Ir para conteúdo

Planejando meu sabático - A RTW vale mesmo a pena?


Posts Recomendados

  • Membros

Oi Mel, Oi Paula, Oi Mike, Oi todos!

 

Passei 2 meses tendo como atividade nas horas vagas pesquisar e simular a RTW. No fim das contas Custo x Benefício x Meus destinos obrigatórios, cheguei à conclusão que a RTW Oneworld é a melhor opção para mim. Montei o seguinte roteiro:

 

Rio - (rtw) - Dallas - (rtw) - Honolulu - (rtw) - Sydney - (rtw) - Auckland - (rtw) - Tokyo - (ñ rtw) - Kyoto - (rtw) - Pequim - (ñ rtw) - Xangai - (ñ rtw) - Macau - (ñ rtw) - Hong Kong - (ñ rtw) - Hanoi - (ñ rtw) - Hue - (ñ rtw) - Hoi An - (ñ rtw) - Ho chi minh - (ñ rtw) - Phnom Phen - (ñ rtw) - Bangcoc - (ñ rtw) - Chiang Mai - (ñ rtw) - Chiang Rai - (ñ rtw) - Phuket - (ñ rtw) - PhiPhi - (ñ rtw) - Ko Lantha - (ñ rtw) - Kuala L - (rtw) - Deli - (ñ rtw) - Agra - (ñ rtw) - Jaipur - (ñ rtw) - Dubai - (rtw) - Cairo - (rtw) - Istambul - (ñ rtw) - Capadócia -(ñ rtw) - Atenas - (ñ rtw) - Mykonos - (ñ rtw) - Santorini - (ñ rtw) - Madrid - (ñ rtw) - Barcelona - (ñ rtw) - Paris - (ñ rtw) - Amsterdã - (ñ rtw) - Berlim - (ñ rtw) - Copenhagen - (ñ rtw) - Londres - (rtw) - Rio

 

Em resumo, a passagem RTW ficou R$ 11300.00

 

RIO - DALLAS - HONOLULU - SYDNEY - AUCKLAND - TOKYO - PEQUIM (OVERLAND) KUALA LAMPUR - DELI (OVERLAND) ABU DHABI - CAIRO - ISTAMBUL (OVERLAND) LONDRES - RIO

 

Quem quiser mais detalhes posso passar por email.

Se identificarem algum furo me avisem!!!

 

Mel, o apartamento estamos pensando ainda...

Grana eu fico com medo dessas alternativas porque a viagem é longa, talvez eu pague mesmo os 6% (apesar de achar a maior sacanagem).

Não sei se você conhece a Alemanha, mas merece muito uma visita.

 

Antes da RTW irei (em 11de julho) para o terceiro mochilão na euro - Londres, Bruxelas, Bruges, Paris, Florença, Roma e Lisboa. Depois das férias começo a organizar as coisas pra valer (meu planejamento está para 30/jul/2015).

 

Abraços!

 

Mauro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oi Mel, oi Paula, oi Mike, oi Mauro...

 

Acabei de deixar um posto no fórum até que li esse post que me tirou várias dúvidas..

 

Também estava de saco cheio e também pedi demissão do meu trabalho para fazer o meu RTW. Devo começar agora entre julho e agosto e tenho as mesmas aflições da Mel por antecipar os lugares que vou querer visitar e quantos dias em cada lugar. Comprei vários livros e leio varios artigoas na internet que só me deixam mais confuso.

 

Mauro, seria possível você compartilhar essa macro com o pessoal? Achei uma ótima idéia e adoraria usar essa ferramenta.

 

Abs a todos

 

Zilao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Galerinha RTW!

 

Feliz que a turma esteja aumentando por aqui...

Me desculpem o atraso, geralmente recebo um e-mail do mochileiros quando tem um novo post e dessa vez não recebi...

Se quiserem falar diretamente comigo, dicas etc podem postar também direto no www.facebook.com/indoaomundo (estou postando lá quase que diariamente) e estruturando uma página para dar dicas sobre viajar a longo prazo... aguardem!

 

Mel,

No meu RTW com a Oneworld não deixei os vôos em aberto não. Meu bilhete tinha todos os vôos confirmados. Eu não precisava ligar antes de cada vôo... só precisava ligar se quisesse alterar algum vôo.

