Ir para conteúdo

5 dias no RJ / de carro partindo de SP


Posts Recomendados

  • Membros

Olá mochileiros!

 

A primeira vez que visitei a Cidade Maravilhosa foi em Novembro de 2012. Agora, em Julho, fui para lá novamente e voltei ainda mais encantada.

Para ajudar os viajantes, segue o meu relato com fotos ;)

 

Eu e mais dois amigos partimos de Guarulhos no dia 5 de Julho às 7h rumo ao Rio de Janeiro

 

Distância: aprox. 420km/5h de viagem de carro (http://goo.gl/maps/VtPjP) entre os dois pontos, mas demoramos um pouco mais do que isso porque o pneu estourou no meio do caminho :( mas a rota é simples: basta ir da Dutra (em Guarulhos) até a Dutra (no Rio de Janeiro) hehe pegamos trânsito somente na entrada do RJ.

 

DSCN0105.JPG.154b8cb170f9763bf9ab143b5f6f0b71.JPG

 

Gasolina: o carro era um Gol; na ida colocamos R$150 e na volta R$40.

 

Pedágio (ida): R$39,7(R$2,5 + R$2,5 + R$4,4 + R$10,1 + R$10,1 + R$10,1 - http://www.emsampa.com.br/wwrota1427.htm)

 

Estacionamento: da outra vez que eu fui, meu amigo preferiu deixar o carro em estacionamento mesmo; pagamos R$25/dia. mas dessa vez, decidimos deixar na rua mesmo; demoramos 1h pra encontrar uma vaga e....encontramos na frente da praia! :) pagamos R$2/dia pelo bilhete (um papelzinho que pode ser comprado com um pessoal que fica ali por perto e que deve ser colocado no vidro do carro para evitar multas rs)

 

Hospedagem: fechamos 4 diárias num quarto coletivo (de 4 camas) (R$190/pessoa) no Copinha Hostel. ele fica em Copacabana, a 5 minutos da praia, tem mercado/padaria/lanchonete/botecos/ponto de ônibus/etc perto, é organizado, limpo e possui funcionários muito simpáticos. a única coisa ruim é que não existem armários dentro dos quartos (pelo menos, não nos coletivos); esses ficam do lado de fora (mas você pode fechar o seu com cadeado). eu, meus amigos e o rapaz que estava no mesmo quarto conosco, deixavamos as nossas coisas no quarto mesmo (só sempre fechando a mala com cadeado se tiver pertences muito valiosos ali rs).. super recomendado esse hostel!

 

Alimentação: só porcaria! rs miojo, salgados, bolachas etc. é possível encontrar locais onde o PF é R$15 (perto do hostel tem uma lanchoneteque vende salgados [R$3] e um yakissoba bom [R$13]) ou comprar coisas no mercado e cozinhar no hostel; é que nós estávamos com muita preguiça de cozinhar qualquer coisa rs

 

Rolês (ou "roléé", como falam os cariocas)

 

Fizemos todos os passeios a pé ou de ônibus (R$2,75)/metrô (R$3,20), o que nos permitiu conhecer bastante a cidade, diminuiu custos e eliminou a demora e stress para encontrar vaga para o carro ::lol3::

 

 

Sexta: como chegamos de tarde, cansados e com preguiça, ficamos de bobeira na Praia de Copacabana, andamos pelos arredores e voltamos pro hostel. a noite, fomos pra praia de novo.

 

Sábado:

(mapa dos pontos visitados)

 

* Praia de Ipanema e Copacabana: tive a impressão de que Copa é mais limpa e vazia do que Ipanema, mas ambas são lindas.

 

* Forte de Copacabana: fica no final da praia de Copacabana (lado esquerdo), tem muitos canhões e a entrada custa R$6 (R$3 estudante). Caminhamos pela praia apreciando a vista até esse museu do exército que achei muito chato por sinal, mas que possui uma vista privilegiada da praia e do oceano.

 

DSCN0110.JPG.2cabbfc8d57c7f9083096788c32b20c0.JPG

 

* Lagoa Rodrigo de Freitas: incrívelmente linda. um espaço agradável para relaxar, fazer exercícios e jogar conversa fora. existem também os pedalinhos (não sei o valor) pra você se entreter um pouco.

 

* Arpoador: passeio indispensável é ver o pôr do sol da pedra do arpoador!

Fica entre Copacabana e Ipanema, lota de gente ao entardecer e, depois que o sol vai embora, todo mundo aplaude a natureza e suas maravilhas. é realmente lindo ::love::

 

IMG_6866.JPG.56a525ec1329a41dfddc715ab7e7e7f4.JPG

 

* Lapa: infelizmente, passamos na Lapa (a pé) somente a noite. Na terça de manhã passamos de carro antes de voltar pra SP!

do hostel para lá, pegamos o ônibus 433 que para ali do lado (pra voltar pegamos o mesmo). a noite carioca se concentra ali: botecos, bares, restaurantes, shows, música boa, gente bonita e bastante bebida rs se você, como eu, gosta de economizar, também vai gostar das barraquinhas que ficam ali pertinho dos arcos (por exemplo, comprei 500ml de caipivodka de limão por R$7. comparando com o preço que você paga nas baladas por aí, esse valor esta super baixo rs). MUITO boa a noite na Lapa!

