Ir para conteúdo
Mochileiros.com
Entre para seguir isso  
Augusto

Bueno Brandão

Posts Recomendados

Augusto    0

[info]Este é um tópico-guia sobre Bueno Brandão, considerada a cidade mineira das cachoeiras.

Ele contêm informações e dicas postadas por usuarios aqui no Fórum e de outras fontes.

Se divide em história, atrações principais, hospedagem e algumas curiosidades.

 

Também contêm fotos e vídeos que ilustram o guia e será atualizado sempre que possível.

 

Quer tirar duvidas sobre essa cidade?

Faça perguntas ou deixe suas dicas no tópico: Bueno Brandão - Perguntas e Respostas

 

Quer escrever um relato de uma trip por essa cidade?

Crie um nesse Fórum: Clique aqui

 

Veja aqui os relatos de caminhadas nessa cidade postados no Fórum[/info]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Augusto    0

[picturethis=http://i439.photobucket.com/albums/qq117/Augusto2044/wwwbuenobrandaocombr.jpg 600 519 como chegar][/picturethis] Como chegar

 

 

 

 

[picturethis=http://i439.photobucket.com/albums/qq117/Augusto2044/httpbrgeocitiescompenatrilha_bb.jpg 500 493 ascessos][/picturethis] Principais acessos e distâncias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Augusto    0

A Cidade das Cachoeiras

 

No ano de 1800 devido a sua localização privilegiada e a grande quantidade de água existente, o local era parada para os bandeirantes.

Existia um rio chamado de Rio das Antas, devido a grande quantidade destes animais por lá.

 

Logo após iniciou-se o comércio na região e em seguida foi construída uma capela por volta de 1840, que recebeu o nome de Capela Curada do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria do Ribeirão das Antas.

 

Com o crescimento da população, receberam a visita do Frei Eugênio Maria de Genova que pregava suas Santas Missões aos habitantes de Bom Jesus e ficou encantado com a beleza da região, sugerindo o nome de Campo Místico, em alusão à beleza natural do lugar, este que era entrecortado por vales e serras, água em abundância; além de uma primorosa vila composta de casebres simples caiados de branco (típico da arquitetura açoriana) e mergulhados em meio a vastos parreirais.

 

Com o passar do tempo, cada vez mais pessoas se instalavam em Campo Místico, movimentando assim as atividades econômicas do local, com isso os impostos arrecadados iam para a Comarca de Ouro Fino.

Em 1912, liderada pelo padre Luiz Chírico, foi desencadeado o primeiro movimento de emancipação político-administrativa do distrito de Campo Místico, o qual não foi levado a termo por interesses políticos.

 

No entanto, a população continuou com sentimentos adversos a situação de colônia, uma vez que a vila progredia com produção de café e fumo (produções estas de excelente qualidade) que escoava-se para Ouro Fino, sem compensações satisfatórias.

Por outro lado a população vivia de forma precária e os poderes públicos fechavam os olhos aos interesses locais.

Graças ao sacrifício pessoal de alguns pioneiros e aos reclames da população, em 17 de Dezembro de 1938 criou o novo município.

Assim, Campo Místico passava a se denominar Bueno Brandão em homenagem ao ex-governador Júlio Bueno Brandão.

 

O município foi instaurado em 1º de Janeiro de 1939 e empossado o Senhor Uriel de Rezende Alvim como seu primeiro prefeito.

No entanto, somente em 1948 Bueno Brandão teve seu primeiro prefeito eleito: Domingos de Franco.

Ao longo de sua história, a cidade foi uma excelente produtora de vinho (inclusive com premiação na França) por volta da década de 20 e grande produtora de fumo, por volta da década de 50, sendo reconhecida pela qualidade em todo o país.

 

Na metade do século XX, com a vinda dos imigrantes espanhóis, Bueno Brandão torna-se um dos maiores produtores de batata do Sul de Minas. Produção esta, que juntamente com o cultivo do café, perduram até os dias atuais.

