Ir para conteúdo

Fugindo do Carnaval em Foz do Iguaçú!!


Posts Recomendados

  • Membros

Já usei muito o Mochileiros.com para planejar minhas viagens ::sos:: e dessa vez decidi superar a preguiça e fazer um relato da última mochilada. Espero dar a minha contribuição e ajudar outras pessoas que usam as informações desse site e, por isso, vou falar sobre custos e coisas que faria diferente se pudesse refazer essa viagem.

 

Consegui folgar no Carnaval (março/2014) e queria ir para um lugar beeem longe da folia. Depois de passar dias pesquisando por aqui, escolhi Foz do Iguaçu, no Paraná, mesmo tendo pouco tempo (três dias). Como decidi o destino em cima da hora não consegui encontrar passagem de avião com um preço bom ::putz:: . Então o jeito foi apelar para o busão mesmo. Comprei ida e volta pela empresa Pluma. Paguei cerca de R$ 120 para ir e R$ 175 para voltar. E nem preciso dizer que a viagem é bem cansativa, né? Foram 15h30 para ir e 16 horas para voltar e isso sem pegar trânsito nenhum. As poltronas não são nada confortáveis e o ar condicionado é no talo!!! Durma se puder pq eu não consegui... ::Cold::

 

Eu e meu namorado saímos daqui na sexta (28/02) por volta das 21h e chegamos em Foz por volta das 12h30 do sábado (01/03). Como decidi viajar faltando quase uma semana pro feriado, tb não consegui muitas opções de hospedagem (quem mandou deixar pra última hora, dargh...) Ficamos no Hotel Ícaro pq era próximo da rodoviária e achei que facilitaria minha vida, já que eu estava indo de ônibus.

 

Se tivesse que refazer a viagem ficaria num local mais próximo do TTU, terminal de ônibus na região central. A região da rodoviária é meio afastada e acho que no Centro eu teria mais opções para alimentação. O preço do quarto no hotel foi R$ 495 para casal. Fechei pelo site booking.com e o cara do hotel disse que se eu tivesse fechado direto com eles o preço seria menor pq não teria a taxa cobrada pelo site, então fica a dica. Talvez valha a pena olhar nesses sites e depois fechar direto com o hotel/pousada/albergue pra ficar mais em conta.

 

01/03

 

Chegamos ao hotel, largamos as coisas e corremos para ver as cataratas do lado brasileiro. Como estava com medo de não conseguir fazer o passeio dentro do tempo, acabamos pegando um táxi porque achei que o parque fecharia às 17h. A corrida deu R$ 55, mas se eu soubesse que esse horário é o limite da entrada no parque eu teria ido de ônibus mesmo.

 

Sobre o valor da entrada nas cataratas, tinha lido que eles aceitavam carteirinha de estudantes e que cliente Itaú pagava meia. Bom, perguntamos sobre isso, mas a menina da bilheteria disse que não tinha desconto e que era a entrada inteira no valor de R$ 29,20, sem choro!!

 

Fiquei encantada com as cataratas, é tudo muito grandioso e com o dia ensolarado aquilo parecia uma pintura. Lindo demais. Também achei o parque bem organizado. Como não tínhamos almoçado, comemos por lá mesmo. Até tinha um restaurante, mas por R$ 48 o buffet completo acabei ficando só com um lanche natural e suco por R$ 14.

 

DSC04234.JPG.1f0b087edc54b107317fa26cf5764b33.JPG

 

Ficamos no parque cerca de 2h30 e depois fomos para o Parque das Aves, que fica ao lado. Nesse caso também não aceitaram carteirinha de estudante ou desconto para cliente Itaú. A entrada foi R$20. Gostei do lugar, dá pra ficar pertinho de várias aves e fazer boas fotos. Não achei que é um passeio imperdível, mas se tiver tempo vale a visita. Consegui ver tudo em cerca de 1 hora.

 

DSC04340.JPG.62795c43c8fb7a8b955359516676be93.JPG

 

Voltamos de ônibus para o hotel (e em Foz é muito fácil fazer tudo de ônibus!!!) e como estávamos moídos por causa da viagem resolvemos comer e descansar para o outro dia.

 

02/03

 

Quando planejei a viagem, cheguei a pensar em fazer os dois lados das cataratas no mesmo dia pq queria aproveitar bem o pouco tempo que tinha. Não sei de carro, mas de ônibus acho que não daria tempo mesm pq o lado argentino é bem maior do que o brasileiro e não dá pra fazer na correria. O ônibus que vai para o lado argentino passa em um ponto do lado de fora da TTU, é bem ao lado do terminal e é só perguntar que todo mundo conhece. Paguei R$ 4 pela passagem.

