Ir para conteúdo

4X4 do Atacama até Uyuni


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Legal, pra mim não vale a pena entrar no Py, vou pelo Chaco mesmo. Não tem receio de entrar no paraguay?

Eu tinha, pela falta de informação. Em março encarei, desci de Ciudad del Este até Encarnacion; foi super tranquilo, passei por umas barreiras policiais na boa e lá a estrada tb é melhor que as daqui.

 

E sim vou 4x4, uma sw4 2001 gasolina ::quilpish::::love:: . Minha segunda expedição com ela, em 2011 fui a patagônia

 

Abraço,

Geovani

Então receio eu tenho, mas li muitos relatos e não tiveram problemas para atravessar até Assunção. Só na aduana de saída, pediram uma colaboração. A idéia é não repetir o trajeto de ida e volta, mas por enquanto só especulando, talvez ir só até Assunção pra conhecer e depois retornar.

 

Que show teu roteiro, tem facebook? Ainda vou comprar um 4x4 pra fazer essas viagens um dia, fico muito limitado ao asfalto pra não destruir o carro :| Queria fazer em uma mesma viagem Paso Agua Negra, San Francisco, Sico e Jama, quem sabe fim do ano que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Tô cada vez mais convencido que PY é tranquilo, talvez tenho que deixar uns trocados pra policia.

 

O 4x4 quase não teve utilidade quando foi pra patagônia (é mais uma garantia pra quem viaja sozinho). Mas a suspensão foi muito requisitada, fiz muitos kms sobre "costeletas de vaca" na carretera austral. Muitas vezes parecia que ia desmanchar tudo pela trepidação. Acho que dessa vez vai ser igual.

 

Uns dos meus objetivos de vida ::hãã2:: é conhecer todos os pasos entre Ar e CH, de preferência antes que o asfalto chegue.

 

Cara não tenho face, peguei um nojo do orkut que nao me animei a entrar mais nessas coisas. Pq perguntou?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ah tá, perguntei do face, para poder se comunicar por lá tb. Tenho alguns viajantes adicionados, é legal pra ir acompanhando as viagens e fotos, hehe. ::otemo::

 

Também tenho esse objetivo, de conhecer os pasos entre Argentina e Chile, além da carretera austral e Ushuaia. Começo do ano fui até o começo da carretera em Puerto Montt, puts como queria ir adiante :cry: Quero ver se consigo filmar a travessia completa de todos os pasos, um projeto pessoal que quero cumprir nessas viagens. Já filmei a travessia completa do Paso de Jama e um pedaço do Paso de Los Libertadores.

 

Um amigo está vendendo uma Hilux SW4 4x4, pena que ele não é de viagem longa, não sabe o que está perdendo.

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Buenas

 

Acho que minha irmã vai junto, e ela tem face. Provavelmente ela vai fica atualizando. Mais próximo te passo.

 

Teu vídeo do jama ta com ibope bom ei.

Falando em Jama, tenho uma preocupação. Da possibilidade dele estar fechado por causa da neve, já viu algum comentário sobre fechamento nessa época? Acho que se não chove não tem neve né?

 

Quando fizer a ruta 7 tem que ir até o final, a parte mais bonita é de Cochrane ( Côcrân ::dãã2::ãã2::'> ) a Villa O´higgins.

Eu tenho que voltar lá, não consegui passar pelo parque pumalín. Teria que esperar 5 dias vaga na balsa, tem que fazer reserva com bastante antecedência.

E será no outono, pra ver as lengas avermelhadas http://maestrocarlosgomes.blogspot.com.br/2012/07/outono-na-patagonia.html

 

Compra a sw4 e vamos nessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Legal, vou ficar no aguardo. No momento estou acompanhando essa viagem do Ivan e da Bianca: http://atacama2013.blogspot.com.ar/

 

Quando fui em Outubro de 2012, uns dois dias após eu passar, a estrada foi fechada por causa da neve, fiquei sabendo por um relato de um pessoal que estava indo de moto, e passei por eles no chaco. Nesse link que passei, o paso estava fechado esses dias por causa da neve. Acho que mais neva do que chove hehe.

 

No outono deve ser coisa de louco a paisagem :shock: Por enquanto sem condições de ter uma camionete, vontade não falta.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Geovanih

 

Atravessei o salar de prisma agora no final de ano. Se precisar de informações é só pedir. Meu roteiro foi Foz do Iguaçu-PR, Assunção e Mariscal Estigarribia no Paraguai, Sucre, Potosí e Uyuni na Bolívia, San Pedro de Atacama, Calama e Arica no Chile, Tacna, Puno, Cusco, Macchu Picchu e Puerto Maldonado no Peru e entrando no Brasil pelo Acre.

Na Argentina leve pesos. Hoje está em 19 centavos. No Chile pode-se pagar quase tudo com o cartão e na Bolívia leve dólar de preferência, mas também trocam reais, inclusive em Uyuni.

