Ir para conteúdo

HAVAÍ: Big Island (Hawaii) e Oahu, abr. 2013.


Posts Recomendados

  • Membros

EUA: Hawaii

Ilhas: Oahu e Big Island

 

Data da viagem: 13/04 - 24/04

Grupo: três pessoas

 

Dias no Havaí: 7 dias inteiros

Big Island: 3 dias

Oahu: 4 dias

 

 

 

Havaí não estava nos meus planos, não por hora. Mas como meu namorado sagaz descobriu uma promoção com o custo da passagem por R$1400,00 (incluso todas as taxas e impostos), então o Havaí entrou rapidinho nos meus planos. 

=) 

 

 

 

 

PRIMEIRO DIA 

PISANDO NOS EUA

 

 

1. A imigração

 

Que azar mais azarado. Com várias cabines para ser carimbada e autorizada a entrar nos EUA pegamos um funcionário que não queria trabalhar!!! Fomos os 10 primeiros a chegar na fila e os últimos a sair. Enquanto os outros atendiam 20 a 25 pessoas, o nosso só atendeu 5 pessoassssssssss. FDP!!!!

Bom, isso não da pra dar dica. Eh sorte ou azar nas viagens...=/

A nossa escala foi em New York

 

 

2. Hawaii

ILHA: Oahu

Depois de mais de 24h viajando, graças a uma"deliciosa" escala de 5h em New York, chegamos, enfim, ao Hawaiiiiii... 

 

 

3. Locação de Carro

Preço: USD 50,00 a 70,00 (diária)

 

Em frente, em frente mesmo ao aeroporto (só atravessar a rua) existem diversas companhias de locação de carro. Masss nunca vá alugar um carro sem fazer um pedido de reserva no site da empresa do seu interesse. Preço de Balcão é estorsivo!!! 

Vamos as dicas pra que os próximos viajantes não se FERREM! 

 

 

(*) Locação na empresa HERTZ

 

Na hora de DEVOLVER o carro NÃO SE ESQUEÇA de abastecer por completo o tanque. Eh claro que existe a comodidade de deixar que a empresa abasteça. Já que todas as locadoras possuem um posto do lado da lojinha de locação. MAS ELES COBRAM USD 15,00 pelo serviço de abastecer o seu carrinho alugado. Tomem cuidado. 

 

 

(*) Empresa Advantage e a Trifty

 

Uma opção interessante que eles ofereceram foi a de vender a gasolina pela metade do preço dos postos de gasolina da ilha (Big Island). E já que foi vc q pagou o custo do tanque cheio vc pode devolver o carro na reserva!!! hahaha

Valeu mto a pena. Não sei se a Hertz também tinha essa opção. A Advantage também pode oferecer GPS caso tenha disponível. Mas o que pegamos tinha um pequeno defeito só funcionava depois de 15 minutos carregados. Nao pagamos por causa desse defeito e de graça eh mto melhor. O aluguel do GPS é de USD 20,00 A DIÁRIA a média. Comprar um chip pro celular com pacote de internet pode valer a pena. Ou até mesmo um GPS caso fique muitos dias no Hawaii.

 

 

4. Hotel em Waikiki 

Hotel Waikiki Banyan 

 

Pela pesquisa que fiz na internet as hospedagens são um pouco padronizadas. Média de USD 100 a diária. O hotel que escolhemos tivemos a possibilidade de deixar nossas malas grandes durante 3 dias consecutivos, sem ter q pagar as diárias, no período q trocamos de ilha. Mas isso foi negociado por email. Já que no nosso roteiro queríamos ir direto pra ilha maior (BIG ISLAND). Dessa forma só tínhamos três opções: de passar 8 horas no aeroporto de OAHU ou dormir um pouco no hotel, ou ainda, passar as horas em um mercado 24h. Mas como viajamos em 3 e a terceira pessoa era um pouco fresquinha não tivemos muita escolha. Por sorte não foi cobrada as 3 diárias que não ficamos no hotel. 

 

 

(*) Hotel com cozinha

 

Como sempre, recomendo um hotel que tenha cozinha. Reduz o custo com alimentação e vc ainda pode se divertir nos mercados comprando comidas típicas.

