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Peru-Bolívia Agosto 2013, parcerias, opiniões e dicas


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Agosto 2013

 

 

 

Roteiro e previsão de custos

 

 

Dia 04..........Chegada em La Paz 19h

Sp x La Paz x SP: 409 U$, taxi p/ hostel pirwa: 30B, lanche leve: 20B, hostel: 45B.

Dia 05..........Downhill.

Downhill: 350B + 25B de taxa, janta: 30B, hostel: 45B.

Dia 06..........Feriado Nacional na Bolívia, Tiwanaku e compras em La Paz.

Van p/Tiwanaku: 30B ou ag. C/ guia 50B. Entradas: 80B. Almoço: 30B. Janta: 30B, p/ Uyuni: 150B.

Dias 07, 08 e 09..Salar de Uyuni, a noite do dia 9 retorno p/ La Paz.

Café: 15B, tour: 700B, água: 10B, Laguna Colorada: 150B, janta: 30B, p/ La Paz: 150B.

Dia 10...........Direto p/ Copa, descansar, Catedral e ver o por do Sol do Cerro Calvário.

Café: 15B. Passagem p/ Copa: 30B. Janta: 30B. Hotel mirador: 50B.

Dia 11........... Ilha do Sol, trilha da travessia Norte x Sul.

Barco: 35B, pedágios e guia: 30B, almoço na Isla: 40B, janta: 30B, hotel mirador: 50B.

Dia 12............Copa de manhã, 11h p/ Puno, Uros, Plaza, Mirande do Condor, nt p/ Cusco.

Lanches: 30B, p/ Puno: 30B. Até aqui 2.310 Bol. Uros: 20S, janta: 20S, taxi: 6S, p/ Cusco: 40S.

Dia 13...........De bobeira em Cusco p/ conhecer a cidade.

Taxi: 5S, boleto: 130S, almoço: 20S, janta: 20S, hostel: 25S.

Dia 14...........City mais Pisak, dormir em Ollanta "DE 14 A17 TD FEITO DE CARRO"

Aluguel de carro: 4 diárias 250 U$, almoço: 20S, janta: 20S, lanches p/ levar 30S, hostel: 25S.

Dia 15............Ollanta e ir p/ Machu Pichu via hidroelétrica.

Almoço: 20S, janta: 20S, combustível: 30S, hostel: 25.

Dia 16............Machu Picchu.

MP+WP: 58 U$, janta: 30S, hostel: 25S.

Dia 17............Retorno para Cusco tentando passar em Moray, Maras e Chinchero.

Almoço: 20S, Janta: 20S, Combustível: 20S, Hostel: 25S.

Dia 18...........Bobeira em Cusco, a noite pra Arequipa.

Taxi: 5S, almoço: 20S, janta: 30S, nt p/ Arequipa: 50S.

Dia 19 e 20......Tour de 2 dias no Canion del Colca

Taxi: 5S, Canion 2 dias: 65S, + taxas e refeições: 100S, hostel: 30S.

Dia 21............De Bobeira em Arequipa a nt p/ La Paz.

Taxi 5S, almoço: 20S, janta: 20S, passeios: 50S, p/ La Paz: 100S, por Puno ou Desaguero. Até aqui 1,120 Soles.

Dia 22:...........Chegada às 13h em La Paz, tarde de bobeira.

Almoço: 40, janta: 40, hostel: 45.

Dia 23.............Chacaltaya.

Passeio: 60B, almoço: 30B, janta: 40B, hostel: 45B.

Dia 24.............Sobrando p/ qualquer eventualidade

Almoço: 40B, Janta: 40B, hostel: 45B, presentes: 100B.

Dia 25 6h retorno pro BR.

Taxi p/ Aeroporto: 50B. Até aqui 575 Bolivianos. Taxa aeroporto: 25U$, 100U$ de sobra.

 

U$ 1 = 2,70 S = 6,93 B

 

Gastos básicos estimados: 672U$ - 409U$ - 58U$ ”pagos no Brasil” = 205 U$

2.885 B = 416 U$.

1.120S = 415 U$....................“ Total para levar = 1.036 U$ ”

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Dicas Colhidas aqui no site:

 

- La Paz 3600m de altitude.

