Fui em Setembro de 2013. Ficamos 3 noites em Aruba e outras 6 noites em Curacao.
Aruba - Ilha americanizada com otimas comidas, otimos restaurantes e hoteis.
Cultura para ser explorada em 6 pontos.
Destaque para a praia: Baby Beach, mas nao se compara às de Curacao.
Curacao - Ilha para sere explorada em sua natureza: bichos, sea aquarium e excelentes praias.
Snorkel em qualquer lugar. (praia preferida: blue bay beach - $8/entrada por pessoa)
Aruba e Curacao -
excelente atendimento em ambas. Pessoas muito legais.
Marvin no Palm Beach Retreat - Nos hospedou super bem, nos guiou pelos pontos turisticos ($50/pessoa).
Rent Car na AVIS em Curacao-
Picanto: gasta de 15 a 15.5km/litro
Gasolina: $1.35/litro
Cauçao de $200
Horario de funcionamento: a partir das 8 horas Obs: vejam o horario que vao fazer o check in para receber o caucao de volta. Se for o caso, faça no cartao de credito. Podem devolver o carro com a chave no volante.
Valor nominal do aluguel por dia = $30, mas com seguro, impostos, etc... chega $64.
Façam o aluguel pelo menos 3 dias antes (vejam os sites nos outros posto: alamo, avis, ...)
Voo
Pelo copa airlines
Ida e volta: GRU PTY AUA CUR AUA PTY GRU
O trecho de AUA CUR AUA foi feito pela Insel Air. A DAE Express faliu. Demos sorte e pegamos avioes bons para esse trecho (nao foram bimotores de 15 lugares).
Currency
Nao usei Florin. O Dolar é aceito em todo o lugar e os caixas ja fazem a conversao (FL1.75/dolar).
O que pegar de troco em florim pode usar no supermercado sem erro.
Usei USD 580, PrePaid Amex 2700 e PrePaid Visa 951.
Nao comprei florim nenhum.
Prefiram usar o Visa, pois ele ja paga imediatamente que o usa e o Amex demora 2 semanas.
Nao estao muito habituados com Amex tambem.
Cafe da manha em Curacao:
Va ao supermercado Centrum - la tem tudo para seu cafe - vai economizar. E o do hotel nao valia o preco.
Sea Aquarium - Tem que ir.
Fizemos o nado com o golfinho. Como estavamos em 4 pessoas, o cd com fotos ficou em $20 para cada um.
Klein em Curacao -
Nao fomos, afinal o carro nao ia ate la, pois é uma ilha isolada.
Kenepa Grandi -
Fomos até la, mas nao descemos, pois ja tinhamos visitados e permanecidos nas praias tao lindas, que nem pensamos em descer. Tb foi a que chegamos mais tarde.
O snorkel nela deve ser otimo tambem, pelos relatos.
GPS -
Se levarem um smartphone com android, descam o google maps e gravem a ilha como mapa offline para usarem como ponto de referencia no mapa.
Fica tudo tranquilo de andar por la.
RESTAURANTE -
Pelo menos 1 por noite sem ser os populares.
OBS VIAGEM -
Um colega, klebaum, conseguiu a passagem por Bogota ate Curacao por 2500 reais (casal). Eu fechei por 3500 reais (casal). Nao sei se nao pesquisei muito ou se na minha epoca, o dolar estava mais caro.
OBS RENT CAR -
Um colega, klebaum, pagou menos da metade do que eu. Nao se o dele tem taxes e seguro.
Mas, esse eu fiz errado e fechei no dia ($30/dia, valor nominal, trasformam em $64/dia no final devido a taxes e seguro).
Fica até um pouco dificil computar esses valores na hora.
Snorkel -
Comprem no Brasil. Naquela loja esportiva de Campinas, consegue-se por 35 reais sem filtro, mas com otima visibilidade.
Em Curacao, os precos comecam em 35 dolares. So tem com filtro.
LINGUA
Usei mais o espanhol em Aruba e o ingles em Curacao.
O espanho deles é limpo, da para entender.
Carregadores -
Leve carregador de celular 12 volts de carro.
Leve mochila, bolsa termica, maquina fotografica subaquatica.
Protetor da para comprar la.
No Panama nao tem otimos precos para eletronicos, mas a loja da Polo no Albrook Mall tem otimos precos (o gerente é brasileiro). Compramos oculos, perfumes, chapeu, roupas,...
Depois dou o telefone do taxista do Panama, que vale a pena ligar, pois ele é muito agil no transito.