 

 

(*) Mercados:

Safeway (caro) 

Walmart (barato) - tem 2 em waikiki, um caindo aos pedaços em termos de estoque e o outro muito bom 

 

 

 

DICA QUE NÃO SE DEVE ESQUECER

 

 

(*) Voo entre as ilhas

Preço: USD 83,00

 

Vc tem direito a viajar com uma mala PEQUENA (lembre-se pequena não é MÉDIA) sem frascos que contenham líquidos acima de 100ml!!!! Mas caso vc não tenha opção e tenha que despachar a mala por ser acima do tamanho permitido vc terá que pagar uma taxa de USD 17,00 pra cada mala despachada de PORTE MEDIO .Não sei se a de porte GRANDE é mais caro o despache.Sugiro assim, viajar para o Hawaii com uma mala pequena e comprar uma grande no Walmart de lá caso precise voltar com mais coisas que já foi!!

 

»» Pegamos o voo as 4h da madrugada. Voo de 30 min. Mas até fazer o chekin e tudo mais vc perde umas 3h da sua viagem. 

 

 

 

SEGUNDO DIA 

ILHA: Big Island 

Passeios: 

» praias 

» mergulho com Arraias Manta 

 

 

O que optamos fazer primeiro? Alugar um carro..hihi 

Ahhhh, Hawaii não da pra não alugar GPS. E respeite todas a sinalizacoes de trânsito a coisa lá eh muitoooo certinha e vc de quebra tem que respeitar o puto do pedestre se ele quiser atravessar a faixa de pedestre mesmo que o sinal esteja fechado pra ele. Eh a ditadura do pedreste, continha fé 1.o mundo, sabe? tb deve respeitar as faixas, se vc vai virar a direita ou a esquerda, assim como, seguir reto tem que dirigir na FAIXA ESPECIFICA. Logo, nada de bandalhinhas. Errou!? Esqueceu de mudar de faixa? Faça o retorno na PQP. Pq a MULTA é garantida!!!

No caminho para o Hotel encontramos na estrada a agência de mergulho recomendada por um brasileiro q mora no Hawaii(zona Hong diversa) e já agendamos para o mesmo dia o mergulho com Arraia Manta.Sensacional!!! 

 

(*) VOAR E MERGULHAR PODE 

(*) MERGULHAR E VOAR NÃO PODE (só se pegar o voo 24h depois do mergulho, isso como medida inquestionável de segurança)

 

Pra quem não tem curso de mergulho sugiro fazer. E pra quem tem eh um mergulho pra por no logbook de recordação. 

 

Preço: USD 140,00 (um tanque)

Profundidade: 10 metros 

Horário: 19h 

 

A Arraia Manta só aparece depois do por do sol. Quase que um horário cronometrado. No dia que mergulhamos apareceram 15 Arraias. Mas como conseguimos contar se foi um mergulho noturno e toda Arraia é igual a outra? As Arraias que apareceram nesse determinado local são todas catalogadas. Elas tb possuem pintinhas nas barrigas específicas como uma forma de impressão digital. E o nosso divermaster antes e após o mergulho falou o nome das que apareceriam e das que apareceram.  Muito legal!

 

» Elas não possuem ferrão. 

» Possuem a média de 2 a 3 metros

» Se alimentam de plancton por isso só aparecem a noite e para que elas venham até vc, ou seja, para que elas esbarrem em vc toda hora ou na sua cabeça, basta ter uma lanterninha. Elas veem aos montes e nadam em direção a luz...Eh uma experiência mto bonita e gratificante. Uma aventura!(tem vídeos no youtube é a enxurrada de arraias em cima de vc não é uma propaganda enganosa).

 

 

(*) Para aqueles que NÃO PODEM mergulhar com cilindro

Há a possibilidade de ver as Arraias com snorkel. Mas não eh uma experiência mto interessante, caso haja mergulhadores com cilindro no local as Arraias vão preferir ir até eles. Isso aconteceu com a gente. Só tinha nos 3 com o uso de cilindros, os outros barcos próximos só estavam com turistas que iam fazer com snorkel. Assim, as arraias ficaram todas pertoinho da gente. Ahh e essas Arraias tem temporada certa para aparecer. Pesquisem antes de ir. 