A partir de 1997, a beleza natural de Bueno Brandão, que se explica por estar nas cristas da Mantiqueira, recobertas pela mata atlântica, além das inúmeras quedas d'água, que jorram por entre seus montes, fazendo ser chamada de "Cidade das Cachoeiras", inicia-se a exploração do mercado turístico que, através da descoberta da mídia acarretou seu desenvolvimento, mais especificamente o turismo ecológico e rural, como uma nova atividade econômica para seus moradores.

 

O nome Bueno Brandão - em homenagem a Júlio Bueno Brandão - é o quarto nome da localidade, que também já fora chamada de: Bom Jesus da Pedra Fria, das Antas e Campo Místico.

 

Em 2007 o prefeito tentou mudar o nome novamente para Campo Místico, mas em um plebiscito realizado na cidade, os habitantes decidiram pela continuação do nome Bueno Brandão, havendo ainda na cidade um bairro chamado Jardim Campo Místico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Augusto    0

Aqui estão só algumas das cerca de 30 cachoeiras existentes na cidade

 

Cachoeira dos Luís

[picturethis=http://www.minastour.com.br/website/imagens/cidades/atrativos/20070709114744.jpg 400 310 luis]Acesso pela estr. p/ Munhoz (16 km de terra)

Uma das mais visitadas - e preservadas - da região. Duas quedas d'água paralelas, emolduradas por vegetação nativa, formam vários poços para banho, com direito a grandes pedras para tomar sol. Os mais aventureiros podem aproveitar as duas tirolesas que passam por cima da cachoeira ou o circuito de arvorismo. Depois, recupere as energias no restaurante ou na loja de artesanato. Acesso pago[/picturethis]

 

Cachoeira do Limoeiro

[picturethis2=http://www.minastour.com.br/website/imagens/cidades/atrativos/20070709121007.jpg 350 229 limoeiro]Estr. p/ Munhoz (30 km de terra)

Os 3 km de quedas descontínuas formam uma série de escadas de pedra, poços para banho e cascatas. Mas, para chegar, é necessário disposição - o lugar é mais selvagem, um pouco longe e a estrada, ruim. Por isso, os guias locais costumam se mostrar resistentes para acompanhar o turista. O melhor acesso é pela vizinha Socorro (18 km; pegue a estrada para Munhoz e, de lá, siga as placas)[/picturethis2]

 

Cachoeira dos Félix

[picturethis=http://www.guiadecachoeiras.com.br/fotos/galeria/36.jpg 400 300 felix]Acesso pela Estr. p/ Socorro, 9 km (7 km de terra)

O volume de água impressiona antes mesmo de descer os degraus que levam à base da queda, mas o resultado são um poço raso e uma prainha, bons para entreter as crianças. Muito freqüentada, fica dentro de uma fazenda e conta com quiosque para churrasco. Acesso pago[/picturethis]

 

Cachoeira Cascavel

[picturethis2=http://www.ferias.tur.br/admin/cidades/2809/n_Cachoeira%20Cascavel.jpg 200 267 cascavel]Acesso pela estr. p/ Munhoz (12 km de terra)

Está entre as mais selvagens - aqui, esqueça a infra-estrutura. O acesso passa por mata densa e sem sinalização (apenas 1 ou outra placa sinalizando); por isso pergunte sempre aos moradores. Não há muito espaço para banho.[/picturethis2]

 

Cachoeira Vale dos Avestruzes

[picturethis=http://2.bp.blogspot.com/_4yPM_pbGgzU/SV_XBbGXSpI/AAAAAAAAAz8/hC8twATKNwo/s400/IMGP2055.JPG 300 400 vale]Acesso pela estr. p/ Munhoz (16 km de terra)

A queda é pequena e forma um poço de água raso, com uma prainha perfeita para as crianças. Enquanto a garotada se distrai, os pais podem ficar num quiosque coberto. Acesso pago[/picturethis]

 

Cachoeira do Machado I

[picturethis2=http://vildiney.interall.com.br/buenobr/2004_0221BA.jpg 350 260 machado]Acesso pela estr. p/ Socorro, 10 km (8 km de terra)

