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Peru - 11 dias em julho/2013 com dicas e preços


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Peru - 11 dias em julho/2013

 

Roteiro: Optamos por um roteiro que ocupasse o tempo que tínhamos disponível e que nos permitiria fazer um giro pelo Peru.

 

dia 1 - Chegada em Cusco, via conexão em Lima.

O voo partiu de SP bem cedo e chegamos em Cusco no meio da tarde. O primeiro dia em Cusco foi meio perdido devido ao “soroche”, que é o efeito que a altitude (3200m) faz nos não aclimatados: nós! Já sabíamos e reservamos esse dia para descansar. Aproveite esse dia meio morto para reunir informações sobre os passeios. Compre o trem de MP (importante) e ônibus para outro destino, caso vc vá viajar de ônibus.

 

dia 2 - City tour em Cusco

O city tour em Cusco vale a pena e não é exatamente um city tour. O ônibus percorre um trajeto que sai da cidade e visita ruínas próximas. O passeio parte depois do almoço e pode ser comprado um dia antes. Custa cerca de 30 soles por pessoa.

Antes do almoço, passeamos pela cidade. O centro histórico é muito bonito, com casa coloniais centenárias e as fabulosas igrejas. Vale a pena visitar a igreja na Plaza de Armas. Cusco é muito legal. Tem outros passeios que poderíamos ter feito e seriam pretextos para ficarmos mais dias em Cusco. Lá tem restaurantes para todos os gostos (alguns de altíssimo nível) e boa vida noturna. Lá se vêem pessoas do mundo todo. Prefira ficar hospedado no centro histórico, próximo da Plaza de Armas.

 

dia 3 - Passeio ao Vale Sagrado, descendo em Ollantaytambo e posando em Aguas Calientes

O terceiro dia foi, na verdade, o início do passeio a Machu Picchu.

O Vale Sagrado é um passeio muito interessante pois é possível ter uma boa noção do tamanho da civilização Inka. Lá visitamos antigas ruínas ao longo do rio Urubamba e almoçamos no meio do caminho. O almoço deve custar cerca de 25 soles por pessoa. O preço do passeio (transporte mais guia) é de cerca de 30 soles vc também tem que comprar o Boleto Turístico, que custo 130 soles.

MP fica no vale do rio, em um local acessível somente a uma linha de trem. É possível pegar o trem em Cusco ou num local intermediário, que é Ollantaytmbo. Ollanta é justamente a penúltima parada do passeio do Vale Sagrado, então para evitar acordar muito cedo e pegar o trem em Cusco, optamos por fazer o passeio do Vale Sagrado, descer em Ollanta e pernoitar em Aguas Calientes, que fica no pé de MP. De lá bastaria pegar o transporte para MP cedinho no dia seguinte. Aguás Calientes é um lugar realmente exótico. Lá não existe horizonte! A cidadezinha fica às margens do rio Urubamba onde o vale é profundo, com montanha bem altas e escarpadas, por isso que se vê o céu, mas não o horizonte. Além disso, a rua principal de lá não e uma rua de carros, mas de trem. E aquele lugar tem uma vibe diferente, meio alternativa, hippie... Acho que vale a pena passar a noite lá. Aquele lugar é diferente.

 

dia 4 - Matchu Picchu

Acordamos cedíssimo, pois havíamos pegado as dicas no mochileiros. É muito melhor chegar em MP antes das 7:00 pois dá para ver o Sol surgindo no antigo observatório astronômico que fica em Wayna Picchu e o mais importante: depois das 9:00 lota. MP é sem comentários, realmente extraordinário. Recomendo planejar uma viagem deixando MP por último. Não planeje visitar outras ruínas depois de MP pq perde toda a graça!

Depois de MP, voltamos para Aguas Calientes para pegar o trem, descemos em Ollanta e compramos naquele momento mesmo um transporte de volta para Cusco, onde chegamos lá pelas 19:00.

 

dia 5 - Viagem de ônibus Cusco-Arequipa.