 

Domingo:

 

* Caminho dos Pescadores: a noite, decidimos ir para o lado esquerdo de Copacabana e acabamos conhecendo esse lugar. É basicamente um paredão (grande e bonito) onde várias pessoas ficam pescando/namorando/fumando lá. Ao lado, existe um quiosque bem movimentado com música ao vivo etc. Bem gostoso e a vista de lá (a noite) é linda...imagina de dia :)

 

Segunda:

(mapa dos pontos visitados)

 

* Cristo Redentor: a entrada é paga e há conflitos nas informações rs na primeira vez que eu fui, nós subimos parte do morro onde fica o Cristo de carro e lá em cima compramos o ingresso (que custa aprox R$27) que inclui a van que nos leva dessa bilheteria até o topo. Só que dessa vez o pessoal do hostel e do quiosque de informações turísticas da cidade nos informaram que a única forma era comprar o ingresso + van (aprox. R$45) no Largo do Machado - mesmo local de onde sai a van (esperamos aprox. 1h para embarcar). Claro que era preferível optar pelo mais barato, mas como não queríamos mesmo utilizar o carro (por causa do stress pra estacionar etc), decidimos pagar o valor com a van inclusa rs

sobre a visita ao Cristo: não preciso dizer que é sensacional né?! rs

Na volta, a van nos deixou na praça do Largo do Machado e almoçamos por ali mesmo (num restaurante onde o PF era em média R$15 e o refresco já estava incluso)

 

* Flamengo e Botafogo: caminhamos do Lgo do Machado sentido morro da Urca e passamos por ambos. a vista é sensacional e no meio existe uma espécie de pier pra você ficar sentado conversando.... decidimos não ir no morro da Urca e voltar pra casa. ou seja, fomos do Lgo do Machado até Copacabana a pé...é um pouco longe, mas a vista e as sensações beira-mar compensam.

 

------------------------------------------

Passeios que fiz em Nov/2012:

 

* Jardim Botânico: é um passeio incrível para você relaxar a mente! é um jardim lindo e grande e a entrada, se não me engano, custa R$6 (inteira)..

 

DSCN6102.JPG.7cb4055489c1127f0d8bbe5f2823c34b.JPG

 

* Bondinho do Pão de Açúcar: um dos pontos mais disputados pelos turistas que visitam o RJ! O Pão de Açúcar é formado por dois "morros": o próprio Pão (o mais alto) e o da Urca.

 

Existem duas maneiras de andar de bonde:

 

-via bonde: R$53 custa o ingresso que faz o caminho de (ida e volta) terra firme > morro da urca > pão de açúcar. esse te leva até o ponto mais alto do morro e a vista deve ser sensacional. infelizmente não escolhi essa opção :$

 

- via trilha: esse "esquema" foi apresentado para mim e para meus colegas por uma amiga que mora no RJ faz algum tempo. nós testamos e aprovamos! hehehe você sobe o morro da urca (lá para as 16h, 16h30) através de uma trilha tranquila e rápida, vê o pôr do sol, fica de bobeira ali no morro e depois desce de graça de bondinho. isso acontece porque umas 18h o parque fecha, então, não é mais possível descer de trilha. isso obriga os turistas a descerem de bondinho rs claro que a vista do morro da Urca não deve ser tão linda quanto a do Pão de Açúcar, mas vale pra quem quer economizar ::otemo::

 

DSCN6753.JPG.0f3f2e3c3cc929b427326bbf8f1807f2.JPG

 

* Vista Chinesa: no topo de um dos vários morros do RJ, existe esse point de onde conseguimos ver boa parte da cidade.

É sen-sa-cio-nal a vista de lá! O mais recomendado é subir de carro (já que é uma longa subida) e ir parando pelas cachoeiras que existem pelo caminho até o topo. Entrada gratuita.

 

DSCN6261.JPG.d532f6591630ad8f2825f6240b30b115.JPG

 

* Escadaria Selarón: próximo à Santa Teresa, é uma grande escadaria colorida com pequenos azulejos (de várias cores e formas) que contam histórias rs Tem esse nome porque o artista chileno que embelezou a escadaria se chamava Jorge Selarón (que morreu no inicio de 2013 :cry: ).

Dali você pode ir para o Parque das Ruínas (entrada gratuita e com uma vista linda do RJ) ou para os Arcos da Lapa

 

DSCN5910.JPG.63dc1bd4b43b2fd83087ebfdc79dd85a.JPG

 

* Castelo das Pedras: eu posso dizer "fui num baile funk no RJ!" hehe peguei 3 onibus/lotação pra chegar até lá e entrei (acho que era R$5/mulher) para o show da Mc Beyonce. Olha só, o que falam sobre bailes funks por aí está errado! rs Castelo das Pedras é super tranquilo, não é perigoso e a galera é muito educada! Porém...parece que o Castelo das Pedras fechou (não sei o motivo e não sei se essa informação é verídica, mas é bom confirmar antes de ir rs)

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Considerações Finais:

 

- o RJ continua lindo

- o trânsito lá é um caos

- a quantidade de taxis nas ruas é absurdamente grande

- dizem que os taxistas são fdps

- os ônibus são 24h (parece que durante algumas horas da madrugada eles só diminuem a quantidade dos que circulam pela rua)

- o RJ não é tão perigoso quanto falam. todo lugar é perigoso se você for bobo.

- o metrô não passa de 3 em 3 minutos como em sampa; ele demora um pouquinho pra passar

- lá eles chamam "vagão" (do trem) de "carro" e "escada rolante" de "escada automática"

- êta lugar de gente linda e preocupada com a saúde hein?! qualidade de vida lá em cima!

 

Ufa! É isso...espero ajudar quem precisar rs

Qualquer coisa, mandem msg!

 

beijão

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Muito bom o seu relato.

Eu moro no Rio de Janeiro, mas na Zona Oeste e você ficou na Zona Sul, a melhor area. É legal ver a visão de outra pessoa no lugar onde voce mora, eu sempre costumo estar lá mas não tenho essa percepção toda.

Assim como eu tenho a maior vontade de conhecer São Paulo, a minha visão sera totalmente diferente.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...