virtude de estarmos bem próximas ao roteador. O staff é simpático. O café da manhã é proporcional ao valor da diária. Tem o diferencial de fazer a tapioca com vários recheios na hora e também fazer ovos mexidos.

 

*** Nós não economizamos mas tanto Pipa quanto Natal há preços para todos os bolsos. Bom, na praia fica difícil pois as porções são menores e os preços principalmente dos petiscos são o preço de uma refeição em restaurantes mas nada comparável com Búzios no Carnaval, como sempre lembrava minha amiga. Na orla de Ponta Negra, há self-service por R$ 12.

 

*** Eu fui a lagoa de Carcará com o intuito de fazer um mapa e ajudar as outras pessoas a chegar fácil sem precisar de guias mas como puderam perceber se leram o relato, eu acabei indo pelo caminho mais longo. Não é difícil chegar, as pessoas são solícitas ao explicar. Já no restaurante encontramos com um dos meninos que ficam na segunda rotatória se oferecendo de guia. Ele nos viu e disse que passamos direto pela estrada de terra (ó senso péssimo de orientação que eu tenho!). Difícil foi explicar para ele que duas mulheres cariocas e escaldadas como nós jamais deixaríamos um desconhecido entrar no carro... Vai que é um psicopata? À propósito, tem restaurante que aceita cartão lá mas vimos o cartão de um gringo não passar na maquininha. Então, levem dinheiro!

 

*** Se estiver hospedado na orla e não tiver vaga no hotel para estacionar, o pessoal do hotel que ficamos informou que é tranquilo deixar o carro nas vagas a noite na orla (av. Erivan França). Mas sempre confira antes com o hotel antes de fazer isso.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Eu e meu marido também fomos para Natal esse ano, como já fui outras vezes, fiquei muito decepcionada com a sujeira e o abandono principalmente em Ponta Negra.

Não deixe de conhecer SÃO MIGUEL DO GOSTOSO, é um paraíso, adoro aquele lugar!! Se quiser mais dicas sobre a cidade é só perguntar ::otemo::

Link para o comentário
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...