Aqui erramos no planejamento e foi o maior perrengue. Primeiro erro: eu estimei que o trecho de ônibus não demoraria mais do que 4 horas, mas demorou 11h. Segundo erro: comprar a passagem na hora, logo antes da partida. Chegamos bem cedo na rodoviária pois sabíamos que os ônibus partiriam muito cedo e achávamos que íamos pegar um assento leito. Nada disso. Os ônibus leitos só partem a noite para viagens noturnas, em que se dorme durante o trajeto. Durante o dia só haviam ônibus locais muito ruins e desconfortáveis. Foi péssimo. A recomendação é comprar a passagem de ônibus com pelo menos dois dias de antecedência e optar pela viagem noturna, pois economiza-se em hotel e em paciência, pois são 11h!

 

dia 6 - Arequipa

Arequipa é uma cidade bem grande que fica às pés do vulcão Misti, um colosso com picos nevados. Lá visitamos o centro histórico, que não é grande e o Monastério de Santa Catalina, que era um convento de freiras, hoje aberto ao público. O monastério é muito bonito e imperdível para que estiver em Arequipa. Arequipa também é ponto de partida para o Vale do Colca (que vou explicar abaixo) e para outros passeios, com destaque para a escalada do Misti (que eu não fiz por falta de tempo).

 

dia 7 - Passeio de 1 dia no Vale do Colca

Fiz o passeio de um dia justamente porque perdi o dia 5 naquele perrengue do ônibus. O Colca é relativamente longe, por isso o transporte chega na porta do hotel às 4:00 da manhã!!! Lá é o lugar onde se observa os magníficos condores. Consegui ver dois, mas muito rapidamente. Lá também tem piscinas termais, onde se pode nadar nas águas quentes de baixo de neve até! Gostei bastante do passeio, mas acho que só aqueles com espírito de aventura vão curtir. Fui para Arequipa por causa do Colca e sinceramente acho que se vc não é assim tão fã de um passeio como esse, então pode pular. Eu pularia. Recomendo ler outras opiniões.

O passeio de dois dias é muito parecido com o de 1 dia, mas com horários mais adequados. Pergunte nas agências qual é a diferênça. Ah, lá fez muito frio com muito vento, então vá super agasalhado!

Depois que cheguei do Colca, tomei um banho no hotel (que tinhamos pedido um late check-out) e fomos direto para a rodoviária pegar o ônibus noturno para Nasca, que partiu às 20:30. A empresa Oltursa serviu jantar quente, como se faz em aviões. Compramos a passagem quando chegamos em Arequipa, então desta vez não houve problema nenhum.

 

dia 8 - Nazca

Fomos acordados momentos antes da parada em Nasca, às 6:00 da manhã. Quando descemos haviam várias pessoas querendo vender os sobrevoos. Acabamos fechando com um cara que primeiro nos levou para a pousada de que ele era proprietário e depois nos levou para o aeroporto. Pagamos direto para ele 120 dolares por pessoa. Achei caro, visto que tinha ouvido valores bem menores no mochileiros, mas pelo mesmo voamos cedo. Às 8:30 estávamos fazendo o sobrevoo e foi muito legal. Vale a pena pegar outras dicas para a questão do voo pq acho que fomos ludibriados... As linhas são enormes e cortam todo o deserto, e são muitas linhas, desenhos e figuras geométricas. E o mais misteriosos é que do chão não se vê praticamente nada. Depois do voo, fomos direto para a rodoviária novamente pois no mesmo dia iríamos para Paracas; não dormimos em Nasca. Como a viagem seria curta, compramos a passagem na hora e o ônibus partiu lá pelas 10:00 quase vazio.

Em Nasca tem algumas ruínas que pareceram ser interessantes. Se tiver tempo eu recomendaria ficar o dia lá e visitá-las. Também é possível ver as linhas de observatórios estacionários (torres ou morros), mas não se vê tanta coisa assim. Se vc estiver lá faça o voo. Se vc quiser ir a Nasca, é possível ir direto de Lima e dormir uma noite lá.

 

dia 9 - Paracas

Chegamos em Paracas nos dia 8 e descansamos. Resolvemos ir para Paracas pq ela está no meio do caminho até Lima acho que o passeio nas ilhas Ballestas seria legal. Foi muito legal mesmo. Lá é possível observar milhões de pássaros marinhos, penguins (poucos nessa época) e focas (poucas, novembro é melhor). Os barcos passam muito perto das focas e elas não se incomodam. Nos sentimos realmente dentro da natureza. Existem passeios às 8, 10 e tb as 12, mas o das 12 vai quase vazio e as vezes nem tem. A cidadezinha é super pequena, então se vc ficar num hotel no centro, não vai ser nada ruim encontrar restaurantes e outras facilidades. A empresa Oltursa tem uma agência bem localizada e o ônibus pára na frente. Em Paracas eu recomendo a Oltursa por causa disso.