 

Sobre o dinheiro eu usei uma conta que tenho em Portugal e também a minha conta do Banco do Brasil. Na época não tinha tanto IOF e a conversão do Banco do Brasil era excelente se comparada com a taxa de câmbio dos cartões pré pagos como Visa Travel Money que tem um câmbio bem ruim.

 

Recomendo fortemente você verificar a possibilidade de abrir uma conta offshore com o seu banco, seja HSBC ou BB porque somando os valores de IOF, conversão e taxas vc terá um gasto de 10% só com despesas bancárias e taxas e isso é um absurdo. Tenho amigos que abriram conta offshore em USD e EUR no BB de Paris, mas parece que o investimento mínimo é de 100.000 USD. Não tenho informações de como funciona no HSBC.

 

Para quem quer economizar e vai fazer uma viagem de longo prazo como a gente é IMPRESCINDÍVEL fazer uma pesquisa exaustiva para saber qual a melhor opção bancária... e claro, é preciso uma bola de cristal! rs

 

Eu acho sinceramente que o Real está relativamente valorizado hoje... se você não conseguir abrir uma conta offshore, recomendaria começar a carregar um cartão pré-pago quando a taxa der uma caída. Cabe também pesquisar bem qual administradora do cartão usar... a diferença das taxas de câmbio entre os bancos é muito grande!

 

Sobre aluguel, eu também aluguei o meu imóvel no Brasil e recebo o pagamento normalmente na minha conta no Brasil até porque o swift para conta internacional custa muito caro. Eu aluguei através de imobiliária por comodidade... não quero ficar incomodando ninguém da minha família com problemas dos inquilinos, embora tenha deixado uma procuração para a minha prima gerir o contrato com a imobiliária... estou resolvendo tudo por whatsapp e e-mail mesmo.

 

É isso pessoal! Empolguem-se muito... estar na estrada é bom demais. Completei na quarta-feira 90 dias de viagem... e estou pensando em encurtar um pouco a minha passagem pelo Brasil porque esse país está caro demais (obviedade dizer isso né, mas realmente está muito mais caro do que eu imaginava)!!!

 

Abração apertado,

Mike

 

 

Oi, Mike!

 

Ta vendo? Era justamente isso que eu queria poder dizer, algo como "meu roteiro é norte"! Muito chato essa coisa de ter que decidir agora pra onde eu vou. Seria muito mais fácil tomar as decisões depois de sentir um pouco o gostinho da Ásia e então decidir se quero mais ou não! Mas enfim, acabei achando que para uma primeira viagem a RTW vai ser mais prático mesmo. Se bem que ainda não fiz a cotação separada, então continuo com nada decidido! Rs! (Culpa do roteiro!!)

 

Mas uma coisa que fiz foi ligar para algumas cias aéreas para tirar as minhas dúvidas e o meu primeiro grande aprendizado foi: eles não sabem de nada! Rs! Engraçado como o povo tava meio desinformado para falar a respeito. Como era de se esperar, o pior atendimento foi o da Tam e a única que realmente pareceu segura nas respostas foi a TAP. Tanto a AA como a TAM me deram informações erradas, diferentes do que consta no site. Uma beleza!

 

Mas o que foi relevante (e funciona igual tanto para a one world como para a star alliance):

- o ticket pode ser emitido daqui, com origem e término em outro pais

- os voos podem ser alterados com 24h de antecedência

- se perder o voo ferrou, pq além da multa de 125 doletas podem ter taxas de todos os voos seguintes

 

E se eu entendi bem, quando vc viajou com a rtw, deixou todos os seus voos em aberto e ligava um dia antes para confirmar, foi isso? Não era um saco isso não? Kkkkkk! Pq fico imaginando que em alguns locais mais remotos deve ter uma certa complexidade essa coisa de comprar cartão telefônico, fazer ligação e tal. Marcação online nem pensar, né?

 

Outra coisa, vi no seu post que vc optou por fazer saques, como foi isso? Tranquilo em todo lugar? Qual era seu banco? Ouvi falar de uma conta internacional do HSBC, não sei se de fato vale a pena. As taxas não ficam mto altas não? Me ajuda com essa parte de din din?

 

Bjo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Oi Mel!

Oi Mike!

Oi Todos!

 

Mel, tb estou pensando viajar em 2015...tô de saco cheio de trabalhar e morar no Brasil.

Por enquanto sei que inicio meu roteiro pela NZ, depois Australia, Asia...daí...não planejei nada ainda.

