Membros liviabarraque Postado Março 10, 2014 Membros Postado Março 10, 2014 Nossa viagem teve início da forma mais simples do mundo: 10 dias de recesso no fim de 2013 e milhas. A dificuldade estava no fato que período de réveillon tudo é o dobro, né? Sendo assim, buscamos opções que cabiam em nossas milhas e eis que surge São Luís/Maranhão que não nos empolgou até descobrirmos a tal Rota das Emoções (Lençóis/Delta do Parnaíba/Jeri). Opa, mas voltaríamos também por São Luís, então teríamos que fazer o caminho de volta! E daí? Daríamos um jeito. 10 dias – 3 estados – 3 pessoas Saímos de Vitória no dia 25 de dezembro à noite e chegamos em São Luís às 01:30. Tomamos um táxi e fomos para nossa pousada localizada no Centro Histórico e que reservamos previamente. A Pousada do Porto (Diária para três: R$150,00) é um casarão lindinho e bem localizado, sem luxo, mas muito agradável. Recomendo! No dia seguinte fomos canelar no centro histórico, conhecer as praias de Calhau e Caolho e por fim conhecer o Mercado Reviver, sentar na rua e apreciar o anoitecer. Minhas impressões: São Luís é uma cidade encantadora! Como tantos dizem, poderia ser melhor preservada, mas há uma beleza indefinida que encanta quem se permite a apreciar. Ponto de atenção: Escolhemos retornar de Jeri para São Luís de ônibus. Sendo assim, aproveitamos para comprar nossa passagem nesse dia livre (Camocim-São Luís R$90,00 p/p – 12 horas de viagem). Descansamos e no outro dia (8:00 da manhã) partimos rumo à cidade de Barreirinhas (Lençóis Maranhenses). Compramos o transfer na própria pousada (R$40,00 p/p). Chegamos a Barreirinhas na hora do almoço e fomos direto pra nossa pousadinha. A Pousada da Deusa é a casa da simpática D. Deusa que, depois de se ver sozinha em uma grande casa, resolveu criar a sua pousadinha!! (Diária: R$100,00 quarto triplo). Minhas impressões: me senti na casa da minha vó, sem luxo, bom café da manhã e ótima localização. Os passeios para o Parque dos Lençóis são realizados na parte da tarde (14:00) e a própria D. Deusa pode ajeitar tudo pra você. (O filho dela trabalha com passeios – R$50,00 por pessoa). Tudo combinado e vamos às impressões: Verão não é a melhor época para visitar os Lençóis, a maior parte das lagoas está seca. Massss, não afetou em nada a minha emoção em ver aquele marzão de areia branquinha! É incrível! Caminhamos até uma lagoa e depois assistimos o por do sol no alto da duna! Inesquecível! À noite, de volta à cidadezinha, fomos para a rua na beira do rio onde estão localizados os barzinhos. Achei muito charmoso, as mesinhas nas ruas, trio de forró, céu estrelado.... Li alguns relatos negativos sobre Barreirinhas, mas gostei! Não é turística, não é linda, mas tem charme. No dia seguinte tínhamos nos programado para seguir viagem até Tutóia para conhecer o Delta. Mas como? Pedimos ajuda para D. Deusa que nos informou a existência de um transporte regular até Paulino Neves (8:00 e 14:00). Beleza! E lá fomos nós: Lógico que é areia pura e somente jardineiras conseguem fazer esse percurso. Passagem por pessoa R$20,00. Assim como o transporte para conhecer os Lençóis, o percurso até Paulino Neves sacode de cá, sacode de lá, e a paisagem é a mesma: areia, areia, areia. O próprio dono da jardineira já nos levou até o local em que sairia o outro transporte que nos levaria até Tutóia (Descobrimos que é uma família que realiza esse transporte!! Um irmão faz o percurso Barreirinhas-Paulino Neves e outro, Paulino Neves-Tutóia ) Passagem por pessoa R$8,00. Chegando em Tutóia fomos para a Pousada Embarcação à beira da praia e que li algumas recomendações. Aqui nossa viagem toma um rumo diferente. Tutóia foi uma grande decepção por que, simplesmente, ninguém soube nos