 

 

 

TERCEIRO DIA 

ILHA: Big Island 

Passeio: Parque dos Vulcões

Visitamos uma praia no caminho do parque dos vulcões. Bonitinha...mas nada demais.

 

 

1. Vulcão Kilaueua

 

Depois fomos ao parque dos vulcões. Sugiro a chegar ao 12h para dar tempo de percorrer a cratera do (vulcão ik trail )com direito a muitas fotos e muita contemplação. Porque a sensação de entrar na cratera de um vulcão ainda ativo é muitooooooo emocionante. Foi a coisa mais linda e divertida que eu fiz no Hawaii. Tão divertida que eu nem me importei de ter quebrado a minha câmera Canon lá. 

 

(*) Ahhhh simmmmn, ...

DICA pra que não aconteça o mesmo a você.  As pedras do vulcão são extremamente rígidas e pontiagudas, dessa forma, a queda de QUALQUER câmera pode acarretar em quebra do cristal líquido delas. As pedras sao tão sinistras que é só apoiar seu próprio corpo no chão sobre as mãos pode furar (ou sentir um bom incômodo) na palma da mão. Então, cuidado com as câmeras.

 

(*) Segunda dica: façam esse passeio com sapato fechado, fechado mesmo. Assim que anoitecer corram para ver lava do vulcão Kilauea ainda ativa. Mas tem um distância de segurança. Vc acaba vendo um pouquinho de longe. Mas a experiência é rica!É lindo de ver. Eu curtir muito, ainda mais acompanhada do meu namoradinho .Ahhhhhh, além dos sapatos fechados recomendo levar um/dois/três casacos superrrrr quentes para observar a lava. Porque nessa época do ano o dia é quente mas a noite é muitooooooo fria (10-15°C).  

 

2. Dica que eu não tive e, portanto, não pude fazer

 

Há a possibilidade de ver a lava do vulcão de perto, mas de perto mesmo com seus pés a 30cm delas. É um passeio por trilha, e eu só soube disso depois. Tem até um vídeo no Youtube dos sortudos que fizeram esse passeio...Tristezas a parte... Ah, há outro passeio com barco que leva vc para ver a lava chegando a encosta do mar...mas acho que a trilha seria bem mais interessante.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Continuação...

 

QUARTO DIA 

ILHA: Big Island 

Passeio: Cachoeira Akaka Falls

 

Fomos a essa cachoeira. Pra quem mora no rio vai achar uma M (merda) mas tive que ir porque um integrante do nosso trio queria fazer uma tirolesa que descia sobre uma cachoeira. Pra quem gosta e quer gastar USD150 pra fazer isso vai lá. Mas eu vi o vídeo dele e achei simples. Enfim.... 

 

Sendo o último dia dessa ilha (Big Island) fomos a uma praia que é aquecida por um vulcão, e é realmente aquecida, uma jacuzzi natural com o tamanho de uma piscina de hotel. Eles fecharam um pouco a praia pra poder manter a água quentinha. Mas dizem que nessa praia é bom ficar de olho nos seus objetos pessoais e sair antes de escurecer. Pelo menos foi a dica que tive. Realmente não é muito cheia...mas as outras praias tb não eram...enfim..tai a sugestão 

Ah, as praias possuem chuveiro e banheiro para se trocar. O que é uma boa pra quem quer aproveitar a noite antes de voltar ao hotel.

 

 

 

QUINTO DIA 

ILHA: Oahu 

Voltamos pra Oahu 

Passeio do dia: Praia de Waikiki

 

Passamos o dia em Waikiki Compramos uma bodyboard (loja ABC store: USD 49.25) depois que fomos ao Walmart vimos uma prancha pela metade do preço e da BZ!!. Que tragédia, =///

Alugamos uma longboard também.