..............Mal da altitude.................

-Se a subida for rápida (viagem de avião) ou se você já tiver sofrido do mal da altitude, seu médico poderá indicar como tratamento preventivo (salvo em caso de gravidez ou amamentação) tomar acetazolamida (125 a 250 mg), de 12 em 12 horas, começando um dia antes da viagem e continuando mais dois. Uma alternativa para este tratamento é usar um corticoide, a dexametasona.

-Também tem sido observada a eficácia do ginkgo biloba para combater o mal de altitude.

-Para prevenir a dor de cabeça, em adultos se indica tomar 325 mg de aspirina (uma aspirina comum tem 500 mg) a cada 4 horas, três doses no total.

-Se você tiver dor de cabeça, pode tomar um analgésico do tipo ibuprofeno. Para o caso de náuseas ou vômitos são recomendados antieméticos.

-Cibalena A, vai te ajudar caso sinta os sintomas do mal da altitude ou Soroche Pill.

-E se quiser reduzir consideravelmente o mal, pergunte ao seu médico se vc pode tomar Citoneurin 5000 em comprimidos. Esse complexo vitamínico aumenta muito a contagem dos glóbulos vermelhos, mas não é indicado pra hipertensos ou cardíacos. Pode tomá-lo 15 dias antes da viagem e continuar tomando. Um comprimido por dia.

-Cápsulas de ferro, para aumentar o transporte de oxigênio no sangue, 1 mês antes da viagem.

-Como mascar a folha de coca: pega a folha e tira o talo principal, aquele mais grosso que fica no meio da folha. Faz isto com várias folhas e vai pondo tudo na boca até formar uma bola. Quando as folhas estiverem bem umedecidas e moles você põe um pouco de uma pasta chamada alcalinador que tem gosto de bala de menta e é vendida junto com as folhas, mas atenção eles só põe o alcalinador no pacotinho da folha se você pedir, em alguns lugares eles cobram por essa pasta. Esse alcalinador dá um upgrade na sensação que a folha proporciona, parece que “disponibiliza” mais oxigênio e você se sente bem melhor, isso sem contar o gostinho de menta que fica na boca e tira o gosto amargo horrível da folha pura.

-Rabo quente e saco de folha de coca, tá feito seu chá em qualquer lugar.

..................Saúde..................

-Clínico geral pra montar farmácia básica, acrescentamos à lista: protetor solar, protetor labial, manteiga de cacau, colírio lubrificante para o olho, soro “salsep” para o nariz, pomada cicatrizante (tipo bepantol) e hidratante. Avamys pra minha rinite. “Até aqui peçam opinião de seu médico”

-O álcool sobe mais rápido na altitude e o porre é homérico, com uma ressaca maior ainda.

-Os documentos necessários p/ a retirada do Certificado Internacional de vacinação da febre amarela são:

• Apresentação do Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com: data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde;

•Apresentação de documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista válida, etc);

 

..................Documentos.......................

-A identidade é suficiente mas mais burocrática, em alguns lugares pedem xerox dela para ficar, inclusive na fronteira. Se tens passaporte, vá com ele e livre-se deste incômodo.

-leve a xérox do seu passaporte e apenas autorize que scaneiem a cópia!

-Mande cópia de todos os seus documentos (inclusive os necessários para fazer o passaporte), cartões de crédito e tudo mais pro seu próprio e-mail, assim você terá cópias de emergência se precisar.

-A embaixada tem sempre um funcionário de plantão cujo telefone está no site das relações exteriores, antes de sair de viagem, anote todos os endereços e telefones e mande pro seu próprio e-mail, pode parecer exagero, mas isso pode salvar sua viagem dos perregues, ou simplificar muito sua vida.

-Ande com seus documentos dia e noite na doleira, é muito mais seguro que deixar no hostel ou na mochila.

...................Dicas gerais.....................

-Leve sempre uma mochila pequena para você ter liberdade de ficar andando sem problemas, e sempre, em qualquer lugar, leve água, (e seu purificador de água).

-Deixar a mala grande na recepção dos hostels, o pessoal cuida direitinho e não cobra nada.