 

Uma coisa que faria diferente se refizesse a viagem seria sair de SP com o dinheiro já trocado ou tentaria trocar na cidade o quanto antes. A entrada no lado argentino só pode ser paga em pesos (115 pesos por pessoa) e eu não tinha feito a troca antes. Fui para a Argentina no domingo e as casas de câmbio em Foz estavam todas fechadas. Lembrei que aqui no site vi pessoas dizendo que era possível fazer o câmbio na aduana, mas quando desci para carimbar o passaporte na fronteira o cara me disse que não estavam fazendo a troca naquele dia, não sei se pq era domingo.

 

Em Puerto Iguazú também estava tudo fechado e comecei a achar que não conseguiria ir até as cataratas. Até que um taxista argentino (sempre eles!) viu que eu, meu namorado e outro casal de brasileiros estávamos em frente à casa de câmbio com cara de paisagem e se ofereceu para fazer a troca. Fizemos mesmo correndo o risco de pegar notas falsas (parece que tem muito isso por lá). Troquei 100 reais por 300 pesos e rachamos o táxi até as cataratas. Detalhe: depois vimos que na entrada tem um local onde é possível fazer o câmbio ::vapapu::

 

DSC04398.JPG.1a3c7f4207f72e28ebe9f31f2674fd61.JPG

 

Achei que lado argentino complementa o brasileiro. É sensacional ficar tão pertinho daquele cenário e as fotos não são capazes de mostrar a realidade. Pena que é tão difícil tirar uma foto boa com aquele amontoado de turistas... E comer dentro do parque é um assalto: o casal que estava conosco pagou R$ 9 por uma garrafa de água!!! Chegamos por volta das 10h e saímos depois das 16h. O ônibus que leva até o terminal no centro de Puerto Iguazú custa R$ 10 ou 30 pesos. Tenha pesos a mais ou real trocado pq a galera até aceita real, mas quer dar o troco em pesos.

 

Infelizmente não conseguimos jantar na Argentina nem fomos ao Icebar (fica para a próxima). Comemos num restaurante em Foz chamado Churrascaria do Gaúcho, perto do hotel Mirante, e não recomendaria. A carne estava bem ruim e nem a sobremesa na faixa compensou. ::bad::

 

03/03

O último dia foi reservado para visitar a Usina de Itaipu. Fizemos a reserva para o circuito especial pela internet. Pegamos o ônibus que sai do TTU, levamos cerca de 20 minutos para chegar no local. Paguei R$ 60 pela entrada inteira e meu namorado pegou a meia-entrada de estudante. Quando chegamos para pegar o ticket, o cara encanou com a carteirinha dele e tivemos que imprimir (por R$2) um boleto que comprovava que ele estava matriculado. Então, quem for para Itaipu e estiver usando a carteirinha de estudante, já leve um boleto para evitar dores de cabeça. Lembrando que para o circuito especial tem que estar com calça comprida e sapato fechado.

 

DSC04456.JPG.921930be7649ec5fd188746de2e335ae.JPG

 

O passeio vale cada centavo, foram duas horas que passaram voando. Muito interessante conhecer a usina por dentro e por fora e os detalhes de seu funcionamento. Terminamos por volta das 13h e resolvemos comer no restaurante que tem na entrada. Achei os preços bem acessíveis e paguei R$ 16,50 em um prato com peixe, arroz e legumes no vapor. A comida estava boa, mas acho que tive essa impressão pq estava com o estômago nas costas, já que esperamos 40 minutos até o prato ficar pronto ::grr::

 

Nosso ônibus para SP partia às 18h45 e não teria como conhecer os três pontos que eu queria: mesquita, templo budista e o marco das três fronteiras. Como estava no caminho do ônibus decidimos ir até a mesquita. Achei o acesso fácil e lá dentro tinha um senhor dando várias informações aos visitantes. Detalhe: antes de entrar as mulheres recebem véu para cobrir os cabelos...

 

DSC04515.JPG.130a04aee7532397523569e94059588f.JPG

 

Acho que Foz do Iguaçu é uma cidade que vale a pena visitar e gostaria de voltar com mais tempo. Na minha opinião, 4 dias inteiros são suficientes para fazer tudo com calma e ainda dar um pulo no Paraguai (o que não fiz por volta de tempo e de verba). Somando passagens de ônibus, hospedagem, passeios e alimentação, acho que a viagem saiu por cerca de R$ 800, mas se for feita fora de temporada e com antecedência dá pra sair mais em conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...