Ir para conteúdo

5 dias no RJ / de carro partindo de SP

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá mochileiros!

A primeira vez que visitei a Cidade Maravilhosa foi em Novembro de 2012. Agora, em Julho, fui para lá novamente e voltei ainda mais encantada.

Para ajudar os viajantes, segue o meu relato com fotos ;)

Eu e mais dois amigos partimos de Guarulhos no dia 5 de Julho às 7h rumo ao Rio de Janeiro

Distância: aprox. 420km/5h de viagem de carro (http://goo.gl/maps/VtPjP) entre os dois pontos, mas demoramos um pouco mais do que isso porque o pneu estourou no meio do caminho :( mas a rota é simples: basta ir da Dutra (em Guarulhos) até a Dutra (no Rio de Janeiro) hehe pegamos trânsito somente na entrada do RJ.

DSCN0105.JPG.154b8cb170f9763bf9ab143b5f6f0b71.JPG

Gasolina: o carro era um Gol; na ida colocamos R$150 e na volta R$40.

Pedágio (ida): R$39,7(R$2,5 + R$2,5 + R$4,4 + R$10,1 + R$10,1 + R$10,1 - http://www.emsampa.com.br/wwrota1427.htm)

Estacionamento: da outra vez que eu fui, meu amigo preferiu deixar o carro em estacionamento mesmo; pagamos R$25/dia. mas dessa vez, decidimos deixar na rua mesmo; demoramos 1h pra encontrar uma vaga e....encontramos na frente da praia! :) pagamos R$2/dia pelo bilhete (um papelzinho que pode ser comprado com um pessoal que fica ali por perto e que deve ser colocado no vidro do carro para evitar multas rs)

Hospedagem: fechamos 4 diárias num quarto coletivo (de 4 camas) (R$190/pessoa) no Copinha Hostel. ele fica em Copacabana, a 5 minutos da praia, tem mercado/padaria/lanchonete/botecos/ponto de ônibus/etc perto, é organizado, limpo e possui funcionários muito simpáticos. a única coisa ruim é que não existem armários dentro dos quartos (pelo menos, não nos coletivos); esses ficam do lado de fora (mas você pode fechar o seu com cadeado). eu, meus amigos e o rapaz que estava no mesmo quarto conosco, deixavamos as nossas coisas no quarto mesmo (só sempre fechando a mala com cadeado se tiver pertences muito valiosos ali rs).. super recomendado esse hostel!

Alimentação: só porcaria! rs miojo, salgados, bolachas etc. é possível encontrar locais onde o PF é R$15 (perto do hostel tem uma lanchoneteque vende salgados [R$3] e um yakissoba bom [R$13]) ou comprar coisas no mercado e cozinhar no hostel; é que nós estávamos com muita preguiça de cozinhar qualquer coisa rs

Rolês (ou "roléé", como falam os cariocas)

Fizemos todos os passeios a pé ou de ônibus (R$2,75)/metrô (R$3,20), o que nos permitiu conhecer bastante a cidade, diminuiu custos e eliminou a demora e stress para encontrar vaga para o carro ::lol3::

Sexta: como chegamos de tarde, cansados e com preguiça, ficamos de bobeira na Praia de Copacabana, andamos pelos arredores e voltamos pro hostel. a noite, fomos pra praia de novo.

Sábado:

(mapa dos pontos visitados)

* Praia de Ipanema e Copacabana: tive a impressão de que Copa é mais limpa e vazia do que Ipanema, mas ambas são lindas.

* Forte de Copacabana: fica no final da praia de Copacabana (lado esquerdo), tem muitos canhões e a entrada custa R$6 (R$3 estudante). Caminhamos pela praia apreciando a vista até esse museu do exército que achei muito chato por sinal, mas que possui uma vista privilegiada da praia e do oceano.

DSCN0110.JPG.2cabbfc8d57c7f9083096788c32b20c0.JPG

* Lagoa Rodrigo de Freitas: incrívelmente linda. um espaço agradável para relaxar, fazer exercícios e jogar conversa fora. existem também os pedalinhos (não sei o valor) pra você se entreter um pouco.

* Arpoador: passeio indispensável é ver o pôr do sol da pedra do arpoador!

Fica entre Copacabana e Ipanema, lota de gente ao entardecer e, depois que o sol vai embora, todo mundo aplaude a natureza e suas maravilhas. é realmente lindo ::love::

IMG_6866.JPG.56a525ec1329a41dfddc715ab7e7e7f4.JPG

* Lapa: infelizmente, passamos na Lapa (a pé) somente a noite. Na terça de manhã passamos de carro antes de voltar pra SP!

do hostel para lá, pegamos o ônibus 433 que para ali do lado (pra voltar pegamos o mesmo). a noite carioca se concentra ali: botecos, bares, restaurantes, shows, música boa, gente bonita e bastante bebida rs se você, como eu, gosta de economizar, também vai gostar das barraquinhas que ficam ali pertinho dos arcos (por exemplo, comprei 500ml de caipivodka de limão por R$7. comparando com o preço que você paga nas baladas por aí, esse valor esta super baixo rs). MUITO boa a noite na Lapa!