-Levar somente dólares.

-Problema com notas falsas, então eles são chatos com elas. Notas de série mais antigas de dólares eles não aceitam, e tampouco cédulas muito amassadas ou com riscos. Se receber uma de troco ou no câmbio, recuse, peça uma mais nova. Melhor passar por chato.

-Se for comprar notas de U$ 100.00, nunca compre notas da série CB, pois eles não aceitam. Essa série foi um grande problema, pois um grande lote falsificado foi distribuído na Bolívia e Peru. Notas de 50 U$ são trocadas facilmente.

-Pechinche e conseguirás bons descontos. Uma boa tática é dar o seu preço, que será negado, dar uma insistida e então dizer que não e ir saindo. Por três vezes o pessoal foi atrás e disse que fechava pelo nosso preço. Facilmente se consegue uns 30%.

-Você não terá problemas em conseguir os passeios que deseja, então não precisa reservar tudo com antecedência e pagar mais. Feche tudo por lá e pechinche.

-Camisetas dry fit.

-Toalha que seque rápido.

-Não desgrude, literalmente, das suas coisas. Mantenha tudo que é seu em contato com seu corpo 24h quando estiver na rua, táxi, etc.

-A entrada na Bolívia vindo do Peru é um verdadeiro desastre, principalmente às terças e sextas feiras, dias em que se instala uma feira em plena rodovia, se é que pode chamar-se de rodovia uma estrada cheia de buracos, principalmente do lado boliviano.

-O povo boliviano é muito simples, seus costumes são totalmente diferentes dos do brasileiro, a higiene não é uma obsessão, por isso cuidado com o que come, evite a comida vendida na rua, prefira pagar um pouco mais, comendo num restaurante higiênico do que se expor a pegar uma cólera.

-Consuma água mineral engarrafada.

-La Paz Plazas Del Estudiante, onde estão os principais museus e mercados de artesanato.

-As coisas na Bolívia são muito baratas, aproveite para comprar roupa e outros produtos.

-Lá tudo é muito fácil, o suporte turístico é bom (guardadas as devidas proporções).

Câmbio nas Avenidas 16 de Julio e Av. Ballivián centro.

Em La Paz utilize TELETAXI.

Polícia Turística - Edifício Olímpia, 1314 - Plaza tejada sorzano - miraflores, próximo ao estádio de futebol. Telefone: 225016.

Centro de Informação Turística da Prefeitura - final do paseo de El Prado. Telefone: 371044.

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.................La Paz..................

Metrópole mais indígena da América do Sul.

A cidade revela o espírito de um povo que sempre soube adaptar seus valores e crenças ancestrais ao ritmo dos novos tempos. As cholas, mulheres de longas tranças, vestidas de chapéus e inúmeras saias coloridas, circulam entre os arranha-céus de vidros espelhados, carros importados, fast foods e lojas da moda. Junto à cacofonia produzida pelo intenso tráfego de automóveis, escutam-se as vozes em aimara, quíchua, guarani, e, é claro, no idioma espanhol trazido pelos colonizadores. Atualmente, mais da metade da população boliviana é constituída de índios de mais de 30 etnias, sendo que dessa maioria, grande parte é descendente dos aimaras, como o presidente Evo Morales - primeiro chefe de estado ameríndio da Bolívia.

Os aimaras se associam a si mesmos como a civilização descendente do Império Tiwanaku, que se iniciou em uma pequena aldeia em 1580 a.C, desenvolvendo-se até o ano de 1172, quando talvez uma grande seca tenha gerado escassez de comida, dispersando toda a população. Hoje, um sítio arqueológico feito de pedras de até dez toneladas, e a poucos quilômetros de La Paz, é o principal vestígio de uma das culturas mais antigas da América. Os pacenhos se orgulham desse passado, e, por isso, construíram em uma praça rodeada do agito do centro da cidade uma réplica do Monolito Benet, imensa pedra talhada em forma humana que representa um deus da época. Do lugar, também se avista o Estádio Hernando Silas, o mais alto de todo o planeta.