Abril não é temporada de surf com ondas gigantescas. Todas as praias estão uma lagoa, lagoa mesmo. Em Waikiki tb, mas só nos primeiros 10m depois de 30m e possível pegar uma onda de meio metrinho que é uma delícia. Eu nunca tinha subido ou deitado em uma prancha longboard mas em Waikiki é possivelllll. A onda é lenta e voce tem um bom tempo pra encontrar o ponto de equilíbrio e subir na prancha. Eh bem verdade q eu não entrei na onda remando, pois o namoradao dava impulso empurrando pela rabeta. Mas

foi uma experiência bem divertida.

1hora custa: USD 15 (que vale a pena)

 

 

(*) Waikele Oultet Premium

Baratuuuuuu demais. 

Ralf Lauren e Tommy Hilfiger roupas bonitas e baratas. Há outras lojas, mas eu fiz a festa nessas duas mesmo. Há tb uma loja de sports com bons descontos na compra de um tênis o segundo sai a 50% de desconto.

 

 

 

SEXTO DIA

ILHA: OAHU

Praias do leste da ilha 

Hanauma Bay é a única praia paga 

 

USD 7,5 por pessoa 

USD 1 estacionamento 

 

Assim que você pagar a entrada para a praia vc tem que assistir um vídeo que demora cerca de 15-20minutos. Mas se vc tiver interesse em voltar a essa praia sugiro que preencha um livro de vistas que fica enfrente a exibição do filme. Se tiver interesse de fazer seu lachinho dentro do carro e depois voltar a praia não esqueça de pedir para ser carimbado. Se não terá que assistir o filme de novo. E cheguem cedo. A praia tem lotação e vc poderá não entrar. Outro fator para que vc chegue cedo eh não pegar os recifes com areia em suspensão, o que tornara seu mergulho desagradável. 

 

(*) Snorkel a mão sempre. Nunca os tire do porta malas. pois todas as praias sao lindas em termos de vida marinha. além de muita facilidade em encontrar sempre uma , duas ou até mais tartarugas marinhas. Não São pequenas, são Grandes e doceis, doceis.... 

 

(*) As coisas boas dessa praia muita variedades de peixes. Foi a primeira praia que eu vi tanto peixe diferente juntos. 

Depois Visitamos outras praias. Use os mapas que vc pegou no aeroporto e escolha a que mais te agradar, já que a estrada percorre quase todas as praias. 

 

 

 

SÉTIMO DIA 

ILHA: OAHU

Dia de visitar o Pearl Harbor 

 

A história é interessante.

Para visitar o memorial USS Arizona, o passeio começa com mais um filminho e esse é de 30min. Bom, o filme nem "pisa" ou fala MAL de uma maneira forte dos japoneses. fiZeram um versão da história bem light...chega a ser "engraçado" mas isso se justifica porque no Hawaii tem mais oriental do que o povo nativo ou americano.

Entramos do submarino Boufin. USD 10,00.Não achei nada demais. Mas pra quem nunca entrou em um, vale a pena. 

 

 

Depois fomos a duas praias do norte: 

1. Sharks Cove (interessante e muito bonita, mas não tivemos a sorte de encontrar um tubarão lixa nas covas feitas pelas lavas do vulcão). Tem vídeos disponíveis no youtube para ter uma idéia de como é interessante snorkear nessa praia.

 

2. Praia de Waimea 

(não achei nada demais, cheguei a dormir na praia)

Mas o por do sol foi muitooooooo bonito de ver..heheh

 

 

 

OITAVO DIA

ILHA: OAHU

 

Repetimos Hanauma Bay e passeamos em Waikiki só pra garantir algumas fotos já que minha câmera já era.

Cheguei a comprar uma aquática lá (Canon D20). Muito boa e o filme é melhor que a da versão D10. No Brasil tá custando atualmente R$1500 e lá comprei por USD 413.

 

 

 

NONO DIA

WASHINGTON

 

Voo para Washington e com escala de 10h. Visitamos a casa branca, Lincon, Museu de história natural (do filme uma noite no museu), museu aeroespacial....e estávamos na florada das cerejeiras. As árvores sao realmente lindas.... Marcamos o fim da viagem com uma boa escala e com boas fotos.