Por causa da grande força da água em Machado I, os poços têm muita correnteza e são perigosos para banho. Mas o visual é um dos melhores: você pode chegar perto e ver toda a queda. Machado II é tida como a maior cachoeira da cidade - 70 mts, mas há pouca água e o entorno não tem preservação. Acesso pago[/picturethis2]

 

Cachoeira dos Ciganos

[picturethis=http://www.minastour.com.br/website/imagens/cidades/atrativos/20070709120358.jpg 330 200 ciganos]Acesso pela estr. p/ Munhoz (9 km de terra)

Queda pequena e poços fundos (mais aconselhados para adultos) em um lugar privativo, com acesso por uma plantação - a cachoeira nem é vista da estrada.[/picturethis]

 

Cachoeira David I e II

[picturethis2=http://www.minastour.com.br/website/imagens/cidades/atrativos/20070709120543.jpg 280 290 david]Acesso pela estr. p/ Munhoz (13 km de terra)

As quedas são pequenas, mas as pedras formam uma espécie de "escadinha" que dá uma bela foto. David I fica próxima da estrada e tem dois poços rasos para banho; David II, mais escondida, é procurada por casais.[/picturethis2]

 

 

Mais opções:

http://www.buenobrandao.com.br/atrnat.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Augusto    0

Pousadas/Chalés

 

Hotel Estância Campo Místico

Av. Bom Jesus, 330 - Centro - Tel. (35) 3463-1005

www.hotelcampomistico.com.br

 

Pousada Vizinho das Estrelas

Estrada Bueno/Socorro - 03 km - Tel. (35) 9969-5273

www.pousadavizinhodasestrelas.com.br

 

Pousada e Camping Ferrari

Km 01 da Estrada Bueno Brandão/Socorro - Serrinha - Tel. (35) 3463-1395

www.pousadaferrari.com

 

Pousada do Sol

Km 04 da Estrada B. Brandão/Inconfidentes - Boa Vista - Tel. (35) 3463-1508/1255

www.pousadadosolmg.com.br

 

Pousada Cachoeira dos Luis

Estrada Bueno Brandão/Munhoz - Km 15 - Tel. (35) 3463- 1357

www.cachoeiradosluis.com.br

 

Pousada Monte Bello

Estrada do Junco, 239 - Tel. (35) 3463- 1317

www.pousadamontebello.com.br

 

Arrelaro's Chalés, Pousada com Piscina e Camping

Km 15 da Estrada Bueno Brandão/Socorro - Machado - Tel. (35) 3463-1442

 

Pousada Chave do Céu

Estrada Bueno / Inconfidentes - MG 295 - 5 Km Tel. (35) 9906-7562

www.pousadachavedoceu.com.br

 

Pousada do Coração

Estrada Bueno / Inconfidentes - 04 km - Tel. (35) 9947-7702

http://fotolog.terra.com.br/pousadadocoracao

 

Pousada Recanto da Vovó

Estrada Bueno / Monte sião - 700 metros - Tel. ( 35 ) 3463-1053

www.pousadarecantodavovo.com.br

 

Pousada Som das Águas

Km 07 da Estrada B. Brandão/Socorro - Bairro Cachoeira dos Félix - Ao lado da cachoeira - Tel. (35) 3463-1316, 3463-1433 ou 3463-1693

www.pousadasomdasaguas.com.br

 

Chalés e Pousada Ponte Alta

Estrada Bueno/Socorro - Km 3- Tel. (35) 3463-1383

www.pousadapontealta.adm.br

 

 

Campings

 

Camping do Vinho

Km 01 da Estrada para o bairro Guabiroba - (35) 3463-1503

 

Camping das Araucárias

Km 01 da Estrada Bueno Brandão/Monte Sião - Bairo Lava Pés - (35) 3463-1198

 

Camping e Chalés Pé na Trilha

Km 01 da Estrada Bueno Brandão/Socorro - Serrinha - (35) 3463-1462/2170

 

Camping e Pousada Ferrari

Km 01 da Estrada Bueno Brandão/Socorro - Serrinha - (35) 3463-1395

 

Camping Xodó da Serra

Km 01 da Estrada Bueno Brandão/Socorro - Serrinha - (35) 3463-1386

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Augusto    0
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  



×