Para jogar bola na capital administrativa da Bolívia (a constitucional é Sucre) só mesmo com coca. Adorada por muitos, e demonizada por outros tantos em conseqüência do seu ilícito uso, a planta é utilizada de forma medicinal e religiosa há milênios pelas culturas andinas. Polêmicas a parte, está comprovado que suas propriedades espantam a soroche, o mal-estar causado pelas grandes alturas. Em algumas das muitas barracas que se aglomeram pelas calçadas de La Paz, é possível comprar um saco cheio da planta sagrada por preço irrisório. Sentindo qualquer inconveniente, basta mastigar a folha no canto da boca, como o típico boliviano, ou preparar o revigorador chá de coca, que garante a energia para se movimentar a mais de 3.600 metros de altitude.

As subidas e descidas das vias empedradas, dessa vez construídas pelos espanhóis, na zona central de La Paz, também exigem bom preparo físico. Duas das irregulares ruas são lotadas de gringos europeus, concentrando o que há de melhor e mais inusitado na cidade. Na inclinada Sagárnaga, estão as variadas lojas de artesanato, agências de viagens, hotéis, cybercafés e restaurantes. E na Liñares, o famoso Mercado de las Brujas, onde se pode comprar fetos de lhama secos e tudo mais que se necessita para os rituais da tradição andina.

O passado colonial da cidade fundada em 1548 se expressa com mais força nos arredores da Plaza Murillo e San Francisco. São muitas as casas seculares, mas ainda poucas foram contempladas pelo tímido programa de restauração promovido pelo estado. As construções do inicio do século passado da avenida El Prado, a Catedral, os palácios governamentais e a pequena rua Apolinar Jaén são algumas amostras do centro antigo, que também abriga museus, bares e discotecas da Nossa Senhora de La Paz.

Apesar do nome, a cidade foi palco de muitas lutas que marcaram a história da Bolívia. Além da conquista espanhola sobre o Império Inca, que tinha no comando o colonizador Francisco Pizarro, o país sempre sofreu com inúmeras invasões. Talvez a de maior conseqüência tenha sido a Guerra do Pacífico (1879-884), quando perdeu sua costa para o Chile. Hoje, os pacenhos comemoram duas importantes revoluções: os 200 anos da Independência de 1809, e o seu momento político atual, que voltou a ser dominado pelas populações originárias do vale.

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................Hostel em La Paz reservei o Pirwa e o Loki....................

 

Ver preço, limpeza, café, net, segurança, localização, água quente, se fazem os passeios, lavanderia.

 

1-Wild Rover: Bagunça, noitada e bebedeira, pub mto bom, com um ótimo cardápio (os pratos são bem grandes, dá pra dividir para duas pessoas, caro e um bom café da manhã, pago também.

Banheiros limpos, wifi de boa qualidade. Nos dias que quis descansar deu pra dormir muito bem sem problemas com o barulho. Mas o forte do hostel é mesmo o pub, com gente bacana e bebida gelada, os free shots, os jogos de dice e o beer ball. Pena que fecha todo dia por volta da 01:00. Quando o pub fecha já tem taxis esperando na porta do hostel pra levar a galera para alguma balada. Localização boa, perto da Plaza Murillo (sede do governo).

 

2-Loki: Eu gostei do Loki sim! Ficaria la de novo facil. Eu tinha reservado tb o Wild Rover para a segunda parte da viagem mas acabamos optando por voltar ao Loki. O café da manha é pobre, mas isso parece ser meio padrão na Bolivia.

Hostel Loki

Calle Loayza, 420

http://www.lokihostel.com/lapaz

 

3-Pirwa Hostel: Tranquilo, 44 Bs, 14 camas,52 Bs, 9 camas,Entre o centro e a rodoviária, chuveiro meia boca, wi-fi, limpo, vista do terraço, Café da manhã continental, roupas de cama e toalhas, lavanderia.

