Ir para conteúdo

Segurança no Mochilão...


fabriciovboas

Posts Recomendados

  • Membros

Fala ae galera,

leio já a algum tempo o fórum mesmo antes de me registrar e pago um pau pra uma galera que posta aqui... Os caras explicam tudo sem dó rsrsrsrs!

 

Em novembro/2013 vou fazer o primeiro mochilão de + - 20 dias pelo litoral brasileiro (esticando para Minas) e to com certo receio (homem num tem medo kkkkkkkkk, tem receio ::otemo:: ) quanto a segurança... Mas o receio é voltado para esses lances abaixo:

- Em campings, tem muito caso de mexerem em barracas, mochilas e essas paradas? O que vcs usam pra ter mais segurança com essas bagagens?

- Em albergues, rola deixar a cargueira junto da cama (visando reduzir o $) ou vale mais a pena deixar nos lockers mesmo?

- Doleiras, vocês rodam com muita grana ou da pra rodar com no max. uns 300,00;

- Assalto nas caronas, verdade ou lenda?

- Rodar a pé nas estradas, tem muita chance de ser assaltado ou isso tbm é lenda?

 

Caso lembrem de mais alguma coisa aí e puderem complementar, fico muito grato galera!

 

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara, isso é muuuuito relativo. Em algumas regiões acampar pode ser uma atividade mais arriscada...

O ideal é encontrar um camping onde o acesso seja controlado e o ambiente seja o mais tranquilo possivel.

Quanto a cargueira no locker é só comprar um cadeado é ficar num hostel que tenha locker.rsrs.

Ande com no maximo uns 200 reais e se possivel coloque na meia, doleira, sei-lá...

 

Assaltos em estradas e o perigo da carona? Bem se você é novato melhor evitar muito caronas e andar em estrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Cara, isso é muuuuito relativo. Em algumas regiões acampar pode ser uma atividade mais arriscada...

O ideal é encontrar um camping onde o acesso seja controlado e o ambiente seja o mais tranquilo possivel.

Quanto a cargueira no locker é só comprar um cadeado é ficar num hostel que tenha locker.rsrs.

Ande com no maximo uns 200 reais e se possivel coloque na meia, doleira, sei-lá...

 

Assaltos em estradas e o perigo da carona? Bem se você é novato melhor evitar muito caronas e andar em estrada.

 

Muito obrigado mesmo parceiro, toda ajuda é bem vinda pra essa brincadeira que to armando!

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Costumo acampar na maioria das minhas viagens e nunca tive problemas de segurança. Mas como seguro morreu de velho, sempre que saio da barraca eu a deixo fechada, trancadinha com um cadeado nos buracos dos zíperes. E quase sempre levo os objetos de maior valor (celular, câmera e dinheiro) no bolso.

 

Em todo o caso, você sente qual o nível de segurança do camping só de olhar. Já fui em alguns cujo ambiente era tão tranquilo e harmonioso que muitos deixavam a barraca sozinha e aberta, com mochilões e câmeras à vista. Mas no geral, não aconselho muito esse comportamento.

 

Quanto à caronas, tudo é possível: Desde você pegar carona com uma linda caminhoneira que pode tornar-se a mulher da sua vida, como também acabar sendo vítima de algum tipo de roubo/violência. Ambos os casos são raros, então, vai na fé. Acredito muito que boas energias atraem boas energias, então não fique com muito medo disso. Apenas tenha bom senso, seja observador, e na menor desconfiança, invente uma desculpa e desista da carona.

 

Em relação à estrada, não sou de caminhar muito por elas, mas pedalo bastante - e a velocidades bem lentas. Já passei por muitos lugares ditos "perigosos", favelas e locais que eu não recomendaria ninguém a passar. Mas nunca me aconteceu nada justamente por eu manter uma postura de acordo com o local... nada de roupas ou equipamentos chamativos, panos, sacolas e até papelões camuflando qualquer tipo de material mais caro... E assim tudo deu certo até hoje :)

 

Em todo o caso, manter-se em boa forma física e ter algumas noções de defesa pessoal nunca é demais! ::lol4::

 

Boa viagem e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em todo o caso, manter-se em boa forma física e ter algumas noções de defesa pessoal nunca é demais! ::lol4::

 

Veja como são as coisas.. meu conselho seria algo tipo: Em todo caso um pouco de C-4 e ter algumas noções de como explodir um automóvel ou um posto de gasolina nunca é demais! ::lol3::

 

Como conselhos são diferentes e são gratuitos (grande chance de não prestar pra nada)...

 

1- Vc é mochileiro e não o Rambo! Como já mencionado: evitar é fundamental.