Fui em Setembro de 2013. Ficamos 3 noites em Aruba e outras 6 noites em Curacao.
Aruba - Ilha americanizada com otimas comidas, otimos restaurantes e hoteis.
Cultura para ser explorada em 6 pontos.
Destaque para a praia: Baby Beach, mas nao se compara às de Curacao.
Curacao - Ilha para sere explorada em sua natureza: bichos, sea aquarium e excelentes praias.
Snorkel em qualquer lugar. (praia preferida: blue bay beach - $8/entrada por pessoa)
Aruba e Curacao -
excelente atendimento em ambas. Pessoas muito legais.
Marvin no Palm Beach Retreat - Nos hospedou super bem, nos guiou pelos pontos turisticos ($50/pessoa).
Rent Car na AVIS em Curacao-
Picanto: gasta de 15 a 15.5km/litro
Gasolina: $1.35/litro
Cauçao de $200
Horario de funcionamento: a partir das 8 horas Obs: vejam o horario que vao fazer o check in para receber o caucao de volta. Se for o caso, faça no cartao de credito. Podem devolver o carro com a chave no volante.
Valor nominal do aluguel por dia = $30, mas com seguro, impostos, etc... chega $64.
Façam o aluguel pelo menos 3 dias antes (vejam os sites nos outros posto: alamo, avis, ...)
Voo
Pelo copa airlines
Ida e volta: GRU PTY AUA CUR AUA PTY GRU
O trecho de AUA CUR AUA foi feito pela Insel Air. A DAE Express faliu. Demos sorte e pegamos avioes bons para esse trecho (nao foram bimotores de 15 lugares).
Currency
Nao usei Florin. O Dolar é aceito em todo o lugar e os caixas ja fazem a conversao (FL1.75/dolar).
O que pegar de troco em florim pode usar no supermercado sem erro.
Usei USD 580, PrePaid Amex 2700 e PrePaid Visa 951.
Nao comprei florim nenhum.
Prefiram usar o Visa, pois ele ja paga imediatamente que o usa e o Amex demora 2 semanas.
Nao estao muito habituados com Amex tambem.
Cafe da manha em Curacao:
Va ao supermercado Centrum - la tem tudo para seu cafe - vai economizar. E o do hotel nao valia o preco.
Sea Aquarium - Tem que ir.
Fizemos o nado com o golfinho. Como estavamos em 4 pessoas, o cd com fotos ficou em $20 para cada um.
Klein em Curacao -
Nao fomos, afinal o carro nao ia ate la, pois é uma ilha isolada.
Kenepa Grandi -
Fomos até la, mas nao descemos, pois ja tinhamos visitados e permanecidos nas praias tao lindas, que nem pensamos em descer. Tb foi a que chegamos mais tarde.
O snorkel nela deve ser otimo tambem, pelos relatos.
GPS -
Se levarem um smartphone com android, descam o google maps e gravem a ilha como mapa offline para usarem como ponto de referencia no mapa.
Fica tudo tranquilo de andar por la.
RESTAURANTE -
Pelo menos 1 por noite sem ser os populares.
OBS VIAGEM -
Um colega, klebaum, conseguiu a passagem por Bogota ate Curacao por 2500 reais (casal). Eu fechei por 3500 reais (casal). Nao sei se nao pesquisei muito ou se na minha epoca, o dolar estava mais caro.
OBS RENT CAR -
Um colega, klebaum, pagou menos da metade do que eu. Nao se o dele tem taxes e seguro.
Mas, esse eu fiz errado e fechei no dia ($30/dia, valor nominal, trasformam em $64/dia no final devido a taxes e seguro).
Fica até um pouco dificil computar esses valores na hora.
Snorkel -
Comprem no Brasil. Naquela loja esportiva de Campinas, consegue-se por 35 reais sem filtro, mas com otima visibilidade.
Em Curacao, os precos comecam em 35 dolares. So tem com filtro.
LINGUA
Usei mais o espanhol em Aruba e o ingles em Curacao.
O espanho deles é limpo, da para entender.
Carregadores -
Leve carregador de celular 12 volts de carro.
Leve mochila, bolsa termica, maquina fotografica subaquatica.
Protetor da para comprar la.
No Panama nao tem otimos precos para eletronicos, mas a loja da Polo no Albrook Mall tem otimos precos (o gerente é brasileiro). Compramos oculos, perfumes, chapeu, roupas,...
Depois dou o telefone do taxista do Panama, que vale a pena ligar, pois ele é muito agil no transito.
Qq coisa, estamos ai...