 

4-Hostel Austria: É o nosso eleito, na Calle Yanacocha. Chuveiro bom, sem café, decoração antiga e bonita, limpo, cozinha para preparar lanches, net paga. Sem site ou preço

 

5-Hospedaje Milenio: Por fora não é muito simpatico não, mas o atendimento da Silvia, Efraim e Mari são fantasticos. Iamos ficar um dia e acabamos ficando os 6 dias. Os quartos são limpos tambem. Banheiro é coletivo, agua quente e desayuno a parte por 13 bolivianos. Tambem marcam passeio, tem como deixar roupa para lavar e uma mini mercearia que vende agua, chocolates, papel higienico, cerveja. Subindo alguns metros na rua tem uma lan house.

 

6-Hostal El Carretero: 15 minutos da rodoviária a pé, 8 bolivianos no máximo de taxi , entre calle yanococha e junín calle Catacora 1056 , não tem café da manhã , porém tem cozinha equipada para fazer o seu rango ..... Vi muitos casais por lá ... e não cobram absurdo por uma cervejinha ou uma água .... Dá para ir a pé para ( ou desde ) a rodoviária sabendo o caminho depois da primeira vez... E para quem não fala espanhol tem um atendente que fala portugues... depois do check out , você pode pedir para deixar as mochilas lá sem custos adicionais , enquanto você espera a hora de partir o buzuca para o seu destino..... Não tem Luxo , porém não é um pulgueiro.....

 

7-Solario: Na Calle Murillo perto de tudo, mercado da bruxas, Sagarnaga, Mercado central e da para ir andando atè os Museus e a Rodoviària, aqui tem de tudo, estou em um quarto privado pagando 35 bolivianos sem cafè mas posso usar a cozinha, os chuveiros funcionam muito bem, tem TV com Globo Internacional e internet gràtis, pago 15 bolivianos para almoçar aqui perto. Salada, sopa, prato principal muito barato. No Hostel vc pode agendar seus passeios tem uma ag. Fiz a carretera da morte com eles muito bom, peguei neve e chuva, tb nevou no Chalcataya.

 

8-El Viajero: Fica no mesmo prédio do restaurante El Lobo, na Calle Santa Cruz esquina com Calle Illampu.

O albergue é muito bom: tem o restaurante, sala com muitos computadores para acesso à internet, lavanderia e uma sala que o pessoal negocia os passeios. Também tem dois ou um segurança uniformizados de preto que ficam na entrada o tempo todo.

Não sei que opções de quarto existem, mas na temporada que fiquei lá optei pelo quarto coletivo misto (3 camas podendo dividir o espaço com você homem ou mulher). Ao lado de cada cama tem um cômoda/cofre que coube tranquilamente minha mochila, meu tênis, minhas bugigangas (tem uma divisória interna)

 

9-Hostal Copacabana:

http://www.hostalcopacabana.com

Calle Illampu, 734.

mais caro, bom, café meia boca

Quartos privados com banheiro privado ou coletivo.

 

10-Señorial: Calle Yanacocha. Hotel antigo, meio obscuro, mas o quarto em que ficamos (de frente, no terceiro andar), era bem razoável (colchões bons, tudo limpo, etc). O banheiro era coletivo, porém era tranquilo também.

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.............Noite em La Paz.............

 

-Fomos achar uma cerveja gelada em um barzinho de rock chamado Tarkus, o carinha que comandava o bar era do rock e colocava o som que pedíamos, trouxe “cerveza muy fria”, uma tal de BOK que era uma cerveja mais forte e muito boa.

-Se o cara quer ir para uma balada, vai para o bairro Sapocachi (Calle 20 de Octubre e adjacências). Sai 10 Bs da Illampu, de taxi.

-No Shamrock Irish Pub, vale a pena pedir o Pique Macho (prato boliviano com carne de gado), que sai uns 45 Bs. Av. 20 de Octubre, frente Plaza Avaroa, Sopocachi.

-Na Mongos, é um pouco de rock e eletrônico...um grande pub, com gente de vários lugares.

-O Malegria é um lugar massa! Nas quintas à noite é rock latino, salsa, merengue e um grupo toca a Saya, ritmo afro-boliviano que me lembrou maracatu, anda mais pelos tambores gigantes que eles tocam de pé, em cima do balcão do bar...gente do mundo todo. Uma das melhores baladas em que ja fui...não se paga para entrar nesses lugares, só o que consumir.

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.................Restaurantes em La Paz...................

