Ir para conteúdo

Aluguel de imóvel na NZ


Posts Recomendados

  • Colaboradores

People,

 

Estou indo para uma temporada na NZ, especificamente para Wellington. Já estive lá e agora vou acompanhar minha mulher em seus estudos (ela estuda, eu coço) e ficaremos cerca de 1 ano na terra dos kiwis.

 

Pergunta: alguém conhece/sabe como funciona o processo de locação de um imóvel (casa/apto/whatever) para um estrangeiro? Digo, documentos necessários, caução, etc?

 

Agradeço.

 

Sds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Ola! Sou a Vanessa e moro na Nova Zelandia a mais de 6 anos. Ja residi em locais diferentes pela NZ e hoje vivo em Auckland com meu esposo e filhos. A questao do aluguel de imovel nao é complicada de entender. Existem duas formas principais de alugar um imovel e é semelhante ao Brasil. A primeira opcao é através de imobiliarias ou Real Estate agents. Esses normalmente pedem toda uma lista de documentos do aplicante antes de aceitarem que o aplicante possa alugar o imovel. A segunda opcao é quanto voce negocia direto com o proprietario do imovel. Existe um custo inicial quando voce aluga um imovel que e chamado de Bond. Esse custo é cerca de 3 vezes o valor semanal do aluguel e esse montante serve para que o proprietario tenha garantia de que a casa nao vai ficar em mal estado quando voce decidir deixar o imovel. Se a casa esta bem cuidada eles devolvem grande parte desse valor, caso contrario eles devolvem pouco ou quase nada para cobrir custos com reparamentos etc. Quando faz atraves de imobiliaria eles tambem pedem uma ou duas semanas de aluguel adiando. Ou seja, soh para entrar no imovel voce precisa do valor do aluguel semanal x 5 (3 do Bond e 2 adiantamento). Os valores semanais de aluguel variam de acordo com o tipo do imovel e a localidade do mesmo. Apartamentos sao mais baratos e sao uma boa opcao para quem esta se ajeitando na Nova Zelandia. Casas sao mais caras e sao otimas para familias. Ilha Sul é mais barato do que Ilha Norte. As cidades principais sao mais caras como Auckland, Wellington, Christchurch e Queenstown. O processo eh tranquilo, porem algumas imobiliarias sao bem burocraticas e dificultam a acesso a certas residencias. Voce tera que checar com sua imobiliaria ou proprietario do imovel sobre quais documents exatamente serao necessarios para sua aplicacao. Alguns documentos minimos necessarios sao:

 

1. Prova de quanto tempo voce pode ficar na Nova Zelandia (visto ou data de retorno de passagem) - eles dao preferencia para pessoas que possam ficar de 6 meses a 1 ano na Nova Zelandia.

2. Identidade (Passaporte ou traducao do passaporte reconhecida por Juiz de Paz (como cartorio))

3. Comprovante de Renda (trabalho ou extrato, etc) - eles dao preferencia para quem mostrar um holerite de trabalho ou renda fixa

 

Voce ainda tem a opcao de rachar um imovel com algum flat mate. Ou seja, voce encontra alguem que ja mora em algum apartamento ou casa e dividi o aluguel em troca de acomodacao, etc. Mas nada melhor como alugar sua propria casa, ainda mais quando voce tem familia.

 

Espero ter contribuido com um pouquinho de informacoes. Precisando de mais info, da um toque biaemel@gmail.com

 

Vanessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala pessoal, tudo tranquilo?

 

Estou indo para NZ, mais especificamente Auckland, em junho do próximo ano para um curso de inglês na Languages International e vou passar em torno de 1 mês por lá. Gostaria da opinião de vocês uma vez que o prazo é relativamente curto e acho que um apartamento seria ideal (eu e minha esposa). Tem alguma forma de eu encontrar melhor um lugar por perto dessa escola, tipo o nome de um bairro, ou área? Confesso que estou um pouco perdido ::essa:: ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Oi Diguu,

 

Voce pode procurar alguma apartamento para alugar no CBD (Central Business District) Centro. Porem como vai ficar por pouco tempo pode ser mais dificil pra conseguir alugar um imovel. Outra opcao eh dividir um flat com alguem que ja mora em um ap. Lembre-se que para alugar qualquer imovel na NZ (com pequenas excessoes) voce precisara pagar o bond. Esse eh um valor de normalmente 3 vezes o aluguel semanal e tambem uma ou duas semanas de aluguel adiantado. Aluguel aqui eh semanal. Dependendo do seu orcamento, pode considerar ficar em um backpacker ou hostel. Esses fornecem quartos para casais e custa de NZD$50 pra cima por dia. Pode tentar negociar se for ficar por mais de uma semana. No entanto o banheiro, chuveiro, etc eh comunitario. Voce cozinha sua propria comida e tals. Sem duvidas para estadias curtas o ideal eh ficar hospedado proximo a sua escola. Alem disso a acao acontece no centro da cidade. Bares, restaurantes, fast food, cinemas, teatros, atracoes, Sky Tower, cassino, baladas eh tudo lah. Quanto ao aluguel de ap (se conseguir alugar um por curto prazo) sai cerca de NZD$250 pra mais por semana. Nao se esqueca que tem o bond. O bond eh devolvido no final da sua estadia. Se estiver com grana de sobra, pode tambem pegar um hotel. Que eh privativo, cafezinho da manha e tudo mais. Porem sai bem mais caro. Enfim, eh possivel mas tem que dar sorte. Mas o que nao falta eh opcao de hospedagem. Espero ter contribuido com algumas ideias. Se precisar de mais informacoes da um toque :). biaemel@gmail.com

 

Atenciosamente,

 

Vanessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membros

Boa tarde,

 

Estou juntando as moedas para ir para Nova Zelândia ::mmm: , e gostaria da ajuda de vocês. Pretendo cursar 3 meses de inglês em Auckland, E gostaria de saber os valores dos hostel por lá, e quanto tempo posso alugar? pelo que pesquisei são as estadias mais em conta? ou tenho outras opções? outra dúvida que tenho se é fácil reservar o curso direto pelas escolas (sem as agencias de intercambio)e como sei se a escola é regularizada ai no país e aceita para que eu apresente na imigração. Agradeço de coração quem puder me ajudar ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...