Domingo:

* Caminho dos Pescadores: a noite, decidimos ir para o lado esquerdo de Copacabana e acabamos conhecendo esse lugar. É basicamente um paredão (grande e bonito) onde várias pessoas ficam pescando/namorando/fumando lá. Ao lado, existe um quiosque bem movimentado com música ao vivo etc. Bem gostoso e a vista de lá (a noite) é linda...imagina de dia :)

Segunda:

(mapa dos pontos visitados)

* Cristo Redentor: a entrada é paga e há conflitos nas informações rs na primeira vez que eu fui, nós subimos parte do morro onde fica o Cristo de carro e lá em cima compramos o ingresso (que custa aprox R$27) que inclui a van que nos leva dessa bilheteria até o topo. Só que dessa vez o pessoal do hostel e do quiosque de informações turísticas da cidade nos informaram que a única forma era comprar o ingresso + van (aprox. R$45) no Largo do Machado - mesmo local de onde sai a van (esperamos aprox. 1h para embarcar). Claro que era preferível optar pelo mais barato, mas como não queríamos mesmo utilizar o carro (por causa do stress pra estacionar etc), decidimos pagar o valor com a van inclusa rs

sobre a visita ao Cristo: não preciso dizer que é sensacional né?! rs

Na volta, a van nos deixou na praça do Largo do Machado e almoçamos por ali mesmo (num restaurante onde o PF era em média R$15 e o refresco já estava incluso)

* Flamengo e Botafogo: caminhamos do Lgo do Machado sentido morro da Urca e passamos por ambos. a vista é sensacional e no meio existe uma espécie de pier pra você ficar sentado conversando.... decidimos não ir no morro da Urca e voltar pra casa. ou seja, fomos do Lgo do Machado até Copacabana a pé...é um pouco longe, mas a vista e as sensações beira-mar compensam.

------------------------------------------

Passeios que fiz em Nov/2012:

* Jardim Botânico: é um passeio incrível para você relaxar a mente! é um jardim lindo e grande e a entrada, se não me engano, custa R$6 (inteira)..

DSCN6102.JPG.7cb4055489c1127f0d8bbe5f2823c34b.JPG

* Bondinho do Pão de Açúcar: um dos pontos mais disputados pelos turistas que visitam o RJ! O Pão de Açúcar é formado por dois "morros": o próprio Pão (o mais alto) e o da Urca.

Existem duas maneiras de andar de bonde:

-via bonde: R$53 custa o ingresso que faz o caminho de (ida e volta) terra firme > morro da urca > pão de açúcar. esse te leva até o ponto mais alto do morro e a vista deve ser sensacional. infelizmente não escolhi essa opção :$

- via trilha: esse "esquema" foi apresentado para mim e para meus colegas por uma amiga que mora no RJ faz algum tempo. nós testamos e aprovamos! hehehe você sobe o morro da urca (lá para as 16h, 16h30) através de uma trilha tranquila e rápida, vê o pôr do sol, fica de bobeira ali no morro e depois desce de graça de bondinho. isso acontece porque umas 18h o parque fecha, então, não é mais possível descer de trilha. isso obriga os turistas a descerem de bondinho rs claro que a vista do morro da Urca não deve ser tão linda quanto a do Pão de Açúcar, mas vale pra quem quer economizar ::otemo::

DSCN6753.JPG.0f3f2e3c3cc929b427326bbf8f1807f2.JPG

* Vista Chinesa: no topo de um dos vários morros do RJ, existe esse point de onde conseguimos ver boa parte da cidade.

É sen-sa-cio-nal a vista de lá! O mais recomendado é subir de carro (já que é uma longa subida) e ir parando pelas cachoeiras que existem pelo caminho até o topo. Entrada gratuita.

DSCN6261.JPG.d532f6591630ad8f2825f6240b30b115.JPG

* Escadaria Selarón: próximo à Santa Teresa, é uma grande escadaria colorida com pequenos azulejos (de várias cores e formas) que contam histórias rs Tem esse nome porque o artista chileno que embelezou a escadaria se chamava Jorge Selarón (que morreu no inicio de 2013 :cry: ).

Dali você pode ir para o Parque das Ruínas (entrada gratuita e com uma vista linda do RJ) ou para os Arcos da Lapa

DSCN5910.JPG.63dc1bd4b43b2fd83087ebfdc79dd85a.JPG

* Castelo das Pedras: eu posso dizer "fui num baile funk no RJ!" hehe peguei 3 onibus/lotação pra chegar até lá e entrei (acho que era R$5/mulher) para o show da Mc Beyonce. Olha só, o que falam sobre bailes funks por aí está errado! rs Castelo das Pedras é super tranquilo, não é perigoso e a galera é muito educada! Porém...parece que o Castelo das Pedras fechou (não sei o motivo e não sei se essa informação é verídica, mas é bom confirmar antes de ir rs)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Considerações Finais:

- o RJ continua lindo

- o trânsito lá é um caos

- a quantidade de taxis nas ruas é absurdamente grande

- dizem que os taxistas são fdps

- os ônibus são 24h (parece que durante algumas horas da madrugada eles só diminuem a quantidade dos que circulam pela rua)

- o RJ não é tão perigoso quanto falam. todo lugar é perigoso se você for bobo.

- o metrô não passa de 3 em 3 minutos como em sampa; ele demora um pouquinho pra passar

- lá eles chamam "vagão" (do trem) de "carro" e "escada rolante" de "escada automática"

- êta lugar de gente linda e preocupada com a saúde hein?! qualidade de vida lá em cima!

Ufa! É isso...espero ajudar quem precisar rs

Qualquer coisa, mandem msg!

beijão

• 6 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros
Postado

Muito bom o seu relato.

Eu moro no Rio de Janeiro, mas na Zona Oeste e você ficou na Zona Sul, a melhor area. É legal ver a visão de outra pessoa no lugar onde voce mora, eu sempre costumo estar lá mas não tenho essa percepção toda.

Assim como eu tenho a maior vontade de conhecer São Paulo, a minha visão sera totalmente diferente.

• Membros
Postado

Show..... seu relato está sensacional.... Até vou me guiar por ele para alguns lugares que pretendo ir....rsss

Como carioca só posso me orgulhar pela sua experência.

Volte sempre !!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...