Ir para conteúdo

Dicas rápidas do litoral sul e extremo sul da Bahia


Posts Recomendados

  • Membros

Dicas rápidas do litoral sul e extremo sul da Bahia – para quem gosta de coisa BBB (boa, bonita e barata)

Porto Seguro:

Quantos dias ficar- 6 dias

O que fazer de dia - conhecer santa cruz cabralia; conhecer o centro histórico, ir na feia de pescadores, praia da coroa vermelha, mergulho de snorkel parque marinho de recife de fora, mergulho de cilindro – empresa aquaplanet, em 2014 – terá o maior borboletário do Brasil.

O que fazer de noite – Passarela do álcool, ilha dos aquários.

O que comer – tapioca e acarajé. De manha experimente o mingau de tapioca vendido nas barracas de rua.

O que comprar – uma canga

Onde ficar – Em arraial dajuda.

Como se deslocar – de ônibus, não esquenta que aqui é tudo fácil!

 

Arraial d´ájuda:

Quantos dias ficar - 6 dias (vc visita arraial e porto – mas sem descanço)

O que fazer de dia – Praia dos pescadores, praia do mucuge, praia da pitinga (banho de lama no meio das falésias – cuidado para não danificar o ambiente – use a lama do chão e não suba nas falésias, elas são erodiveis), comer açaí no point açaí, visitar a igreja Nossa Senhora d´ájuda e tirar foto de trás da igreja, arborismo no awa ventura, visitar o projeto coral vivo e conhecer os seres subaquáticos do litoral.

O que fazer de noite – Andar na rua do mucugê, andar na rua brodway, festar no morocha e no beco das cores para sentir-se na bahia sem axe.

O que comer – frutos do mar

O que comprar – qualquer lembrança da loja indiana Terima Kasih (loja feita para ser um templo de presente á esposa do dono) e se tiver dindin um vestido exclusivo na Ave Maria.

Como se deslocar – de vã. Para nas ruas principais e use a vã. Eh so esticar o braço e ela para onde vc esta e te deixa quando vc gritar: Aqui moço!

Onde ficar – Pousada saudosa maloca - muitoooo bommmm

 

Trancoso:

Quantos dias ficar – 2 dias

O que fazer de dia – Praias e visitar as lojas do quadrado

O que fazer de noite – Forro (se informe o dia)

O que comer - Polvo na barraca da Lucia do espelho – Vale a pena

Como se deslocar – A pé ou de vã, não tem segredo, tudo é perto! Vc tem que ter disposição pois tem ladeiras! Trancoso é pequeno e poucos dias são suficientes para conhecer!

 

Caraiva:

Quantos dias ficar – 2 dias

O que fazer de dia – Praias

O que fazer de noite – Forro – o melhor forro da Bahia – procure saber com os moradores onde será o forro!

O que comer - Todos os lugares da beira do rio são ótimos!

Como se deslocar – aqui vc só anda a pé mas para chegar venha de bus carro so se for passar um dia e vale a pena ficar para o forro!

Onde ficar – Pousada brilho do mar

Quem procurar – Leandro preciso e Lucio! Eles são ótimos! Todo mundo daqui é atencioso!

 

Corumbau:

Quantos dias ficar – 2 dias

O que fazer de dia – Passeio de barco ou caiaque pelo rio, mergulho com snorkel nos corais e ficar na praia como se ela fosse a piscina de 1000 litros com azul, sol escaldante agua quentinha e sem nada de onda.

O que fazer de noite – Comer na pizzaria do Jurandir

O que comer – Frutos do mar do seu Ari – tudo fresquinho pois aqui os pescadores trazem no dia mesmo!

O que comprar – artesanato dos índios! O artesanato é bacana e eles aceitam trocar por roupas e coisa! Precisam muito vender!

Como se deslocar – á pé! Para chegar de carro é muito longe, precisa dar a volta, se tiver em caraiva, vale a pena vir a pé (2:30 min de caminhada) ou de bugue – se não gosta de caminhada no sol. Se tiver no sul, venha de bus ou carro mas fique na Ponta de Corumbau.

Onde ficar – Ponta de Corumbau – área da Resex – a melhor pousada e mais barata é a da Dona Ana! Não excite em ficar aqui!

Quem procurar – Macio – barco velho marinheiro, seu ari, dona ana, Jurandir.

 

Prado:

Quantos dias ficar - 2 dia

O que fazer de dia – Passeio de mergulho para abrolhos – deve ir até caravelas, passeio pelo rio. Não vi muita beleza nas praias mas sai de Corumbau.

O que fazer de noite – Aqui é uma cidade, tem muita coisa para fazer

O que comer - miojo

Como se deslocar – A pé! Fiquei no centro e ande a pé. Tudo é perto apesar da cidade ser a maior de todas.

Onde ficar – Pousada e restaurante D´ájudinha – 73 32981940. O único verdadeiramente BBB do lugar! O restante é caro, são bons, mas são caros!

 

Ilheus:

Quantos dias ficar - 2 dias

O que fazer de dia – Visitar o centro histórico – as duas igrejas, os dois mirantes, museu de Jorge Amado, Andar da igreja até o porto, curtir as praias (não são bonitas mas é gostoso tomar banho de mar aqui), tomar uma cerveja no Vesuvio bar.