 

dia 10 - dia para Lima

Saímos de Paracas lá pelas 9:00 e chegamos em Lima 4 horas depois.

Lima é uma cidade enorme e as periferias são feias. Os turistas ficam em Miraflores ou redondezas. Recomendo ficar o mais dentro possível de Miraflores. As ruas são movimentadas, bonitas e com bastantes restaurantes e lojas. Não deixe de visitar o Larcomar, que é um shopping na orla e faça um passeio pela orla. Visite o bairro vizinho, que se chama Barranco. Lá tem uma forte vida noturna, mas como só estivemos lá durante o dia, não posso dar a minha opinião. Para os radicais dá para fazer passeio de parapente.

 

dia 11 - Lima

Nesse dia visitamos o centro histórico, que fica uns 8km de Miraflores. Vale a pena só se vc tiver tempo extra. Lá tem museus, construções históricas e prédios do governo. Voltamos para Miraflores pelo “Metropolitano” que é um tipo de metrô, mas com ônibus ao invés de trens. Achei muito legal, seguro e, o mais importante, barato! Depois passeamos novamente por Miraflores. Se vc quer uma recomendação extravagente, jante no Astrid y Gaston para ter uma experiência peruana gastronomica, mas cuidado pq vai doer no bolso!

Sobre Lima a minha recomendação é visitá-la somente se vc tiver tempo e mesmo assim, um dia só, ficando em Miraflores. Se vc não tiver tempo, pode pular.

 

dia 12 - retorno para SP

 

Outras dicas:

 

Comidas: provar o Ceviche (prato com peixe cru que dispensa comentários), Tacu-tacu (um tipo de risoto) e os Chicharones (pedaços de carne ou peixe). A carne é gostosa de Llama tem 0% de colesterol, segundo os peruanos. Cuidado com comidas duvidosas pois existem muitos relatos de dores de barriga homéricas que até impediram pessoas de visitar MP!

 

Sempre evite comidas pesadas e excesso de bebidas alcoólicas pois o efeito é maior na altitude. Uma refeição pesada pode impedir vc de curtir adequadamente os passeios... sério. Mesmo assim, não perca do tradicional pisco sauer, que é a caipirinha deles. Recomendo fortemente o pisco do restaurante Inka Grill, que fica na Plaza de Armas, o melhor de todos que eu já provei!

 

Clima, temperatura: nos lugares mais altos o clima é frio o tempo todo, sendo que lá pela hora do almoço a temperatura pode fica mais amena e até ficar um calorzinho. No Vale do Colca fez muito frio o tempo todo e chegou até a nevar, portanto leve roupas pesadas. As vezes neva durante o banho nas águas termais (legal!).

 

Onibus: Se vc for viajar pelo Peru, provavelmente será de ônibus. Existem algumas empresas “turísticas” que oferecem um serviço de melhor qualidade com um preço mais alto e outras em presas “locais” que atendem a população carente com preços bem baixos.

As empresas “locais” usam ônibus velhos e tem rotas que fazem paradas em mutas cidades pequenas. Eles inclusive param na estrada para pegar passageiros. Por engano pegamos um ônibus desses e foi realmente um perrengue. Apesar das paradas, não há parada para almoço, então de vez em quando eles deixam uma mulher entrar no ônibus para vender comida... mas é comida quente e o cheiro me deixa mal só de lembrar... E o conforto é péssimo. Eles vem um “semi-cama” em que os assentos reclinem até o colo da pessoa que senta atras - aí vc tem que ficar lutando com o cara da frente - horrível...

As empresas “turísticas” oferecem rotas diretas (ou com paradas rápidas somente em cidades turísticas). Eles oferecem assento semi-cama (bom) ou assento cama 160 graus (excelente). Algumas rotas mais longas só tem saidas noturnas para que os passageiros possam ir dormindo. E o bom é que vc vai dormindo no ônibus e economiza no hotel. Eles servem refeição como nos aviões (almoço e jantar inclusive, mas aí vc deve se informar antes) e tem tb uma comissária de bordo. Enquanto um ônibus local vai custar 25 soles (Cusco-Arequipa), um turístico vai te custar pelo menos uns 120. Apesar de ser mais caro, vale a pena. Prefira as empresas Cruz Del Sur (melhor), Tepsa e Oltursa. Reserve os ônibus com dois dias de antecedência ou vc pode ficar sem.