Vai pegar o salar seco, é tranquilo, chegar a 5000m perto dos geysers, e se prepare para ter pelo menos 600km de autonomia com sua camionete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, vc caiu do céu.

 

Vamos lá:

- Tem alguma indicação de combustivel, alojamento e alimentação entre as cidades de Uyuni e Calama.

- É fácil comprar combustível em BO? Tem aquele valor diferenciado pra estrangeiro né? Tem ideia do valor da gasolina por lá?

- Na Bo precisa de algum seguro pra terceiros, tipo carta verde?

- Como é andar de carro no salar? Vi que tem partes do salar que é muito fino e afunda (alerta do vicente guimarães) e também vi, através de vídeos, que acabam se criando rotas do carros de turismo. Vc seguiu essas rotas ou se aventurou em partes não "rodadas"?

 

Bom, escolhi essa época pq não tenho coragem de botar meu carrinho na salmora ::lol4:: E estou levando galões para ter combustível extra.

 

Por último um pedido. Tem pouquíssima informação para viajantes de carro sobre o Paraguai e Bolivia, quando conseguir faz um relato ai ::otemo::

 

Abraço

Geovani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Geovani

 

Combustível tem em San Pedro de Atacama e depois só em San Cristóbal, uma cidadezinha uns 100 km antes de Uyuni, mas desviando do salar.

Alojamento em San Pedro, na laguna colorada, na ilha Incahuasi e na laguna hedionda tem um hotelzinho num lugar muito bonito, rodeado de montanhas nevadas, vulcões e a própria lagoa cheia de flamingos. Achei ele era depois da meia-noite, quando já estava pensando em acampar, mas estava muito frio, -5 graus. Cara vc não sabe como é foda andar a noite no deserto, sem estradas, só caminhos cheios de pedra com um carro baixinho como o prisma. Quando eu vi uma luzinha fraca ao longe quase não acreditei.

Alimentação tem lanches em laguna colorada, no hotel da laguna hedionda, na ilha Incahuasi e em algumas vilazinhas no caminho, mas é bom levar alguma coisa porque nunca se sabe se vai achar. Eu estava equipado e até feijoada fiz lá, mas o mais incrível foi no valle de rocas, no início da noite, onde avistei uma casinha ao longe e ao parar surgiu uma menininha de uns 10/12 anos que me ofereceu empanadas, ao qual perguntei do que? Prontamente me respondeu: Ora, de lhama!! Imbecilidade minha perguntar, pois era o único animal que via em dias. Ainda hoje as vezes sonho com aquelas empanadas!?

Gasolina estava custando pouco mais de R$3,00 o litro para carros com placas estrangeira e para nacionais perto de R$1,40. Mas tem macetes. Quando abasteci em umas garrafas pet de 2 litros me cobraram o preço normal e falaram porque não era no carro, então seus galões devem cobrar o preço normal. Alguns turistas pedem para um nativo ir abastecer o galão e depois te repassam com uma margem e também aconteceu de um posto não ter a nota para cobrar a diferença de estrangeiro e daí depois de insistir achamos um meio termo no preço.

É necessário um seguro internacional contra terceiros, a carta verde não é válida. Como não tinha me tomaram 200 bolivianos na fronteira com o Paraguai, mas depois fui parado várias vezes para pagar as trancas, tipo de pedágio que tem na região de sucre (barato) e também pelo exército sem nunca ser incomodado ou achacado mais.

Andar no salar é quase como andar no asfalto, tem muita estrada pior no Brasil. O salar tem dezenas de metros de profundidade, então o que aconteceu com o rapaz, ele deve ter passado em algum lugar que foi extraído sal na borda, e tinha alguma depressão que não tinha sido recomposta ainda.

Quando passei, no final de dezembro, estava começando a estação das chuvas e tinha uns 10 cm de água nas bordas. Quando entrei encheu de sal todo a parte inferior e principalmente o motor, que chegou a acender a luz de falta de lubrificação. Parei o carro, vi que o óleo e a temperatura estavam normais e toquei em frente. Mas aquela porra da luz vermelha no painel não apagava, passei um cagaço, mas depois de 40 km ela enfim apagou. Depois até dei a direção para meus piás tocarem um pouco. Devido ao susto só fiquei na rota normal onde forma uma espécie de trilho um pouco mais escuro. Foram 80 km até a ilha Incahuasi e mais 45 km até Chuvica. Foram 125 km de sal e uns 1500 km de terra. Quando cheguei em Calama tive que trocar os amortecedores traseiros que tinham estourado e vazado o óleo e me cobraram R$100,00 para lavar o silver.

Vc precisa de pelo menos 600 km de autonomia só para fazer o passeio normal. Eu andei bastante por lá, mas meu carro dava 900 km de autonomia, tava fazendo 18km/l. Para a reserva Avaroa cobram 150 bolivianos por cabeça.

Ainda tenho uns mapinhas do salar, se quiser eu te envio.

Precisou é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...