2- Mochileiro é encarado como um viajante sem $$$... transparecer isso é ideal... só use suas coisas de valor (celular, etc...) fora da vista de qualquer um.

3- Acampar é complicado...onde, que lugar, com quem, etc.... acredite... precisa de muito boa avaliação... às vezes é melhor um problema com a polícia por portar um bastão de açoite (contravenção) do que facilitar. Acho melhor vc pedir opinião aqui no fórum a cada caso ou vá com alguém já experiente ou uma melhor situação: é ir com galera.... quem é louco de mexer em uma roda com 4 ou 5 barracas?? Vai saber o louco armado que pode ter nesse meio ;)

4- Albergues...eu tive 100% de boas experiências em albergues até hoje... todos que eu fui possuíam lockers gratuitos ou baratíssimos e vc usava seu próprio cadeado... eu não levo nada de expressivo que necessite deixar trancado então uso um cadeado de senha e até hoje ninguém nem mexeu pra tentar destravar.... sei lá... acho que é coisa do tipo: tá todo mundo no mesmo barco... isso pq eu conheci gente que nem precisava ficar em albergue (tinha mto $$$) mas tava lá só pra conhecer gente diversificada.... mochileiro que deu certo ::lol4::

5- Caronas... isso vai muito da pessoa... vc consegue portar 1000,00 e diante de uma ameaça afirmar que só tem 50 mangos?? Eu sim... vai de cada um... particularmente eu prefiro dinheiro de plástico... sempre ando com 2 cartões internacionais e $$ suficiente para a viagem toda... mas 90% do $$ fica em bolsos escondidos na roupa (viva a vó alfaiate!) ... nem doleiras eu uso....

6- rodar a pé por estradas eu recomendo fazer isso só de dia... se ameaçar escurecer entra na vegetação lateral e já vai abrindo um espaço pra montar barraca... se não levou barraca já procura uma árvore pra vc ficar em baixo mas sempre longe da visão da rodovia. Não tem árvore... fudeu... vc precisa ficar debaixo de algo... o frio é sempre cruel lá pelas 3 da matina.

 

Conheço um cara muito bom nisso...aprendi mto com ele... mas ele anda meio offline... nem vai rolar uma "consultoria" rsrs

 

 

W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

boreiajr e williantg,

as ajuda estão sendo muito importantes também... vlw mesmo pelo tempinho "perdido" ae!

 

Eu to com um equipamento meio novo pra rodar (barraca nova, cargueira, saco e isolante) por isso to com um pouco de receio. Quero ficar em albergue, mas acho que vale a pena levar essas tralhas pra emergências... "pô... Vai ki", né!?

 

Eu to ficando esperto com esses lances que me falaram (locais legais pra ficar) e vou descer um mês antes pra dar uma olhada nos albergues de uma cidade que vou passar (não muito longe) pra ter uma ideia da pegada, mas daí pra frente vai na pernada mesmo!

 

Abraço negada, prometo relatar como foi o rolê na volta ou durante a viajem mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
boreiajr e williantg,

as ajuda estão sendo muito importantes também... vlw mesmo pelo tempinho "perdido" ae!

 

Eu to com um equipamento meio novo pra rodar (barraca nova, cargueira, saco e isolante) por isso to com um pouco de receio. Quero ficar em albergue, mas acho que vale a pena levar essas tralhas pra emergências... "pô... Vai ki", né!?

 

Eu to ficando esperto com esses lances que me falaram (locais legais pra ficar) e vou descer um mês antes pra dar uma olhada nos albergues de uma cidade que vou passar (não muito longe) pra ter uma ideia da pegada, mas daí pra frente vai na pernada mesmo!

 

Abraço negada, prometo relatar como foi o rolê na volta ou durante a viajem mesmo!

 

Vai ki = mochila pesadaça ::dãã2::ãã2::'>

 

 

W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Olha só, albergue é tranquilo. Sempre fico hospedado em albergues e nunca tive problemas. No entanto...

1. Nunca deixo absolutamente nada "desejável" fora do locker. Nem mesmo uma camisa mais nova, ou um par de meia.

2. Levo cadeado para o locker e para a mala, caso o locker seja pequeno. Isto é comum nos albergues sul americanos. A mala não cabe no locker e tem que ficar em baixo da cama.

3. Tento sacar rápido a galera que está no meu quarto. Podem aparecer uns caras esquisitos, mas pessoalmente nunca tive problemas. Por via das dúvidas, evito beber muito e ficar embriagado, para não perder o controle da situação.

 

Não gosto de camping, e tenho pouca experiência neste assunto.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...