Importante: para dimensionar a duração das viagens de ônibus considere uma velocidade média de 55km/h. Abaixo segem alguns trechos:

Cusco - Arequipa: 11h, 25 soles (empresa local não recomendável)

Arequipa - Nasca: 10h, 115 soles (Oltursa)

Nasca - Paracas: 3h, 50 soles (Cruz Del Sur)

Paracas - Lima: 3,5h, 60 soles (Oltursa)

 

MP:

Trem: 115 dolares (Ollantaytambo-Aguas Calientes, ida e volta, Inca Rail). Se vc quiser é direto de Cusco, verifique antes a disponibilidade, pois quando fomos esse alternativa não estava sendo vendida devido à queda de barreiras sobre a linha do trem. Reserve trem o mais cedo possível. O ideal é garantir o trem antes de comprar o ticket para MP. Três dias antes da partida os lugares no trem devem se esgotar, portanto tenha cuidado com isto.

Traslado de Aguas Calientes para MP: 19 dolares.

Ingresso: deve ser comprado pela internet e custa cerca de 70 usd. O site é http://www.machupicchu.gob.pe/ . Cuidado ao preencher pois se vc errar, só pode fazer pedir novamente depois de 6 horas! Nós pagamos esse valor pois também quisemos subir o Wayna Picchu, que é aquela montanha que se vê atrás das ruínas, nas fotos mais famosas. Compramos com bastante antecedência (meses); recomendamos ao planejar a viajem e comprar as passagens aéreas, já compre os ingressos.

 

Preços - o Peru tem níveis de preços semelhantes aos do Brasil (SP para ser mais exato). Uma refeição no McDonalds (número 1, com BigMac) custa cerca de 20 soles. Muitos restaurantes de Cusco vão cobrar cerca de 40 soles por refeição. Restaurantes locais são mais baratos (20 soles).

 

Cartão de crédito - eu diria que metade dos estabelecimentos não aceitam cartão (restaurantes, museus, passeios, por exemplo). Os hotéis que ficamos, todos aceitaram. Verifique antes. Se vc for sacar soles nos caixas eletrônicos eles vão cobrar 5 dólares por saque. No aeroporto de Guarulhos vc pode trocar reais diretamente para soles.

 

Taxis - estrangeiros tem preço especial no Peru! Antes de pegar um taxi, pergunte para alguém qual seria o preço justo. Pechinche que funciona! Em Cusco e outras cidades pequenas não aceite pagar mais do que 10 soles por viagem.

Editado por Visitante
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  • Colaboradores

Andre , parabens pelo relato e pela viagem !!

 

Algumas duvidas, to indo no final de Setembro !!

 

Quanto voce pagou neste Passeio ao Vale Sagrado descendo em Ollantaytambo ? Tem nome da agencia, o guia era bom ?

 

Hospedagem, quanto pagou em media ? tem nomes , recomenda algum hostel, hotel, etc?

 

Obrigado.

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  • Membros

João, o preço para o passeio do Vale Sagrado foi de cerca de 30 soles por pessoa. Mas para entrar nos parques do Vale Sagrado vc precisa do Boleto turístico, que custo 130 soles por pessoa. Vc vai precisar comprar o boleto pq eles olham na entrada.

Eu peguei uma agência pequena de uma cara chamado Fabian, que fica subindo as escadas ao lado do restaurante Inka Grill. Ele só vendeu o passeio. Quem executa são outras empresas. Na verdade existem várias agência pequenas como a dele. Um colega me disse que comprou passeios diretamente com um taxista e deu tudo certo.

Com relação à hospedagem, confesso que não sou um mochileiro típico, então procurei por hotéis que estavam dentro de uma faixa de preço que eu havia estipulado. Usei o booking.com e deu super certo. Lá tb tem hospedagens mais baratas. Outros serviços tb funcionam bem.

Em Aguas Calientes fiquei no hotel Gringo Bill. E foi ok.

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