Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cheia provoca queda no turismo em Alter do Chão

Postado
  • Membros

FONTE: Agência Pará

 

http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=44422

 

Alter do Chão, a praia mais bonita do Brasil, eleita em recente pesquisa do jornal norte-americano Herald Tribune, está submersa. A cheia dos rios Amazonas e Tapajós, que já elevou o nível do Tapajós em nove metros acima do normal, provocou a queda de 90% do turismo na vila, localizada a 30 km de Santarém.

 

 

A informação é do administrador distrital da Vila de Alter do Chão, Frank Campos, e foi repassada à imprensa neste sábado (9). "Ano passado, nesta mesma época, num sábado, umas 200 pessoas circulavam pela cidade. Hoje, temos uns 30 visitantes", afirmou.

 

 

A ausência de turistas, que em sua maioria vem para aproveitar as praias, deixou sem trabalho 100 catraeiros, condutores de pequenas embarcações de madeira que fazem a travessia para a praia do Amor, em frente à vila. Alter do Chão tem pouco mais de seis mil habitantes, a maioria deles vive do turismo. "Não temos desabrigados ou desalojados, mas estas famílias precisam comer e estão precisando de cestas básicas ", disse Frank Campos, que há quatros anos administra o local.

 

 

Outras famílias que estão sofrendo os impactos da cheia são as proprietárias de barracas. Com a subida das águas do Tapajós, é possível ver apenas o teto de palha. Das cerca de 30 barracas, apenas uma está funcionando de maneira improvisada, já que a água invadiu a cozinha do comércio. A barraqueira Ivete Sardinha contou que, neste período, costuma atender até 150 casais aos finais de semana. "Hoje (sábado), se eu atender dois casais é muito".

 

 

Augusto Lisboa e Moisés Sardinha, que fazem passeios turísticos de lancha, jogavam damas à espera de turistas. A chegada dos italianos Martino Balelli e Francesco Poli animou a dupla de barqueiros, mas o passeio foi acertado para o domingo. "Eu nunca vi cheia assim. Meus avós contam que, em 1953, o rio subiu deste jeito. A frente da cidade está alagada", contou Moisés. Os italianos, que chegaram neste sábado em Alter do Chão, lamentaram a cheia. "Viemos conhecer a praia mais bonita do Brasil, mas ela sumiu".

 

 

Turismo - Frank Campos disse que muitos turistas não sabem que a praia é sazonal e apela às autoridades, a fim de que façam campanhas para repassar essa informação e atrair turistas não apenas para as praias. "É preciso criar a cultura de que Alter do Chão vende sua beleza natural, que pode ser a praia, mas também os passeios de barco, a movimentação cultural, observação de pássaros e passeios em trilhas. E isso pode ser feito neste período de inverno".

 

 

Entre as obras do Governo do Pará no município está a construção do Mercado da Vila de Alter do Chão, orçada em R$165 mil e que está pronta para ser inaugurada.

 

 

Texto: Edir Gillet - Secom

Featured Replies

No posts to show
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.