Mas realmente estava pensando sobre as opções de conta no Banco, como levar toda a grana.

O Mike deu essa dica do offshore. Nem sabia que existia.

Mel, vc já pesquisou com seu banco? Qual opção vc achou melhor?

 

abraços

 

Neli

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Boa noite a todos da estrada ...

estou planejando mais uma viagem pelo planeta e depois de muita estrada resolvi com a mulher dar a volta ao mundo em uma viagem mais longa e lendo as dúvidas principalmente da Mel, sobre RTW gostaria de saber o porque ninguém incluiu a Ilha de pascoa e Taiti na travessia do Pacifico minha curiosidade é grande pois em nenhuma aliança área estou conseguindo encaixar esses destinos se alguém souber o motivo ou uma outra opção para os destinos agradeço desde já !

Boa estrada sempre ! Wiliam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Wiliam... eu não incluí a Ilha de Pascoa porque acabaria dando muitas voltas, não lembro direito mas não fechava o roteiro... e Taiti não incluí porque achava um destino muito romântico etc... na verdade dei bobeira, deveria ter ido. Pelo que eu saiba, o RTW da Oneworld (LAN Chile) cobre a Ilha de Pascoa e Taiti.Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá todos!

Estou na mesma vibe de vocês e com muitas duvidas sobre qual caminho quero seguir na vida. Resolvi então tirar um tempo pra mim em 2015 para experimentar coisas novas, conhecer pessoas e realidades diferentes da minha, provar sabores e temperos novos, estudar oportunidade de negócios e me desafiar aos montes, deixando minha zona de conforto para trás. Estou iniciando minha pesquisa sobre sabático. Adoro viajar e tenho vontade de conhecer milhões de lugares mas como 1 ano é pouco e o mundo é grande, escolhi assim minha viagem:

 

FEV-MAR-ABR: 3 meses em Miami, com o objetivo de ficar mais perto do meu sobrinho e irmã que moram lá e treinar inglês. Aproveitei para pesquisar cursos diferentes e encontrei aulas de cerâmica, muzzarela, yoga, stand up padle, culinária e pintura.

MAI-JUN-JUL: 3 meses na Europa (Barcelona, Londres, Paris, Amsterdam), com o objetivo de fazer cursos de verão. Quero estudar culinária e design thinking em Barcelona, culinária com Jamie Oliver em Londres e ainda estou vendo o que fazer em Paris e Amsterdam.

AGO-SET-OUT: 3 meses na áfrica, com o objetivo de fazer um programa voluntário e ver os Big Fives e baleias. Li que essa é a melhor época pra um Safari e é a época das baleias.

NOV-DEZ-JAN: 3 meses na ásia (Tailandia, India e Cingapura), com o objetivo de conhecer uma cultura muito diferente da nossa, fazer um programa voluntário, aulas de culinária e yoga e talvez um retiro de 15 dias na índia. Em Novembro tem tb a festa das velas na Tailandia, que eu quero muito ver antes de morrer.

 

Estou reservando o valor de R$3.000,00 por mês mas penso em arranjar alguns bicos nos locais que vou ficar para conhecer mais pessoas locais e agregar conhecimento, além de talvez ganhar um extra $. Penso em largar meu emprego de funcionária pública e usar a grana da previdência privada.

 

Tenho dúvidas do que fazer na volta, onde vou trabalhar, essas coisas. Mas enfim, acho que vou voltar mais rica e uma pessoa muito melhor.

Não sei se vou comprar uma RTW porque não quero ficar presa com datas nem lugares. Vou simular pra ver...

 

Com certeza irei escrever tudo em um blog e quem sabe dá um livro depois...

 

Obrigada pelas dicas, pessoal!

Abraço,

Marinas (com s mesmo :P)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Marinas!

 

Em primeiro lugar, parabéns pela decisão! A viagem não fará com que você seja um a pessoa melhor, a viagem vai fazer com que você faça jus ao seu nome... fará com que existam várias Marinas... cada uma com a bagagem de cada país que você vai visitar e das pessoas que vai conhecer!