informar sobre os passeios no delta!! E pior, disseram que não havia ninguém que fazia travessia até Parnaíba! Poxa vida, ficamos pau da vida porque queríamos conhecer o delta atravessando de Tutóia até Parnaíba. Bem, decidimos ir para Parnaíba nesse dia mesmo. Fomos à rodoviária, mas o ônibus demoraria algumas horas para sair. Eis que surge um senhor com um táxi que nos cobrou R$75,00 para nos levar, sendo que a passagem de ônibus seria R$18,00 por pessoa e demoraria a sair. Então, entramos no táxi e foi um super negócio! Ele nos levou até o porto das barcas (lugar turístico em Parnaíba). O problema foi que não encontramos vagas em nenhuma pousada! Nenhuma!!! Até que na Pousada Porto das Barcas, o atendente, vendo nossa angústia, nos falou que tinha um quarto em que os motoristas das excursões pernoitavam. Fomos olhar e tava ótimo! Uma suíte com uma cama. Colocaram um colchão de casal no chão e estava ótimo pra gente! Impressões: Parnaíba me impressionou! A cidade é grande, limpa e bem bonita! O Porto das Barcas fica lotado de turistas, mesinhas na rua, lojinhas de artesanatos, restaurantes e barzinhos. Aproveitamos para organizar nosso passeio ao delta no dia seguinte. Para conhecer o delta você tem algumas opções: 1- Tradicional: O mais utilizado, mas também o que menos “entra” no delta. Essa opção é a mais em conta. 2- De lancha: para cinco pessoas e você pode escolher o percurso. Escolhemos a segunda opção porque encontramos um casal também interessado. Valor do passeio R$228,00 (4 horas) Impressões: É lindo! Grandioso! Vale a pena! Retornamos à pousada, almoçamos e começamos a pensar como iríamos para Camocim, de onde partiríamos para Jericoacoara. Lembramos do taxista que nos trouxe para Parnaíba, e fechamos com ele o valor de R$150,00 para nos levar a Camocim. Chegamos em Camocim no fim do dia e alugamos um buggy para nos levar a Jericoacoara pela praia. Esse percurso é realmente lindo. (Desculpe, mas não lembro quanto pagamos pelo buggy). Chegamos a Jeri no fim da tarde e ainda conseguimos assistir ao por do sol. Um dos mais lindos que já vi. Ficamos em Jeri 5 dias, alugamos uma casinha da antiga Pousada Pauba, localizada na rua principal. (Pacote: R$2000,00 para três pessoas). Super agradável. Visitamos as lagoas e a Pedra Furada. Curtição pura. Pessoal, Jeri tem trocentas mil pousadas. Muitos restaurantes. À noite são muitas opções de bares ou simplesmente, sentar na pracinha, olhar o céu e tomar umas cervejas. Bem, pra voltar, fechamos com um dos outros trocentos carros que fazem passeios (Acho que o valor foi de R$250,00 para três pessoas). Como saímos à noite, a rota foi por Jijoca (cidade mais próxima) com destino à rodoviária de Camocim onde tomamos o ônibus com destino a São Luís. Com certeza se houvesse mais tempo visitaríamos outros tantos lugares nesse percurso, mas o tempo não nos permitiu. Conhecemos lugares incríveis e pessoas maravilhosas. Espero ter ajudado ao próximos mochileiros que farão a rota das emoções. Qualquer dúvida:] líviabarraque@gmail.com Inté Citar
Membros arurodnas Postado Outubro 6, 2014 Membros Postado Outubro 6, 2014 No total, gastou quanto? Citar
Membros carolrj28 Postado Outubro 6, 2014 Membros Postado Outubro 6, 2014 Esta nos meus planos jeri mais essa rota esta mexendo comigo! Adorei as fotos e relato...qual o valor aproximado dessa aventura?? Abs Carol Citar
Membros Raphael Parra Postado Janeiro 6, 2015 Membros Postado Janeiro 6, 2015 vou pro nordeste agora no final de janeiro e um dos focos é conhecer o delta do parnaíba. se alguém puder me informar sobre algum camping ou hostel barato em Parnaíba ou em Ilha Grande seria de grande ajuda. grato desde já (: Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.