 

-A famosa cerveja salteña, e realmente é uma delícia. Não deixe de prová-la. Também experimente as empanadas salteñas, que são muito boas.

-Tucumanas(uma delícia também, não deixe de experimentar)

-Tipo uma pamonha: é Humitas e são feitas no forno, também uma delícia, custam em torno de 2

bol.

-Restaurante marroquino Marrakech, ele fica na Calle Melchor Jimenez, 774. Essa rua é uma travessa que nasce na Calle Linhares, entre a Calle Sagárnaga e a Calle Santa Cruz, no coração do mercado de las brujas. Eles servem um cuscus marroquino maravilhoso, e o melhor homus que eu já comi na vida. vale a pena conhecer o lugar. de quebra tem doce árabe e um suco de limão com hortelã ótimo.

-Café Campanario. Galería LA REPÚBLICA na Sagárnaga Esq. Mariscal Santa Cruz 7o Piso. menu completo 25 bol, boa comida, ótima vista.

-Restaurante Frances "La Guinguette" calle Fernando Guachalla, esquina Avenida 20 de Octubre, Sopocachi, Edificio Alianza Francesa, La Paz 002, Bolívia; Excelente comida, ambiente ótimo, numa das melhores regiões de la paz, preço por volta de (R$ 30) come-se muito. me admirei do tamanho dos pratos (gigantes) nem parecia restaurante francês, foi uma das minhas melhores refeições em La Paz.

-Snack-Restaurante Natural, Calle Sagárnaga 345, comida gostosa, saudável e tudo limpinho, recomendo a trucha, é ótima e muito grande o prato;

-Dumbo's é uma rede de lanchonetes que tem na Mariscal Santa Cruz, o lanche e a comida são ótimos, tem doces também. Preço justo e ótimo ambiente. Destaque para o suco de morango, maravilhoso, o melhor que já tomei na vida.

-Angelos Colonial é um restaurante também na Mariscal Santa Cruz, próximo ao cinema, ao lado burger king. comida ótima. em torno de 45bs. preço justo e ótimo ambiente. tem massas e carnes. Se o rango não fosse bom como é, já valeria a pena entrar só pelas antiguidades que os caras tem. (Calle Liñares, 922, tel: (591 2) 215-9633), serve um delicioso ravióli.

-Café do Fridolin,o pedaço de sonzo é uma torta que eles fazem com cara de quiche, mas feita com mandioca, milho e queijo. É bom demais! tinha esse pedaço de sonzo, um cuñape (muito parecido com pão de queijo), uma saltenha de massa de arroz com queijo (também deliciosa), uma empanada e um outro negócio que não lembro o nome mais é tipo uma pamonha. Vinha ainda suco natural e café com leite. Tudo por módicos 25 bolivianos, menos de R$ 6,50!! O lugar fica na Calle Comércio a cerca de um ou dois quarteirões do Torino.

-As comidas sao muito baratas, pode-se comer uma enorme truta com molho de alho, salada, batata e arroz por 42 bolivianos, o mignon estava por 35 e deve vir quase um kilo de comida.

-A melhor sorveteria da minha vida, a Bits & Cream que fica ao lado do Brosso. Você escolhe o sabor do sorvete, biscoitos e chocolates, ai tudo é picado e colocado em um pote enorme.

-O melhor restaurante que conheci na Bolivia. Fica na Calle Sta Cruz, o nome é Kory Inty. Nessa noite, comi Frango empanado com Arroz, batatas e salada chinesa muito boa, a sopa é uma delícia.

-Pizzaria Napole que fica ao lado do cinema perto do hotel Torino.

-No Restaurante Alo Cubano, na Sagárnaga, a comida é muito boa, funciona de segunda a sexta para almoço, até por volta das 18 horas, sábado somente a partir das 17 horas e domingo é fechado.

-Dos Amigos (Calle Evaristo Valle, 120, tel: (591 2) 219-2083), uma confeitaria da zona central que tem 33 anos de existência.