 

Sobre a programação e grana... não sei se é efetivamente uma dúvida minha, mas vou dar o meu input porque já morei na Europa e na África, então me sinto qualificado para dar pitaco... rs

 

Começando por Miami, se você não vai pagar pela acomodação acho que a verba está justa e talvez até sobre... tudo vai depender de quanto vc vai gastar com cursos, bares, consumismo em geral... rs

Os três meses na Europa: não, não acredito que R$ 3.000 são suficientes para vc pagar acomodação (mesmo que faça couch surfing) transporte e os cursos... definitivamente não é o suficiente. Repense o budget- Barcelona, Londres, Paris e Amsterdam são bem caras... e sei que os cursos também.

Para os meses africanos o dinheiro ficará bem, bem, bem justo se você for bastante econômica... acho complicado, safaris custam bastante caro. O valor mensal mínimo por lá é de 1500usd para viajar sem passar aperto mas sem nenhum luxo.

Para os três meses entre Tailandia, Índia e Cingapura... o budget está ok e até pode sobrar um pouco na Índia e Tailândia.

 

Considerando esse teu roteiro eu não compraria um RTW mesmo... o melhor seria comprar um bilhete com antecedência/promocional para Miami, outro promocional para Europa e um AirAsia ou qualquer outro promocional para o Sudeste Asiático.

 

Ficamos esperando o blog e o livro...

 

Se precisar de qualquer tipo de apoio, estamos aqui!

 

Abração de Puerto Viejo, Costa Rica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Pessoal também estou na mesma vibe!

Depois de ter ficado impedido de viajar durante minhas férias e um problema no trabalho resolvi que iria aproveitar minha folga (trabalho offshore, 14 x 14) e fui viajar (França, Suíça e Finlândia)...

Desde que voltei deste pequeno "mochilão" ando pensando em tirar um ano sabático também. Conversei com uma prima que mora em New Orleans e com minha irmã que mora perto de Genebra e acredito que posso fazer isso, mas primeiro preciso resolver algumas pendências em 2015 e planejar tudo para poder viajar em 2016. O roteiro que montei na minha cabeça é semelhante ao da Marinas, a diferença é que eu deixarei a Europa por último (pois já conheço os destinos mais usuais).

 

Abração pessoal e seguirei este post

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde turminha do bem!

Que legal encontrar este tópico aqui! Eu já tinha ouvido falar sobre a RTW, mas não imaginava o funcionamento.

Li vários tópicos de vocês, entendi o conceito e comecei a simular minhas viagens! É EMPOLGANTE!! ::otemo::

 

Estou acompanhando a página do MikeWeiss (indoaomundo) e as dicas que ele nos dá aqui são impagáveis! Parabéns e obrigado!

A MelCosta também já deu dicas valiosas sobre o RTW, também agradeço!

 

Vou aproveitar pra divulgar um roteiro que comecei a construir no OneWorld, pra vcs terem ideias de como estão os custos em 2015!

Este roteiro ainda não é definitivo e com certeza dá pra fazer muitas melhorias tanto nos caminhos, quanto nos valores. Como disse, sou novato no oneworld ainda!

Mas, acho legal ir deixando aqui um histórico, que pode ajudar futuros viajantes.

 

A ideia que está na minha cabeça é do sabático.

Então, ainda não tenho data de saída definida, nem duração da viagem. Mas, acredito que o ideal seria em torno de 6 a 9 meses neste roteiro.

 

Meu roteiro OneWorld está assim:

 

Brasil, São Paulo >>

Peru, Lima >>

Colombia, Bogota >>

México, Cancun >>

Estados Unidos, Dallas >>

(via terrestre: Dallas até San Diego e vôo de San Diego pra...)

Japão, Tokyo >>

China, Pequim >>

Rússia, Moscou >>

Alemanha, Berlin >>

(via terrestre: Berlin até Madrid e vôo de Espanha, Madrid pra...)

Brasil, São Paulo

 

Este roteiro atualmente, com taxas incluidas está em:

11,831.32 BRL

 

É claro que haverão muitas mudanças e ajustes.

Pratico ciclismo e uma das ideias e percorrer a algum trecho da costa dos Estados Unidos pela East Cost Greenway (http://www.greenway.org/).

A mesma ideia segue também pra Berlin, utilizando as imensas ciclovias e ciclo-rotas européias.

 

E a parte asiática ainda não defini exatamente o que quero conhecer.

Mas, já achei fantástica esta primeira simulação de trajeto!

 

Bom... Se alguém quiser deixar alguma dica! Será muito valida!

 

Ótimo 2015 a todos vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...