O que fazer de noite – Dormir, vc vai ficar pouco tempo em ilhéus!

O que comer - Chocolates típicos – vc vai comer um só pois são caros!

O que comprar – Chocolates – compre na hr de ir embora! Derretem!

Como se deslocar – a pé e de bus! A cidade é grande mas fácil de de deslocar por ela

 

Itacare:

Quantos dias ficar – 4 dias

O que fazer de dia – Passeios da prainha, praia de Jeribucaçu e quatro ilhas, alugar um stand up e tentar praticar na praia das conhas, ver o por do sol no mirante do xareu. Na trilha de Jeribucaçu não faça drama (vc vai andar no mangue e sujar os pés então não aproveite a natureza e curta a experiência de ver de perto os caranguejos que fogem para longe) aqui é Ecoturismo!

O que fazer de noite – caminhas na rua da pituba e ir no forro do mar e mel

O que comer – suco de cacau e peixe na brasa dos pescadores em Jeribucaçu (vá com dinheiro, é so isso que tem la para comer e é caro)

Como se deslocar – a pé! Se tiver um carro é mais fácil de chegar á praias distantes mas não impede de vc ir de vã ou excursões.

O que comprar – os passeios – aqui os passeios são pagos – o pessoal vive do turismo e o ganha pão dos guia é guia-los! Não siga-os! Respeite a tradição do lugar! Negocie o preço se achar caro!

Onde ficar – Itacaré hostel – sem duvidas fique aqui pessoal gente boníssima e banheiro em todos os quartos!

Quem procurar – pessoal do Itacaré hostel e o guia Jacaré

 

Barra Grande:

Quantos dias ficar – 4 dias

O que fazer de dia – Mergulho de cilindro com 13sul empresa de mergulho, mergulho de snorkel na praia de Taipus de fora, caminhada pela praia, por do sol no trapiche

O que fazer de noite – sair passear no centrinho, tomar uma cerveja na santo forte, tomar uma cerveja na praça de alimentação com musica ao vivo, comer um espetinho atrás da praça de alimentação

Como se deslocar – a pé! Vc pode ir a pé por tudo! Se quiser alugue um bugue mas a pé eh muito mais legal! rs

O que comprar – artesanato de palha

Onde ficar – se quiser acampar a pousada dos coqueiro tem um preço acessível e eh até perto do centro! Não se pode ter luxo para ficar aqui!!!!!

Quem procurar – Eduardo da 13sul

 

PS.: O mais caro de toda a viajem foram os ônibus! Varia de 14 reais de arraial d’ajuda até Caraiva e de 58 de Itamaraju até ilhéus.

Neste roteiro compre sua passagem para chegar em Porto se voltar de Ilheus.

As diárias custam de 30 á 40 reais. Nenhuma mais cara! Negocie sem café da manha e um ou dois dias! Leve muitos miojos e biscoitos! Eles serão sua principal refeição afinal alguns lugares é caro para comer e não vale a pena!

Se vc tem disposição, ande! O visual paga qualquer cansaço e o prazer de estar consigo mesmo mergulhando e brincando na areia na pausa do descanso é renovador.

Cuidado, todos estes lugares sofrem de intensa exploração turística então vao aparecer mil pessoas querendo leva-los para pousadas, passeios, etc, etc, procure informação com moradores locais e confiáveis!

Respeite a cultura local, não brigue com moradores. Se vc se deixar conquistar vai amar o jeito Baiano de ser! aproveite para retirar ao máximo informações que agregaram a sua viajem!

Boa Viajem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acabei de voltar de Caraíva e simplesmente amei o lugar.

O forró é realmente fantástico e tem todos os dias, exceto segunda, e só tem dois lugares, que acontecem em dias alternados. Fiquei no camping Caraíva, que apesar do nome, tem também quartos com banheiros privativos. É super bem localizado uma vez que fica bem em frente ao rio. O administrador de lá é super gente boa, um francês que largou sua boa vida em Paris e "se encontrou" em Caraíva, quem for lá procure pelo Jo.

Gostei muito de ficar aproveitando a água quente do rio, com suas espreguiçadeiras.

Caraíva é o lugar para descansar da vida corrida. Lá os telefones não funcionam, nem tentem, só rádio mesmo que pega e em raríssimos lugares tem wifi para avisar ao mundo que está viva, rs.

O ruim é conseguir chegar, pois existem apenas dois acessos e passamos aperto uma vez que o acesso que nos leva até porto seguro ficou alagados durante dias. Existem táxis que levam e buscam de Caraíva, mas custam o olho da cara, cerca de R$300 o trecho, acho que quem puder o ideal é ir de carro ou alugar um e deixar estacionado por lá, mas o ideal é que seja um carro cross... O acesso para Caraíva é feito por barco, então terá que deixar seu carro em um dos vários estacionamentos que tem por lá, e é bem tranquilo.

Enfim, o lugar vale muito a pena, além do fato de ser bem tranquilo. Amei!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...