-A Casa de los Paceños (Calle Sucre, 856, tel: (591 2) 228-0955) é um restaurante familiar que serve comida nacional de primeira a 20 anos. Uma das especialidades é o "pique macho", um surtido de carnes e vegetais bem picantes (por isso o nome). O lugar, que é um clássico entre os habitantes, já ficou famoso entre os turistas, e o seu cardápio agora é todo em inglês.

-Restaurante El Lobo, esquina da C. Santa Cruz com a av. Illampu, tem buffe com saladas e pratos quentes, por quilo.

-Hotel Galeria, C. Santa Cruz 583, tem restaurante no 5º andar, serve bom menu do dia, apenas no almoço, com sopa, prato principal.

Restaurante Stop, Plaza Eduardo.

-Mercado Zatt, tem praça de alimentação.

-Pizzarias iguais (Pizzaria Itália), uma de frente a outra (vai entender?). Quem eu escutei falando que comeu na que fica no térreo diz que é tudo uma porcaria, mas a outra meu amigo...a que fica no 1º andar de uma portinha minúscula...putz, que pizza deliciosa! A pizza gigante com 16 pedaços sai por 90~110 bolivianos. Cerveja Huary (fria de geladeira) grande por 12 bolivianos.

-Bar favorito em La Paz., o El Pueblito, na Calle de La Brujas entre Sagarnaga e Sta Cruz, fica no segundo andar e tem a entrada escondida em uma galeria. O buteco é decorado com o motivo da Civilização Tiahuanaco e tem até a porta do sol. Lá comemos uma sopa de legumes com quinoa.

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.............Compras....................

 

Calle Sagarnaga:

O melhor lugar pra se comprar em La Paz. Lá tem de tudo e pra todos os bolsos. Pode saber que lá vc vai comprar tudo pagando no mínimo 1/3 do valor que pagaria aqui no Brasil. Mas cuidado, tem muita coisa falsificada também. Vale pena dar uma ida ao shopping aqui no Brasil ou lá mesmo pra vc poder o que é e o que não é fake. As roupas de alpaca tem em todas as ruas, e são muito baratas. La Paz é o melhor lugar pra se comprar presentes “Tiwanaku lembrancinhas”, tem muita opção . Qd for comprar roupa técnica leve dinheiro. Com o dinheiro ele dão mais descontos. E peça brindes, chore mesmo. Pode ter certeza que vc barganhando vai economizar no mínimo uns 20% do valor. Fale que é brasileiro, final de viagem, que quer comprar mas está com pouco dinheiro. Sempre dá certo. Essa dica vale não somente em La Paz, mas em toda Bolívia e Peru.

 

Calle Illampu:

Tem várias lojas vendendo material out door, além da Tatoo (Calle Illampu, 828), as mochilas mais baratas ficam na Tienda Doite de propriedade da Grace. Essas lojas ficam localizadas no perímetro entre a Sagárnaga e Graneros. No Bazar Aleman, tem vários produtos de camping Doite à um bom preço.

 

Calle Tumusla:

Roupas mais pesadas de frio, como casacos de pluma e fleece, (depois de subir bastante), já o mais corriqueiro como a lã tem em todo lugar. Nesses arredores, e em especial na calle Tumusla, as cholas vendem roupas nas ruas, agora só podem ficar vendendo seus produtos no horário das 6 às 9 da manhã, depois tem que recolher tudo, pois à rua tem que estar limpa às 10 horas quando as lojas abrem.

 

Calle del Comercio:

Rua de pedestres próxima a Plaza Murillo onde à noite acontece uma feira que vende roupas de frio, comidas e alguns eletrônicos. Das 17h as 00h, 365 dias do ano e onde se vende de tudo.

 

Calle Socabaya, próximo do Hotel Torino

Lojas que vendem roupas de grifes famosas por preços mais em conta que os praticados no Brasil. Localizado próximo a Plaza Murillo e ao Hotel Torino.

 

Calle Jose Maria Linares (rua das artesanias).

 

Calle Uyustus que é uma verdadeira loucura.

 

Fair Play:

Rede boliviana de artigos esportivos. Vende tênis e roupas das grandes marcas como Nike, Adidas e Puma por preços bem atrativos se comparados aos brasileiros. Oferecem descontos e aceitam cartões de crédito (o que é raro na Bolívia).

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