E meu namorado, homem muito prático,conseguiu achar o seu tão amado aspirador de pó robô (Roomba). Automático e limpa sozinho de uma forma tão eficiente que nem precisar passar pano de chão.

USD 377 no BestBay de Washington.

Fim da viagem. 

 

Agora, é encarar mais 10h de voo com dois dramins no sangue, antialergico (comprados a USD 0.98 cents no Walmart), vitamina C e de quebra um remédio para a garganta.... 

:o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Tambem fiz a trip para o Hawaii na promoção que teve no Submarino a R$1400 POA-HNL-POA. O que mais tinha naquela época no Hawaii era brasileiro... a oficial da imigração at[e perguntou pq estava vindo tanto brasileiro, hehe.

 

De forma geral: achei que a viagem valeu a pena, mas fiquei um pouco decepcionado com as praias... acho que Floripa e o RJ não ficam devendo nada ä North Shore e outras praias de Oahu. O diferencial do Hawaii realmente são os vulcões e as ondas (para quem surfa - o que não é meu caso).

 

Bom dicas gerais quanto ä viagem:

- Na chegada se voce tem so uma mochila pode tentar pegar o bus. Mas atencao, teoricamente sua mala tem que cabem no seu colo ou embaixo do banco, do contrario o motora pode te barrar. Depende do motora, ja vi japas com 4 malas no bus e fui barrado por causa do meu mochilao 65L.

 

- Se for para ficar alguns dias em Oahu vale a pena alugar carro. Mas por incr[ivel que pareça, é mais barato alugar no aeroporto do que na cidade (metade do preço para falar a verdade). A diária do carro simples gira em torno de 20 a 25 dólares. Mas por 35 doletas dá para pegar um Dodge Challenger ou por 50 dolares um Mustang ou Camaro conversivel (coisas que so os EUA faz por voce) ::otemo::

Para quem nao tem com quem dividir carro, o onibus funciona relativamente bem na parte sul e leste da ilha. USD2,50 cada viagem com direito a conexao. Mas o onibus demora um pouco a passar as vezes.

 

- Eu fiquei no Hostel Waikiki Beachside. A galera eh legal, mas o hostel eh meio sujao. Baratas sao inevitaveis.

 

- É PROIBIDO beber em publico (isso inclui a praia) no Hawaii. E eles levam isso a serio. Eu estava num grupo que foi para a praia com cerveja nao mao depois que o hostel fechou o lounge em Waikiki e tomamos um atraque da policia a paisana. Da primeira vez eh so advertencia, mas na 2a eh 160 doletas de multa e na 3a eh cursinho de canario na delegacia. ::toma::

 

- Hanauma Bay vale MUITO a pena. Como dito acima, o negocio eh ir cedo e passar o dia la, sem pressa. Snorkel à mão, protetor solar (por sinal bem mais barato lá) e curtir bastante.

 

- O outlet lá vale a pena. Tem onibus que sai de Waikiki por 10 USD ida e volta.

 

- Para comprar eletronicos, tem 2 Best Buy em Oahu, uma delas perto de Pearl Harbor. Bons preços, e o imposto estadual do Hawaii é relativamente baixo (4.8%) comparado com outros estado dos EUA.

 

- Para os voos entre ilhas, tem que cuidar essa historia das malas. Realmente, é 17USD por mala a ser despachada. E é melhor comprar os voos com antecedencia, eu nao consegui por menos de USD100 por perna com 1 semana de antecedencia. Eu voei Hawaiian Airlines, mas um amigo voou Go! (Mesa Airlines) e teve os 2 voos com atraso. Como a diferenca de preco é pequena, recomendo pagar um pouco a mais e voar Hawaiian (e tem mais opcoes de horario).

 

De cabeca era isso, se lembrar mais algo posto depois. Quem tiver duvidas, é só perguntar

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Praias: Realmente algumas praias são normais: basicamente a mistura de Porto de Galinhas/PE com uma Búzios/RJ melhorada.

 

Aluguel de carro: com taxas dos seguros sobe mais USD 20,00 (mas meu grupo achou um risco não pagar)... ainda sim é opcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...